| Novo Reef | Nelson Ferreira aka PaNcRoNi |


PaNcRoNi

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Gostava de partilhar convosco a montagem do meu Reef, desde que entrei no mundo da aquariofilia pensava em poder colocar neste sub-tópico a montagem e desenvolvimento do meu ReeF e cá estou eu :lol:

 

Antigamente. . .

 

Aqua001.jpg

Aqua002.jpg

 

A Sump. . .

 

Sump001.jpg

Sump002.jpg

 

Preparativos. . .

 

Aqua004.jpg

 

Como ficou. . .

 

Aqua003.jpg

Aqua006.jpg

Aqua005.jpg

 

Vou escrever alguns promenores, relativamente, à montagem do meu REEF. Como poderam ver nas primeiras fotos, tinha este aquário a funcionar como água doce, mas devido a umas conversas, com um amigo meu acabei por organizar tudo para me lançar em água salgada.

 

Setup do Aquário:

 

Medidas: 100x40x40

Sump: 80x30x40

Refúgio: 40x30x35

Escumador: Red Sea - Prizm Skimmer 200 L/h

Bomba de retorno: +/- 3900 L/h ( ainda não a tenho )

 

Futuros Equipamentos ( ainda em estudo ):

 

Matérias Filtrantes

Filtro De Areia

Reactor De Cálcio

 

Após o setup, quero esclarecer o "porquê?" daquele espaço entre as duas portas ( no móvel ). Esse espaço vai servir para o observador conseguir visualizar o refúgio. Antigamente o móvel servia para armazenamento de material ( Alimentação, Redes, Mangueiras, Filtros. . . ) de momento serve para a Sump e armazenamento de material, após as alterações que voces podem facilmente ver.

 

Aqua007.jpg

Aqua008.jpg

 

Aqui podem ver o sistema que vou utilizar para a movimentação da água, é verdade ue podem achar exagerado 3900 L/h, mas vejam bem a distancia que parte da água vai ter de percorrer. .

 

As opiniões são bem vindas!!

 

P.S. - Esta mensagem já foi colocada anteriormente noutro fórum, por isso é normal que para alguns seja uma segunda leitura. Compreendo que eu quero partilhar com o maior número de pessoas, para recolher opiniões e conselhoes de várias pessoas. .

 

Os melhores cumprimentos. . .

 

Nelson Ferreira

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está aí muito porreiro o aqua. Está aí um projecto bem pensado. Contudo tenho aqui umas dúvidas:

 

Nesta foto

 

Aqua003.jpg

 

Aparece um tubo de injecção a meio do aqua? Nas outras já não aparece. Isto não vai ficar assim pois não? Ou é uma injecção de circuito fechado?

 

E outra dúvida prende-se com o escoamento que segundo li é de 20mm. Não achas muito pouco? Isso vai-te obrigar a diminuir muito o caudal das bombas e vai estar a trabalhar no limite... portanto prepara-te para ouvir um barulhão como se tivesses sempre a ouvir um autoclismo.

 

Qual é o furo que tens no vidro para o escoamento? Eu não sou nenhum expert... mas para esses caudais aconselhava no minimo um escoamento de 32mm. E digo isto porque tenho uma injecção duma eheim 1260 a 20mm estrangulada no aquário a 16 e tenho depois o escoamento a 25mm e mesmo assim a bomba se estiver no máximo punha água de fora do aquário :)

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O projecto está arrojado mas parece-me que tens aí alguns problemas estrturais!

 

Tal como Ricardo diz a saída parece-me pequena para o caudal que anúncias - deverias ter pelo menos 40 mm.

 

Depois as entradas de água estão bem pensadas, mas vais ter muito mais água a sair pelo lado esquerdo do que peo direito! Deverias ter colocado um SCWD antes dessa dericação para poderes ter caudais alternados - quanto a mim e se não avançaste mais, ainda vais a tempo!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Setup do Aquário:

 

Medidas: 100x40x40

Sump: 80x30x40

Refúgio: 40x30x35

Escumador: Red Sea - Prizm Skimmer 200 L/h

Bomba de retorno: +/- 3900 L/h ( ainda não a tenho )

 

Futuros Equipamentos ( ainda em estudo ):

 

Matérias Filtrantes

Filtro De Areia

Reactor De Cálcio

 

 

Nelson estive ausente uma semana de férias e parece que perdi o início do teu reef.

 

Antes de mais e como já te tinha dito acho a bomba de retorno demasiado exagerada para o caudal em questão. Acho que devias ter optado por repores a água vinda da sump por mangueira para o aqua uma vez que o aqua segundo me parece está encostado a uma parede.

 

Para que queres matérias filtrantes e filtro de areia?

 

Na minha opinião não te devias preocupar com o reactor de cálcio para já, não vais ter necessidade disso no início do sistema, acho que devias sim apostar num reactor de kalk para já.

 

Porquê fizeste uma sump tão grande? Qual o partido que vais tirar disso? Sei que esta afirmação é capaz de gerar alguma polémica por aqui.

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Pensei em todas as questões colocadas aqui, algumas já me foram colocadas anteriormente. . .

 

. . em relação à questão da bomba de retorno ser exagerda, eu compreendo isso, para um aquário de apróximadamente 200L., talvez seja muito. Mas agora pensando com tudo em questão:

 

Começando pelo retorno que vai ser feito pela bomba, que no máximo chega aos 3700 L/h, tem um jacto que alcança 3 metros e qualquer coisa. A bomba tem de precorrer 1 metro até ao " T ", depois percorre cerca de 20 cm para a saída mais próxima ( o que vai fazer que por essa saída passe mais água, com uma pressão superior à oposta ) e 1 metro para a saída mais afastada ( do lado oposto ). .

 

. . Aqua008.jpgPodem ver isso aqui . .

 

. . Sabendo que as bombas foram feitas para água doce o peso do sal dissolvido na água vai alterar ligeiramente a circulação da bomba. Tendo em conta que uma boa circulação de água é um ponto favorável para um ReeF, não vejo grande problema. Claro se tiver uma circulação exagerada há vários métodos para quebrar corrente, certo :lol:

 

. . No que toca ao retorno de água, é uma questão da FG ( Força Gravitica ) fazer a sua função, certo? Fará com que a água vá para a Sump até a uma determinado ponto. .

 

Tudo isto foi pensado com alguns amigos, só me falta por em practica o que vai acontecer amanhã. Claro que poderei estar errado em algumas coisas que disse, mas para isso é que aqui estou para discutir certos pontos como também divulgar-vos o meu projecto. .

 

-------------

 

Boas Bruno,

 

Eu tb acabei por ir de férias, voltei à relativamente pouco tempo.

 

Deixando a questão da bomba para amanhã e falando apenas sobre o resto. . .

 

. . Matérias Filtrantes, filtro de areia, reactor de cálcio, são coisas que estou a estudar, que ainda nem decidi se ou ter ou não. De qualquer maneira obrigado pela dica final. 8):lol:

 

O tamanho da Sump, foi este porque, para além de se adequar ao móvel, aumenta-me a litragem do aquário e dá-me a possibilidade de ter um pequenno refúgio, o que acho que é favorável ao Reef.

 

-----------

 

Espero não ter dado grandes bacoradas e continuo à espera das vossas opiniões, dicas, conselhos para o meu novo Reef :)

 

Obrigado a todos,

 

Sem mais assunto. .

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca ao retorno de água, é uma questão da FG ( Força Gravitica ) fazer a sua função, certo?

 

 

 

Qual é o furo que tens no vidro para o escoamento? Eu não sou nenhum expert... mas para esses caudais aconselhava no minimo um escoamento de 32mm. E digo isto porque tenho uma injecção duma eheim 1260 a 20mm estrangulada no aquário a 16 e tenho depois o escoamento a 25mm e mesmo assim a bomba se estiver no máximo punha água de fora do aquário

 

Tens água a entrar a mais para a velocidade com que o tubo de escoamento faz o serviço :lol:. Quando ligares isso, infelizmente vais-te aperceber do que estou a falar!

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. . .

 

Pois Bruno aqui tens mais um passo :oops: . . .

 

Em teste, parcialmente cheio. . .

 

Aqua011.gif

Aqua012.gif

Aqua013.gif

 

Em teste, totalmente cheio. . .

 

Aqua014.gif

Aqua015.gif

 

De momento, só me falta cortar um pouco do tubo, que faz com que a água vá para o REFUGIO/SUMP, para baixar umm pouco o nível no aquário principal. . .

 

Espero pelas vossas resposta e opiniões. . .

Os melhores cumprimentos,

Nelson Ferreira

 

673_1394.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Acho que devias proteger essa entrada de água, pois basta um peixe entrar para aí para teres uma grande embrulhada!

 

Onde vais fazer o refúgio? Se o vais fazer na zona central da sump, necessitarás de colocar uma bomba de circulação de água lá dentro, pois a água circula muito acima do nível onde vais ter macroalgas criando assim uma zona sem movimentação - também por isso o nível da sump não deveria ser tão alto e tal como já te foi dito, ela está mal construída.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O principal receio que eu teria à partida seria a segurança do movel . Quando cortaste as ilhargas do meio para conseguires colocar a sump, colocaste alguns prumos em madeira maçica ou usaste apenas as tiras que sobraram de Mdf ( é mdf ou outro aglomerado de madeira?). Podes ter comprometido muito a resistençia central do movel . Coloca uns prumos em madeira maçica ou em aço.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.