65L: Criação de Mikrogeophagus ramirezi


André Silvestre

Recommended Posts

  • Replies 156
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá.

 

Depois de uns tempos ausente, deixo as actualizações:

Dia 17-01-2006; 7º dia dos pequenos Rams: Os putos desapareceram por duas razões: ou foram comidos pelos pais ou foram sugados pelo filtro ( embora tenha colocado uma esponja). Entretanto reparei que a fêmea estava " gorda" de novo, daí ter presumido que, por ela estar pronta para nova postura, necessitasse de se ver livre dos alevins.

 

Dia 19,20 e 21-01-2006; : Nova postura aparece no tronco de sempre, desta vez com quantidade abusiva de ovos. São mais de 200 à vontade. Reparei que apenas meia dúzia deles estão fungados, estando o resto bem fertilizado. Parece que se estão a tornar prós nas posturas. Vamos ver no que dá... Esqueci-me de medir os parâmetros da água, mas deduzo que se situem em pH ácido e gH na ordem dos 8. A temperatura está 27º C.

 

Dia 21-01-2006: Os ovos eclodem! Os pais moveram-nos para o tronco ao lado do tronco da postura, que serve de rampa de lançamento. É o único que tem condições para albergar tantos alevins. Esta postura teve uma taxa de sucesso de quase 100%. Nunca vi tantos alevins juntos.

 

Dia 26-01-2006; 5º dia dos alevins: Cheguei a casa e vi uma nuvem de alevins a nadar perto dos pais. Nada que se compare com o pequeno aglomerado da postura anterior. Esta é mesmo grande. Entretanto, reparei que ainda tinha o filtro ligado e apressei-me a desligá-lo. Tarde demais. Perto de 50 alevins já tinham sido sugados e estavam presos na esponja. Um erro que não volto a cometer. :?

 

PICT0009.jpg~

 

Alevins com 5 dias/ 2 mm

 

Dia 27-01-2006; 6º Dia dos alevins: Tudo parece estar bem. Os pais continuam bastante empenhados em proteger os pequenos, mas é difícil dar conta do recado. Para evitar futuros acidentes, desliguei o filtro e a oxigenação é feita pelas plantas e algas. Quando a fêmea começar a ficar " gorda" de novo, chegará o momento de a retirar para o outro aquário e deixar os pequenos aos cuidados do pai.

 

PICT0016edit.jpg

 

Foto de família

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora gostava de saber se é possivel ter dois casais de Rams num aquario comunitario de 120L?! Por exemplo: um casal gold e outro Azul

 

É possível se tiveres zonas territoriais bem demarcadas, como troncos, pedras, plantas. O facto de ser comunitário pode-te impedir que tenhas sucesso na reprodução ( à partida se queres casais, é porque queres reproduzir as espécies certo?).

 

Pe... Luís, a tua sugestão parece-me boa. Domingo vemos isso. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, porque não fazes como eu ... Junta o melhor dos dois mundos coloca a esponja desses filtros na entrada de água do teu filtro de cascata.

 

Tenho vários assim nos meus aquas de criação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro eu tinha colocado esponja no intake do filtro, mas mesmo assim, os alevins que passavam perto dela eram sugados e ficavam lá presos, acabando por morrer. Não é daquelas esponjas em cilindro mesmo para colocar no intake dos filtros, mas sim esponja daquela que se mete no interior dos filtros, com orifícios grandes ( o mal penso que esteja aí). De qualquer maneira amanhã o Luis vai-me emprestar um filtro dele mais apropriado.

Dia 28-01-2006; 7º dia dos alevins: os pequenos ainda não comem microvermes. Tenho dado comida líquida da JBL que parece ser bem aceite. Cada vez se dispersam mais e tendem a explorar o aquário. Os pais é que não gostam nada e apressam-se a ir buscá-los para os cuspir de novo no grupo. No entanto é difícil, pois são muitos. Fiz uma TPA de 5 litros e os pais atacavam constantemente o tubo da mangueira, de tal modo a o entupirem com as bocas lá presas ( sem danos para os peixes, não se preocupem).

 

:wink:Vídeo - " Alevins em natação livre" - Ficheiro de 5 mb

 

Para fazerem o download do vídeo:

( cliquem no link ---> cliquem onde diz " free" no quadro grande ----> esperem que a contagem decrescente acabe ----> digitem o código a cores que vos aparece e façam " Start download" )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Fantásticos!

Faz-me lembrar a gigante postura que tive de escalares! O comportamento dos pais era semelhante!

É realmente bonito, o problema é mesmo o trabalho que dá para criar os pequenotes e a própria manutenção da água!

Lembro-me que no intake do filtro usei uma esponja de um dos filtros da tetra como este

tetra_brillant290.jpg

foi só retirar o normal acessório que vem e colocar a esponja ;) resultado passados uns meses consegui criar cerca de 300 escalares pequeninos que acabei por distribuir por amigos e por algumas lojas locais heheeh

Força André da muito trabalho mas vale a pena!

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas de novo.

 

Tiago, Luis e todos os leitores desta aventura em ponto pequeno, os pequenos estão de volta! :)

 

Depois de os pais terem comido a última postura ( finalmente foi presenciada, não só por mim mas pelos amigos Ivo Serralha, Luis Rodrigues e Pedro Alves e a razão deve-se ao facto de que ao 8º dia, a fêmea já está pronta para desovar de novo), macho e fêmea tiveram um período de tempo atribulado. O macho começou a perseguir a fêmea ao ponto de a stressar bastante. Devido a isto, decidi colocar o casal no aquário de 180L para estarem mais à vontade e para a fêmea não sofrer tanto stress. Depois de algum tempo, heis que a fêmea começou a ficar pronta para outra postura e desta vez, ambos os pais se dedicaram mais uma vez a 100% à postura.

 

A postura foi boa e, à semelhança do que aconteceu na última, a taxa de eclosão dos ovos foi perto de 100%. Aconteceu na sexta-feira à noite e os putos nasceram Domingo. Hoje é o quarto dia dos pequenos e, pelas minhas contas, amanhã já devem nadar.

 

Antes que acontecesse o infanticídio do costume, hoje fui à farmácia e comprei uma seringa de dimensões próprias para sacar os alevins do aquário e metê-los na maternidade. Resultou! A maternidade está cheia de musgo, o que proporciona um excelente meio de nutrição e protecão aos alevins. Deixei cerca de 20 alevins com os pais, só para lhes dar o benefício da dúvida e ver se eles conseguem criar os pequenos sem os comerem. Isto porque, no aquário, tenho um cardume de tetras glowlight e alguns SAE´s, o que incentiva o comportamento protector dos pais e ( espero eu) a necessidade de ir para a frente com a perpetuação da espécie. 3/4 do aquário são patrulhados pelos ramirezis e 1/4 está para os outros peixes. :lol:

 

Os pais, no entanto, não gostaram nada que lhes tivesse tirado a maior parte dos alevins e fazem questão de tirar turnos para bicar o fundo da maternidade na esperança de conseguirem resgatar os alevins. Ficam umas fotos dos pequenos e dos pais, bem como um pequeno vídeo.

 

 

:cry:Vídeo - " Putos"

 

Para fazerem o download do vídeo:

( cliquem no link ---> cliquem onde diz " free" no quadro grande ----> esperem que a contagem decrescente acabe ----> digitem o código a cores que vos aparece e façam " Start download" )

 

 

 

PICT0008.jpg

 

Mãe preocupada

 

PICT0015alevim.jpg

 

PICT0018alevim.jpg

 

PICT0021alevim.jpg

 

Putos na descontra

 

As fotos e o vídeo tiveram de ser ampliados com uma lupa, caso contrário era impossível focar os alevins. Faltava aqui uma SLR com uma lente macro ou, mais barato, a máquina do just_me :D

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

simplesment espectacular!

 

Espero um dia conseguir fazer uma postura de Ram's com sucesso! :lol:

 

continua!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá...

Eu tinha enviado uma mp para ti a uns dias atraz, mas tens andado algo afastado...

Eu já tive 2 posturas de ramirezi,e das duas vezes não nasceram rams, os ovos ficam sempre brancos e os pais comemnos passado dias. O que axas que devo fazer para que eles nasçam? o ke axas que esta acontecer dce errado? que cuidados tenho que ter?

Os meus rams hoje ou amanha estão a por ovos...

abraço e obrigado

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Aqui ficam mais umas fotos.

 

PICT0065edit.jpg

 

Macho

 

PICT0047edit.jpg

 

Fêmea

 

Fernando, se seguires os concelhos que te dei, concerteza conseguirás.

 

vitlated, tenta escrever mais devagar. Estás a trocar as letras todas e torna-se frustrante tentar ler o que escreves. Se os ovos ficam brancos, é porque não foram fertilizados e ovos não fertilizados fungam e os pais comem-nos.

 

Primeiro: são mesmo macho e fêmea ou são duas fêmeas?

 

Segundo: Vês o macho a fertilizar os ovos quando a fêmea os põe?

 

Terceiro: Verifica o teu gH. Em caso de peixes que não tenham sofrido alterações ao longo de gerações no sentido de se reproduzirem em águas " domésticas", é necessário que o gH seja baixo, entre 0 e 5 dH. Isto porque os ramirezis são oriundos de águas extremamente moles e ácidas e a fertilização está dependente de uma baixa concentração de iões cálcio e magnésio dissolvidos na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

brigado pelas dicas.

Mas o problema é mesmo o meu maxo. Enquanto que nas tuas posturas o maxo esta sempre de volta da femea e sempre a ajudar e anda sempre por perto, o meu vai dar umas voltas e poe-se a alimentar, e a dar trincas nos ovos. Mas não o vejo a fertelizar, como o teu que mal a femea poe um ovinho ele vai logo lah fazer o servicinho. Agora não sei o que fazer, se espero que o maxo aprenda e me ferteliza convenientemente os ovos, ou substituo o maxo, e espero que formem casal e novas posturas.Tu que axas?

 

obrigado

abraço

Naturebyvitlatedlogoa.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como nunca mais davas noticias, ja estava com medo que a nossa visita ai a casa tivesse traumatizado os gajos :wink: mas pelos vistos voltaram á carga.

 

2º Belas macros!!! estou no meu monitor fanhoso neste momento e portanto estou a ve-las escuras e com cores a mais....mas 2ª feira já as vou ver bem num monitor decente :D

 

gostei bastante! :D mas como sabes que sou chato nestas coisas, um pequeno blur para reduzir o ruido na parte de trás das fotos era capaz de dar ai um toque final.

 

Gostei especialmente da primeira, em que dá para ter noção da "profundidade" do peixe :D e no entanto o peixe está todo dentro do campo focal, e bem definido.

 

Boa sorte com esta nova pode ser que com os peixes alvo a chatear os instintos protectores sejam aumentados.

 

nestas coisas da reprodução o mais dificil é mesmo ter a paciencia necessária :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...
Atão e novidades?

Não digas que só no continente  :twisted:

 

Viva.

 

Está na hora de actualizar este tópico com novidades sem ser do Continente. :lol:

 

A última postura voltou a não passar do 6º dia e heis a razão: apesar de ter colocado os putos numa maternidade dentro do aquário onde os pais estão, a fêmea não deu tréguas e assim que os putos se aproximavam da rede da meternidade, lá ia ela dar a bicada da morte. Com a força da sucção, até conseguiu fazer passar os pequenos alevins pela rede. Claro que nessa altura já eles estavam mortos, tal foi a força com que foram comprimidos contra a malha da rede.

 

Dia 07-04-2006: Mais uma postura! Como já estava farto de ver os putos a morrer, disse a mim mesmo que iria retirar os alevins daquele aquário e passá-los para um aquário mais pequeno, longe do alcance dos pais

 

Dia 12-04-2006: os ovos eclodem e dá-se a rotina do costume: ambos os pais guardam os putos num local escolhido e limpo por eles

 

Dia 17-04-2006: chego de viagem e encontro uma molhada de alevins já a nadar de roda dos pais. Não é tarde nem é cedo: pego numa seringa grande que tinha comprado para o efeito e sugo os putos lá para dentro. Escusado erá dizer que os pais não gostaram muito da ideia e atacaram sem dó nem piedade a seringa e a minha mão. Felizmente são anões Sul-Americanos mas o macho ainda dá umas bicadas valentes. :oops:

Coloquei os putos num copo com água do aquário de origem e iniciei a lenta aclimatização. Demorei 2 horas neste processo pois a reposição da água vinda do aquário de destino era feita com a seringa para evitar grandes variações de temperatura/pH. Depois de inseridos numa maternidade dentro do aquário de 65L, foi altura da refeição: comida líquida da JBL misturada com algumas gotas de fishtamin ( vitaminas).

 

Dia 22-04-2006: chego mais uma vez de viagem e não há sinal do casal. Procuro em toda a volta do aquário mas nada! Dois dias antes tinha colocado 2 SAE´s que tinha comprado numa loja. Nem SAE´s, nem ramirezis. É possível que os SAE´s tenham trazido algum " bug" que tenha provocado quer a sua morte, quer a morte do meu casal reprodutor. Foi uma grande perda, especialmente porque era um casal de peixes bastante fiável, com bons genes e muito bom na reprodução. É raro encontrar peixes assim hoje em dia. :oops: Felizmente nem tudo são desgraças e os putos continuam bem de saúde no outro aquário por isso tenho esperança que daqui a uns tempos volte a ter um bom casal reprodutor desta espécie.

 

Dia 02-05-2006; 20º dia dos alevins: finalmente consegui ter alevins com mais de 8 dias de vida e tudo porque os afastei por completo dos pais. Encontram-se bem de saúde e já estão maiorzitos. Uma coisa que noto nesta espécie é que são peixes de crescimento muito lento. Apesar de fazer trocas de água dia sim dia não e serem alimentados 2/3 vezes ao dia, o seu crescimento é bastante lento. Para a semana já tenho microvermes, ricos em proteína, por isso espero que o seu ritmo de crescimento aumente dramáticamente nas próximas semanas.

 

Ficam as fotos possíveis tiradas ontem; eles ainda são muito pequenos, devem ter uns 4/5 mm da cabeça à cauda por isso é complicado frotografar tão pequenas criaturas, pelo menos com esta máquina:

 

PICT0014.jpg

 

alevins1.jpg

 

alevins2.jpg

 

Cumps,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que é desta. Boa, André.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.