Qual o peixe mais resistente para ajudar no cliclo do azoto


tartaruga

Recommended Posts

Boas

 

Em breve devo adquirir o meu 1º aquário.

 

Para poder ajudar no inicio do ciclo do azoto pensei em introduzir 1 a 2 peixes que fossem resistentes para irem fazendo uns xixis e cocos.

 

Quais recomendam e ao fim de quanto tempo depois de meter a aqua.

 

Aquario de 60 ou 80 litros estou ainda a ponderar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como estás em termos de água aí na tua zona -> pH e durezas (kH e gH)?

 

Depois de verificares estes parâmetros, trata de escolher peixes que se adaptem a estes valores. Se preferires gastar mais algum dinheiro a tentar modificar estes parâmetros, faz a escolha no sentido inverso -> escolhes (sem comprar, claro) os peixes e depois adaptas o aquário aos peixes pretendidos.

 

Quando tiveres escolhido um biótopo ou grupo de peixes adaptáveis entre si, volta a perguntar. cheers

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.........

 

Ou seja, antes de mais o melhor é comprar os testes, certo?

 

Sobre o tipo de peixes quero começar pelo mais facil de manter, isto porque não quero fazer asneira.

 

A 1ª ideia era:

 

2 Betta - 1 Macho - 1 Femea

2 Coridoras

Uns caracois

2 ou 3 Camaroes

 

A parte chata agora é escolher entre:

 

1 Cardume de Neons (ouvi dizer que são frageis)

1 Cardume de Rasboras

1 Cardume de Barbos Tigre

1 Cardume de Guppys

 

Estar parte dos peixes ia perguntar mais á frente mas já que é necessário fica já aqui a minha ideia inicial. Se virem que estou a cometer erros avisem. Quero fazer tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

E o tamanho do aquário?

 

2 Betta - 1 Macho - 1 Femea

2 Coridoras

Uns caracois

2 ou 3 Camaroes

 

Betta - se o aquário fôr inferior a 60cm (60litros +/-), não coloques mais de 1 exemplar. Tanto o macho como a fêmea atacam-se mutuamente (é mais comum ser o macho a atacar a fêmea).

 

Corydoras - são peixes de cardume, talvez fosse melhor escolheres mais exemplares (4-6)

 

Camarões e caracóis - parece-me uma boa escolha, mas espera até o aquário estar mais estável/envelhecido.

 

A parte chata agora é escolher entre:

 

1 Cardume de Neons (ouvi dizer que são frageis)

1 Cardume de Rasboras

1 Cardume de Barbos Tigre

1 Cardume de Guppys

 

Barbos tigre - esquece...são demasiado agressivos, é provavel que ataquem os outros peixes em aquários pequenos e até os camarões.

 

Rasboras - caso substituas os corydoras por Cobitídeos (botias PEQUENOS ou kuhlies, por exemplo), com os rasboras fazias um bonito biótopo asiático.

 

Guppys - são uma boa escolha como primeiros peixes mas...bettas + guppys = provável azar.

 

Néons - não acho que sejam muito sensiveis, são uma boa escolha.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia da Corydoras, caracois e camaroes é limpeza natural do aquario.

As corydoras não me importo de adbicar.

 

As rasboras era uma das minhas opções mais fortes visto ser um peixe que gosto bastante de ver em cardume.

 

Para 60 litros poderia meter quantos? Contando com 2 ou 3 caracois e 2 ou 3 camaroes + 1 Betta Macho.

 

Falaram-me que as contas sao feitas de 3cm de peixe por litro. Está correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fosse eu não metia peixes resistentes nenhuns! montava apenas o aquário com plantas e esperava pelo menos uns 15 dias... é uma questão de paciência.

Depois fazes os testes vais metendo os peixes que queres, pouco a pouco, resistentes ou não :D ninguém sofre e fica a montagem bem feita.

------------------------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaram-me que as contas sao feitas de 3cm de peixe por litro. Está correcto?

Não, não está correcto. Fala-se na regra de 1 cm de peixe adulto por litro, mas esta regra só se aplica a peixes pequenos (como podes imaginar não podes colocar um óscar de 30 cm num aquário de 30 litros :wink: )

Como está a começar, talvez devesses seguir a regra de 3 litros por cm de peixe adulto. E lembra-te: a introdução dos peixes deve ser feita de forma lenta e faseada. Poucos peixes de cada vez para que a colónia de bactérias se vá multiplicando.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.