Mini Reef - 3 litros !!! (FOTOS 16-9-05)


Jpbp

Recommended Posts

Meus amigos vamos lá ver se nos entendemos de uma vez por todas.

 

Este tópico tornou-se enfadonho, de facto cheio de ataques, cheio de melindres (porque será! :D ), discute-se tudo menos o que interessa. Sou obrigado a concordar com o Vilar: parece mesmo que por aqui a malta não vai muito com mini aquários!!!

Em parte já previa. Mas podia não ter sido assim. Nem pensei que chegasse tão longe. Muita gente enfiou a carapuça. Muita gente a fazer muita confusão, a meter os pés pelas mãos, a tirar conclusões precipitadas.

Reacções descabidas no seguinte tom: "MENTIU, MATE-SE, ESFOLE-SE...ACABE-SE COM O MENTIROSO". Já estou como o outro: "NÃO HAVIA NEXEXIDADE" ;)

 

Vamos lá desfazer essas confusões que andam praí!

O fórum é uma troca de ideias. Apesar de na altura eu já ter um aqua de 3 l montado, a funcionar, quis saber a vossa opinião pois estava a pensar montar um igual para um amigo. OK, está certo, omiti que já tinha um aqua de 3 l. Ninguém mentiu, apenas quis saber o que se pensava no fórum de um projecto destes, e não me enganei muito. A maior parte das pessoas teve a reacção esperada:

1. Reacção da Profecia da Desgraça ="Não vai funcionar"... "condenado ao insucesso"..."aberração"... a também houve ironia, gozo e pseudo moralismos de representantes auto nomeados do "Sindicato dos Camarões" :D

Depois revelei que já tinha experimentado e tinha sido bem sucedido

2. Reacção da Confusão = "Fomos enganados"..."Mentiram-nos"... melindres e ataques :lol:

 

Algum dos pseudo moralistas já repatriou os seres vivos que vivem no aquário, no vosso ambiente fechado e artificial, para os respectivos ambientes naturais? Álgum de vós já se tornou vegetariano?

Havia necessidade desta trapalhada? É caso para dizer como os brasileiros: "OH CARA, PEGA LEVE!!" :P

 

 

Bem, neste momento já montei o segundo mini reef de 3 litros, praticamente igual ao primeiro e para já apresenta a mesma evolução positiva já descrita nas mensagens anteriores. Por isso é que eu acho que é mesmo muito simples equilibrar um sistema mini.

 

Aproveito para indicar um micro reef em forma de globo de vidro que encontrei na net:

http://www.nanoreef.it/amici_vasca/carmine.htm

reparem na escala do isqueiro junto ao globo

 

Apesar de tudo quero salientar algumas opiniões válidas, positivas, interessadas e construtivas, que não queria deixar de agradecer. ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 134
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá,

 

A minha pinião já foi dada - se funciona e estás contente com o resultado os meus sinceros parabéns (sem ironias)

 

Dou por terminada a minha participação nesta discussão após uma resposta minha, devidamente fundamentada em citações, ter sido apagada.

 

Não tenho conhecimento de ter existido alguma censura! Será que não houve um erro na colocação do post? De qualquer forma vou averiguar.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha opinião mantem-se e basicamente é:

 

"O facto de um peixe ou um ser vivo não morrer, não significa que esteja bem!"

 

Relembro o que disse no outro post: Um presidiário numa solitária não morre ao final do primeiro dia, dura ainda uns meses, pelo menos, mas com certeza não está bem!

 

O que eu questiono é porque dizem que teve sucesso! Como é que sabem que teve? Porque o pexe não morreu ao fim de um ano?

 

Ok, pronto!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens!!!

 

Ao contrario de algumas opinioes não me parece que os bichos estejam em sofrimento... Acho que podia colocar alguns parametros a que a agua ficou, era interessante para uns proximos possiveis futuros seguidores :) no qual me incluo :):arrow: :arrow:

 

Há quem questione porque dizem que teve sucesso, eu questionava é porque dizem que não teve... :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu questionava é porque dizem que não teve...

Porque o peixe no habitat natural não utiliza só 3 litros e em 3 litros está muitíssimo limitado? :)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então todos os aquarios do mundo são mais limitados que o seu ambiente natural... não podes ir por aí, senão até o Aqua do Luis Almeida é pequeno...

 

Penso que há questões que se podem por numa fase de "testes" ou experiencias pioneiras, agora se 4 meses depois o camarão não aparenta stress, come bem, o sistema está estável penso poder-se dizer que não há questão qual ao insucesso deste projecto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então o melhor é não teres aquarios... pois todos os habitantes de aquarios são infelizes, devido ao espaço limitado...

 

bahh não vou continuar a alimentar este tipo de discussões... queres discutir alguma coisa sem utilidade para topico passa a MP, Hugo RSF, eu não gostei da insinuação do teu ultimo post...

 

 

[EDIT]

 

 

então todos os aquarios do mundo são mais limitados que o seu ambiente natural
Mas só agora é que chegáste a essa conclusão? :twisted:

 

 

[/EDIT]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É pena , que continuem a gerar-se discussões como estas no forum, se mentir é feio, ser o dono da verdade absoluta depois de ler alguns volumes de S. Fossa e A. Nilsen etc., é tambem quanto a mim, repugnante.

 

O membro Jpbp, não procedeu correctamente na apresentação do seu projecto, deveria ter sido sincero, e revelado logo os resultados, ..............apesar de não ter sido a atitude mais correcta, compreendi perfeitamente os seus receios, a chuva de criticas teria sido de mandar qualquer um abaixo.

 

O mais engraçado, sobretudo para quem acabou de ler os posts, é que transparece a olhos vistos , que os ditos experts, depois de verem as suas previsões catastróficas contrariadas,bastante irritados, se entreteram a agredir verbalmente o réu,....sim porque já foi o julgamento, so falta mesmo ele cumprir a pena.

Tendo havido alguem que até disse neste forum não lhe respondia a mais nada caso ele não apresentasse as desculpas.

Ou seja a Hierarquia esta definida, se não te adaptas a nós, pomos-te fora......

 

Depois começou a treta dos direitos dos animais, ate foram buscar os touros, parecia mesmo um debate da SIC, daqueles mesmo sem nexo nehum, onde a unica coisa que se ganha com isso é o aumento da polèmica, do ódio, e o retrocesso para uma mentalidade civilizada em Portugal.

 

 

Coitadinho do camarão, BLA blablablablablabla

 

....que hipocrisia...................

 

mas quando comem um belo prato de gambas, com uma Imperial , gambas essas apanhadas por um arrastão que que matou milhares de tonaladas de seres vivos e danificou ecossistemas para que umas miseras toneladas de camarão fossem satisfazer o apetite de alguns, aí ja ninguem se queixa,...................já não convêm.

 

Desculpem o desabafo, mas tive uma visão do futuro em que entrava aqui no forum , é só havia meia dúzia de intelectuais, a falarem sozinhos, porque ninguem tinha ja paciência para os aturar.

 

há que saber viver e conviver

 

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ver se nos entendemos.

Afinal qual foi o motivo de montar o nano?

Segundo o seu autor passo a citar:

Penso que a grande desvantagem dos aquários de água salgada é a "trabalheira" que dão!

Vou montar um mini-reef que não vai dar trabalho nenhum.

É isso o trabalho, a canseira e a responsabilidade de gerir este pequeno mundo vivo que criamos.

Pelo menos é o que se entende.

No entanto tudo o que for vivo, dá, gera e espera trabalho, por exemplo ter filhos.

Não estou aqui para dar lições de moral, aliás elas não resultam, basta olhar para o mundo e percebe-se isso.

O que quero dizer de uma forma simples é: Quem anda por amor não cansa.

No further coment's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um amigo que dix...

 

"Comer Percebos??? isso é muito trabalho pouca carne..."

 

 

Tudo é uma balança de prós e contras, e estamos dispostos ou não a aceitar os contras para podermos ter alguns prós... o que quero dizer é... um salgado muito trabalho, se o trabalho ( e equipamento claro ) que der puder ser reduzido de alguma forma ( mesmo que isso custe litros ) então secalhar já estamos mais dispostos a aceitar alguns contras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Se olharem para o canto superior esquerdo deste post vêem que eu não escrevo aqui muitas vezes mas passo por cá e acompanho as discussões com interesse, quase todos os dias.

 

De facto a experiência do jpbp parece-me muito interessante e de extrema importância a sua partilha neste forum. Agora a forma como o assunto foi exposto é que suscitou alguma indignação e retirou alguma da seriedade que deve ser colocada em assuntos polémicos.

 

Se a coisa tivesse sido feita, não em tom de desafio mas sim em tom de partilha isto tornava-se mais credível. Já diz o velho ditado que "A mulher de César não basta que seja séria, tem que parecê-lo..."

 

Quanto aos nanos, os bonsais também são nanoárvores e toda a gente lhes acha graça...

 

Vai dando notícias da evolução dessa experiência.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa é um nano, outra é um penico... 3L para água salgada e deplorável! É como ter um cão fechado dentro de um quarto... ele vive, mas estará nas melhores condições? Eu sei que quando temos peixes num aquário não lhes damos condições de espaço iguais às do seu habitat, mas 3L é de facto pouquissimo!

 

Acho que não disse nada de novo, mas é sempre bom rearfirmar certas opiniões...

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu que tinha dito que já não participaria mais neste tópico vejo-me obrigado a tal, já que fizeram questão de o trazer de novo para a 1ª pagina.

 

Vou comentar as novas fotos,

 

particularmente gostei(mas gostei mesmo) de não ver o camarão!!!

 

Possivelmente já morreu!!!

 

Claro que não disseste nada pois, já não seria a primeira vez que omites informações para teres razão.

 

Como todas as opiniões contrárias dadas até agora aqui a este projecto, não valem nada, sugiro que mates mais um ou 2 camarões forçando-os a permanecer nesse teu tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não... "peixe_mario"... estás COMPLETAMENTE enganado !!! ... o camarão não morreu, ainda é o mesmo... apenas se esconde na rocha que entretanto acrescentei!!

 

Estou a ver que os profetas da desgraça continuam... É triste que desejassem que o bichinho já não estivesse lá, que morresse, só para terem razão!!!....

 

Reconheço que o aquário não está nada de especial em termos de beleza mas o que é um facto é que o sistema permanece perfeitamente equilibrado:

- 1 mini peppermint

- 2 "mini mini" eremitas

- 1 mini ofiuro

- 1 caracol

- 1 pé de caleurpa

- palythoas

- rocha viva

 

- água de reposição de cerca de 0,1 litros uma vez por semana

- TPAs de 0,3 litros de 15 em 15 dias

 

a foto não ficou muito bem mas consegui apanhar o bichito:

 

Pic_3108_20.jpg

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem comento as afirmações ditas acima...... Mas só digo que isto é um exemplo do que não se deve fazer :x:x:x

 

 

Para mim é um salto de vários metros para trás no mundo da aquariofilia, quer dizer uns pensam em grande e compram equipamentos para não terem trabalho de maior outros pensam o oposto....

 

Só uma coisa, TPA de 0,3 litros? Isso supostamente deveria fazer-nos pensar que essa "amostra" de aquário está porreira? Isso ciclou? Onde está a alga coralina? Doseia Kalk? O lysmata precisará certamente de cálcio para o seu exoesqueleto.......

 

Nem na pior casa de aquariofilia vi uma coisa assim!!

 

 

Over & Out

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Alguém tem ideia do que vai na cabeça de um camarão? :wink:

 

Como foi dito acima, um problema desta experiência foi a parte de comunicação. Mas não vou comentar a abordagem de ninguém, só o problema ético.

 

Eu sinceramente acho o problema ético aqui relativamente insignificante. E digo isto fazendo a comparação com tudo o que acontece aos animais. Passo-me dos carretos nas marisqueiras, com os animais a serem jogados pra dentro de água a ferver ou pior, colocados dentro de água fria que vai aquecendo. E quem sabe o que vai na "cabeça" de uma ameijoa? Dor é dor e a sua intensidade não depende muito de quem a sente.

 

De vez em quando faço mergulho e gosto de ficar numa pequena área conhecendo o pessoal (peixes e outros) que por lá andam. Vejo que uma boa parte dos animais acaba preferindo passar o tempo numa área muito pequena.

 

E não há nenhum peixe naqueles 3 litros de água. Pessoal, pensem nos pássaros nas gaiolas. Os budistas bem mandam soltar animais pra aliviar o karma.

 

Nunca tive nenhum camarão por isso não sei se são tão expressivos como os peixes na manifestação do seu bem-estar.

 

O que acontece com os peixes vermelhos e aconteceu com os peixes-palhaço a seguir ao Nemo, isso sim é gravíssimo, porque teve e tem um impacto brutal.

 

Agora aquilo até parece que se aguenta e talvez todos os seres que lá habitam, se se sentirem bem, nem queiram ir a outro lado.

 

O problema aqui pra mim passa por isto poder talvez desencadear muitas experiências falhadas. Mas infelizmente, quanto mais bonito e saudável um aquário, maior a probabilidade de instigar experiências falhadas até alcançar o sucesso, devido a ser muito apelativo.

 

Há muito orçamento familiar no país e por esse mundo fora que inclui a substituição dos peixinhos que morrem regularmente... porque é normal.

 

A maioria das pessoas experimenta. Quando as coisas correm mal, tenta saber porquê, com maior ou menor empenho e tenta de novo. Fez-me lembrar uma actriz brasileira (acho que se chama Regina Casé") que fazia reportagens de rua também... dizia ela: "com as coisas boas da vida nem toda a gente consegue aprender, agora com as ruins, não importa se você é burro, aprende mesmo". Por acaso não concordo muito :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

eu tenho um aquario em acrilico que era de um telemovel da otimus, e perfeitamente eremetido leva sensivelmente +/- 4 litros com 1 kg de rocha viva, um mini bomba ,luz propria e com tres caracois e tres anemonas.

so sei ke as anemonas estao lindas e monteio em 8de julho e até agora nada morreu e posso desfrotar de um mini-reef.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não percebo o que este projecto tem de inovador. Ainda a semana passada meti trinta camarões num recipiente que não tinha três litros de água mas meio litro de sumo de limão. E não usei qualquer equipamento, a não ser o fogão e uma pitada de sal. Ah...e a mayonaise no fim, claro está.

 

P.S. Apesar de tudo, os meus camarões tinham um ar mais satisfeito...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eu acho que se é saudavel e nunca foi feito e se alguém acha possivel faze-lo sem prejudicar nada nem niguém acho muito bem... Claro que até mesmo nas melhores condiçoes acontecem coisas más mas só por ser novidade ou algo diferente é tudo a agoirar...

Calma gente! cada um tem a sua opinião, é certo. Mas á que dar uma hipotese né? :twisted: Depois logo se ve...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.