Recommended Posts

Um frigorífico normal congela perfeitamente a água do mar... A questão é até que ponto isso será util...

 

Em termos de TPA, a menos que o sistema seja muito pequeno, ou se tenha um talho (com a respectiva câmara fria) não será significativo.

 

Congelar e manter congelados 50 L de água ou mais não é muito simples para o comum mortal.

 

Cumps

 

PS: no entanto é uma boa solução LoTech para arrefecer o aquário.

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que tanto a congelação como o aquecimento provocam reacções químicas irreversiveis em certas moléculas o que poderá alterar as propriedades da dita água!

 

Em termos de vida (microscopica), poderemos pensar que quase toda ela se extinguirá e alguma (esporos ou organismos termo-resistentes) aguentar-se-ão. Ora claro, poderá levar a desequilbrios biológicos.

 

Na prática acho mesmo melhor ter um deposito de água sem fazer a dita passar por extremos deste tipo.

 

Ver aqui num tópico anterior( :) aaaaiii essa pesquisa!!!!)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26825

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há pelo menos uma autoridade deste fórum que já usou água com 6 meses por isso dá para passar o inverno. Mesmo para mim que faço mudas frequentes (uma por semana) embora de pequena monta (10litros) uma solução que passasse por congelação obrigava-me a guardar a água numa valente câmara frigorífica...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma alternativa seria montar um filtro UV, e telo permanentemente a actuar sobre a água armazenada...

 

A água poderia ser conservada indefinidamente à temperatura ambiente, graças a uma esterilização permanente, mas poderia haver problemas...

 

- Todos os microorganismos seriam destruidos, perdendo-se uma das vantagens da água natural. (apesar de, sendo a água armazenada em ausência de luz, isto poder ser uma vantagem)

 

- Haveria acumulação de ozono e outras espécies reactivas de oxigénio na água, forçando um arejamento antes da TPA

 

- POderiam formar-se toda a espécie de compostos estranhos, por aumento da reactividade da matéria orgânica.

 

Não sei se já alguém fez experiências com este tipo de método de conservação. Tendo em conta que existem companheiros que mantêm UVs a tempo inteiro nos seus sistemas (sem problemas), isto pode não ser relevante.

 

Opiniões?

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma alternativa seria montar um filtro UV, e telo permanentemente a actuar sobre a água armazenada...  

Neste caso, qual a vantagem de usar água natural? :roll:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo,

 

Nesse caso só via uma vantagem. Não ter que comprar sal nem fazer muita água de osmose, embora se tivesse que fazer alguma uma vez que as densidades são diferentes. (Mas é claro que tu sabes isto :roll::cry: :D )

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais