Criar um refrigerador caseiro...


Recommended Posts

Imaginem juntar os seguintes componentes:

 

- Ventoinha Coolmaster com refrigeração a água (Cubix) para CPU

+

- Tubagem de Silicone

+

- Bomba de Àgua

+

- Display de Controlo de Fun e Medição de Temperatura e Automatização do Nivel de Fluxo da Ventoinha ( Thermalteke, Coolmaster...)

+

- Fonte de Alimentação

= Refrigerador de água, automático, com alerta sonoro e luminoso.

 

Que acham da ideia ?

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Geralmente o caudal e a "força" (capacidade de reduzir a temperatura de uma grande superficie) dos sistemas de arrefecimentos dos PC's são muito baixos. :?

 

Uma simples ventoínha, ou um conjunto delas, a apontar para o aquário funciona muito melhor. :lol:

A única desvantagem é a evaporação excessiva... :lol:

 

Nunca experimentei, mas se quiseres...força. Se funcionar, arranjas um grande mercado de venda aqui no fórum.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps. despacha.te que o verão está quase a acabar! :P

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não funciona....

 

nos computadores tens uma fonte quente com capacidade de aquecer muito acima da temperatura ambiente e a refrigeração a agua ou normal apenas transmite energia para uma fonte fria, o ar. Neste caso a fonte quente é por vezes o proprio ar envolvente, e mesmo quando o aquario esta mais quente que o ar envolvente a diferença é minima entre os dois.

 

Logo, o principio nao funciona.

 

Com uma ventoinha apontada directamente á agua, aumentas a evaporação que roubba energia ao aquario, arrefecendo-o. -> funciona!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com uma ventoinha apontada directamente á agua, aumentas a evaporação que roubba energia ao aquario, arrefecendo-o. -> funciona!

 

Exacto! Mas nunca se deve desistir sem experimentar!

 

Há três métodos principais para arrefecer ambientes:

:oops: permutação do ar quente por ar frio

:?: evaporação

:( peltier

 

O último método é muito eficiente mas para pequenos ambientes por isso tem utilização limitada em aquariofilia.

 

O segundo é a base de todos os sistemas correntes desde a arca congeladora ao ar condicionado, passando pela ventoinha de cpu apontada para a água. A evaporação retira energia térmica ao meio onde ocorre e quanto maior é o efeito maior a energia retirada por isso o álcool, apesar de estar à temperatura ambiente, quando em contacto com a pele causa frio. Os aparelhos correntes usam líquidos altamente voláteis para amplificar esse efeito. Independentemente disso tem de existir SEMPRE um processo de permutação em que o calor retirado seja dissipado, daí as grelhas dos ares condicionados e frigoríficos e isso transporta-nos para o primeiro método que tem de ser sempre usado em combinação com os outros.

 

Usar uma ventoinha apontada à água é um método que se tem provado suficiente porque estimula brutalmente a evaporação. Com um sistema de líquido como o teu muito, provavelmente gastarás o dobro da energia para obter metade da redução da temperatura.

 

Se quiseres monta o sistema e testa-o em 3 baldes de 10 litros: um sem nada, outro com o teu esquema e outro só com uma ventoinha de CPU com o fluxo de ar apontado para a água.

 

Começa com água da torneira para aí a 30 e poucos graus e mede a temp de 15 em 15 minutos. Depois publica os resultados que o pessoal aqui vai ficar todo a perceber melhor o processo.

 

Se calhar o resultado vai abalar alguns teóricos nos quais eu me incluo :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar um pouco, mas isto realmente nao tem nada que saber, são apenas processos fisicos simples. Se quiseres experimentar estás a vontade :oops:

 

Quanto ao peltier é uma bomba de calor de estado sólido, e não é por ai além eficiente, um ciclo completo de ar condicionado é bem mais eficiente em termos energeticos.

 

Quanto ao método do dissipador de CPU, simplesmente nao vai funcionar a nao ser que o ar cá fora esteja mais frio que a agua do aquario, porque senão vai funcionar ao contrario...é apenas um equalizador de temperaturas, num pc o lado quente está sempre a aquecer e por isso o dissipador está sempre a aquecer e a ventoinha estimula a condução de energia do dissipador para o ar. Se tiveres um CPU numa caixa fechada o ar dentro da caixa começa a aquecer e como a diferença de temperatura diminui o dissipador torna-se menos e menos eficiente e a temperatura do sistema começa a subir. É por isso que as caixas dos novos CPU's que podem debitar mais de 100W teem de ter uma ventoinha para que o ar no interior seja renovado forçadamente.

 

A refrigeração a água de um CPU segue o mesmo principio do dissipador é apenas um metodo de transporte de energia da zona de contacto do CPU para um sitio longe dele onde possam ser utilizados outros métodos de refrigeração.(ventoinhas, chillers,etc).

 

O Peltier baseia-se no principio com o mesmo nome de quem o descobriu, uma junção de dois metais diferentes á qual é aplicada uma corrente vai originar uma transferencia de calor de um dos metais para o outro, e o principio é reversivel, aquecendo um dos metais e arrefecendo o outro produz-se uma corrente electrica na junção.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O Peltier baseia-se no principio com o mesmo nome de quem o descobriu, uma junção de dois metais diferentes á qual é aplicada uma corrente vai originar uma transferencia de calor de um dos metais para o outro, e o principio é reversivel, aquecendo um dos metais e arrefecendo o outro produz-se uma corrente electrica na junção.

Já agora... a isso não é também chamado termo-par?

Quando ainda andava no 1º ano do meu curso, numas das cadeiras do 1º semestre, um dos exemplos que se dava na utilização da termodinâmica no dia-a-dia, era exactamente esse: utilizar termo-pares para medir temperaturas.

 

Já que estamos numa onda de termodinâmica... :oops:

 

A evaporação retira energia térmica ao meio onde ocorre e quanto maior é o efeito maior a energia retirada por isso o álcool, apesar de estar à temperatura ambiente, quando em contacto com a pele causa frio.

Não percebi bem esse do: "quanto maior o efeito..."

Para diminuir 1 º Celsius/Kelvin de qualquer corpo/coisa, a energia que esse corpo perde é sempre a mesma, pois depende única e exclusivamente do seu calor específico, e não do líquido/coisa que se usa para "remover" essa energia/calor.

Se estás a referir esse "efeito", como maior volatilidade de um líquido, então estás enganado. Ou seja, se queres dizer: "quanto mais volátil é um líquido, mais energia ele consegue retirar de um objecto/coisa mais quente"...

Muito pelo contrário. A volatilidade prende-se essencialmente à entalpia de vaporização, e um líquido é tanto mais volátil, quanto menor for essa entalpia de vaporização (o calor específico do líquido também é importante).

O que quero dizer, é que um litro de água a passar para o estado gasoso, consome mais energia (arrefece mais o outro corpo) que um litro de álcool.

 

Mas então porque é que o álcool e a acetona nos parecem mais frios que a água, se a água consegue levar mais energia, logo arrefecer mais a pele...

Porque ao necessitar de mais energia, a água primeiramente tem que aquecer primeiro até 100º Celsius (é aqui que entra o calor específico), e depois ainda tem que gastar energia suficiente para se evaporar (entalpia de vaporização).

Com o etanol e a acetona, a energia necessária é menor, logo este processo é muito mais rápido, o que causa uma diferença de temperatura mais abrupta, sendo assim o frio "mais perceptível".

 

Ainda podem pensar: "mas para isso usava-se nos frigoríficos antes água ou um óleo qualquer com uma energia de vaporização e calor específico muito altos, para o transporte energético ser melhor, ou seja, mais energia por molécula de água ou óleo"

Aqui, os engenheiros químicos e mecânicos concerteza saberão melhor que eu. Mais vale ter um líquido extremamente volátil, pois assim consegue-se "permutar" o calor mais facilmente. Ou seja, é mais fácil difundir/transportar calor com um gás do que com um líquido. Se usasse-mos água, a quantidade de água que passaria para o estado gasoso era tão ínfima, que depois nem conseguiamos tirar o calor da água que tinha apenas sido aquecida.

 

Com os aquecedores a óleo, ou aquecedores centrais que funcionam a água, passa-se exactamente o contrário. Quer-se líquidos com calores específicos altíssimos, para que não dilatem facilmente (rebentavam-se os canos e os radiadores) e para a energia não se perder facilmente ao longo do percurso que a água tem de percorrer.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A escolha dos gases tem a ver com a temperatura de vaporização e com a energia necessaria para passar de estado exactamente e claro com a sua reacção á compressão.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a tdos.

 

Gostei muito de ler as vossas opiniões, e facilitou-me o amadurecimento da ideia.... :!:

 

" O sistema não funciona." :wink:

 

A minha ideia...era conseguir refrigerar com baixo custo de montagem e equipamento, perdas de água por evaporação (actualmente disponho de uma ventoinha de 80mm para CPU a funcionar e hà muita evaporação...e não tenho quelquer controlo sobre a temperatura) mínimas e regulação automática da temperartura e fluxo de ar.... :)

 

Vou ter que repensar....

 

E se fosse o sistema de frio para PC.... :lol:

 

Mandem sempre.

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho queimado muitos neuronios sobre este assunto e não sei porque não me sai da cabeça essas novas malas termicas que se ligam ao isqueiro do carro e mantêm a temperatura sempre "baixa".

 

Não sei como funciona o sistema, mas penso que construindo uma pequena caixa (recipiente) por onde se fizesse passar a agua a ser refrigerada, controlando a temperatura com um termostacto de 2 estados, estando o mais alto ligado ao sistem de refrigeração e o mais baixo á resistencia.... talvês desse resultado.

 

Acho que tenho de comprar uma dessas malas termicas, destrui-la e esperimentar com um termostato, de arca, por exemplo, pois estes têm um terminal para alarme (luz vermelha) o qual serviria para ligar o arrefecimento.

 

Lógicamente o termostato teria de ser afinado para a gama de valores pretendidos, como será logico, pois não interessa muito ter um aguario a funcionar a -18ºC

 

Fica a ideia... só faltam os comentarios :D

Um Abraço.

TZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Está aí uma ideia bem pensada TZSilva, mas acho que peca numa coisa... :)

O que a arca frigorífica consegue fazer, é manter ar a uma temperatura de -18º Celsius.

Tentar fazer o mesmo com, imaginemos, 50 litros de água, acho muito difícil...

 

Há maneiras, mas acho que assim não iriamos ver o aquário... :D

 

Só para teres uma ideia. Em química, há muitas equações que dependem da temperatura. E um dos factores que se tem de controlar nas experiências é a temperatura. O que acontece é que em dias de muito calor, é-nos impossível trabalhar com as soluções a 25º Celsius (a maior parte das referências bibliográficas é para cálculos a esta temperatura). Somos mesmo obrigados a usar outros valores de temperatura nas equações, muitas vezes admitir que certas constantes, para temperaturas de 26-27º Celsius, são equivalentes às de 25º Celsius :)

 

Isto tudo para dizer que controlar a temperatura de um líquido é muito difícil, mesmo em laboratório. Na minha opinião, e é isso que é feito em laboratório, mais vale controlar a temperatura da sala/divisão (ar condicionado).

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mais vale controlar a temperatura da sala/divisão (ar condicionado).

 

E então?

 

Associando á idéia anterior, porque não fazer apenas dois furos na mala térmica e colocar o filtro lá dentro?

 

Duvido que o grupo de frio da mala tivesse resposta para baixar muito a temperatura da água (que estará sempre a correr), mas certamente conseguiria baixa-la para os valores que pretendemos.

 

Resta saber como seria a fiabilidade, pois imagino que aqueles motorzinhos não estão pensados para trabalhar de forma contínua por muito tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia...era conseguir refrigerar com baixo custo de montagem e equipamento, perdas de água por evaporação (actualmente disponho de uma ventoinha de 80mm para CPU a funcionar e hà muita evaporação...e não tenho quelquer controlo sobre a temperatura) mínimas e regulação automática da temperartura e fluxo de ar....  

 

a utilização de um termostato poderia ajudar neste caso, e tambem a utilização de um controlo para a velocidade de rotação da ventoinha

 

E se fosse o sistema de frio para PC....  
é um chiller, ou seja a parte princial do ar condicionado em que o permutador de calor da parte fria para o ar, foi adaptado para ter um interface para o PC.

 

quanto ás malas termicas usam peltiers...pelo que vais gastar em electricidade para o aquario se manter mais fresquinho...mais vale começares ja a pensar num ar condicionado. E depois o peltier liberta ainda mais calor do outro lado (calor retirado do aquario+ energia electrica gasta) que ficaria dentro da divisão do aquario...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Associando á idéia anterior, porque não fazer apenas dois furos na mala térmica e colocar o filtro lá dentro?

Assim eras capaz de arrefecer a água, mas quanto não sei... E devias gastar muita energia.

Sem contar que o vidro deve ter maior conductividade térmica que o plástico. Podes arrefecer a água no filtro (de uma forma muita má :?), mas o aquário cá fora está "puxar" calor do meio ambiente. E se o vidro conduzir melhor o calor que o plástico, então não edves baixar muito a temperatura do aquário, digo eu...

 

Isso funcionaria, mas se pusesses o aquário dentro da arca. Daí eu ter dito no post anterior:

 

Há maneiras, mas acho que assim não iriamos ver o aquário... Smile

 

E mesmo que conseguisses fazer isso, tinhas de ter sempre em conta o consumo para manteres isso assim. Ao arrefeceres a água, e deixares o ar de volta do aquário "quente", o ar vai continuamente "doar" energia para o aquário, aumentando o consumo da mala térmica brutalmente... :D

 

Acho que fica muito mais barato o que o Just_me já disse, e eu também:

 

quanto ás malas termicas usam peltiers...pelo que vais gastar em electricidade para o aquario se manter mais fresquinho...mais vale começares ja a pensar num ar condicionado.

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a complicar, o que é simples!

Tenhos duas ventoinhas de PC ligadas a um transformador de 12 volts.

Esta num aqua de 500 litros, pousadas em cima, presas por um simples arame, amoviveis.

Arrefece quase imediatamente cerca de 3 graus.

Se o arrefecimento for muito grande, passo o transformador para 9 voltes e reduzo a velocidade das mesmas.

Simple e barato.

Cumprimentos

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:?

 

Já ouvi uma vendedora de uma casa de aquariofilia, que se podia colocar uma garrafa de agua congelada e bem fechada dentro do aquario, para baixar a temperatura e apagar as luzes também ajuda a baixar a temperatura..... é o que ela faz na loja :D

 

Pergunto aos "expert" da aquariofilia se isso é saudavél?

 

Maria João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, voltei novamente... :cry:

 

Pelo que parece não fui muito claro na esposição da minha ideia. Ora entao ca vai mais uma tetativa.

 

Esta minha ideia, penso eu, funciona melhor para para que tem um filtro externo, pois deste modo poderia ser feito qualquer coisas deste tipo:

 

 

-------|========|-------| ========|------------>

--> Sist.Arrefecimento -------> Filtro

 

 

Ora ca vai a explicação:

 

Pegando no sistema de arrefecimento das ditas malas termicas, construia-se uma "pequena" caixa onde coubesse a componente arrefecedora da mala, a qual seria devidamente isolada, para não contaminar a agua, e por onde esta passará vinda do aquario, agua essa que seria ligeiramente arrefecida e posteriormente filtrada. Como o sistema é fechado, pouco a pouco a agua arrefeceria até aos valores pretendidos.

 

O restante mecanismo estará fora desta "caixa", assim como todas as ligações necessarias.

 

Também ja pensei noutra solução e uma vez que trabalho em reparação de equipamentos de frio será relativamente facil de implementar, mas isso so para quando tiver uma casa minha, com aqua bem maior que o actual (que tem cerca de 70L), onde possa instalar tudo num movel.

 

Esta solução passa por colocar um compressor de 1/6CV de preferencia já "cansado" ou seja com pouca compressao, um pequeno evaporador isolado no filtro para não contaminar a agua e claro tambem um condensador pequeno na parte traseira do movel :) .

Por fim todo o sistema pode ser controlado por um simples termostacto regulado para a temperatura pretendida colocado na entrada do filtro, garantindo deste modo a homogeneidade de temperatura da agua dentro do aqua, desde que as entradas e saidas do "filtro refrigerante" estejam bem colocadas.

 

Resumindo, os dois projectos sao basicamente identicos em termos de esquema, exceptuando os materiais usados, espaço ocupado e claro existe sempre a variavel eficiencia :D

 

Só para finalizar, visto ja estar a ocupar muito "espaço" penso que os sistemas arrefecedores comercializados passem um pouco por esta minha segunda ideias, mas miniaturizado e com preços astronomicos.

Um Abraço.

TZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é que os arrefecedores comerciais teem o permutador de calor em Titanio...para nao existirem problemas com a passagem de agua por lá.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :D

 

Tenho estado a acompanhar a discussão com algum interesse, e parece-me que esse problema é de fácil resolução :wink:

 

Lembrei-me de em tempos ter visto um artigo sobre este assunto, no site pessoal de um ilustre desta casa :wink:

 

Sem querer ter que pagar direitos de autor :roll: :

 

"Durante os meses quentes de Verão se vê confrontado com algumas temperaturas demasiado altas que não consegue baixar? Ou poderia, caso adquirisse um sempre útil, mas caro, refrigerador...

 

Muitas vezes já ouvi (e também passamos pela mesma situação nos nossos aquários) as queixas de que alguns animais não aguentam tanto calor (quanto mais a alta temperatura, menos oxigénio na água), situação que não se compadece nem dos de água doce nem dos de água salgada.

 

Vamos tentar, com esta nossa proposta, minimizar os problemas dessas mesmas temperaturas, com um refrigerador 'faça você mesmo'.

 

Precisará do seguinte material:

 

Caixa de 'esferovite' (Styrofoam);

 

Cabeça motorizada, de pequena/média potência (200l/h ou 400l/h); ou

 

Filtro exterior (pode ser o que está em funcionamento);

 

Dúzia de metros de mangueira que encaixe, sem problemas, no equipamento que utilizar;

 

Acumuladores térmicos: 8, 10, 12, conforme o volume de água e o resultado obtido.

 

- Faça 2 pequenos furos na caixa (não na tampa), perto do topo e afastados um do outro, de modo a deixar passar a mangueira;

 

- A mangueira deverá ficar enrolada, sem dobras, dentro da caixa, passando as duas pontas pelos dois orifícios já feitos, de modo a chegarem ao aquário;

 

- Posicione a caixa de 'esferovite' no local definitivo (já sabe que poderá ouvir: 'Não vais deixar isso aí, pois não?') de modo a poder abri-la e fechá-la sem problemas;

 

- Uma das pontas da mangueira será ligada à saída da cabeça (ou do filtro exterior, anulando as tubagens que estavam instaladas) e a outra ponta será a chegada de água ao aquário;

 

- Coloque os acumuladores térmicos, já congelados (4,5 ou 6 - os outros 4,5 ou 6 ficam no frigorífico) entre as dobras da mangueira dentro da caixa e tape;

 

- Os acumuladores deverão ser mudados de manhã e à noite, caso o calor seja demasiado;

 

- A água deverá circular lentamente por todo o sistema, de modo a permitir as trocas de calor, para baixar a temperatura também gradualmente de modo a incomodar ao mínimo os inquilinos dos nossos aquários.

 

Esperamos que com este pequeno truque, que lhe fará perder um pouco mais de tempo diariamente e um pouco da estética da sala, consiga resolver alguns problemas das épocas estivais...

 

Este texto, da autoria do Sr. Mário Araújo, foi retirado da revista ZooCultura - Revista Cultura sobre Animais de Estimação, Janeiro/Agosto de 2000, Ano XI N.º1, Distribuição Gratuita..."

 

 

Texto retirado de: http://joaocb.planetaclix.pt/

 

Divirtam-se :shock:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi uma solução parecida....só que em vez da caixa de esferovite e acumuladores de gelo...usava um pequeno frigorifico e a mangueira era mergulhada num contentor de agua que estava dentro do mesmo. Resultava até bem de mais!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do aquario podes querer mais refrigeração do que a evaporação pode fornecer sem ter que adicionar 25% da agua ao aquario de novo!

 

Numa divisão a 30 graus se quiseres manter o aquario a 27-28 as fans resolvem o problema, mas se o quiseres manter a 24-25 ja vai ser mais dificil. Ninguem diz que as fans não são solução, mas apenas para alguns problemas :shock: Eu uso e satisfaz as minhas necessidades....mas nem todas as necessidades são iguais :roll:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sala nestes dias de calor atinge 35º.!

Só com duas fans já levei a temp. aos 25º., por descuido pois pode matar os meus discus, esta descida brusca.

Os radiadores dos automóveis arrefecem com uma ventoinha.

Para quê, complicar?

Cumprimentos

Melo Ribeiro

jamr16@iol.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Não fazia minima ideia que este tópico fosse tão concorrido. :(

 

A verdade, é que de uma maneira ou de outra, todos nós já nos deparamos com a necessidade de manter o aqua a temperaturas adequadas.

 

Todas as propostas são válidas.

 

Pessoalmente usava o método da ventoinha e consiguia manter a temperatura entre os 24 e 26º. Cosoante mais ou menos voltagem.

O grande senão é que tinho uma evaporação de 0,50 L por dia a temperaturas hambientais de 30º.

 

Quando uma pessoa precisava de se ausentar por um semana ( 7x0,5= - 3,5 L de agua) teria uma baixa consideravel num aqua de 20L até 60L. Podendo ser valores perigosos.

 

Outro incomodo, são os equipamentos electrónicos em redor do aqua que não se compadecem com indices elevados de humidade ( não esquecer que muita da água dos aquas. contem sal disolvido).

 

Através do forum, tentei sondar novas ideias ...que permitissem criar um sistema de refigeração caseiro em circuito fechado e silêncioso.

 

Resultado:

 

Estou a experimentar uma mala termica que comprei no lidl, está ligada a 12V e tem controlo de temperatura.

 

Dois furos na arca( In/Out) + (Entrada de fio eléctrico da bomba de água.Meti a bomba dentro do frigo para manter fresca tb. e ser mais silênciosa...) por onde passará o circuito de água.

 

Pús muito tubo em serepentina (mais ou menos depende da eficiência que se pretenda), dentro da arca refrigeradora, por onde circula a água com uma bomba fraquinha, permitindo área de contacto.

 

Resultado até agora, muito positivo, silêncioso.....o que acham?

 

O regrigerador custou 40€....

PS: Se em vez de tubo de silicone, usasse tubo de cobre no interior, obetria maior área de regrigeração....mas seria mais caro.

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.