neons/ platys


sandra regina

Recommended Posts

:)

olá.. esta semana montei um aquário menor, e acredito que tenha feito tudo direitinho: termometro, aquecedor ( agua + ou - 26º) , plantinhas, tronquinho, bombinha cachoeira... deixei o aquario dois dias com a agua somente circulando.. coloquei 5 neons e 5 platys....

ja apareceram 2 neons mortos... nao sei se pode ser algum erro que cometi ao montar o aquario, ou se os platys que sao maiores, estaum matando os neons...

Os neons são dificeis de serem cuidados? são peixes mais sensiveis?

 

No aquario da sala tenho 3 carpas, 1 pintado, 3 pacus entre outros que nem sei o nome... e eles nao morrem assim taum facil... estaum la ha quase 1 ano... e esses do aquario menor em 2 dias ja estaum morrendo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Pelo que sei Platys e Neons precisam de condições de agua muito diferentes, além de que acho que os neons são peixes muito sensiveis, enquanto que as platys são bem mais resistentes.

 

Nunca tive neons, mas tenho vais platys e são tudo menos agressivas.

Os neons devem mesmo ter morrido por outra causa.

 

Entretanto devias verificar os parametros da agua e colocar aqui de forma a que a malta te possa tentar ajudar.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Pelo que sei Platys e Neons precisam de condições de agua muito diferentes, além de que acho que os neons são peixes muito sensiveis, enquanto que as platys são bem mais resistentes.

 

Nunca tive neons, mas tenho vais platys e são tudo menos agressivas.

Os neons devem mesmo ter morrido por outra causa.

 

Entretanto devias verificar os parametros da agua e colocar aqui de forma a que a malta te possa tentar ajudar.

[/size]

 

 

mto obrigada....

eu andei lendo os topicos que os outros colegas colocaram, e percebi que realmente qdo apago a luz do aquario, eles ficam mais espertinhos, nadando em toda a extensao do aquario...

talvez a lampada esteja mto forte pra eles tb....

mas de toda forma, obrigada pela resposta..

 

bjs

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Queria-te dizer que cometeste um grande erro que foi deixar o aqua a ciclar dois dias só...visto de precisar no minimo de uma semana e o aconselhavel ser o mais possivel....

Daí os neons morrerem e os platys não porque os neons sao muito sensiveis e os platys n....os platys aceitam aquas recem montados ....

Acho que agr os neons vao morrer todos mas espero que não...

Xau...********

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sandra, o bernax tem razão, o tempo de ciclo do teu aqua, foi muito curto, deveria ter sido mais....

 

uma coisa que podes fazer, é verificar se o pH da agua, pois enquanto os platys são muito resistentes, e suportam condições muito diferentes, os neons são extremamente sensiveis, sendo que a agua deles deve ser ligeiramente acida (+-6,5).

Os troncos, e li que tens lá um, normalmente servem de ajuda para baixar o pH, mas tudo depende, é claro, da agua que lá metes. Se conseguires, mantem o pH baixo, mas atenção á introdução de quimicos reguladores, fá-lo com muito cuidado, para não stressar os bichos.

 

outra coisa que podes verificar é a luz, sendo peixes extremamente fotossensiveis, e caso tenha um luz muito forte, e eles não tenham abrigos,ou não respeites o periodo de descanso dos peixes (mante-los á escuras 10/12 horas), eles vão-se ressentir e ficar com alto nivel de stress.

 

e já agora, mais uma pergunta: quando morreram, notaste se tinham alguma mancha branca, provavelmente no dorso, imediatamente logo a seguir á cabeça? ou alguma descoloração anomal?, e que se tinha, provalvelmente foi um ataque da doença dos neons, e nesse caso, vão todos embora, ai vão, vão... :)

 

mas olha, tudo ito são especulações e servem mais como dicas para o futuro, , eu estou com o bernax, isso foi, quase de certeza, o ciclo que ainda não estava feito e puseste os peixes demasiado depressa no aqua

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qualquer que seja a razão da morte dos peixes, agora não é certamente a melhor altura para lá pores mais...

se eles apresentarem a tal manchinha branca, não deves misturar mais neons, e tetras em geral, com eles, pois vão, quase de certeza, morrer todos... depois mede o pH, se tiver alto (+ de 7/7,5), baixa-o, para + ou - 6,5, e vê como os peixes que ainda tens reagem... cuidado ao administrares qualquer quimico corrector, fá-lo muito devagar e com cuidado! se reagirem bem e deixarem de morrer, então podes por mais...se continuarem a morrer, é deixares o aqua sossegado durante uma semana, 10 dias, para ciclares a agua...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Axo que para já devias de esperar mais umas semanas para começar povoar o aquario e devias era de escolher melhor os peixes que metes porque os neons perferem agua com o pH mais po acido e os platys perferem agua com pH basico.

Boas sorte po aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sandra_regina...não penses agr na compra de neons....pensa agr em conseguir salvar esses e depois logo se verá...terás que obtar por peixes tipo espadas ou tipo neons porque é muito diferentes....e duas dexas espcies juntas não bate certo...

Agr baixa o pH que o espada aguentam-se E os neons secalhar tb....Mas se for a doença dos neons....acabou... :)

XAu...boa sorte,

 

Cumps

 

bErNaX

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desculpem-me a minha intervenção um pouco fora do tópico pois já aqui foram dadas respostas que eu mesmo daria também.

É contudo evidente que não será de todo incorrecto se vos convidar a lerem e contribuírem para o seguinte tópico :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=26590

Algumas destas situações poderiam quiçá ser evitadas.

Se acharem por bem deixem lá os vossos comentários.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais