Alga sp.


Shev

Recommended Posts

Gostaria de saber qual é esta espécie de alga do meu reef...

 

Pic_5916_5.jpg

 

esta encontra-se na pedra à direita da caulastrea, esquerda do dendronephthya. A alga a que me refiro é aquela que cobre toda essa rocha.Agradeço desde já a ajuda.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oi sejas bem vido.

Não fiques desesperado Shev porque eu tambem tenho algo parecido

 

Acho que sera alguns fhosfatos ou nitratos na agua ,que algumas trc.

parcias de agua não resulte.

aposta tambem rowafohs.

um abraço :roll:

Desde já começo por agradecer a este magnifico forum e a todos os membros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço TPA's mas a reposição se é isso a que te referes é feita por um reservatório. A adição é automática. Contém água de osmose e às vezes misturo lá um pouco de Kalk para não estar sempre a deitar manualmente :oops: . As condições do aqua estão perfeitamente normais. Mas eu não estou preocupado nem desesperado. Esta alga não se tornou praga apenas me está a nascer nalguns pontos do aqua, mas aos bocadinhos. A que mostrei na foto é apenas a maior ( de longe) colónia. Eu fiz este tópico apenas com o fim de conhecer esta espécie de alga... Para responder ao Duarte, tem reflexos roxos mas não verdes :oops:

Abraços

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu não faço TPA's mas a reposição se é isso a que te referes é feita por um reservatório

 

TPA = Troca parcial de água (mudança de água)

 

Não fazes TPA's? :oops:

Bem sei que o aquário é grande, mas uma vez por outra...é essencial para reposição de minerais "gastos". Como tens os nitratos e os níveis de magnésio, cálcio...etc?

Afirmas, num outro tópico, que te morreram uma data de peixes (30 +/-), não fizeste uma TPA após a morte dos peixes?

 

Contém água de osmose e às vezes misturo lá um pouco de Kalk para não estar sempre a deitar manualmente

 

O que queres dizer com "deitar manualmente"? :oops:

Misturas numa garrafa de 1 litro, por exemplo, com água de osmose e deitas lá dentro...ou nem chegas a fazer a mistura e deitas o "pó" directamente na água salgada?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não faço TPA's mas a reposição se é isso a que te referes é feita por um reservatório.

 

Engraçada esta afirmação. Oh Duarte andas com a cabeça onde pah...

 

Só não percebi se sabes ou não o que são TPA's, dizes que não fazes mas depois dizes que o homem está a falar em reposição.

 

A adição é automática. Contém água de osmose e às vezes misturo lá um pouco de Kalk para não estar sempre a deitar manualmente :)

 

Que sistema de reposição de água tens? Eu não usaria kalk directamente na bomba, só se tiveres €€€ em demasia.

 

As condições do aqua estão perfeitamente normais. Mas eu não estou preocupado nem desesperado. Esta alga não se tornou praga apenas me está a nascer nalguns pontos do aqua, mas aos bocadinhos. A que mostrei na foto é apenas a maior ( de longe) colónia. Eu fiz este tópico apenas com o fim de conhecer esta espécie de alga... Para responder ao Duarte, tem reflexos roxos mas não verdes :?

 

Se calhar devias estar um pouco preocupado porque realmente 30 peixes :(

 

O meu conselho vai no sentido de tentares aprender com as pessoas daqui, talvez te possam ajudar no futuro. Todos os dias aprendo coisas novas e isso é que me motiva.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 peixes mortos ???? isso é um aquario ou é um cemiterio...?

 

Olha que os peixes não sao apenas Bibelot´s, Acho que precisas valorizar mais o que compras.... 30 peixes é mto mesmo... tou :( sem palavras.....

 

Acho que deves repensar realmente o que se passa por ai e a maneira como tratas o aquario.... nao é uma situação nada normal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário realmente está estabilizado agora. Estou verdadeiramente confuso quanto aquilo das mudanças de água :?:?:?:?:?:?:wink::wink: e aquilo dos peixes, não não é um cemitério... :roll: foi um parasita e ao mesmo tempo estava com cyano bacteria... mas voltando ao assunto da alga, alguem consegue identifica-la (nome científico de preferencia)???

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Uma foto mais próxima ajudava a identificar melhor mas pelo que já foi dito e pelo aspecto parece-me pertencer ao género Dyctiota sp. As pontas dessa alga terminam em 2 lobos pequenos (bilobada)?

 

Para retirar esta alga ou outra qualquer que se possa tornar praga a melhor maneira é remové-la manualmente e ao mesmo tempo aspirá-la de forma a que não fique nenhum pedaço solto.

 

Os cirurgiões pertencentes ao género Naso sp. (ex. Naso lituratus) normalmente gostam de incluir estas algas castanhas na sua dieta.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essa alga tem que ser proveniente de algum local pois não me parece que possa vir na rocha viva. Para mim fazes TPA´s, mas não sabes o que são!! Muito provavelmente essas TPA´s são feitas com água natural, daí o aparecimento da alga.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não não uso água natural nem nunca usei... Já sei do que falam... TPAs...sim já fiz aí umas 3 ou 4 mas foi agua com sal e não natural... o que não explica o aparecimento da alga... não tenho NADA oriundo da nossa costa no meu aqua...

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shev,

 

Desculpa estar-me a meter neste assunto mas como podes ver sou novo neste mundo da aquariofilia e também levei algum tempo a perceber estes códigos tipo TPA, osmose, kalk, etc... Por isso aqui vai alguma ajuda. Se já souberes isto passa à frente.

 

TPA - Troca parcial de água.

 

Esta troca, segundo me foi ensinado, dever ser feita pelo menos num volume equivalente a 10% do volume total do aqua e com uma frequência de, pelo menos, uma vez por mês. Se fizeres uma vez por semana melhor mas isso dá um bocado de trabalho (eu faço isso mas o meu reef só tem 150 l).

 

Água natural - água salgada recolhida directamente no mar

Água artificial - água salgada fabricada em casa com sal importado dissolvido em água de osmose.

 

Espero ter dado um empurrãozinho para que a coisa corra melhor.

 

Por outro lado existe aqui um membro do forum que deixa sempre uma mensagem que eu acho genial: "O melhor ingrediente para o sucesso da aquariofilia é muita paciênciaaaaaaaaaaaaaa..."

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel Silva

Esse código (pelo menos o "vucabulário aquariófilo" :oops: que referiste) já conhecia... faço TPAs +/- 3 em 3 meses mas para aí uns 15%. E sim, as TPAs são feitas com água de osmose+sal marinho TropicMarin, não ando a ir buscar água ao mar só para fazer TPAs.

Fiquem bem

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a alga vinha na rocha viva e encontrou um nicho favorável e pronto. No meu caso apareceu-me Halimeda sp. há duas semanas e o aquário (e aquelas rochas) estão por lá há quase um ano. Muitas vezes as algas estão num estado letárgico à espera do momento ideal para se desenvolverem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais