Estas Sabellas serão praga?


Luis Delgado

Recommended Posts

olá,

 

Estas sabellas vieram com uma rocha que comprei há uns tempos. Desde há duas semanas para cá notei um incremento significativo na sua reprodução. Agora começam a nascer em todo o lado do aquário. Esta foto mostra o maior agrupamento. Será que são praga? deverei tentar dar cabo deles?

 

abraço.

 

Pic_5201_5.jpg

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ssmile,

 

O nome científico desse género de espirógrafo é Bispira viola e não é prejudicial ao aq. de recife. O Chelmon rostratus adoro comer esses bicharocos!

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi pessoal,

 

obrigado pelos vossos comentários.

 

São mesmo Bispira Viola.

 

Aqui está um artigo que fala destes vermes: http://www.advancedaquarist.com/issues/aug...2002/invert.htm

 

O artigo diz que têm uma função benéfica de purificação da água. Mesmo que não lhes apelidemos de praga, continuo com o mesmo problema, ou seja, os Bispira crescem e espalham-se a alta velocidade por todo o áqua e já começam a importunar uns button polips que tenho, nascendo o meio deles. Até se vê na foto que publiquei. Se não faço qq coisa, imagindo que dentro de pouco tempo deixe de ter espaço para colocar mais corais, se continuarem a desenvolver-se a este ritmo? Será que estou a dar demasiada importância ao assunto?

 

Gostava de ter um Chelmon rostratus para controlar a população, mas o meu aqua só tem 1 metro com 120 litros... :D Sugeres alternativas, Ricardo?

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá lmd,

 

O aquário é pequeno para um Chelmon que ainda por cima é um peixe de difícil aclimatação. Podes experimentar remover as bispiras uma a uma com uma pinça. Desconheço outro método para remoção destas.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solução mais agradável é deixar que determinados corais, por exemplo zoanthidios, sinularias ou sarcos, lhes "limpem o sebo".

 

Tenho algumas bichas dessas mas poucas.

Como tenho corais a expandir e a multiplicar, as ditas ficam sempre em mal estado e acabam por morrer quando um coral "decide" crescer para o lado delas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais