Será aconselhável?


mr.p

Recommended Posts

Neste momento estou a fazer planos para a fauna a colocar no meu actual aquário, este tem uma capacidade de 96 litros brutos (80*30*40, comprimento*largura*altura) e é uma plantado, a minha pergunta é: será possível a colocação de alguns Loricarideos neste aquário. Era bem melhor um aquário apenas para esta família (que bem o merece) mas isso por enquanto é-me totalmente impossível.

Gostaria que referirem as espécies possíveis de ser mantidas (em boas condições, claro!) neste aquário.

 

Desde já o meu muito obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente os loricarideos gostam de agua em movimento e alimentacao a base de vegetais. uma ideia que tive era direcionar a saida de agua da bomba de forma a fazer uma correnteza, procure verificar as necessidades individuais das especies que pretendes adquirir. Sao peixes delicados.

Boa sorte!

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Adicionando ao que o ripusheet, já disse, tens de ter mais alguns factores em consideração.

 

Espécies de peixes que não cresçam muito. Dentro da família dos Loricarídeos, tens diversas Sub-Famílias (não sei se é isto, nunca estudei Biologia), tais como: Panaque, Ancistrus, Ancistrinae, Hypancistrus, Scobinancistrus, Baryancistrus, Peckoltia/Pekoltia (já vi das duas maneiras), etc...

 

Óbvio que não te podes guiar simplesmente pelas "Sub-Famílias", mas regra geral, todas as espécies pertencentes a uma Sub-Família, têm os mesmos requisitos, em termos de química/física da água, alimentação, tamanho, compatibilidade entre espécies, etc...

Quanto à água, desde que a mantenhas livre de doses altas de nitratos, nitritos e amónia, e consigas ter um pH ligeiramente ácido e durezas baixas, em princípio não deves ter nenhum problema com eles.

 

Quanto à alimentação. Tens desde peixes Omnívoros (a grande generalidade), carnívoros e vegetarianos/herbívoros. Mas antes de comprares qualquer peixe, aconselho-te que leias tudo o que houver disponível sobre esse peixe. Não vás tu comprar um peixe, e depois dás-lhe certo tipo de comida, e ele manda-te a ti comê-la 8)

 

Agora resta saber o que são para ti, "alguns Loricarídeos"? E como já disse, quais?

 

Por experiência própria, o Panaque Nigrolineatus é dos L's mais tímidos e menos agressivos que conheço. Se por ventura quiseres ter um, de certeza que se vai dar bem com os outros... o problema é que quase nunca o vais ver 8) Outro senão, o que faz muitas pessoas desistirem deste peixe à partida, é que podem atingir tamanhos de 50 cms... Sinceramente, não me preocupo muito com isso, primeiro, porque tamanhos desses, salvo erro, só se encontram na natureza; segundo, o Panaque é dos peixes que cresce mais devagar. Tenho um há cerca de ano e meio, e se cresceu 1 cm é com sorte...

 

Os Baryancistrus são também bons L's para quem está a começar, mas não te aconselhava a colocares mais do que um indivíduo, a não ser que tenhas muitos esconderijos (folhas de plantas não são esconderijos), tipo troncos, cascas de coco, pedras com buracos, etc...

Regra geral, quando começam a crescer, tornam-se territoriais. Um pouco do estilo: "não te metas comigo, que eu não me meto contigo". Não andam deliberadamente uns atrás dos outros.

 

Outra Sub-Família boa, que podes colocar, até alguns habitantes da mesma espécie, são os Hypancistrus. Estes animais, regra geral são pacíficos, e desde que cada um tenha o seu espacinho e a sua dose de comida, não precisas de te preocupar. Sem contar que estes peixes, geralmente, só crescem até aos 12-13 cms.

 

Os Ancistrus são também uma boa aposta. Nunca tive nenhum, mas pelo que sei, são muito pacíficos, além do mais, que são dos L's mais fáceis de reproduzir.

 

Quanto às outras Sub-Famílias (Pekoltia, Ancistrinae, Scobinancistrus, os Pterygoplichthys Gibbiceps), não te aconselho muito, pelo menos para te iniciares com eles. Ou são muito territoriais, ou crescem demasiado. Então se tu procuras é harmonia num aquário plantado, bem o podes esquecer com estes meninos :roll:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Quero só dizer, que o que eu escrevi é baseado em opiniões que li ou ouvi, ou por experiência própria. Não quer dizer que seja sempre assim. O factor mais importante, é o humor de cada peixe. Podemos até ter a sorte de nos calhar um peixe rotulado de "terror dos 7 mares", e no entanto ser pacífico que nem um anjinho...

Isto é já para evitar, que escrevam: "Ah! Eu tenho os peixes x e y e é treta o que vê escrito na net, pois eles dão-se lindamente..."

Cada caso é um caso... eu falo apenas nos casos gerais :D

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já o meu muito obrigado pelas respostas,

 

Outra Sub-Família boa, que podes colocar, até alguns habitantes da mesma espécie, são os Hypancistrus. Estes animais, regra geral são pacíficos, e desde que cada um tenha o seu espacinho e a sua dose de comida, não precisas de te preocupar. Sem contar que estes peixes, geralmente, só crescem até aos 12-13 cms.

 

Eu de facto já tinha "escolhido" o espécie que desejava manter, é ele

L-260 Hypancistrus sp. "Queen Arabesque", segundo o que diz não terei dificuldade em mantê-lo, mas a sua compra não é para breve portanto terei muito tempo para me informar devidamente. Penso que um, no máximo dois espécies destes no meu aquário já seria muito bom, aconselhará outra espécie para manter juntamente com o dito? (se bem duas espécies já pode ser um pouco apertado).

 

No que respeita a esconderijos (penso que são uma parte importante na sua manutenção, certo?) tinha pensado em 1/2 castas de coco e/ou uns tubos de PVC cortados ao meios (horizontalmente) e disfarçados junto aos troncos ou plantas, o que acha?

 

De novo o meu muito obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Antes de mais nada, podes-me tratar por tu. Regra geral, aqui no Fórum não se ligam muito a diferenças de idade.

 

Desde já, parabéns pela espécie que escolheste, pois trata-se de um peixe muito bonito.

 

Quanto a uma litragem dessas, creio que podes colocar cerca de 4-5 indivíduos. Agora não te esqueças é que os esconderijos são fundamentais, para não haver conflitos.

 

Quanto a outra espécie de peixes, das que eu já referi no outro tópico, podes colocar qualquer uma, desde que não ponhas muitos peixes. Os L's geralmente, são agressivos e territoriais apenas para indivíduos da mesma espécie e Sub-Família.

 

A minha opinião é, já que gostas tanto desse peixe, porque não comprares uns 4-5 indivíduos dessa espécie, e até tentares reproduzi-los. Tens um thread muito bom, de um colega aqui do fórum (Jacinto Silva) que reproduziu Hypancistrus Zebra. Pelo que sei, as técnicas para reproduzir as Queen Arabesque (e todos os outros Hypancistrus, em geral) são idênticas às dos Zebras. Aqui tens o tópico:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=19573

 

Quanto às tocas para os peixes. A Queen Arabesque que eu tenho, "mora" dentro de um coco, e tem como companheiro um Panaque Nigrolineatus (dão-se bem). Mas se por ventura quiseres reproduzir os peixes, há tocas mais aconselháveis a isso. Podes ver isso com mais pormenor no tópico do Jacinto Silva.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado de novo, possivelmente vou seguir a tua dica.

Como o aquário ainda está meio em fase de projecto, talvez a colocação desta espécie como “principal” (se é que se possa fazer esta distinção) e a reprodução ou mais fiel possível do biótopo amazónico, (se bem que com muitas plantas) seja a coisa mais acertada a fazer. Agora será acertado manter essa espécie sozinha, num género de mono-especie, ou posso colocar outros peixes? (tenho particular interesse em Tetras Cardinais e Apistogrammas) O único problema é o tamanho do aquário.

 

Quanto ao link, acompanhei (se bem que na "sombra") e é de facto muito bom. Irei com certeza tentar a reprodução, mas com calma. Irei primeiro de tudo informar-me muito bem da espécie, do biótopo, e planear bem o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

Agora será acertado manter essa espécie sozinha, num género de mono-especie, ou posso colocar outros peixes? (tenho particular interesse em Tetras Cardinais e Apistogrammas) O único problema é o tamanho do aquário.

Pois... aí é que a porca torce o rabo :arrow: Tanto quanto sei, devem-se manter os peixes (com intuíto de reproduzir) num aquário só para eles. Mas como a gente também sabe, eles nos rios sul-americanos, também não estão sozinhos. No entanto, felizmente para nós, ainda nascem L's nesses mesmos rios.

Eu creio que colocares uns Cardinais, não deve influenciar os Queen Arabesque, mas também tens que tomar atenção, que é necessário a modificação, um pouco drástica, de muitos parâmetros do aquário, de modo a simulares uma estação de chuva. Os Tetras e outros peixes que possas vir a colocar, poderão ressentir-se.

 

Em relação aos Apistogrammas, não te posso dizer nada, pois é peixe que nunca "conheci". Não sei se são agressivos, se tentam invadir as tocas dos L's, se são resistentes...

 

Com o intuíto de reproduzir as Queen Arabesque, acho que devias apostar num aquário dedicado exclusivamente a eles. Mas se não for esse o teu interesse primário, podes colocar os Cardinais (pelo menos), que os Queen Arabesque não lhe fazem mal nenhum.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de complementar o que o amigo disse em relacao a reproducao e outros companheiros(peixes) no mesmo aquario.

Nesse ponto acho muito desaconselhavel outras especies.

Quem quer reproduzir nao vai querer competicao, por mais que se tente o aquario nunca vai ser como o rio e o criador nao vai querer ser o perdedor nas leis da natureza.

 

O cardinais e os apistogramas sao reais ladroes de ovos e vc nao vai querer perder os seus!!! Sem levar em consideracao o stress que outros peixes poe, somado ao stress da reproducao e da vida no aquario.

Obviamente nao e impossivel acontecer, mas um pouco de sossego muito ajuda aos pais!!

Boa sorte!

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Segundo os vossos conselhos vou ponderar a criação de um aquário apenas com os

L-260. Não que o meu intuito seja a criação a curto prazo, mas depois de criado um “ecossistema” estável, será esse o meu objectivo. O aquário que tenho actualmente disponível tem 96 litros brutos, como referir anteriormente, mas talvez consiga convencer a minha mãe a utilizar um aquário um pouco maior de cerca de 120 litros brutos (120*30*40) vamos ver é se tenho espaço no quarto. Caso consiga este aquário um pouco maior, que população aconselham? Estava a pensar em 5/6 L-260. O que acham?

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

joguei fora ontem um aqua de 120x40x60, realmente nao tinha onde por e a patroa tava no maior escandalo por causa do novo. hehehe

 

E um excelente tamanho facil de montar ou barato pra comprar!

Cabe quase tudo quanto e peixe de agua doce e dependendo do filtro dura a vida toda! Este durou 5 anos e eu so completei agua!

 

Nunca troquei agua de aquario

 

O filtro sempre fez tudo!!!

 

Sempre compre o melhor filtro que o dinheiro pode pagar!!

 

boa sorte!

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

topico interessante, gostaria apenas de referir 2pontos:

 

Ripusheet:

 

Nunca mudar a agua é um erro brutal, por 2 razoes:

1-A não ser que invistas em resinas anti-nitratos e anti- fosfatos, este atingem valores altissiomos( inda mais em 5anos), que podem até n~~ao matar os peixes, porem influenciam no crescimento, ou seja os peixes crescem parcamente, ou nunca atingem a sua plenitude de desenvolvimento.

 

2-A escasses de elementos trace e toda uma séria de minerais que o sistema vai consumindo, so piora o cenário, aí então é que ( amenos que sejam repostos) o crescimento para.

 

E por ultimo, ha toda uma série de substancias que se vão acumulando e que não são mensuráveis que contribuem para a insalubridade do sistema, porque o aquario não se resume só ao ciclo do azoto. Resumindo:não são condições que se gabem, e muito menos de manter peixes, porque eu tambem tenho um seco-humido 2229, e um 2213 numa aquario de 350 litros e não dispenso a excelencia da qualidade da agua.

 

Ivanpanz:

Tenho que discordar em relação ao que foi dito em relação aos panaques:

Não sei se tiveste a opurtunidade de ver um tópico do meu irmão( Zeka) na secção de fotos, intitulado (meus L´s).

 

Em conjunto temos 2 panaques: o normal e o melancia e devo referir que em aguas de boa qualidade e quando bem aclimatados, os peixes são dos mais activos. Estão sempre a comer durante o dia, inclusivé ouvem-se raspar os vidros e tudo, e crescem muito bem, posso dizer-t que o panaque normal ha coisa de 6 meses tinha uns meros 67cm, e agora ronda os 20.

O crescimento fala por si só.

 

Se o teu não cresce ( consequencia da timidez) é porque:

Não se aliementa bem - os ca de casa comem batatas , couves e spirulina em pastilhas)

 

A decoração é muito elaborada, o que promove a timidez.

 

Quando o adquireste ainda que pequeno ja era adulto , consequencia de passar muito tempo no importador( má nutrição e más condiçoes por muito tempo) nestes casos repare-se sempre ao adquirilos:

 

Olho pequeno, barriga gorda, extrovertido no aquario e mais importante:

a cauda é quase toda branca num peixe jovem ainda que este tenha 10cm, logo um de 6cm que ja tenha pouca porção de branco ou nada mesmo é um peixe adulto- que a partida ja não crescerá mais. Infelizmente é o que mais se vê por ai....abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok eu tenho que me detalhar:

Realmente o filtro faz tudo, e realmente pra fazer ele tem que ser bem equipado.

 

O aquario tem mais de 250 litros liquidos, isto e, o filtro e externo, possui uma camada de areia de aprox 5 cm de espessura. uns troncos aqui e ali, dando espaco pra peixada passear.

o filtro e composto: As medidas 14 largura x 60 altura x 40 comprimento.

 

no primeiro nivel o perlon que por aqui se chama acrilon e no passado la de vidro, mas usei as esponjas comerciais da eheim por um tempo.

Na camada inferior carvao ativado e logo abaixo as tais resinas, que realmente fazem milagres. Tudo isso ocupa uns 15 cm iniciais do filtro.

Abaixo coloquei ceramicas pequenas (uns 10 cm) e depois ate uns 8cm antes do fundo as ceramicas tubulares (rosquinhas), deixando um espaco de 8 cm pra que a bomba (Atman 3000L) nao fique exposta a seco. A mangueira de saida leva toda a agua pro extremo oposto do aquario.

Comida dou de tudo, mas a base foi de TETRA DOROMARIN que apesar de ser pra peixes de mar e excelente pros meus peixes de agua doce.

 

Este mes tive que passar os coitados dos peixes prum aquario maior pois infelizmente eles nao cresceram percamente e sim dilataram e ja estavam apertadinhos uns com os outros!

realmente agora eles receberam agua nova pois a do velho joguei fora, nao tinha o que fazer com ela :)

 

Elementos tracos vem com a alimentacao natural tipo carnes e insetos, nao vejo necessidade de repor artificialmente.

 

Os ingredientes da filtragem sim, estes tem que ser revitalizados ou trocados periodicamente, tipo 4 em 4 meses, vejo pelo estado da agua que vai ganhando uma tonalidade amarelada.

 

Os peixes infelizes sao:

uma Botia macracanta, uma himenophysa, uma que nao achei a descricao dela em lugar algum mas ainda nao desisti, 5 Balantiocheilus melanopterus, 4 synodontis sendo 2 com mais de 10 cm, 1 gyrinocheilus, 1 Agamyxis e a principal causa do upgrade 2 pangassius cada um com mais de 20 cm.

 

Acho que o grande segredo e o fluxo da agua, quem para de nadar a correnteza leva...

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais