NaCl ????


Visitante

Recommended Posts

Olá !

Alguém poderia me informar qual a concentração de cloreto de sodio dissolvida no Lago Malawi ?

Só encontrei as concentrações da "molecula dissociada":

Sódio- Na : aproximadamente 21,0 mg/l

Cloreto Cl : aproximadamente 3,57 a 4,3 mg/l

 

Obrigado por qq informação.

Ubiratã Braga

POA - RS - Brasil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Brotas :D

Faço parte do CMCA, porém aquela fórmula lá descrita deve ser reestruturada, pois as quantidades especificadas são insuficientes para atingir os parâmetros de Ph, Dh e Gh do Lagos Africanos, Malawi mais precisamente.

Fico grato por tua atenção :wink:

Abração.

Ubiratã Braga.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Zé !!! :P Oi demais integrantes do Fórum

Sim, o NaCl será usado junto com outros sais logo abaixo descritos com o propósito de incrementar a dureza permanente - gH.

Fiz o seguinte:

Comprei os seguintes sais (todos P.A – 1 Kg com exceção do KL - 100g)

 

Bicarbonato de sódio – NaHCO3 – mandei fraciona-lo em partes de 1 grama.

Sulfato de Magnésio – MgSO4 – em porções de 0,5g.

Cloreto de sódio – NaCl - em porções de 5 gramas

Cloreto de potássio – KCl – porções de 0,5 g.

Iodeto de potássio – KL – porções de 0,01 g.

Sei que ainda faltaria um componente que contenha Cálcio, mas ainda estou pesquisando um que possa ser diluido 100%, visto que, os carbonatos tem aquele problema que tu conhece muito bem, talvez use bicarbonato ou sulfato de cálcio.

 

Agora a razão de minha postagem em relação a concentração de NaCl presente no Malawi.

Como a dureza geral pode ser alcançada utilizando magnésio, sódio e potássio em diversos tipos de combinação, ou até mesmo através de apenas um destes componetes.

Pensei :) ja que o NaCl, além de incrementar o Gh, também é usado como tratamento para algumas doenças, porque não usa-lo como elemento principal dissolvido na sua quantidade máxima sem comprometer a água e a saúde dos peixes, e depois complementar com magnésio e potássio. (sei que iodo é um caso a parte, por se tratar de um elemento traço deve ser usado com muita moderação (0,0007 mg/l)

 

Então, “incrementando a primeira postagem”, só obtive informação da concentração dos elementos dissociados de suas molléculas:

 

- Sulfato (SO4) aproximadamente 5,5 mg/l

- Bicarbonato (HCO3) + Carbonato (CO3) aproximadamente 2,36 a 2,58 mEq/l

- Sódio (Na) aproximadamente: 21,0 mg/l

- Potássio (K) aproximadamente 6,4 mg/l

- Cálcio (Ca) aproximadamente 16,4 a 19,8 mg/l

- Cloreto (Cl) aproximadamente 3,57 a 4,3 mg/l

 

O cálculo feito para saber a concentração dos elementos combinados (componentes) é um pouco chato...teria que pegar elemento por elemento, verificar a massa atômica de cada um, depois ver sua equivalência etc....depois fazer mais cálculos para determinar sua proporção em relação aos padrões de ph,kh e gh da água aser tratada.

 

Agora, se eu souber a quantidade de NaCl do Lago, poderia simplesmente fazer o que tenho feito:

Elevar o Ph até o padrão adequado – apenas um sal

Depois complementar o Kh – apenas um sal ou carbonato

Depois o Gh que seria a combinação dos 3 ou 2 ou 1 , em diferentes proporções, se eu souber a concentração de NaCl (máxima) poderia usa-la como ponto de partida e depois só complementar com sulfato de magnésio e cloreto de potássio.

Obs: sei que a dureza carbonatada tb incrementa a dureza total.

 

Bom Zé, era isso, não sei se consegui me fazer entender, se puderes tu ou outros menbros do fórum me ajudar seria bom !!!! senão irei para calculadora e tabela periódica e posteriormente disponibilizo a fórmula para todos.

Se quiseres trocar o nome inicial da postagem de NaCl ??? para sais do Malawi

 

Bom abração meu amigo e sempre obrigadão.

Só mais uma perguntinha :lol:

Tranferi meus 3 Crabros para o aqua de haps, enfrentarei algum problema em relação a alimentação ? Em relação a agressividade....nada a declara...até parece um aqua de kinguios :P8) :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI Pessoal!

Oi Bira!

o Nacl não fara efeito nessa formula,nos, principalmente o Johnny estamos correndo atras de uma nova formula.

sugiro adicionar cloreto de calcio a essa formula no lugar do NaCl.

ele tem ação rapida e mexe nos parametros que voce precisa.

 

quanto aos crabros eles são onivoros , eles fazem simbiose com os bagres do Malawi , e lhes retiram os parasitas externos, suportam altas doses de proteinas.

entre em contato com o Johnny , sabe como e varias cabeças pensando juntas podem chegar a uma solução, ele ta bem envolvido com essa pesquisa.

quanto a quantidade de Nacl do lago eu estou procurando uma resposta concreta, ja vi varias pesquisas e apontam varias medidas, creio eu que essa variação possa ser pela diluição pela chuva , o lago enfrenta longos periodos de chuva, mas em todo caso estou procurando uma media global.

 

um grande abraço

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Holla,

 

Então, obrigado pela indicação Ez...hehehe...me senti "o pesquisador". Bem, eu estou realmente bucando os melhores compostos para o aqua. Enquanto eu não encontro estou usando apenas 5 sais (de vez em qdo dou uma pitadinha daquela mistura encontrada lá no CMCA): NaHCO3 (bicarbonato de sódio), MgCl2 (cloreto de magnésio), CaCl2 (cloreto de cálcio), CaSO4 (sulfato de cálcio) e MgSO4 (sulfato de magnésio). Uso colheres de chá na medida (nesse caso, não saberia dizer se no Brasil e Portugal falamos da mesma forma, mas de qq forma me refiro àquela média). Ficam assim: 2 cheias de NaHCO3, 2 cheias de MgCl2, 1/3 de colher de CaCl2, a ponta da colher de CaSO4 e uma rasa de MgSO4. Isso dissolvido em 70 litros de água atinge pH 8,2; KH 10-11; GH 12-13 (o pH original da água aqui está por volta de 7,6, dureza 2 e KH não sei, mas muito baixo). Essa quantidade tem deixado mateiral precipitado que presumo ser sais de cálcio devido a saturação. Tenho usado agua fervente para a dissolução maior, mesmo estando a usar sais com boa solubilidade.

 

Realmente o Na, assim como o potássio-K, não contam nos testes de dureza, eles são acrescentados para efeitos fisiológicos das espécies. Ubirata, o único sal que acrescenta tua dureza é o sulfato de Mg...uma diquinha: não procure sal de cálcio com 100% de diluição...hehe...ainda não conheço...mesmo vendo ótima dissolução dos que uso - como já disse - tenho detectado precipitado e presumo que sejam os sais de cálcio.

 

Só não estou usando o bicarbonato de cálcio por não ter encontrado ainda.

 

Ubirata, teus cabros não estão brigando? Nossa! Veja na etiqueta se são feitos na África mesmo :lol: ...brincadeiras a parte, em breve eles mostrarão o seu real lado ciclídeo da força...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Johnny.

Em primeiro lugar gostaria de dizer-te que acompanho tuas postagens há bastante tempo, e já aprendi muita coisa contigo. Como nunca havia trocado e-mail contigo, então ai vai meu OBRIGADÃO. :D :D :D

Tenho acompanhado tuas pesquisas em relação aos sais.

Como pudestes ver na postagem acima. Mandei fracionar diversos componentes para que possa montar uma combinação/proporção de forma a alcançar os parâmetros adequados - Assim como, desenvolver um sistema de medidas em gramas, a partir do padrão das amostras, de forma a padroniza-las usando a complicadissíma fórmula do" volume do cilindro dos testes da Alcon" :P (disponivel a todos), que vise não precisarmos mais depender de balanças de precisão :wink: , nem ficarmos a mercê de unidades de medidas não tão precisas e variáveis dependendo do nosso faqueiro e demais utensílios de cozinha :wink: .

Se a polícia aparecer aqui em casa, certamente iria presso, tu não imaginas a quantidade de saquinhos com pó branco espalhados por tudo quanto é canto.

Em relação aos meus Cabros, são Africanos SIM !!! e Gauchos, :evil::evil: tchê !!! bicho muito "Bravo" :wink: hehehehe... já estão com 10 cm, lógico que ocorrem persiguições, mas estão todos com as nadadeiras intactas, assim como toda as outras espécies de CAs e C. Americanos que mantenho. :)

O que ocorre é que me informei bastante "através de alguns fóruns" :oops: onde existem pessoas, que são responsáveis por disponibilizar generosamente informações valiosas. Tal harmonia deve-se a tais informações - Obrigadão novamente, a ti e todo pessoal, que sempre na medida do possível (e impossivel) tem me elucidado duvidas e ajudado meus "peche".

Abração.

Bira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...
  • 2 semanas depois...

Aproveitando o tópico da idade da pedra, aprendi que no lago Malawi há NaCl dissolvido, o que me levantou duas perguntas:

 

1 - Qual a concentração que deveremos ter?

 

2 - As plantas sobrevivem com NaCl dissolvido?

 

cumps

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando o tópico da idade da pedra, aprendi que no lago Malawi há NaCl dissolvido, o que me levantou duas perguntas:

 

1 - Qual a concentração que deveremos ter?

 

2 - As plantas sobrevivem com NaCl dissolvido?

 

Confesso que não te sei responder de uma forma cientifica. Empiricamente sim! Eu uso sal na água e coloco "de vez em quando". Não te consigo dizer qual a concentração, porque confesso que nunca medi. Com a quantidade que eu coloco (diria que 1 x por mês umas 3 a 4 colheres de sopa em 500 litros) não tenho problemas com as plantas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais