Tenho uma Dory... LIVRE!


Ricardo Rodrigues

Recommended Posts

Olá,

 

É verdade, tenho uma Dory! Não é a Dory divertida e despassarada do Nemo mas sim a Dory de um casal amigo que por motivos de força maior teve que arranjar casa nova para o peixinho.

 

Entretanto como tenho um Zebrassom xanthurum furioso por não ter entrado no filme, a Dory está presa até haver sinais de paz entre os dois! Já experimentei este método uma vez quando formei o casal de Premnas biaculeatus e resultou.

 

Aqui ficam algumas fotos da Dory... na prisão!

 

175_7518.jpg

 

175_7515.jpg

 

Um muito obrigado à Tia Moky e ao Curva,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Rui ainda não tinha pensado nessa, mas o meu Xanthurum até um tubarão branco atacava!!!

 

Estava mesmo agora a olhar para o aquário e pela primeira vez vi o Xanthurum de volta da gaiola a fazer frente à pobre da Dory que se afasta assim que ele se aproxima. Faz agora 1 dia que a "introduzi" no aquário e parece que só agora é que a malta viu que havia ali qualquer coisa dentro! O mais engraçado é quando alimento a Dory os restantes peixes ficam em baixo da gaiola à espera das "migalhas".

 

Abraço a todos e obrigado pelos comentários,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Tens alguma ideia do prazo que vai ser preciso até estares suficientemente seguro para "deslargar" a dory para junto da fera-mor? Há alguma característica ou sinal, de que estejas à espera, no comportamento do xanthurus que te faça concluir que já não existirão problemas de agressividade por parte deste malandro?

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

----------FREEEEEE DORYYYYYYYYYYYYYY--------- HEHEHEHEHEHE

Eu tinha feito ao contrário...visto o zebrassoma já se encontrar nesse aquário, na ""jaula"" aprendia logo a lição.....

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tinha feito ao contrário...visto o zebrassoma já se encontrar nesse aquário, na ""jaula"" aprendia logo a lição.....

 

Podia ser que até resultasse melhor mas apanhar um xanthurus num aquário cheio de rocha e corais não e tarefa fácil de certeza.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Excelente a foto e o momento!

Se por acaso não resultar eu posso ficar com ele! Já tenho dois e por isso estou convencido que o meu xanthurus nem vai notar a diferença!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre, com os palhaços 1 semana foi o tempo suficiente para a fêmea aceitar o macho. Neste caso estou à espera que o Xanthurum deixe de ameaçar a Dory e mostre sinais de aceitação, como passar algum tempo junto da gaiola a fazer simplesmente companhia à Dory.

 

Zanito, apanhar o Xanthurum não iria ser tarefa fácil e mesmo que o fizesse não poderia ver nenhum sinal de aceitação do peixe introduzido. Poderia mesmo irritá-lo ainda mais.

 

Diogo, está combinado se não resultar o Xanthurum muda-se para o teu aquário.

 

 

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam as fotos da aventura com os palhaços. A gaiola que estou a utilizar neste momento tem o dobro do tamanho e contém algumas rochas para a Dory se abrigar.

 

140_4089.jpg

 

140_4091.jpg

 

Cumprimentos,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, está combinado se não resultar o Xanthurum muda-se para o teu aquário

 

O Diogo já tem um belo xanthurum por isso, a não ser que se comecem a promover batalhas de Acanturideos aqui no Fórum, não precisa de outro. :?

 

Será que há alguém aqui no fórum que já tenha mantido dois xanthurum no mesmo aqua? Estou curioso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá,

 

É costume dizer que na aquariofilia as coisas boas demoram tempo e as más acontecem rápido. No caso da Dory foram 9 os dias passados atrás das grades até ser libertada em relativa segurança. Nos 2 primeiros dias ainda houve alguma perseguição mas a Dory mostrou-se sempre paciente e super-comilona. O xanthurum parece estar também a gostar, afinal não é todos os dias que recebemos na nossa casa um familiar de outro oceano!

 

Este já é o meu segundo caso de sucesso utilizando a "Técnica da Gaiola".

 

176_7647.jpg

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de responder à questão do Apisto. Conheço um aquário onde coabitam pacificamente há já 2 anos 3 Xebrassoma xanthurum. Para além destes o aquário alberga também 1 Naso lituratus.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de responder à questão do Apisto. Conheço um aquário onde coabitam pacificamente há já 2 anos 3 Xebrassoma xanthurum. Para além destes o aquário alberga também 1 Naso lituratus.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

 

Obrigado. Só por curiosidade... quantos litros tem o aquário?

 

E já agora parabéns pelo teu sucesso (mais um :? )!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo, estou neste momento a utilizar a mesma técnica entre um Acanthurus Japonicus (na gaiola) e um Zebrassoma Flavescens do tamanho de um burro (á solta) . O Japonicus só entrou hoje dentro da gaiola, e até á data o flavescens não lhe tem ligado ....será pitosga??? Quanto tempo na tua opinião é que devo manter o Japonicus na gaiola? Quanto a essa criação de peixes que tinhas quando eu lá fui a casa como é que está a correr? Sempre vais vender??? Se sim avisa-me porque queria ficar com um ou dois. A caulerpa está a crescer a olhos vistos e a racemosa a mesma coisa.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

No primeiro dia de gaiola o meu xanthurum também não ligou nenhuma à Dory, parecia que não se tinha apercebido que havia lá dentro um peixe. No 2ª dia o xanthurum mostrava já sinais de agressão para com a Dory, andava todo aberto próximo da gaiola e assim que ela aparecia mostrava lateralmente o espigão. Passado uma semana o xanthurum já não ligava muito nem se mostrava agressivo. Nessa semana aproveitei para alimentar os peixes junto da gaiola de forma a promover o encontro destes.

 

Se o janponicus está activo, bem alimentado e o teu flavescens não lhe liga nenhuma diria que o podes libertar.

 

Os cardinais ainda estão pequenos, lá para Outubro espero já estarem com tamanho suficiente para poder entrar com segurança noutros aquários.

 

Abraço e boa sorte com essa introdução,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então maluko...

parece que a tua técnica deu resultado mesmo!! Parabens pelo sucesso Ricardo! Espero que a Dory fique bem grande e gorda e viva muitos anos !

 

PS - Daqui prá frente, temos de começar a recomendar a técnica RR (Ricardo Rodrigues) para o pessoal com esse tipo de problemas... he he

:)

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva grande Marco,

 

Nem todos se podem dar ao luxo de introduzir peixes difíceis e estes se darem bem logo à partida... achiles!!! Esperemos é que esta Dory não goste de passear tridacnas!...

 

... técnica RR ... gostei!!!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...