Clarki "serial killer" !?


mikie_aqua

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Após dissipar muitas dúvidas que tinha sobre os salgados aqui no forum, lancei-me à cerca de 3 meses num nano de 54 litros brutos. :lol:

 

À um mês comprei dois clarki ainda jovens.

No dia a seguir a tê-los colocado no aqua o mais pequeno apareceu morto. :lol: Pensei que não tivesse feito bem a aclimatização, no entanto à 4 dias comprei um parasema e um lysmata amboinensis, mudei a posição das rochas para serem redefinidos territórios e o resultado foi que o clarki não parou de perceguir os novos companheiros.

O lysmata acabou por morrer ( vi o clarki a tentar matá-lo mas não fui a tempo de o salvar! :lol: ). De momento tenho o clarki num pequeno aqua pq ele não parava de perseguir o parasema. :wink:

Alguem conhece alguma forma de controlar o "comportamento" do clarki?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPS! Pois... :wink:

Obrigado pela dica Hugo.

Na verdade nunca tinha visto nenhuma restrição em relação ao tamanho do aqua em relação aos clarki. :lol:

Já agora, tenho no Cacém um aqua vazio com as seguintes dimensões:

100cm x 30cm x 40cm

Será suficiente para o clarki, é que além do parasema gostava de ter invertebrados para a limpeza e + 2 ou 3 peixes pequenos ainda a decidir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim, não há nenhuma regra em termos de peixes Vs aquário.

 

Há opiniões dos entendidos e pessoas que mantêm peixes há mais tempo que nós vivemos.

 

Eu considero esse aquário pequeno para um clarki, muito mais para 2, muito mais então para 2 e mais outra donzela. O clarki é das donzelas mais agressivas

 

Já no de 100cm, me parece coisa diferente. acho que aí o clarki já se sentirá bem e depois de "arranjar poiso" não deve chatear muito o resto dos habitantes. Contudo tb não podes ter muitos mais peixes em 100cm com o clarki e outra conzela...

 

Mas isto é o que eu penso. Para teres um ideia eu tenho 6 peixes pequenos e 2 médios em 500L... Há quem tenha o dobro em metade do espaço, por exemplo...

 

Como referi não é nada impírico ou efectivo. A diferença é que alguns preferem ficar com a certeza se mais um peixe no aquário dá ou não (e por vezes a resposta não é bem vinda), e outros, como eu, preferem permanecer na dúvida... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Hugo muito obrigado pela explicação.

 

No final do mês vou trazer o aqua de 100cm. :lol:

 

Parece q ja me estou a ver daqui a uns valentes anos no forum a dizer a um caloiro nisto da aquariofilia a dizer:

"Quando me iniciei nisto dos salgados tive o mesmo problema que tu e ja na altura me deram a sugestão de arranjar um aqua maior" :lol:

 

Enfim... talvez um caso de "dejá vu" ao contrário :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não for estar a chatear muito, onde posso comprar aragonite e macro-algas p o aqua na zona de Lisboa ( de preferência a preços razoáveis :lol: )?

É q aqui no Algarve só conheço uma loja que se possa chamar de aquariofilia, e estão um bocado fracos no que respeita a invertebrados, algas e corais :) Quanto a Lisboa, não conheço nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais