Rui Vasco Posted July 20, 2005 Share Posted July 20, 2005 Boas Tenho andado a fazer uns acrescentos numa calha (a ver se faço asneiras ) e acrescentei uma HQI de 150w. Coloquei o balastro, o ignito e os suportes R7s. A montagem até está bem feita, pois já dá luz, o que eu fiquei surpreendido foi com o barulho que o balastro faz. Parece um zumbido de abelha. Pensei que fosse a vibração do balastro na calha e por isso coloquei anilhas de borracha por cima e por baixo de todos os parafusos e na base da peça, mas o barulho continuou. Perguntei ao dono da loja se era normal e ele disse-me não deveria ser mas acaba por ser normal devido à qualidade de fabrico, umas fazem mais que outras. Pergunto eu... todos vocês que têm calhas HQI's também ouvem um zumbido da calha ou é mais silenciosa, é que com este barulho que esta faz eu oiço em toda a casa, torna-se insuportável. Se alguém tiver alguma solução para o caso agradecia a ajuda um abraço Rui Vasco Link to comment Share on other sites More sharing options...
Hugo RSF Posted July 20, 2005 Share Posted July 20, 2005 Pergunto eu... todos vocês que têm calhas HQI's também ouvem um zumbido da calha ou é mais silenciosa, é que com este barulho que esta faz eu oiço em toda a casa, torna-se insuportável. Se estiveres a falar de balastros analógicos (convencionais), sim faz um sumbido, os electrónicos não. Mas também não é assim um zumbido tão forte capaz de se ouvir em toda a casa... é um... zumbido P.S.:Só um conselho: O facto de ligares a tomada e as lampadas darem luz, não quer dizer que esteja tudo bem montado, sobretudo em HQI's... Está decidido: 200 x 100 x 65!!! Link to comment Share on other sites More sharing options...
octopus Posted July 20, 2005 Share Posted July 20, 2005 Boas, Rui, Subscrevo o que disse o Hugo na totalidade. Só tenho a acrescentar mais um pormenor: tens balastro, ignitor e suportes da lâmpada, mas falta-te o condensador que além de te poupar energia no arranque, por controlar o pico de arranque, também te poupa no tempo de vida útil do restante material. Se quiseres, posso arranjar-te um Abraço, Paulo Link to comment Share on other sites More sharing options...
senna Posted July 21, 2005 Share Posted July 21, 2005 daquilo que ja vi parece-me é que a reactancia é de fraca qualidade. aceita a proposta do octopus e instala o condensador. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Vasco Posted July 21, 2005 Author Share Posted July 21, 2005 Obrigado a todos pelas dicas e pela tua disponibilidade octopus. Falei com um primo meu e ele coloca-me ocondensador. Já agora fica aqui mais um pedido, será que é possívell dizerem-me as marcas das vossas reactâncias para poder tirar a conclusão se há muitas marcas diferentes ou se normalmente é sempre a mesma a ser utilizada nas calhas e assim ver se na loja há essas marcas para poder trocar a minha. Link to comment Share on other sites More sharing options...
senna Posted July 21, 2005 Share Posted July 21, 2005 compra desta marca é do melhor!!!! Vosslow-Schwabe Link to comment Share on other sites More sharing options...
octopus Posted July 21, 2005 Share Posted July 21, 2005 Boas, Exactamente, Senna, é justamente a marca da minha. Abraço, Paulo Link to comment Share on other sites More sharing options...
octopus Posted July 21, 2005 Share Posted July 21, 2005 Boas, pessoal, Rui, tal como a reactância, os condensadores que tenho também são Vossloh Schwabe, no meu caso os Z 400 M ref. nº 147707 que dá para sistemas de 70 até 400 W. Tenho um que te posso dispensar. Quando acabar de montar o meu novo Reef se me quiseres oferecer 1 ou 2 mudas de algum coral aceito. Se não quiseres, podes levar o condensador na mesma. Eu ofereço-to. . Tens é de vir buscá-lo à zona do Restelo ou Belém, tenho o carro na oficina e via demorar a estar pronto. Ah !!..... O condensador é novo a estrear. Diz qualquer coisa se estiveres interessado. Abraço, Paulo Link to comment Share on other sites More sharing options...
octopus Posted July 21, 2005 Share Posted July 21, 2005 Peço desculpa Rui, As caracteristicas e a referência que pus no post anterior, são do ignitor. Amanhã doute as do condensador. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Vasco Posted July 21, 2005 Author Share Posted July 21, 2005 Desde já uma palavra de apreço para todos os que têm atitudes como a do octopus, cada vez admiro mais a camaradagem que existe dentro deste forum. Só assim é que podemos evoluir. Agradeço-te imenso octopus , mas fica prometido que quando tiver ou arranjar mudas vou-me lembrar de ti, é que ainda não me iniciei tenho estado a acompanhar o meu vizinho e tenho andado a apaixonar-me cada vez mais. Mas como comprei agora casa nova vou ter que adiar um pouquito os mes planos para começar. Mas não vou desanimar vou aproveitando para me instruir . Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Vasco Posted July 22, 2005 Author Share Posted July 22, 2005 Hoje fui confirmar a marca da reactância e é da mesma marca das vossas tou a ver que é tudo feito no mesmo. Acho que vou reclamar a peça . Link to comment Share on other sites More sharing options...
octopus Posted July 24, 2005 Share Posted July 24, 2005 Boas, pessoal, Rui, a marca do condensador é: ESTA MKP - kondensator. Quando quiseres vir buscar é só dizeres. O meu contacto é 961236014. Abraço, Paulo Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts