Sim, sim... eu também...


Recommended Posts

Boas!

 

O Alexandre não pára de me chatear enquanto eu não colocar as fotos do meu mais recente erro... sim, é verdade... meti-me no mundo dos salgados... minhas ricas costas e carteira :lol: mas vale a pena :wink:

 

Antes de mais, é importante dizer que tudo aquilo que vão ver, foi feito com base nos conselhos que me deram, bem como aquilo que aqui vi no fórum. Por isso, se alguma coisa estiver mal, a culpa não é minha :lol::lol::lol:

 

As fotos são fraquinhas pois não tive tempo para tirar umas em condições, mas fica a promessa de que depois trato disso.

 

Data de montagem:

26 de Junho às 08h00m (o Diogo precisava dos jerricans e tive que despejar aquilo tudo para dentro do aquário :lol: )

 

Equipamento:

Aquário 100x30x30 (sim, é muito estreito e muito baixo...)

Calha Lifetech 4x36

1 bomba powerhead 402 (não tenho a certeza mas acho que é de 1000l/hora)

1 bomba maxi-jet 500 (490l/hora)

Termóstato 200W

2 sacos de 9 kg de areia viva Nature's Ocean

8 Kg de rocha morta (desde o início)

7 Kg de rocha viva (desde o dia 09/07/2005)

Água do Cabo Raso

 

Habitantes:

4 Cerithiums

5 Turbo

3 Caracóis que não sei o nome... :D

4 Eremitas

ah... e caulerpa, caulerpa, caulerpa, caulerpa, caulerpa, caulerpa, caulerpa, caulerpa :lol: (certamente que não estavam à espera que esquecesse os plantados sem mais nem menos, né? :wink: )

 

DSC06943_small.JPG

 

DSC06944_small.JPG

 

DSC06945_small.JPG

 

DSC06946_small.JPG

 

Está ainda no início, pelo que agora é a altura ideal para ouvir as vossas sugestões e opiniões.

 

À medida que houver evoluções conto de partilhar convosco.

 

Obrigado!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahhhh grande João :D

 

 

 

Gostei do layout, está a ficar bonito. Porque não tentas arranjar maneira de tapar as bombas? Já equacionaste usar um filtro de superfície para retirar essa camada que se forma?

 

 

De resto, 5* :wink:

 

 

grande abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas joao

 

realmente o teu reef tem pernas para andar!! a rocha esta espetacular xeia de vida!! as macroalgas estao exelentes! o layout é que poderas vir a melhorar com o tempo! mas gostos nao se descutem!

 

em relaçao a circulaçao é que poderias aumentar em mais uns 1000l/h! axo essa circulaçao um bocado fraca!

 

tambem estou de acordo com o vitor devias arranjar qualquer sistema que te retire essa camada que se forma a superficie! que tal um over flow para dar entrada numa sump?! uma sump nao era nada mal pensado?! sempre te aumentava o volume do aquario! e libertava de alguns equipamnetos que poes dentro do aquario!

 

pelo que reparei nao possui escumador o aquareio!! nao pensas em adquirir um?

 

de resto da expetacular e a evoluir e passos largos!

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas vale a pena Wink

 

Ai vale??!!! :wink:

 

.... bem como aquilo que aqui vi no fórum. Por isso, se alguma coisa estiver mal, a culpa não é minha Laughing Laughing Laughing

 

Como se fosse verdade, tu leres o fórum.. :wink:

 

Como já te tinha dito ontem gostei bastante da decoração, quando os corais preencherem os espaços vazios vai parecer bastante natural mas sem essas coisas verdes que aí tens :D

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Porque não tentas arranjar maneira de tapar as bombas? Já equacionaste usar um filtro de superfície para retirar essa camada que se forma?

A ideia é quando começar a povoar o aquário com corais, arranjar mais umas rochas que irão tapar as bombas praticamente na totalidade. A rocha morta já foi posicionada de forma a servir de suporte.

 

Relativamente ao filtro de superfície, e como me disseste que faz um bocado de barulho, acho que não vou optar por essa solução, pelo menos para já. Como vou colocar mais uma bomba, vou posicioná-la um pouco mais à superfície, pelo que espero que ajude a resolver o problema.A ver vamos.

 

o layout é que poderas vir a melhorar com o tempo! mas gostos não (palavra corrigida) se descutem!

Isto não é layout :oops: Ainda falta muita coisa ao aquário. Este é só um posicionamento temporário, enquanto os corais não chegam. Mas a estrutura base gostava que fosse esta. Agora é uma questão de a "encher" convenientemente.

 

em relaçao a circulaçao é que poderias aumentar em mais uns 1000l/h! acho (palavra corrigida) essa circulaçao um bocado fraca!

Sim, vou colocar mais uma bomba de 600 litros/hora junto à de 500. Já lá a tinha, mas fazia uma barulheira desgraçada... tenho que arranjar outra para a substituir.

 

que tal um over flow para dar entrada numa sump?! uma sump não (palavra corrigida) era nada mal pensado?! sempre te aumentava o volume do aquario! e libertava de alguns equipamnetos que poes dentro do aquario!

Se houvesse possibilidade e espaço para uma sump, já a tinha :) mas como não há, vai ter que ser assim mesmo ;)

 

pelo que reparei não (palavra corrigida) possui escumador o aquareio!! não (palavra corrigida) pensas em adquirir um?

Não. Quero evitar a colocação de escumador. Já tenho pouco espaço... não quero perder ainda mais. Além disso, as trocas com água do mar parece que fazem maravilhas :)

 

Como já te tinha dito ontem gostei bastante da decoração, quando os corais preencherem os espaços vazios vai parecer bastante natural mas sem essas coisas verdes que aí tens  

Oh Alex... sabes que montar um salgado com um plantado ao lado, tem destas coisas... :)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente todos vêm cá parar!!!! :oops::)

 

Está no bom caminho em bora não goste de todo da disposição das rochas - com os corais a ver vamos mas aho que as duas pontas com rocha devia ficar um pouco melhor...

 

Um abraço e agora paciência com isso!

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aho que as duas pontas com rocha devia ficar um pouco melhor...

Isto é comentário que se faça??? :lol:

 

Vá, explica-te lá o que queres dizer com isto. É que eu comecei a montar o layout precisamente a partir dos lados, e a ideia é avançar até ao centro, pois aquilo que deverá ter mais destaque, são os corais que ainda não tenho :oops: Tem que ser aos poucos...

 

Neste momento tenho já dois corais novos que taparam parcialmente as bombas, mas naturalmente ainda há muito para fazer, lá está, é preciso ter paciência...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá, explica-te lá o que queres dizer com isto. É que eu comecei a montar o layout precisamente a partir dos lados, e a ideia é avançar até ao centro

 

Elementar meu caro... basta fazeres dois montes - um de cada lado e nada no meio! Simples???!!!! :twisted::arrow::arrow:

 

Abraço,

Diogo

 

PS - quando colocares os corais dou-te um curso de aquascaping!!!! :):twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando colocares os corais dou-te um curso de aquascaping!!!!    

 

 

 

diogo não sera um crso de aquaspacing??????!!!!!

 

nunca pensei vir a corrigir um dos maiores profissionais do ramo!!!! heheheh

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João.

 

Na minha opnião deverias colocar mais uma bomba de 1000 Lh, apontada para cima, afim de oxigenar a agua já que não tens escumador, e eliminar essa camada gordurosa.

 

Pessoalmente não gosto muito do teu aquascaping, deverias colocar mais RV cerca de 5 Kg criando ilhas e praias, eliminar a caulerpa que destoa completamente com o conceito Reef, e comprar um escumador que na minha opinião é fundamental, lembra-te que daqui a uns tempos não deves ter tanta paciencia para fazeres TPAs como agora, além do choque quimico e termico que provocas de cada vez que as realizas.

 

Também deverias aumentar o teu areão mais uns 5 cm, para que possa haver a desnitrificação dos nitratos.

 

Tens adicionado Kalk nas reposições?

 

Penso que sem estas medidas não poderás ter um sistema que funcione durante muito tempo... umas xeniazitas e pouco mais moles

 

Acho que a aquisição de um escumador para um aqua de 90 lt é fundamental... mas isso é ctg.

 

É apenas a minha modesta opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que está muito bom mas concordo com as críticas ao aquascaping.

 

Mas eu tenho o meu actual salgado num aqua dessas dimensões e posso dizer que é muito complicado fazer alguma coisa de jeito desse lado. Pelo menos para mim que sou um "tosco" também nessa matéria.

 

Agora acho é que algumas das críticas são baseadas no princípio necessariamente redutor que "aquário de agua salgada = reef".

 

Com tanta plantinha, sem sump e sem skimmer, essa aqua está a pedir é para ser uma representação de um uma ilha de rocha num ambiente lagunar por isso a agitação passa a não ser tão crítica como nos casos mais habituais. O ideal era que a corrente pudesse ser alternada.

 

Atendendo à experiência do autor estou à espera de uma coisa diferente. :lol:

 

Estou a ver mais espécies de plantas a entrar (até porque os DOCs e fosfatos têm de ir parar a algum lado). Também estou a ver uns LPSs e moles típicos de laguna a comporem o ramalhete (Xenia, Caulastrea, Favias).

 

Enfim... estou certo que este "erro" ainda vai dar muito que falar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Elementar meu caro... basta fazeres dois montes - um de cada lado e nada no meio! Simples???!!!!  :lol:  :lol:  :lol:

Certo, mas os dois montes já lá estão, só que ainda não têm a altura ideal. Mas não me parece que consigo ter a rocha toda que necessito em apenas dois montes... é que tendo em consideração a dimensão do aquário, vou mesmo ter que recorrer ao centro... mas não queria ir tão alto como nas laterais.

 

PS - quando colocares os corais dou-te um curso de aquascaping!!!! :wink:  :D

Eheh, vou-te cobrar as aulas!

 

Olá João.

Olá

Na minha opnião deverias colocar mais uma bomba de 1000 Lh, apontada para cima, afim de oxigenar a agua já que não tens escumador, e eliminar essa camada gordurosa.

Estavas distraído ;) Tal como já disse vou colocar mais uma bomba, pois a que tinha antes fazia muito barulho.

 

Relativamente à gordura, limitei-me a subir o nível de uma das bombas e o problema está praticamente resolvido :)

 

Pessoalmente não gosto muito do teu aquascaping, deverias colocar mais RV cerca de 5 Kg criando ilhas e praias, eliminar a caulerpa que destoa completamente com o conceito Reef, e comprar um escumador que na minha opinião é fundamental, lembra-te que daqui a uns tempos não deves ter tanta paciencia para fazeres TPAs como agora, além do choque quimico e termico que provocas de cada vez que as realizas.

Tal como disse, está na fase inicial... ainda faltam muitos corais, pois infelizmente não me posso dar ao luxo de comprar tudo no mesmo dia. O cargo de administrador não é remunerado :lol:

 

Penso que não reparaste bem nas dimensões do aquário, é muito baixo e muito estreito. São apena 30 cms. Uma das rochas mortas vai praticamente de um lado ao outro do aquário! O aquascaping aqui é não partir o vidro do aquario :lol:

 

Quanto à caulerpa não concordo. Mas pode ser que um dia me venha a arrepender.

 

Quanto ao escumador, não há qualquer necessidade para o mesmo, muito menos nesta fase. Não tenho peixes no aquário... e ainda faltará bastante tempo até os ter em quantidade que seja necessário recorrer ao escumador, coisa que aliás quero evitar. Penso que não preciso de te referir que pelo menos dois aquários de membros aqui do fórum, e que aquários, não usam escumador, sendo que um é um nano, e o outro bem maior.

 

Quanto à paciência, não é problema. Falta de tempo sim, pode ser. Agora quem não tem paciência não monta um reef ;)

 

Relativamente aos choques químico e térmico nunca ouvi tal coisa... aquilo que vejo e me dizem, é a reacção fabulosa dos corais à água do mar. Isso sim, só mesmo com água do mar se consegue :)

Também deverias aumentar o teu areão mais uns 5 cm, para que possa haver a desnitrificação dos nitratos.

Já tem 18 kgs de areia viva :)

Tens adicionado Kalk nas reposições?

Naturalmente.

Penso que sem estas medidas não poderás ter um sistema que funcione durante muito tempo... umas xeniazitas e pouco mais moles

O do Domingos já vai em 7 meses e respira saúde ;) Tenho já um bom exemplo a seguir! 8)

É apenas a minha modesta opinião.

A qual agradeço.

 

Mas eu tenho o meu actual salgado num aqua dessas dimensões e posso dizer que é muito complicado fazer alguma coisa de jeito desse lado. Pelo menos para mim que sou um "tosco" também nessa matéria.

Sim, é muito complicado trabalhar com estas dimensões.

Atendendo à experiência do autor estou à espera de uma coisa diferente.

A experiência é nula :twisted::twisted::twisted:

Enfim... estou certo que este "erro" ainda vai dar muito que falar!

Nah... não acredito que seja um erro, pois há já casos de sucesso comprovados que provam o contrário, nem irá dar muito que falar. Será apenas mais um pequeno aquário de água salgada, de um gajo dos doces ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca pensei vir a corrigir um dos maiores profissionais do ramo!!!!

 

Fora os exageros... ainda não foi desta!! :wink: :D É mesmo aquascaping!

 

Quanto aos "erros" do João, sei que são calculados e o resultado de muita informação que tem absorvido - sem dúvida que o exemplo do Domingos é um caso a seguir e os gajos (Senhores. Gajos) até são vizinhos!!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa diogo!! pela minha gafe!! e pela ignorancia!! :wink: :D

 

mas ja agora como tas numa de professor tambem vou exigir umas aulas de aquascaping e nao so!! se nao te importares!!!

ja tens sido 5 estrelas em tantas dicas que me tens dado tal como muitos dos menbros deste forum!!

 

de resto em relaçao ao reef do joao ta a ficar xelente faltando corrigir alguamas coisitas!! mas ta xelente

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Éh lá.... Também tu?!...

 

Sim senhor! O mister está de volta. Agora dou-te só 6 meses para largares de vez as solhas e montares um salgado como deve de ser. :wink:

 

Realmente esse aquascaping "à lá plantado" não tem nada a ver mas pronto... :D

 

Boa sorte nisso "óh faxavôr"!

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Antes de mais, fico contente pelo que tou ver até ao momento dado que foi devido ao JB ver o meu umas quantas vezes se ter decidido a montar um também :)

 

Olá,

Realmente todos vêm cá parar!!!! :lol:  :)  

Diogo

 

Lá estás tu de novo a dar-lhe, isto só prova que um Aquariofilista de água doce é completo, consegue montar um reef nas calmas, tem capacidade de aprendizagem e aplica os conhecimentos adquirirdos.

 

Já o inverso é impossível, um reeefer é incapaz de montar um plantado dado que está já habituado à simplicade do aquário que mantém...:)

 

Há até alguns que dizem terem um Aquário XPTO mas do qual nunca vi nem uma foto (esta foi para o A L E X A N D R E), ou mais niguém reparou nisto até agora :)??

 

sem dúvida que o exemplo do Domingos é um caso a seguir e os gajos

 

O do Domingos já vai em 7 meses e respira saúde  Tenho já um bom exemplo a seguir!  

 

Olá. Agradeço a referência mas facto é que acho prematuro acharem que tenho um aquário de "sucesso". Até ao momento penso que tenho tido muitas alegrias e que tudo anda a regir bem no meu aquário. Mas para isso muito contribuiram os ensinamentos bebidos especialmente de alguns dos grandes "cromos" da área (Diogo Lopes, Marco Madeira, Alexandre, João Cotter e Rui Ferreira de Almeida). Há mais experts na matéria por ai, mas sem dúvida que sem vocês não seria manter esta maravilha tão bem.

 

Desejo ao João tanto ou mais sucesso (já tive uns revezes...) que a mim, Mas como já referi lá em cima quem consegue manter um plantado monta e mantém qualquer coisa...:)

 

E acho que está no bom caminho que é "escutar os mais experientes e não inventar..."

 

Boa sorte JB ;)

 

Abraços

Dom

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

 

Há até alguns que dizem terem um Aquário XPTO mas do qual nunca vi nem uma foto (esta foi para o A L E X A N D R E), ou mais niguém reparou nisto até agora :)??

 

Até me doeu a barriga de tanto rir depois de ler os teus disparates ;)

 

Onde e quando é que eu disse que tinha um aquário XPTO???? Mete aí o link com essas palavras ditas por mim que é para eu acreditar...

 

Se nunca viste foto é porque andas de olhos fechados porque já coloquei algumas, poucas mas coloquei.

 

Há mais experts na matéria por ai, mas sem dúvida que sem vocês não seria manter esta maravilha tão bem.

 

Esta quê???? Maravilha? :P:lol::lol:

 

O Diogo é que tem razão, mais cedo ou mais tarde vêm todos cá parar.

 

JoãoCB, não desanimes relativamente ao aquascaping, estes gajos estão todos é cheios de inveja... #food, tira lá as ervinhas vá...

 

Amplexos,

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta quê???? Maravilha?

Bem apanhado!!! #food:P

tira lá as ervinhas vá...

Sim, essas legumináceas rançosas (também conhecidas por racemosas) são uma verdadeira praga no aquário e depois custam muito a sair porque se desfazem ao arrancar.

Bem vindo, João, espero ver-te por estes lados mais vezes ;)

 

Sr. Alex, faça favor de postar aí fotos da sua maravilha!

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros... o desânimo e a desilusão de passar daquilo que é um aquário de nível superior (plantado de água doce portanto) para um aquário de nível inferior (salgado, naturalmente) teve que ser acompanhado de uma intensa terapia ao nível visual... daí os "legumes" espalhados pelo aquário :lol:

 

Por enquanto ainda dão alguma alegria à coisa... é que de resto é só calhaus... #food

 

Estão a começar a aparecer as primeiras "coisas estranhas" no aquário, e isso é que é giro :lol: Só não me perguntem o que são... :)

 

Agora fora de brincadeiras, estou a gostar desta experiência, tanto quanto gostei (e continuo a gostar pois ainda os mantenho) dos plantados. Quero ver é quando é que alguns senhores "desta margem", montam um plantado :lol:;):P:lol:

 

Este fim de semana talvez haja novidades, por isso depois aviso 8)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a começar a aparecer as primeiras "coisas estranhas" no aquário, e isso é que é giro  Só não me perguntem o que são...  

É o encanto dos salgados?

 

Alguma vez descobriste um ser vivo num aqário de água doce, que não o tivesses lá colocado?

 

Num salgado "é mato"!!! :?

Toma muita atençãozinha, não vá aparecer o bilhete premiado do Euromilhões ou coisa parecida :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão a começar a aparecer as primeiras "coisas estranhas" no aquário, e isso é que é giro  Só não me perguntem o que são...

 

1cm2 de areia viva tem mais biodiversidade que todo um plantado de 500 litros e a parte mais engraçada (como diz o Hugo) é que não percebes como lá foi parar tanta coisa.

 

Cuidado... estás a começar a apresentar discretamente alguns sintomas que eu já vi noutros casos, hoje em dia completamente desesperados :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 10 meses depois...

HugoRSF escreveu:

Alguma vez descobriste um ser vivo num aqário de água doce, que não o tivesses lá colocado?

 

Sim e muitos, "Melanóides Tuberculatus" de seu nome

Desculpem mas não podia deixar passar isto em branco :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HugoRSF escreveu:
Alguma vez descobriste um ser vivo num aqário de água doce, que não o tivesses lá colocado?

 

Sim e muitos, "Melanóides Tuberculatus" de seu nome

Desculpem mas não podia deixar passar isto em branco :P

 

...e mais haverá! Mas não tem nada a ver Miguel. É como comparar preto com branco! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.