[DIY] Calha de 60 cm - Parte I e Parte II .


Recommended Posts

Viva.

 

Vou montar outro aquário e, como tenho de fazer outra calha, resolvi fazer um passo-a-passo da montagem, dividido em 3 partes. Este tutorial é especialmente para o pessoal que quer ter um pouco mais de luz sem gastar muito dinheiro e, tal como tinha prometido ao colega FVicente, fica aqui o meu contributo.

 

Parte I - Estructura e sistema de ventilação

 

Material:

 

- Madeira; podem adquiri-la em qualquer superfície de Bricolage, ou em serralharias; peçam para vos cortar logo as medidas certas, mesmo que tenham que comprar uma tábua inteira( escolhi o contraplacado preto pois era o que tinha em mais abundância cá em casa; aliás, a maior parte do material tinha-o cá em casa, pelo que gastei mesmo muito pouco no que faltava)

 

- Berbequim; AKI

 

- Cola para madeira ( superfície de Bricolage; AKI)

 

- Pregos; AKI ( opcional, normalmente a cola já faz o serviço; os pregos foram para poder trabalhar logo a madeira antes de a cola secar; se optarem por também usar pregos, comprem os mais pequenos em diâmetro que encontrarem para não se ficarem a ver)

 

- Lâminas de serrar circulares; AKI ( para fazer os buracos das ventoínhas)

 

- Fita-cola forte; AKI

 

- Ventoínhas de pc; mais propriamente da fonte de alimentação ( também já cá tinha em casa; caso não tenham, procurem em fóruns de informática ou se conhecerem pessoal que trabalhe com pc´s, ainda melhor)

PICT0003.jpg

 

 

PICT0002.jpg

 

- Colocar a cola nas junções de contacto, entre a placa base e a face inferior das placas laterais;

PICT0008.jpg

 

Repetir o processo por todas as placas laterais, até ficar assim:

 

PICT0015.jpg

 

PICT0017.jpg

 

PICT0018.jpg

 

- Montar as lâminas circulares no berbequim:

 

PICT0021.jpg

 

Com folhas de papel, marcar a zona onde serão feitos os buracos para as ventoínhas, para não haver erros e furos ao calhas;

 

PICT0022.jpg

 

PICT0026.jpg

 

Atenção: quando for a cortar os círculos de madeira, ser firme e ir levantando e baixando a serra enquanto corta é vital, porque se fizermos á bruta o berbequim tende a parar devido à resistência da madeira sobre a serra, e isso pode danificar o berbequim ( a não ser que se tenha um grande " canhão" da Black and Decker... :lol:)

 

Se tudo correr bem, os buracos ficarão assim:

 

PICT0027.jpg

 

3º - Instalar as ventoínhas com a parte redonda para baixo e a zona dos parafusos para cima ( isto é válido para as ventoínhas redondas que provêm da fonte de alimentação; caso sejam ventoínhas quadradas das caixas dos pc´s, escolham se querem a ventoínha por dentro ou por fora)

 

PICT0028.jpg

 

A ventoínha por fora:

 

PICT0029.jpg

 

A ventoínha por dentro ( devido à grande espessura da madeira, a parte inferior da ventoínha não chega a passar para o espaço interior da caixa, pelo que não há obstrução desta com os futuros componentes eléctricos)

 

PICT0038.jpg

 

Outra coisa que cá tinha em casa também eram grelhas de protecção para as ventoínhas, que podem ser adquiridas em qualquer loja de informática que venda material de modding de pc´s. No final ficou com este aspecto:

 

PICT0036.jpg

 

Se tudo correr bem, o aspecto final da Parte I será este:

 

PICT0031.jpg

 

PICT0032.jpg

 

PICT0034.jpg

 

PICT0035.jpg

 

As outras partes estarão prontas brevemente. Resta referir que esta calha terá um total de 52W: 2 X 18W de 6500K e 1 X 18W de 4200K; terá ainda uns extras que adiantarei mais para a frente. Comentários/dúvidas são bem-vindo(a)s. Se quiserem peço a um moderador para colocar em " inamovível". Espero que vos seja útil. :P

 

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais um DIY faz sempre falta cá para a malta :lol:

 

Especialmente um destes, porque com o calor o que mais se procura é uma maneira de reduzir a temperatura :P

 

Continua o bom trabalho, e vai postando as actualizações :D

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

andré, excelente foto reportagem....

cá esperamos pela parte II e III, se for (será certamente) tão elucidativa como esta, devia ter honras de tópico inamovivel...

já agora, pergunta de leigo, pode-se usar, em vez de contraplacado folhado, mdf? creio que o conjunto ficaria mais leve, mas já não sei da sua resistência á temperatura....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Vamos lá a ver como vai sair o resto. Até agora estou contente com o resultado.

 

FVciente sim, com mdf ficará mais leve e não deves ter qualquer problema com a temperatura. Eu não gosto muito de trabalhar com mdf porque empena com facilidade, já pra não falar que depois temos que o pintar, a não ser que haja já pintado ( desconheço se há ou não). Optei por esta madeira porque, para além de a ter em abundância cá em casa, suporta bem o que eu lhe meter lá dentro de material, é muito resistente e, esteticamente, fica bem. Se se tiver um móvel do mesmo tipo de madeira, ainda melhor.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem fiz um assim para o meu plantado,mas a calha é um quadrado sendo assim tenho mais espaco,então dividi por uma madeira a parte dos balastros,para xupar o calor e meter frio,podendo assim n levar o calor para as partes da lampada! :new-bday:

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Black Dragon eu optei por não fazer a calha com as dimensões horizontais do aquário por 3 razões: Quero ter o aquário aberto, quero colocar apenas 3 lâmpadas que são mais que suficientes para a litragem e para as plantas que vou colocar e não quero uma coisa tão grande em cima do aquário. A calha tem apenas 15.5 cm de largura.

 

Em relação à calha que fizeste, as lâmpadas também libertam calor e não apena os balastros. Ao colocares uma separação entre os balastros e as lâmpadas também não te vês livre do calor dos balastros porque a madeira também aquece. Se só colocas as ventoínhas na parte do balastro estás a negligenciar as lâmpadas. Convém elas usufruírem também das ventoínhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens a calha vai ficar muito boa :) estas a contar com as ventoinhas para impedir a condensação ao pe das lampadas?

vou fazer uma calha do mesmo tipo mas vou usar uns suportes para as lampadas que ja trazem balastros electronicos incorporados. tenho receio que a humidade se acumule e possa danificar alguma coisa por isso estava a pensar, alem de usar ventoinhas, tapar a parte inferior da calha com um vidro de 2mm. como o aquario tambem vai ser aberto o vidro não deve prejudicar significativamente a luz mas justifica-se te-lo?tambem tenho receio que os peixes possam saltar e tocar nas lampadas :wink:

 

 

pedro

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

estive para colocar um tópico identico,

 

a principal diferença é que o topo seria em inox para fazer de reflector.

 

O problema depois é que são necessárias brocas muito boas e caras para fazer a furação

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu falo por mim que tenho o meu cubo aberto e a calha a menos de 1 cm da calha.

 

O meu aqua evapora na boa perto de 1 litro de agua 2 em 2 dias e sinceramente o calor gerado pela calha e o necessário para impedir qualquer condensação no interior da mesma :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens a calha vai ficar muito boa :? estas a contar com as ventoinhas para impedir a condensação ao pe das lampadas?

vou fazer uma calha do mesmo tipo mas vou usar uns suportes para as lampadas que ja trazem balastros electronicos incorporados. tenho receio que a humidade se acumule e possa danificar alguma coisa por isso estava a pensar, alem de usar ventoinhas, tapar a parte inferior da calha com um vidro de 2mm. como o aquario tambem vai ser aberto o vidro não deve prejudicar significativamente a luz mas justifica-se te-lo?tambem tenho receio que os peixes possam saltar e tocar nas lampadas  :D  

 

 

pedro

 

Thx dude. Acabei agora de lhe dar luz. :) As ventoínhas é mais para dissipar o calor que se faz dentro da calha. Elas estão apenas a retirar ar quente. As lâmpadas que vais usar são as de balastro integrado, daquelas do chinês? Também vou colocar uma separação entre a água e as lâmpadas, mas será acrílico por ser mais leve. É sempre bom teres algo entre as lâmpadas e a água, a não ser que a calha esteja bem levantada, o que não é o caso desta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O trabalho me parece muito bem feito!

 

Mas a esspessura da madeira nao esta excessiva? Nao vai ficar muito pesado?

 

Tem certeza que as ventoinhas sao necessarias? se vc utilizar as de micro vais ter que arrumar um conversor pra 12 volts tb.

 

Uma furacao lateral nao seria suficiente? Deixando os furos das ventoinhas sem nada tb daria o mesmo resultao e economizaria na eletricidade e no barulho nao?

 

To pensando em fazer uma luminaria igual a essa prum aquario de 160. antes de por mao a obra quero ainda ter certeza de como comecar!

 

Valeu.

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As ventoinhas vão funcionar as duas a extrair ar? Se sim, tens de fazer uns orifícios nas laterais da calha. Alternativamente as ventoinhas poderão funcionar uma a retirar outra a injectar ar dentro da calha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À tempos construi a iluminação para o meu aqua de 70 cm, mas com medo que o aqua não aguenta-se o peso, construi tambem uns pés na tampa.

Essa tampa não será muito pesada para por por cima do aqua?

 

De resto os meus parabens está muito bem conseguido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho uma quase igual no meu aqua de 150 cm com 2 lampadas, mas fiz as dimensões de maneira a que as 2 extremidades ficassem exactamente em cima das laterais do aqua( tem uma daquelas protecções plásticas á volta dos vidros), penso que assim distribui o peso

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora, pergunta de leigo, pode-se usar, em vez de contraplacado folhado, mdf? creio que o conjunto ficaria mais leve, mas já não sei da sua resistência á temperatura....

 

 

Podes, alias deves usar MDF hidrofugo, é um pouquinho mais caro, mas vale a pena... Ao contrario do afirmado acima, nunca tive empenos no MDF... e tenho algumas cenas muito perto de agua mesmo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

* hidrofobo de hidro (agua) + fobos (fobia, medo)

 

eu usei MDF normal na minha, ja tem 1 ano e continua porreirissima. Tem 142 W em 80cm só que apenas está a fazer o revestimento do reflector de aluminio, e devido á temperatura elevada e ás duas ventoinhas laterais nao existe grande humidade ali :evil:

 

Quanto ao barulho das ventoinhas devias comprar um transformador regulavel... de 1.5- 12V, tipicamente as ventoinhas funcionam a partir dos 3-4.5 e as rotações mais baixas (menor fluxo de ar) baixam o ruido a zero...

 

Quando ligares nao vais ficar com um espectaculo de luzes a piscar por cima da calha? é que uma ventoinha de 3000 rpm gira a 50Hz, e uma variação luminosa de 50Hz é perfeitamente detectavel pelo olho e incomodativa.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu já tenho transformador de 12v regulável, exactamente para as ventoínhas. Coloquei as ventoínhas para extraír o calor do interior da calha. Se calhar furos laterais serviam, mas como tinha cá em casa as ventoínhas sem uso, e juntando o útil ao agradável...

 

Apisto também pensei em metê-las alternadas mas como sei que ventoínhas a meter ar atambém metem pó que anda no ar, para evitar a calha ficar cheia de pó daqui a uns tempos, meto as duas a tirar ar. Não preciso de fazer furos extras, uma vez que a calha não é totalmente estanque, pelo que entra sempre ar.

 

O aquário aguenta bem o peso da calha, sem problemas. O vidro do aquário é de 6 mm, não é muito espesso, mas aguenta bem.

 

Não usei material reflector mas aconselho fortemente, até para aqueles que precisam de mais luz do que as próprias lâmpadas oferecem sem reflector. Tendo 3 lâmpadas acesas, não achei necessário colocar reflector, até porque as plantas não serão muito exigentes em relaão a isso. Por isso até coloquei interruptores para ter as 3 acesas, ou 2 acesas, ou apenas 1 acesa. Logo vejo o que me convém melhor.

 

Assim que a calha estiver quase pronta, ponho umas fotos. Faltam apenas os extras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parabens a calha vai ficar muito boa :arrow: estas a contar com as ventoinhas para impedir a condensação ao pe das lampadas?

vou fazer uma calha do mesmo tipo mas vou usar uns suportes para as lampadas que ja trazem balastros electronicos incorporados. tenho receio que a humidade se acumule e possa danificar alguma coisa por isso estava a pensar, alem de usar ventoinhas, tapar a parte inferior da calha com um vidro de 2mm. como o aquario tambem vai ser aberto o vidro não deve prejudicar significativamente a luz mas justifica-se te-lo?tambem tenho receio que os peixes possam saltar e tocar nas lampadas  :arrow:  

 

 

pedro

 

Thx dude. Acabei agora de lhe dar luz. :roll: As ventoínhas é mais para dissipar o calor que se faz dentro da calha. Elas estão apenas a retirar ar quente. As lâmpadas que vais usar são as de balastro integrado, daquelas do chinês? Também vou colocar uma separação entre a água e as lâmpadas, mas será acrílico por ser mais leve. É sempre bom teres algo entre as lâmpadas e a água, a não ser que a calha esteja bem levantada, o que não é o caso desta.

 

 

eu tambem pensei em acrilico mas com o tempo é capaz de ficar "queimado" e impedir a passagem da luz. ja fiz a minha, so falta o vidro. as dimensoes sao 130x25x15 e tem 144W(4x36) mas ainda nao sei se vou usar todas. sim comprei daquelas chinesas numa loja de iluminaçoes, eles tinham la uma daquelas a funcionar e o calor que libertava era pouco mais que o da lampada. falei com o meu pai, engenheiro mecanico de termodinamica, ele pos la a mao nas lampadas e disse que não se justificava a ventoinha. bastava apenas fazer uns furos no topo da caixa que o ar quente, por convecçao, escapa-se por ali.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que a lampadas teem diferentes rendimentos e tempos de vida a diferentes temperaturas. Se conseguires baixar a temperatura das lampadas para a ordem dos 25 graus tens aumentos de rendimento nas lampadas e no seu tempo de vida.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais