Aqua de 7 litros....será util?!?!?


Recommended Posts

Boas duarte...

É assim mas o aqua hospitalar é meter lá algum peixe que esteja doente?...e meter lá produtos como o anti-ictio ou aqua pra engorda é mais ou menos isso?

Abraço

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

normalmente um aquário hospital tem uma decoração escassa, por motivos de higiene. Contém básicamente abrigos ( jarros de barro, plantas de plástico, cascas de côco, um pedaço de madeira ), para que os peixes se sintam seguros, o que é essencial, pois o stress pode levar a doença a piorar. O fundo está a descoberto, ou apenas com uma fina camada de areia ou cascalho. Qualquer problema de saúde com um habitante do aquário transfere-lo imediatamente para o aquário hospital, pelo que convém ter já a água preparada. Muitas vezes desligam-se as luzes e poem-se um pano preto por cima, porque assim certas doenças não se conseguem desenvolver, o que é extremamente positivo...

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minha as palavras do Mendez. Só que como tu queres riccia não é? podes criar um pequeno abrigo e agora depende do tamanho dos teus peixes. são peixes de pequeno, médio ou grande porte? se forem de pequeno e pequeno/médio porte podes tratá-los nesse áqua(sim com anti-íctio e assim... se bem que o ictio seja prevenido com uma temp adequada).

Confia em mim, usa-o para tratamento que te vai fazer falta e se não o tiveres vais arrepender-te :lol: (experiências pessoais).

E de qualqeur maneira, nesta altura se queres criar riccia é só metê-la num alguidar debaixo de uma luz forte e não precisas de te preocupar com a temp. (por agora).

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas duarte...

E se essa luz forte for o Sol fará mal?....aquecerá demasiado a agua?

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a luz do sol é a melhor para qualquer planat ou coral seja ele qual for. Agora, com este calor acho que a riccia era capaz de apodrecer, eu pus umas bacopas no quintal num tuperware com folhas para ver se mosquitos lá vão por ovos (larvinhas hum que bom :):lol: ) e mesmo tando o recipiente à sombra debaixo de uma roseira (50% sombra e 50% sol), as bacopas apodreceram. Portanto, achoque o melhor era pores tipo, debaixo de um candeeiro do tipo dos de escritório, eu por exemplo tenho um de 20W. Se puseres o candeeiro um pouco afastado do recipiente, não gera tanto calor, e a proporção de luz será mais equilibrada (espero não tar a dizer asneira, pois apesar de as lâmpadas de tungsténio estarem "fora de moda" eram usadas há uns anos por darem muita luz, mas uma alternativa são sempre as lampadas economizadoras visto terem uma cor mais agradável à vista).

espero ter ajudado

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá wassuuup e restantes colegas,

 

Citando wassuuup : « Epá essa converça está mais que batida e todos nós concordamos com isso ».

 

Repondendo : Se “ todos nós “ concordássemos com « essa conversa mais que batida », não escrevíamos as mensagens aqui no fórum vezes sem conta a colocar fêmeas em maternidades ou a revelar que temos este ou aquele peixe num aquário que não tem capacidade para manter a espécie em condições aceitáveis como dezenas de colegas fazem continuamente.

Relembro que há “ pequenos “ peixes territoriais que na época de procriação defendem territórios de mais de 1 m2 ou outros cujos antepassados viviam em águas correntes e efectuavam migrações anuais de muitas centenas de quilómetros a viverem em aquários de... 60 litros. Estará isto estará correcto ?

No entanto « essa conversa está mais que batida », não é ?

Só para não ir mais longe porque não perco tempo a alimentar polémicas; quando alguém pergunta o que fazer a 60 ou 70 recém nascidos de Caudas de Espada eu nunca responderia... « Primeiro, crias todos e atestas o aqua com peixinhos. Fica muito fixe », se concordasse com « essa conversa mais que batida ».

Os meus Xiphophorus helleri atingiam mais de 12 cm quando adultos porque provavelmente não tinham limitações de espaço. Os teus também chegam aos 12 cm ?

É que 60 Caudas de Espada com 10 cm de comprimento necessitariam de... 18 m2 de superfície ou cerca de 32 m3 de água, isto segundo as recomendações mais modestas encontradas na literatura ou na Internet que não implicam a biologia dos animais.

Um aquário de 120x35x35 tem 0,42 m2 de superfície e cerca de 140 litros de capacidade apenas... o que equivale a dizer que dava para apenas 1 ( um ) Cauda de Espada adulto.

Foi só por essa razão que nunca os criei em aquário pois não tinha “ espaço “ suficiente para partos da ordem das 130 crias ou mais ( !?! ) de cada vez.

É claro que segundo a tua opinião “ todos nós “ sabemos que estas regras existem... mas quem as cumpre ?... compreende-se agora porque é que eu estou sempre a abordar o assunto ?

 

Citando wassuuup : « Agora onde é que tu viste neste post alguem dizer para o dude manter peixes adultos no aqua de 7 litros ?

O que se tem falado é aqua de plantas, aqua de camarões, aqua de criação, possivel maternidade para viviparos ».

 

Respondendo :

Aqui – bErNax ( a brincar penso eu ) - « PS : Vou meter lá uma piranha se calhar...! ».

Aqui - wassuuup - « Podes usar para servir de maternidade de guppys e todos os outros viviparos ». ( há ovovivíparos que chegam aos 15 cm e mais. Mas mesmo que te refiras “ apenas “ a uma estadia temporária de uma fêmea Guppy de 6 cm, esta é um animal adulto ).

 

Apenas para terminar quero deixar muito clara a minha sugestão sobre o assunto em discussão.

Apenas utilizaria um recipiente destes para ( por ordem de prioridades ) :

 

1) criar alimento vivo.

2) criar pequenos invertebrados aquáticos ( sobretudo os impossíveis de manter em aquário por causa dos peixes ).

3) manter certas espécies de plantas.

4) fazer tratamentos de não mais de meia hora a peixes maiores do que uma fêmea Guppy e não mais do que 10 dias a outros peixes menores.

5) manter por alguns dias um número sustentável de recém nascidos.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.