[DIY] Calha de 60 cm - Parte I e Parte II .


Recommended Posts

hmm ainda não sei qual é a temperatura de funcionamento das luzes.

o aquario so vai "arrancar" em setembro por isso até la tenho tempo de aperfeiçoar a calha. existe alguma ventoinha do tamanho da dos pcs mas que funcione com 220V?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um update, com a calha já a dar luz e com alguns acabamentos feitos, faltando ainda a parte III que são os extras.

 

Material:

 

- Fio único para balastros

 

- Balastros

 

- Lâmpadas

 

- Sockets das lâmpadas

 

- Arrancadores

 

- Sockets dos arrancadores

 

- Interruptores

 

- Orla em preto para os acabamentos da madeira

 

- Acrílico

 

- Calhas em PVC

 

PICT0044.jpg

 

PICT0027.jpg

 

Não tenho fotos do passo-a-passo das ligações mas tenho fotos do estado final. Basicamente liguei cada lâmpada a 1 balastro de 18W ( na altura não havia balastros de 36W para 2 X 18W). Fiz ligações em paralelo ligadas a interruptores de modo a poder escolher se queria 3 lâmpadas acesas, 2 ou apenas 1. Não liguem aos pedaços de cola espalhados pela base. Tive como prioridade arrumar apenas o melhor possível os fios e não tive paciência para raspar os restos de cola. :)

 

Ligações:

PICT0033.jpg

 

PICT0035.jpg

 

Geral sem lâmpadas:

PICT0036.jpg

 

Geral com lâmpadas:

PICT0037.jpg

 

Podem reparar nas fotos acima que já montei as calhas em PVC branco para servirem de suportes ao acrílico. Abaixo estão as fotos já com o acrílico. Tive um acidente de percurso com ele e rachou em 3 sítios como podem ver. :D No entanto não atrapalha em nada a funcionalidade da calha.

 

PICT0039.jpg

 

PICT0040.jpg

 

Também não tenho fotos da colocação da Orla mas, para quem não sabe, a Orla serve para disfarçar os cortes neste tipo de madeira, em que se cola com um ferro de engomar, ficando um acabamento parecido com a própria madeira.

 

Uma coisa que também já tinha feito foi a caixa para os balastros. Vai ficar no chão e assim o aquecimento brutal dos balastros não vão prejudicar ainda mais as lâmpadas ( já para não falar do peso que a calha teria se os tivesse lá dentro...). Ainda falta colocar uma rede de alumínio na caixa dos balastros, para não ficar tão descoberta. Aqui está uma foto geral do sistema:

 

PICT0043.jpg

 

E agora aquilo porque se esperava, só para provar que não estou na tanga com vocês e que isto até funciona :)

 

2 Lâmpadas acesas ( 6500K + 4200K); Shutter: 1/15 Abertura: F3.5 ISO: 50;

Pic_2540_6.jpg

 

2 Lâmpadas acesas ( 6500K + 4200K); Shutter: 1/125 Abertura: F6.3 ISO: 50;

Pic_2540_5.jpg

 

3 Lâmpadas acesas ( 6500K + 5500K + 4200K); Shutter: 1/30 Abertura: F6.3 ISO: 50;

Pic_2540_4.jpg

 

3 Lâmpadas acesas ( 6500K + 5500K + 4200K); Shutter: 1/125 Abertura: F6.3 ISO: 50;

Pic_2540_3.jpg

 

Por agora é tudo. A parte III vai, como já disse, ter os extras mas por enquanto a calha já bomba e inclusivé já está a ser utilizada no novo aquário... mas isso é outra história. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabens por este topico e pela obra que está muito boa.

 

Já foi referido neste topico o uso do acrilico na calha de iluminação, e de facto não é das melhores soluções: é mais caro que o vidro embora seja mais leve e vai ficar amarelado e quebradiço com o tempo.

Isto varia consoante a intensidade luminosa agravada pela temperatura, pelo tempo de exposição e pela proximidade das lampadas.

O vidro pode ser um opção tendo o inconveniente do peso.

O material mais adequado é mesmo o Policarbonato de Zinco. Aparentemente tem o mesmo aspecto do acrilico mas é «virtualmente» inquebravel, não fica amarelo e mantêm as caracteristicas após longo periodos de exposição, como não há bela sem senão, é um bom bocado mais caro do que o acrilico (cerca de 30% mais).

 

Eu construi uma calha em aluminio e utilizei o polycarbonato, fiquei bastante contente com o resultado final. O polycarbonato é bastante mais facil de trabalhar, não se corre o risco de estalar ao cortar ou furar.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma dica, reveste a tua calha por dentro com fita de aluminio adesiva, podes encontrar isso numa loja qualquer de construção junto aos tubos de aluminio para exaustores e afins.

 

Ultra simples de usar e verdadeiramente reflector... e que assim da maneira que tens isso tás a perder bues por causa do fundo preto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O acrílico não digo que não fica amarelado com o tempo, mas neste caso era a solução mais viável por 3 razões: é leve, flexível e é mais barato que o Policarbonato de Zinco. Esta placa de acrílico custou-me apenas 4 Euros. Além disso tenho uma calha da lifetech à 1 ano e o acrílico continua impecável. Quando precisar de o trocar lá terá de ser, mas concerteza não será antes que daqui a 1 ano. :)

 

Em relação à fita de alumínio adesiva, já a tinha cá em casa e não a usei justamente porque não achei necessário no meu caso, pelo menos por agora. Se as plantas não se manifestarem como pretendo, a fita será então uma ajuda preciosa. Obrigado pela dica na mesma. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

João Pedro Faria, o acrílico está a servir de barreira entre a humidade proveiente do aquário e o sistema eléctrico, impedindo assim que surjam problemas.

 

André obrigado pelo reconhecimento. Só espero que vos seja tão útil como foi para mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Parabéns pelo excelente tópico :wink:

Estou a pensar em fazer algo parecido.. embora necessite da ajuda de alguém mais experiente na área da electricidade, pois sou um perigo :wink:

Já agora podias colocar umas fotos da calha já colocada no aquário? Como é que a colocas? o meu não tem vidro em cima...

Cumprimentos,

Carlos Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Optimo trabalho e bem explicado.

 

Se calhar apenas mudava uma coisa, nos encaixes das lampadas poderias (isto sou eu a dar a opinião) ter comprado daqueles k vêm nos aquarios k são à "prova de humidade". Sempre era mais uma segurança, apesar de ters o acrilico para proteger.

 

Tenho só umas duvidas:

 

A "tampa" de iluminação k fizestre ocupa o topo do aquario todo??

 

Nesse caso como vais fazer para os filtros e termostato, e alimentar os peixes??

 

Deste alguma proteção à madeira, envernizando ??

 

Só falta mesmo colocares umas fotos do trabalho final, montado no aquario.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

O trabalho final, bem como a sua aplicação no aquário, podem ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=28439

 

Respondendo às questões:

 

- a calha não ocupa o topo do aquário todo. Há epaço à frente e atrás para dar de comer aos peixes, para mexer no aquário e para albergar o filtro e o restante equipamento.

 

- não dei nenhuma protecção à madeira. Não achei necessário, pois é do mesmo material com o qual se fazem os móveis que se vendem para aquariofilia, com aquela " capa" preta por fora.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As medidas da calha eram qualquer coisa como: C60.L25.A10 mas não te sei precisar as medidas de cada tábua. De qualquer maneira é só fazeres as contas com base nas medidas da calha :wink:

 

As ventoínhas trabalham independentemente da luz. Estão ligadas a um transformador de 12v.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas

 

as lampadas comprast onde?

e que modelos sao ao certo...estao a portar-se bem?

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

oi desculpa ter-me intrometido alias quero-te dizer os parabens esse projecto ta um maximo.

Como vives aqui em cascais e tens experiencia em aquariofilia podes-me dizer aonde arranjaste esse ramirezi lindissimo e que eu estava a pensar em comprar 1!

Sabes em que loja e que arranjaste esse?

 

 

OBRIGADO e desculpa la!!!!

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais