Guppy estão a nascer mortos...


Itra

Recommended Posts

Oi

 

Os meus peixinhos (Guppys) estão a nascer mortos... Nasceram 3 mortos dos 8 que já nasceram.

As características que os que estão mortos apresentam são: barriga e olhos inchados .

Para além disto estão a decompor-se e não os consigo tirar da maternidade porque tem lá a rede e a guppy adulta está aparir desde ontem (até agora só pariu 8 peixes)

 

O que é que pode estar acontecer?? Esta é a 3ª ninhada seguida da Guppy.

 

Por favor ajudem rapido...se puderem,claro ...

 

xau

Fórum Selos&Companhia

http://selosecompanhia.pt.vu

Visite-nos!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Itra!

 

 

Numa fui grande apreciador de guppys e só tive ai uns 6. Mas já tive algumas femeas que tiveram filhotes.

Se ainda só nasceram 11 é porque ainda faltam nascer muitos.

Quanto a nascerem morto também aconteia cmg, principalmente os 1ºs a nascer. Por isso penso que é normal.

 

Felicidades ai para os filhotes!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Itra!

 

Eu já reproduzi Guppies e se há algo que é normalíssimo é nascerem alguns mortos, e como disse o Nuno, normalmente são os 1ºs a nascerem. Isto deve-se ao facto de as fêmeas estarem juntas ao macho que, mesmo com elas prenhas, vai batendo constantemente no ventre delas. Isso provoca a morte aos alevins que se encontram mais à superfície do ventre.

O que eu fazia era ter um aqua para juntar as fêmeas ao macho e outro só para as fêmeas, isto fazia reduzir a mortalidade dos alevins.

Em relação ao número de alevins a nascerem, 11 é pouco! Espera mais umas horas e terás bastantes mais.

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu crio guppys e a media de alevins por ninhada é de 10 alevins... os meus guppys tem poucos alevins mas nascem maiores que o costume. isto deve-se ao facto de o habitat deles antes do meu aqua ser um aquario de 40 l com perto de 300 guppys. eles criaram um sistema de sobrevivencia. as femeas tem menos alevins mas raramente nascem mortos. já aconteceu com uma femea... mas dessa vez morreram quase todos em 10 sobreviveram 5.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lua_Mann,

 

Não achas que tens o aqua sobrepovoado. Realmente 300 guppies para 40 litros de água, isso dá uma média de 7 guppies por litro, fora a decoração!

 

Isso deve parecer a China!

 

10 alevins por ninhada é pouco! Talvez é como digas, os seres vivos adaptam-se à medida do seu meu ambiente. Mas uma média considerável por ninhada deverá ser entre 20 a 25 alevins.

 

No entanto, o que não deve faltar no teu aqua é cor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem primeiro que nada quero esclarecer que esse aquario dos 300 guppys não é meu mas sim do meu amigo que me deu guppys. os guppys estão muito modificados e alem de serem mais pequenos que os vulgares nota-se a misturada de raças. Os guppys costumam por 10 alevins. O maximo que tive foi 16. as outras vezes é sempre entre os 6 e os 8.

No meu aquario so tenho 26 guppys e são pequenos. mas creio que realmente se deve a uma adaptação que os progeitores sofreram no aquario do meu amigo. agora so resta ver como crescem os que já nasceram cá. não acho que voltem a mudar.

 

sei que a media é mais alta normalmente, no entanto todas as pessoas que tem guppys e já viram estes adimiram-se de serem mais pequenos do que o normal.

 

os alevins nascem sem saco uterino e assim que acabam de sair da barriga da mae nadam logo a grande velocidade para se esconderem, e nascem maiores do que o normal. quase 7 mm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal. É engraçado que eu costumo ter posturas na ordem dos 40 50 alevins umas vezes mais uns outras vezes menos.. Mas um número tão reduzido nunca me tinha acontecido. Claro que depois com os que vão morrendo acabo por ficar com 30/40 alevins.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó João, também não deves ter tido alevins a nascer com 7 mm. Com esta medida já se vêm se são machos ou fêmeas.

Sim, já vi posturas de 40/50, mas com 2/3 mm, nunca com 7 mm.

Realmente a natureza é algo que não tem limite...........

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

É Mentira

 

Os cardumes de alevins podem chegar aos 100

 

Pessoalmente as posturas que tenho em casa difícilmente passam dos 50 mas é por ser um aqua de apenas 69 litros

 

Quanto maior o aqua e quanto maior a fémea maiores são os numeros nas posturas

 

Quanto a nascerem mortos nunca me aconteceu!

 

Acho que é mais provável ser de algo da água do que dos machos continuarem da bombar na fémea....

 

Mais cenas pergunta

Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!!

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Não é nada natural que os Guppys nasçam mortos e muito menos que habitualmente tenham partos tão reduzidos sobretudo se se tratarem de fêmeas adultas e bem desenvolvidas.

Há nas mensagens anteriores muitas imprecisões e erros que não me cabem comentar, desde o facto das crias nasceram mortas habitualmente passando pela justificação de tal se ficar a dever às tentativas de cópula dos machos em fêmeas grávidas, ou ainda pela incrível quantidade de exemplares por litro num dos aquários até à questão das dimensões dos alevins e outras que se levantam nos depoimentos anteriores.

Era excelente se algum dos moderadores ou dos nossos colegas da Associação pudessem desmistificar alguns desses “ mitos urbanos “.

É sabido, por exemplo, que certas espécies da sub-família Poeciliinae a que pertence o Guppy não têm partos bem sucedidos se separarmos as fêmeas grávidas do machos. Assim me aconteceu já com as Limias Tigre ou Limias Corcundas ( Limia nigrofasciatus ).

As fêmeas sob “ stress “ estão sujeitas a partos prematuros ou abortos e se juntarmos isto a quantidades insuspeitáveis de metais nocivos presentes na água do aquário provenientes das canalizações, ou até certos químicos usados como medicamentos ou como “ purificadores da água “ acima de certas doses aconselhadas ( ou fora delas devido às características químicas da água sob tratamento )... penso que já vos dá pistas para irem pensando em hipóteses mais científicas para começar.

Quando os meus Guppys eram criados ao ar livre só queria que vissem a média de crias por parto e com que rapidez se dava a duplicação das populações. Já dei a propósito vários contributos aqui no fórum e vou voltar a repetir-me de novo em relação às ditas “ maternidades “...

Embora não seja prática grave com espécies como os Guppys ( Poecilia reticulata ), evitem usar " maternidades " por favor...

Estas caixas de tortura apenas funcionam com algumas raras espécies mas têm a desvantagem de causar partos prematuros ou muito prolongados, “ stress “ às fêmeas com consequências graves na sua imunidade, poluição da água através dos alimentos não consumidos ( alimentos não vivos ) e aumentam o canibalismo e a agressividade das próprias parturientes e dos restantes peixes.

O ideal é um aquário muito bem plantado com escapatórias suficientes para se salvar uma boa parte da ninhada.

Não interessa salvar TODOS os recém nascidos porque em breve teremos um aquário superlotado com peixes demasiado aparentados para os deixarmos reproduzirem-se entre si. ( A consanguinidade deteriora rapidamente uma população pequena ).

Desta forma evitam-se os males da ditas " maternidades " acima apontados, criamos uma atmosfera harmoniosa e natural para os nossos amados peixes e em certas espécies podemos mesmo acabar com os actos desesperados de canibalismo em pouco tempo se os adultos conviverem com crias no mesmo espaço ( mesmo que eventualmente consigam comer algum recém nascido ). Por outro lado, as crias que cresceram numa maternidade não sabem como enfrentar os ataques dos adultos se forem introduzidas no aquário.

As presas vivas ajudam a que muitas espécies se desinteressem pelas crias mesmo se o aquário for relativamente pouco plantado.

Algumas fêmeas destas espécies necessitam de bastante espaço e em certos casos ( como o das Molinésias ), muita luz, o que permite um crescimento excelente de algas e vegetação em geral. Deve ainda alimentar-se as parturientes com comida vegetal no caso das espécies mais vegetarianas e tentar manter uma temperatura próxima dos 24ºC para os Guppys com pequenas variações térmicas ao longo do dia.

Convém ainda “ invernar “ os Poecilídeos a uma temperatura próxima dos 20ºC promovendo em algumas espécies uma benéfica pausa no ciclo reprodutivo.

E já agora, consultem este tópico :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=18694

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação aos guppy´s que nascem mortos penso que tal seja resultado de um Parto Prematuro e pelo Stress a que a femea é submetida pelo facto de ser colocada na Maternidade.

 

Em relação ao Aqua de 60 litros com 300 Guppy´s tive uma situação parecida no inicio dos anos 80 . Havia uma caracteristica interessante é que havia alguns peixes que creciam mais que os outros e dava-se tambem a situação de uma larga mairia ter um tamanho inferior á média.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá AquaDesigner & restantes colegas,

 

As minhas desculpas pela demora na resposta.

Durante muitos anos em casa dos meus pais podia dispor de espaço para essas aventuras.

São inúmeros os relatos de colegas que ficam pasmados e rendidos à criação de peixes ao ar livre.

Descobrem novos comportamentos e os partos ou posturas produzem números incríveis de descendentes ( se forem criadas as condições certas e não existirem predadores por perto, claro ).

Para quem tenha um pouco de terreno, em finais de Abril coloquem algumas das vossas fêmeas fora de casa ( basta um lago bem plantado com 10 m3 ).

Em Setembro, se tiverem alimentado bem os vossos veraneantes verão a quantidade de peixes com que a natureza vos presenteará e o tamanho dos exemplares nascidos ao ar livre !!!

Há que ter em consideração uma regular vigilância dos parâmetros ambientais e se necessário recolher ou introduzir os peixes nos lagos antes ou depois destas datas.

É também necessário um especial cuidado com os predadores naturais.

Estes lagos podem ser feitos em tela de PVC “ normal “ da que é utilizada para estufas, isto se quisermos fazer o nosso sistema com materiais baratos e resistentes aos raios ultravioleta.

Qualquer material impermeável neutro e inócuo para a vida dá para o mesmo efeito.

Quem quiser um lago mais definitivo e com a devida montagem pode utilizar os materiais e técnicas mais avançados que habitualmente se podem adquirir no comércio do “ faça você mesmo “.

A técnica de reprodução de Guppys pode ser muito mais simples, bastando para tal escavar o respectivo buraco, aplicar o plástico colocar o fundo do substracto adequado às plantas encher e plantar. Para esta espécie não precisa de ter mais do que 50 centímetros de profundidade.

Com ou sem filtragem funcionou muito bem.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Só para baralhar mais um bocadinho esta discussão. Depois de anos sem guppies comprei, por graça, há cerca de mês e meio, um macho e uma fêmea (ela já vinha prenha) que meti no meu antigo aquário hospital de 60 litros. Os parâmetros pareciam-me adequados: 25º C, ph 7, 0 nitritos, nitratos, amónias, etc. Ambientei-os lentamente à temperatura do aquário, como mandam as regras. Na primeira noite, morreu o macho. Dois dias depois a fêmea começou a dar à luz. Depois de ter introduzido apenas CINCO alevins no mundo, apareceu morta. Na altura, a minha conclusão foi que o "stress" matou este casal.

Entretanto, comecei a alimentar os cinco alevins com uma mistura própria da JBL. Sobreviveram todos e estão grandes e saudáveis.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá PST!

 

Mais uma vez me venho penalizar por demorar um pouco nas respostas.

Admiro-me como este relato não mereceu de imediato a intervenção pronta dos colegas, sobretudo dos que escrevem neste fórum sobre o Guppy ou sobre doenças dos peixes.

Com os dados fornecidos podemos de facto dar muitas outras pistas para além do stress.

Há causas que estão na origem de muitos envenenamentos do Guppy que são difíceis de prever e de determinar com rigor e há ainda os maus tratos sofridos no processo que medeia a epopeia dos nossos peixes desde a sua origem até chegarem a nossas casas.

Pensem nisto.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

ola!

tive uma guppy que pariu ontem e quando me aprecebi ja ela tinha omeçado o parto, separei-a e pu-la na maternidade, consegui salvar 14 mas dois nasceram mortos. depois do parto coloquei-a novamente junto aos outros peixes e pus outra guppy que tava grávida na maternidade. hj a tarde ja tinha mais 8 recem nascidos vivos e mais três mortos..será normal? quanto tempo demoram a ter os filhos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Esta noite também tive uma guppy que pariu, quando dei por ela já tinha parido uns quantos no aqua que encontrei hoje na areia enquanto colocava umas plantas, tirei-os com a rede e coloquei-os na maternidade. Durante a noite a guppy mãe estava muito agitada e juntei-lhe uma fêmea para lhe fazer companhia e lá acalmou, não sei se fiz bem, até agora não pariu mais nehum, mas contei até agora 8 bébés, ainda não morreu nenhum, e até acho que são bem grandinhos, pelas medidas que apresentam.

Vou talvez falar sem saber muito bem, mas poderá ser uma guppy stressada não só pelo parto como também pela idade...

Se disse alguma tolice, desculpem a minha ignorância!!!

 

Beta

Boa Aquariofilia para Todos!

 

Betarato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

olá. preciso de respostas o mais rapido possivel. Eu estou pela primeira vez a fazer criação de guppy e numa destas manhãs olhei para o aquario e tinha apenas uma cria muito pequenina, fiquei o dia todo atenta mas nao vi mais nenhum nascer. Quanto tempo pode demorar um parto? E é normal num dia inteiro apenas nascer uma pequena cria?

Agradeço resposta em breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O normal é demorar algumas (poucas) horas.

 

Mas nos primeiros partos pode demorar várias horas, por vezes o parto pode ser interrrompido durante alguns dias quando a fêmea é stressada por alguma razão.

 

Não stresses, os alevins podem ter sido comidos ou podem estar para nascer.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...

Desculpem la desenterrar este tópico.

Tenho uma guppy que deu há dois dias dois alevins grandes, mas continua a engordar.

Sera possível vir a dar mais alevinos nos próximos tempos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais