Duvida numa calha DIY


Recommended Posts

Boas

 

Pessoal gostava de saber se o peso de umca calha DIY, n pode forçar demais o aquario, tipo o peso da madeira , das lampadas, balastros, etc?

 

Queria fazer uma com estas medidas 100cm X 50cm , tou com meto de ficar muito pesado e o partir.

 

Alguem ja fez uma com estas medidas ou sabem se há problema ?

 

Obrigado :evil:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aguenta sem problemas, deduzo que o teu aqua tem 100x50, certo? se a calha assentar uniformemente pelos bordos do vidro não tens problema nenhum :idea: , de qualquer forma isso não vai pesar nada completamente absurdo para que possas ficar preocupado.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

 

Grande Alexandre :idea: muito obrigado fico mais descansado assim.

ya tem esse tamanho. 100x50.

Vou fazer uma depois posto as fotos.

 

Mais uma vez obrigadão :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma de 150 cm muito parecida com a tua e a minha preocupação foi exactamente assentá-la nos vidros laterais e assim penso que não há problema, pois o peso fica distribuido

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja agora, se usar-mos aquela madeira tipo madeira moida, n sei o nome :oops: será q mesmo pintando vai durar muito tempo?

 

é q aquilo com a humidade vai inchar de depois fica toda podre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas desde já muito obrigado pelas ajudas.

 

Pois eu tava a pensar em mdf, mas é q o mdf é muito mais pesado q esta, para mais do dobro, acho q vou tentar envervizar bem e depois pintar com umas 2 ou 3 de mão, quando eu ver q vai começar a ceder compro mdf e mudo as ligações. É q já comprei a tabua :D. vou tb meter uma ventoinha de pc ligada a um potênciometro para regulhar a velocidade e 4 lâmpadas, ver se chega lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca ninguem se lembrou ou falou ainda mas eu fiz com o soalho flutuante e nunca tive problemas com humidades ou empenamentos, e tem uma grande vantagem é leve e muito resistente.

Vais ao AKÌ levas já o esquema que queres, mandas cortar com as medidas já defenidas, eu fiz assim!! fiz um esquema em casa do que queria á escala de 1/100 portanto isto dá-me as medidas das tabuas precisas que no teu caso seria: 2x=100x10 + 2x= 49x10 + 100x49 (Para a tampa)tens de ter em atenção de mandar cortar primeiro os encaixes do soalho cerca de 1 cm de cada lado, depois compras um sarafo (barrote)com as medidas de 1,5 x 1,5 cm para colores nos cantos da caixa que vão servir de apoio nos cantos do aqua e para reforçares a caixa e não sair de esquadria, quanto á tampa onde vais colocar as lampadas?? portanto são duas tabuas onde vais nessecitar do encaixe a meio, colocas um pouco de cola no encaixe e colas uma tabuinha de cada lado á largura da tampa.

 

tens outra alternativa de material muito boa acrilico, mas mais dificil de elaborar eu fiz uma á coisa de 2 meses e está quase profissional se soubesse como colocar fotos aquí no forum ias VER!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca ninguem se lembrou ou falou ainda mas eu fiz com o soalho flutuante e nunca tive problemas com humidades ou empenamentos, e tem uma grande vantagem é leve e muito resistente.

Vais ao AKÌ levas já o esquema que queres, mandas cortar com as medidas já defenidas, eu fiz assim!! fiz um esquema em casa do que queria á escala de 1/100 portanto isto dá-me as medidas das tabuas precisas que no teu caso seria: 2x=100x10 + 2x= 49x10 + 100x49 (Para a tampa)tens de ter em atenção de mandar cortar primeiro os encaixes do soalho cerca de 1 cm de cada lado, depois compras um sarafo (barrote)com as medidas de 1,5 x 1,5 cm para colores nos cantos da caixa que vão servir de apoio nos cantos do aqua e para reforçares a caixa e não sair de esquadria, quanto á tampa onde vais colocar as lampadas?? portanto são duas tabuas onde vais nessecitar do encaixe a meio, colocas um pouco de cola no encaixe e colas uma tabuinha de cada lado á largura da tampa.

 

tens outra alternativa de material muito boa acrilico, mas mais dificil de elaborar eu fiz uma á coisa de 2 meses e está quase profissional se soubesse como colocar fotos aquí no forum ias VER!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

pribeiro, foi mesmo pela tua calha q tirei as ideias para a minha :?

 

eheh

 

Pilinhas, a lampada vao ficar ao longo de toda a calha vão ser flourescentes normais.

Já agora grandes fotos da tua calha tá mesmo muito fixe. Obrigadão pelas fotos :D

 

Para as meteres aqui para o pessoal ver vai á parte do forum das fotos e lê aquele o primeiro topico tá la tudo :D

 

Obrigadão pessoal pelas ajudas todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.