SOCORRO... Comedores de pólipos...


Acanthurus

Recommended Posts

Venho deste meio pedir encarecidamente ajuda aos amigos aquariofilistas de água salgada e outros que saibam como resolver o meu problema, para o seguinte:

Apareceram no meu aquário uns nudibrânquios em quase tudo muito semelhantes às Berghia mas só que em vez de andarem a comer exclusivamente Aiptasia (praga que felizmente não tenho no meu aquário), andam-me a comer o tentáculos de alguns dos meus zoantideos, deixando-os completamente “carecas” de tentáculos.

Alguém sabe de que se trata e de como posso resolver o problema?

Peço encarecidamente respostas a todos os que me possam ajudar, porque por exemplo uma colónia que tenho de uma espécie de zoantídeos está já totalmente “careca”, quando abrem não se vê nem um tentáculo, só me admira como ainda estão vivos; e outras estão a começar a sofrer ataques (só espero não se lembrem de me começar a atacar os corais).

Agradecido pela atenção prestada,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Eu costumo dizer que se está a fazer maldades e não sabemos o que é, principalmente quanto se trata de espécies que vêm na rocha viva quando compramos, devemos retirar e oferecer uma viagem!

Eu já tive uma experiência com um carangueijo que começou a comer as xénias, e teve que ir dar uma volta mal o descobri!

Se quizeres por uma foto seria bom, assim ficariamos a conhecer o animal!

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que não é só um... São vários de diferentes tamanhos e a reproduzir-se... :lol: Se tiver que apanhar aquilo tudo, desconfio que nunca mais me livro deles... :? E que já os vi a atacar os zoantideos, isso já vi e só andam à volta deles...

Abraços,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Visto o problema estar a progredir bastante, aconceçhava a teres paciência e começares a apanhá-los e deitares fora, podem até ser dezenas, mas se começares já a tratar deles mais rápidamente acabas com o problema! Assim reduzes a percentagem de reprodução! Se isso já começa a ser uma praga, daqui a uma semana ou duas passa a ser morte total ou quase total dos teus corais.

Como disse o nosso amigo Marcos Santos, poderias introduzi-los numa maternidade mas eles subirião pela parede da maternidade e acabavam por sair, visto eles terem essas capacidades.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Pedro.

Eu quando disse para os meter numa maternidade me esqueci dizer que era uma meternidade tapada visto que a funçao era guarda-los nao os deixar fuguir de novo :).Porque ate pode ser um bixinho intereçante para alguem que nao tenha corais, e muitos nao gostam simplesmente deitar seres vivos pia a baixo......abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Marcos, realmente essa é uma óptima solução para esses bichinhos, pois para aqueles que têm salgados só com peixes podem acolhe-los, e eles até são muito bons para tratar de problemas de algas e alguns até tratam de ciano. Também defendo que não devemos de simplesmente mandar pia abaixo! Já tive um problema com um carangueijo e acabei por dar a um amigo que das duas uma, ou deu como alimento a alguma espécie dele ou foi soltar ao mar, na costa Algarvia, que a água é mais quente!

 

Cumprimentos,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o nudibrânquio é semelhante a esse poderá ser uma berghia verrucicornis?

 

Se é ela como estritamente aiptasias e nunca come o qualquer outro tipo de pólipos!

 

Em relação a "deitar" animais que não são da nossa costa para o mar pode-se tornar desagradável, além do facto de existir legislação contra isso. Temos o exemplo da Caulerpa no Mónaco que está a invadir o mediterrâneo, e de pterois na Flórida que tornaram-se uma espécie dominante (existem até grupos que apenas mergulham para tentar controlar a população). Acredito que não se deve deitar animais que não são da nossa costa no mar.

 

Existem berghias na nossa costa mas não aconselhava (opinião pessoal) deitar essas no mar, uma vez que não são a espécies originária de cá! Esses animais com aiptasias por perto reproduzem-se bem.

 

Um abraço,

 

Brian

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boa tarde,

 

Já tive desses bichinhos que vieram juntamente com duas pedras cheias de zoanthus verdes, (os maiores tinham pouco mais de meio centimetro)só que os meus comiam os pólipos pela base.

 

Detectei um no vidro e passado talvez um mês tinha mais de uma ou duas centenas deles nos pólipos e a única solução foi retira-los manualmente com uma pinça, durante a primeira semana todos os dias inspecionava as duas pedras minuciosamente, até que foram completamente erradicados e os pólipos recuperaram na perfeição e já lá vão dois anos.

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Já tive desses bichinhos que vieram juntamente com duas pedras cheias de zoanthus verdes, (os maiores tinham pouco mais de meio centimetro)só que os meus comiam os pólipos pela base.

 

Detectei um no vidro e passado talvez um mês tinha mais de uma ou duas centenas deles nos pólipos e a única solução foi retira-los manualmente com uma pinça, durante a primeira semana todos os dias inspecionava as duas pedras minuciosamente, até que foram completamente erradicados e os pólipos recuperaram na perfeição e já lá vão dois anos.

 

Um abraço

José António

Link to comment
Partilhar nas redes sociais