Tpa's com água da torneira


Recommended Posts

Estou a pensar em começar a usar água da torneira em vez da do furo cá de casa (longa história n vale a pena contar).

 

Não sei nada sobre que precauções tomar quando se usa água da companhia, estava a pensar em deitar-lhe o produto anti cloro e deixa-la a repousar umas 24h andes de a meter no aqua, será que chega?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

perfeitamente.

 

Ao deitar a agua para o balde (por exemplo) experimenta deitar com um jacto de pressão.

 

Desta maneira grande parte do cloro vai logo à vida e nem precisas de usar nada... sempre fiz assim e nunca tive nenhum problema

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi relatos de quem não faz qualquer tipo de tratamento à água da torneira, que a coloca assim mesmo no aquário e não têm qualquer tipo de problemas.

 

Eu normalmente, ou repouso a água 24h para evaporação do cloro, ou utilizo um acondicionador. Tenho ainda algum cuidado em adicionar a água mais ou menos à mesma temperatura, mas esta precaução á mais para quando tenho alevins (mais sensíveis) ou no inverno, em que a diferença de temperatura é mais acentuada.

 

Fica bem :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da quantidade mudada e dos peixes em causa. 10 a 20% pode ser directo na maior parte dos casos.

 

Eu na primeira experiência faria uma muda mais pequena e só depois de ver os resultados arriscaria chegar ao volume habitual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu ligo a mangueira directamente ao aquario quando faço TPA (Aqua de 240l, mudo pelo menos 45l todas as semanas) só adiciono Nutrafin AquaPlus após enchimento do aqua.

 

Já o faço desde Dezembro passado e nunca tive uma baixa. E tenho o aqua bastante lotado

 

Cumprimentos

Labeo

"Quem pode, pode. Quem não pode vê os outros a poder"- Fitágoras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

este acho que é o emu 1º tópico, tenho lido muito e este assunto intriga-me um pouco, pois eu não posso por agua da torneira no meu aqua devido aos valores elevados de dgH, aproximadamente 30º dgH e PH de aproximadamete 7,5, valor este que aumenta dentro do aqua.

 

deste modo deixo aqui uma pergunta (para quem faz tpa com agua da torneira) que é quais os vossos valores de PH e dgH?

 

Só para comparação :arrow:

 

Cumprimentos

TZSilva

 

 

Editei só para dizer que estou a usar uma agua de fonte, com PH=6.5 (no aqua passa a 7.5) e dgH=5º

Um Abraço.

TZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Varia de zona para zona do país.

 

Aqui em condeixa onde a água é muito calcarea os valores normais rondam ph 8 e dkh 14 a 16.

Dgh acho q nunca medi.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha zona (Queluz) o PH da minha água é 7.5.

Eu para TPA faço o seguinte:

Encho um garrafão de 5 litros de água com água da torneira e depois coloco 2,5/3ml de Aquasafe para acabar com o cloro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinta do Conde - Setúbal

pH 7,5

 

smaug, toma atenção, porque se estás a por agua (da fonte) a 6,5, e ela te passa a 7,5, certemente é porque tens qualquer coisa no aqua que faz levantar o pH dessa maneira, por exemplo, uma pedra calcaria...ou o areão....

se os peixes que tens se derem melhor com aguas mais acidas, sempre podes tentar carbonatá-las, com um diy de co2, que o pH baixa.

 

por ultimo tambem faço trocas directas nos 2 aquas (tpa's de 110lts e 60 lts, respectivamente para aqua de 460 e 240 lts) e no final ponho aquasafe...outro truque que utilizo é deitar a agua á pressão máxima da mangueira para dentro de um baldito de praia, dentro do aqua...assim boa parte do cloro evapora logo... e não dou cabo do layout, claro...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

smaug, toma atenção, porque se estás a por agua (da fonte) a 6,5, e ela te passa a 7,5, certemente é porque tens qualquer coisa no aqua que faz levantar o pH dessa maneira, por exemplo, uma pedra calcaria...ou o areão....

Só um reparo. Para o pH subir dessa maneira, não significa que haja, obrigatoriamente, pedras/areão calcário no aquário/filtro.

Se a alteração for rápida, até aposto que é o CO2 que se escapa. Ou seja, a água que sai da fonte tem CO2 dissolvido, e ao colocares essa água a circular (no aquário) esse CO2 vai-se escapar, e o pH aumenta.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O facto de o ph subir cerca de um valor tem quase de certeza a ver com o areao, pois sobe para este valor e estabiliza e os peixinhos nem se queixam :lol:

 

O meu problema é mesmo a dureza da agua canalizada, pois é muiiiiito dura, qualquer dia até deve sair da torneira as pedrinhas... :lol::lol: e sai mesmo!!! eh eh eh

 

Agora um pouco mais a sério, o que me aconselham para amolecer um pouco mais a agua?

Um Abraço.

TZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

O facto de o ph subir cerca de um valor tem quase de certeza a ver com o areao, pois sobe para este valor e estabiliza e os peixinhos nem se queixam Laughing

Eu estava a responder ao F.Vicente... que por sua vez estava a responder ao Smaug... :lol: Mas pelos vistos ele enganou-se no nome... penso eu...

Agora falando no teu caso, óbvio que tens algo em contacto com a tua água que faz aumentar a dureza dessa maneira. O mais provável é ser uma rocha/areão calcário qualquer...

 

Agora um pouco mais a sério, o que me aconselham para amolecer um pouco mais a agua?

Se estás a usar uma água cujo dGH é 5º, então acho que tens é de ver o que está a endurecer a água. Se não queres que o GH suba tanto, trata de tirar isso de dentro de água :lol:Simple as that

 

Editei só para dizer que estou a usar uma agua de fonte, com PH=6.5 (no aqua passa a 7.5) e dgH=5º
O meu problema é mesmo a dureza da agua canalizada, pois é muiiiiito dura, qualquer dia até deve sair da torneira as pedrinhas... Laughing Laughing e sai mesmo!!! é (palavra corrigida) é (palavra corrigida) é (palavra corrigida)

Afinal que água é que estás a usar? :lol: Já não estou a perceber...

Se queres água mole, usa da fonte, com o cuidado de não teres nada que suba as durezas dentro do aquário.

Se quiseres água dura, usa a da canalização...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quinta da Piedade PH: 8,4

 

Alguem já teve a ideia de colocar uma listagem de PH's das diferentes cidades de Portugal ?

 

Cumprimentos

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

antes de mais uma rectificação, no outro post, quando me dirigi a smaug, queria dizer tzsilva, obviamente :lol: ...fui levado em erro por o smaug ter sido o autor deste thread..não é importante, eu sei, mas aqui fica o reparo.

 

:lol: bem, aqui não tenho a certeza, mas mais uma vez creio que se voltares a carbonatar a agua, a par de baixar o pH, a dureza tambem vai baixar, mas melhores conselhos se ouvirão...

 

(só estou a insistir no co2 porque, tendo o aqua plantado, e a agua de rede um pouco básica e dura, junto o util ao agradavel, e os peixes têm agradecido não levarem com quimicos em cima...)

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez.

 

bem, aqui não tenho a certeza, mas mais uma vez creio que se voltares a carbonatar a agua, a par de baixar o pH, a dureza tambem vai baixar, mas melhores conselhos se ouvirão...

Aqui tenho de discodar de ti F.Vicente. Tudo bem que o TZSilva não nos forneceu o valor do KH, mas pelo pH e o GH, julgo eu, ser igualmente alto.

O problema prende-se com o facto de, ao teres uma água já com muito carbonatada (bicarbonatos e carbonatos), é muito difícil o CO2 transformar-se em ácido carbónico e dissociar-se, dando o ião bicarbonato e, consequentemente, baixar o pH.

 

CO2 + H2O -> H2CO3 -> H(+) + HCO3(-)

 

Ou seja, se o KH for grande (muitos Bicarbonatos/Carbonatos na água), mais difícil é de se dar esta reacção. Por isso, injectar CO2 numa água com KH alto é o mesmo que fazer bolhinhas. Só estamos a aumentar a concentração de CO2 na água, baixar o pH não...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu meto a água directamente, sem acondicionadores. Os acondicionadores não servem somente para eliminar o cloro, porque o cloro é um gás e como tal evapora-se. Existem outros elementos que a água trás que não deverão ser benéficos para os peixes que os acondicionadores eliminam. A malta quando fala fala sempre do cloro, mas penso que isso é o menos preocupante...

 

:shock:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá estou eu de novo e desta vez vou tentar ser mais explicito :D

 

Neste momento estou a usar água de fonte com PH de 6,5 e dGh de 5º (ainda não comprei o teste de Kh)

 

Esta água depois de estar no aqua sobe somente o PH para 7,5, o que acho normal pois tenho uma boa quantidade de areão e a subida de PH não é problematica para os peixes que se dão as mil maravilhas com água nestas condições.

 

Acontece que a água canalizada da minha localidade é muito, mas mesmo muito dura, cerca de 30º dGH e a fonte onde costumo ir buscar a água esta a ficar "seca", logo tenho de encontrar uma solução viavel para arranjar água própria para o aqua e a da torneira não dá (confirmado pelos peixinhos e da pior forma..... mortes confirmadas :lol: )

 

Resumindo:

Que posso fazer para colocar a agua da torneira com valores próprios para por no aqua, visto estes não serem os indicados.... estou aberto a sugestões.

 

Penso que desta vez me expliquei melhor.

Um Abraço.

TZ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Que posso fazer para colocar a agua da torneira com valores próprios para por no aqua, visto estes não serem os indicados.... estou aberto a sugestões.

Ou fazes o que o Oinq disse, ou tens de arranjar outra água não tão dura.

Não sei, mas um aparelho de osmose é capaz de te safar...

Em todo o caso, se usares alguma destas águas, aconselho-te a que nunca as uses directamente. Tipo duas partes de água destilada/OR com uma de água da torneira, ou então vais experimentando até conseguires uma água dentro dos parâmetros que desejares...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.