Reprodução de Kribensis - primeira postura de ovos :)


Recommended Posts

Olá! :):?:

Num tópico anterior pus algumas questões acerca da reprodução de Kribensis, pois é a primeria vez k os tento reproduzir apesar de me dedicar à aquariofilia há mais de 15 anos.

Obtive dicas muito importantes de alguns dos habituais frequentadores do fórum, que acabaram por ser fundamentais até à data!

 

Tenho apenas um casal de Kribensis num aquário de 100 x 40 x 30 cm. O aquário tem várias pedras vulcânicas, algumas plantas (fetos de java e musgo de java, elódeas, cabombas, etc...) e 2 côcos (fui aconselhado a pô-los e recomendo a kem kiser reproduzir esta espécie)!

Comecei a montar este aquário (com filtro interno da Tetra k debita entre 300 e 500L/H) no dia 04/12/2003.

Inicialmente tinha introduzido no aqua apenas um casal de kribensis, mas como me ofereceram outro casal deixei-os por uns tempos juntos sem grandes problemas.

Também por conselho de um utilizador no fórum, comecei a alimentar os kribensis com comida em flocos e larvas de mosquito vermelhas.

Entretanto, nos últimos dias tive k tirar um dos casais de kribensis do aqua pk o outro casal estava a atacá-los a toda a hora (a fêmea atacava a outra fêmea e o macho atacava o outro macho) - um dos casais tornou-se dominador e o outro casal submisso! Achei por bem separa-los; inicialmente colokei o casal submisso dentro de uma maternidade e mais tarde acabei por oferecê-lo pk a barbatana caudal da fêmea (especialmente) estava bastante mal tratada.

Pelo k tenho lido, acho k este comportamento entre kribensis n é muito normal, excepto quando se iniciam os rituais de acasalamento e a postura dos ovos!!! Nesta altura os Kribensis tornam-se muito territoriais e podem ser agressivos até com peixes maiores k eles e com peixes da mesma espécie (como sucedeu comigo).

Dois dias depois de ficar apenas um casal de kribensis no aqua de 100L (sem mais nenhum peixe), a fêmea resolveu desovar dentro da casca de um côco. Fikei muito contente como devem calcular!

Em apenas 14 dias consegui formar casal e ter uma desova! Espero k o macho os tenha fecundado direitinho! lol ... mas isso hei-de confirmar e contar-vos nos próximos dias!

Entretanto vou ver se tiro umas fotos aos ovinhos k se vêem lá dentro do côco (espero k a mákina os apanhe!) e vou ver se aprendo a usar o prato que comprei para eclodir artémias - pk acho k vou precisar muito dele para alimentar os alevins!!!

Quiz partilhar esta experiência com outros utilizadores do fórum k gostem de kribensis e estou receptivo a críticas e comentários k possam ser utéis futuramente em próximas reproduções e para tratar dos alevins (espero eu k nasçam saudáveis!). Espero k de alguma forma esta minha experiência também possa ser útil a kem keria dedicar-se à reprodução destes peixes maravilhosos!

 

um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

 

 

Boa Sorte e que tenhas sucesso na desova.

 

Já agora um reparo disses-te que:

Comecei a montar este aquário (com filtro interno da Tetra k debita entre 300 e 500L/H) no dia 04/12/2003.

 

Um conselho cuidado com o filtro interno porque quando os avelins andarem a passear podem ser sugados pelo filtro.

Eu digo isto porque me aconteceu isso deparei-me com alguns avelins dentro do filtro.

O que podes fazer é pôr uma meia de vidro ( de senhora ) :) na parte do filtro por onde faz a sucção assim já não seram sugados .

E também deves reduzir o caudal do filtro menos intensidade de filtragem .

Espero ter ajudado e outra vez boa sorte com esses belos peixitos :?:

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica da meia de senhora Migas! acho k vou seguir o conselho!

 

Zooexotico para já os ovos ainda n eclodiram, foram postos hoje. Até à data estava a dar comida em flocose larvas de moskito vermelhas aos pais. Agora já estou a tentar eclodir um ovos de artémia salina para dar aos alevisn mal nasçam!

 

Um abraço e obrigado pelas dicas!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tb adquiri na Segunda feira um casal que vi numa loja ja formado, a femea estava com uma barriga mesmo boa, mas nao me ando a preocupar se fazem ou não criação porque já reparei quanto mais nós investimos o nosso tempo nisso menos resultados temos.

 

Depois quando ver os alevins ai sim tenho criaçao :)

 

 

Eu tenho-os num aqua de 60L e mais 2 casais de Platys que acabeu de adquirir vamos ver se ainda nao vao servir de alimento para as crias :)

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui,

 

Em relaçao ao filtro isso acontece com todos os alevins eu utilizo um filtro da Sera interior ligado À bomba de ar os ideais para criações.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem os escalares salvo erro demoram 48horas por isso acho que esses tb ja deviam ecludir

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa em primeiro lugar lamento imenso a tua perda, isso é mto estranho.... eles ate poderiam demorar 3 dias a eclodir pq depende da temperatura, qto maior mais rapida é a eclosao.... agora se n qclodiram ao fim de 5 dias é pq n foram fecundados...mas o macho morrer assim ??

 

esta inchado? escamas "inchadas", vermnelhonas guelras? sei la tenta la descrever o estado dele se possivel para tentar-mos ver se consseguimos definir a causa da morte...

 

Abraço

 

Domingos

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As minhas feras tb já colocaram ovos num espaço de 1 semana de os adquirir, agora é só esperar para ver o que dá.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Domingos,

 

+/- Quanto tempo é que demora até vermos as 1ªs crias a sair do coco à procura de comida no exterior, contando apartir do 1º dia da postura.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

jony este topico tem tado abandonado pq felizmente, e repito FELIZMENTE o estoicin teve sucesso, apesar do "suicidio" do macho.

 

A eclosão demorá mais ou menos tempo conforme a temperatura da água, o q é mais ou menos óbvio tendo em conta q os metabolisos animais aceleram a actividade em água mais quente do que em fria, e ist oaplica-se a todas as espécies inclusivé escalaraes, qto mais alta a temp. mais depressa eclodem (bem mas n ponham o aqua a 45º :?: ).

 

Brincadeiras a parte, regra geral ao fim de 48 horas eclodem, depois não os vais ver durante uns dias pq estão a absorver o saco vitelino durante 3/4 dias, mais uma veze estes tempos poderao oscilar devido à temperatura....

 

Por fim. em média ao fim de 6/7 dias começam a nadar, nos ciclideos é um dos espectaculos mais bonitos é este...o cortejo de "gala" dos pais a exibirem os recem-nascidos com uma hierarquia divinal....

 

Um dos pais à frente, uma nuvem de putos de seguida e por fim o outro pai, os putos q saem fora do cortejo são abocanahados pelos pais e reclocados na fila :?:

 

5 estrelas :?:

 

Por isso la pro fim de ano tens os putos a pssear pelo aqua

 

Abraço e continuação de sucessos

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,

 

Era só para ter uma ideia para quando tenho de preparar a arténia para eles, pois os micro-vermes não tenho grandes problemas tenho Biliões desta bixarada vamos ver se é agora que gasto alguns a valer pois isto já parece uma praga.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

BOAS

Quanto tempo se deve manter os avelins com os pais?

Como alimentar os avelins com artémia, pondo directamente no aquário ou existe algum aparelho própio?

UM ABRAÇO

RUI FERNANDES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não sou nenhum exper, mas pelo que ouvi pode-se deixar sempre com os pais, mas por experiencia propria reparei que só duraram 1 semana com eles pois comeram-os não sei se houve algo de anormal ou o ambiente a redor não seja o melhor mas tudo depende de varios testes para os conhecer melhor.

 

Agora coloquei mais umas rochas para terem mais esconderijos, porque este fiz mesmo só para criação sem fundo e só tinha casca de coco e uma pedra.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o casal de kribensis for estavel, bem alimentado e já tiver no seu passado várias desovas podes ter a ninhada junta com os pais entre 1 a 2 meses. Pessoalmente tenho verificado que após o primeiro mês é melhor retirar os alevins de junto dos pais porque estes deixam de os proteger e começam a preparar-se para fazer uma nova desova.

 

De qualquer forma num aquário apenas com o casal ou no teu caso apenas com a femea podes ter os alevins juntos com os pais/ mãe de 1 semana até um mês, mais do que isso é melhor já teres alguma experiência se não podes perder a ninhada. Nada como exprementar se perderes a ninhada rápidamente obtens outras.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João,

 

Tanto os Krisbs como todos os outros peixes necessitam que o Aquarofilista tenha bem conhecimento das mesmas e estas especies mesmo sendo faceis de criar acho que levam o mesmo tempo e dedicação que as outras para os humanos os entender, e como é a minha 1ª vez com estas especies estou a ver se os entendo, mas como só os tenho a quase 3 semanas já vi que não vai demorar muito tempo.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

tenho um aqua com um casal mais 2 femeas e um macho hoje vi ovos colados a uma gruta de xito tenho tambem ums gupies pequenos no mesmo aqua. acham que não tem problema de serem comodos os alevins quando nascerem ou devo sódeixar os pais e por osoutros noutro aqua???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho um aqua com um casal mais 2 femeas e um macho hoje vi ovos colados a uma gruta de xito tenho tambem ums gupies pequenos no mesmo aqua. acham que não tem problema de serem comodos os alevins quando nascerem ou devo sódeixar os pais e por osoutros noutro aqua???

 

Os guppys de certeza que não serão problema! Se algum deles se atrever a chegar perto, os kribs acabam com eles em menos de dois tempos :crazyeyes:

 

 

Abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja não vejo ovos nem alevins. Hoje dei comida viva e não sei se fiz bem. Se calhar foram os alevins juntos como pararoca para os pais??? será??? ou eles escondem os ilhotes nalgum lADo e que não vejo nenhum e não tenho nenhuma experiencia em Krib

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Bem voltei a ter alevins de Kribensis e coloquei-os num aqua só para eles pois pensei que os progenitores os comiam. Devem ter 2 ou 3 dias será que fiz bem ou podia deixar no comunitário com os pais? Gostaria de saber se fiz bem ou mal para para a proxima fazer melhor

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tudo depende do que pretendes com as crias.

Isto é: pro mercado de peixes fizeste bem porque a selecção natural dos pais não é feita. Sera feita por ti com o andamento da carruagem.

Ao nivel da qualidade dos peixes e cuidados, seria melhor ficares com os pais, pois tratam eles deles e claro que sabemos que os mais fracos ou deficientes serão nutrientes para o bem dos restantes.

 

Pessoalmente eu deixo os pais sempre la ate eles comerem sozinhos.

Mas agora tem atenção à alimentação convem ser especifica para o tamanho deles.

 

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais