Chegar a valores ideais para discus


Filipe Santos

Recommended Posts

Boas

 

Eu tenho um mini-plantado ... e tenho os valores de GH e KH sempre muito altos, enquanto que o pH varia (6.8; 7.0; 7.2) muito ... vou dar um exemplo:

 

dia 15/6/05

 

pH - 6.8

GH - 7.84º (alemães)

KH - 8.40º

 

dia 7/7/05 (ontem)

 

pH - 7.0

GH - 7.84º

KH - 7.28º

 

Conclusão ... o pH varia mas nem por nada consigo baixar o KH e GH ...

Aliás a teoria de o pH baixar logo o KH baixa neste caso não se confirma.

 

Mas não é com este que me estou a preocupar ... o problema é o seguinte ... eu estou a pensar em montar na minha sala, um cubo com discus ... sabendo que os discus aguentam no máximo um ph de 6.5 e o GH deve estar a 2º e sabendo que a água da minha torneira tem valores de pH=7,6 ; GH=7.84º ; KH=7.84º . Pergunto eu, se é possível eu conseguir manter discus com esta água.

 

Desculpem expressei-me mal ... eu não os quero manter com estes valores.... o que quero é com esta água chegar a valores ideais para discus ...( pH - 6.5 ; GH - 2º ) será possível??? como fazer ???... é que os discus requerem muitas trocas de água devido gostarem da água muito limpinha ... (penso eu de que)

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Com a água que te sai da torneira o melhor é pensares em ciclideos africanos, que são grandes peixes ...

 

Se quiseres mesmo ter Discus então é melhor começares a pensar em comprar um aparelho de osmose ... pessoalmente acho um crime deitar tanta água boa fora mas cada um sabe de si ...

 

Fiquem bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Discus aguentam mais que 6.5 de PH, vivem perfeitamente em águas com PH bem superior, desde que tenham uma boa ambientação à nova água podes coloca-los sem problemas em água com um PH de 7.2/7.4.

Agora 7.6 penso que seja um bocado elevado para eles.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com a água que te sai da torneira o melhor é pensares em ciclideos africanos, que são grandes peixes ...
Neste momento ainda não aprecio tanto os ciclideos africanos tanto quanto os americanos (discus), não sei mais para a frente pode ser que sim :? mas neste momento é mesmo discus que eu quero ... e a água não há-de ser mais "teimosa" que eu :lol: :D

 

Os Discus aguentam mais que 6.5 de PH, vivem perfeitamente em águas com PH bem superior, desde que tenham uma boa ambientação à nova água podes coloca-los sem problemas em água com um PH de 7.2/7.4.

 

Não digo que não !!! mas o que quero é dar grandes e boas condições aos meus discus ... o mais perto possível do ambiente natural deles ... e isso, era estar a contornar um problema que me está a aparecer á frente... tem de haver maneiras para poder atravessar este problema sem ter de o contornar :wink: ... o problema não está só no pH mas também no GH :lol:

 

Espero que continuem a colaborar ... visto quase de certeza este não é um problema exclusivamente meu ... mas de muitos aquariofilistas aqui do fórum ...

 

Abraços Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Felipe

 

Olha muito dificilmente vais ultrapassar o teu problema sem uma osmose.

Podes tentar resinas mas a maior parte larga sódio para a água o que não fará muito bem ao plantado.

Tens sempre as que trabalham com acido cloridrico, mas são mais dificeis de arranjar.

Leitão, a água não tem de ser deitada fora, lonje disso.

Eu uso a água que é expelida.

Essa água ponho a rodar em resinas de forma a baixar o KH e o GH para a que a possa misturar com a água de osmose.

 

Felipe no caso de não poderes ter esta forma de tratar a água, deves mesmo pensar noutro biótopo, como te disse o Leitão, um aquário de Discos dar-te-à sempre bastante trabalho pois as TPA`s são essenciais.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hugo Santos e quais as caracteristicas da osmose que tenho de ter para um aqua de 150 L brutos??? tipo ... 150L/D ????? é que isso das osmose é novidade para mim ... não percebo nada disso ???

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas filipe

 

acredito que queiras dar o melhor que sabes aos discus mas esta atento porque a maioria dos discos que vendem em portugal n sao selvagens o que leva que ja estejam ambientados a outros valores e ao procurar os valores do habitat estas as prejudicar os animais

 

espero n estara dizer asneiras mas se estiver o pessoal que diga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim ... também concordo ... mas os valores originais dos discus não são estes ... são discus selvagens que andam em águas de pH 4.5 / 5... já estou a dar o desconto :lol:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o teu problema é facilmente resolvido se utilizares turfa.

Não precisas de comprar uma osmose inversa.

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os discus na alemanha sao reproduzidos em larga escala em PH de 8.

e se reproduzem é pq se sentem confortaveis né?

um bicho que n esteja confortavel, alem de n comer com apetite, n reproduz.

 

o melhor que tens a fazer, é meter os bichos na agua que tens, com uma aclimatizaçao boa ( dependendo do ph com que ele vem da loja ), e n mexer.

assim qd mudas a agua, etc n ha ca perigos de choques de ph, etc.

deixa-os estar que eles n se importam.

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

 

como aqui já foi dito, e muito bem, podes colocar os teus peixes com a água que tens. Se queres fazer um plantado e colocar Discus com a água que tens, posso desde já garantir-te que os teus discus vão crescer que nem loucos. Nitratos e nitritos em baixo, teor em amónia reduzido e discus de qualidade bem alimentados são o caminho para o sucesso. No teu caso, como plantado, só tens que adquirir bons discus e variar na alimentação.

 

 

É uma batalha que tenho combatido há já alguns anos: 90% DOS PEIXES QUE SE VENDEM NO NOSSO MERCADO SÃO CRIADOS/PRODUZIDOS EM CATIVEIRO. Desculpem o CAPS, mas é mesmo para enfatizar isto. E quero com isto dizer que não adianta criarmos as condições do Biotipo natural para depois colocarmos peixes de cativeiro. Isto dá asneira. Acredita que com a tua água consegues ter Discus muito saudáveis. Na Alemanha fazem-nos crescer com águas de 12º de Dureza Total...

 

 

Filipe Santos disse:

 

Aliás a teoria de o pH baixar logo o KH baixa neste caso não se confirma.

 

Nem nunca se confirmará ;) O que se confirma é que quando o KH baixa, o pH tem tendência a baixar, nunca o contrário ;)

 

 

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá

 

Só para ver se entendi

 

Filipe disse:

Sim ... também concordo ... mas os valores originais dos discus não são estes ... são discus selvagens que andam em águas de pH 4.5 / 5... já estou a dar o desconto  

 

 

Filipe os peixes são selvagens não?

Pela frase, são Heckel?

Se sim, cuidado com o PH e a Dureza.

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela boa participação que têm dado a este tópico ... é uma grande ajuda para mim ... Tenho pesquisado muito acerca dos discus e tenho tido muitos conselhos ... até porque quando mais estudo sobre eles (discus) e quanto mais "sei" mais estou a gostar deles sem sequer ainda os ter .

 

Quanto á minha conclusão, apesar de ter visto muitas maneiras de criar discus ( todos eles com resultados positivos ) acho que esta frase foi determinante... "E quero com isto dizer que não adianta criarmos as condições do Biotipo natural para depois colocarmos peixes de cativeiro." ( Vitor Melo ) Foi determinante porque neste momento concordo com isto ... ( com a experiência, logo se verá !!)

 

Vou usar a turfa e troncos de aroeira para fazer descer o pH e tentar estabiliza-lo nos 6.5, pelo que "aprendi" um GH de 5 a 8º é aceitável para discus (de cativeiro) e um KH entre 3 e 10º . Tenho estas condições para iniciar nos Ciclideos e é isso que vou fazer ... depois posto aí as fotos ... para fazerem críticas ... :)

 

Já agora, este é o meu plano ... ( se quizerem podem aconselhar )

 

Aqua de 150L (50x50x60)

Com a iluminação entre 60 a 75W

Bem plantado (Valisnérias, Echinodorus, Fetos e Musgo de Java)

Troncos de Aroeira

Areão Negro

Filtro 440L/h

Fauna - 4 Discus entre 7e 9 cm

8 a 10 Tetra Cardinais

4 Corydoras Schwartzi

Turfa

Sistema CO2 caseiro

 

 

Abraços Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

 

permite-me só uns apontamentos, ok? :):?

 

 

Nas plantas podes ainda acrescentar annubias. Tem cuidado na selação das Echinodorus. Tendencialmente são mais exigentes em termos de iluminação e de nutrientes.

 

Discus: Tem particular atenção no tamanho dos mesmos. Idealmente coloca-os todos de uma vez e como mesmo tamanho.

 

Filtro 440 l/h: Isto não quer dizer tudo. Aposta essecoalmente numa boa cerâmica (Eheim Substrat Pro, por exemplo). O caudal não é a característica fundamental de um sistema de filtragem, no entanto, convém que te movimente bem a superfície da água para potenciar as trocas gasosas.

 

Cardinais: Podes por uns 30 à vontade. Só com o número que estas a pensar colocar, quase nem os vês :lol:

 

Corydoras Schwartzii - também podes colocar mais se quiseres

 

 

 

Não vais colocar limpa vidros? Conheces os L's?

 

 

 

Um abraço e boa sorte,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aposta essecoalmente numa boa cerâmica (Eheim Substrat Pro, por exemplo).

 

Em termos de massas filtrantes ... fui aconselhado a meter cerâmicas Siporex da Sera ... porque diz que são muito porosas e muito boas (não sei o que voçês acham???) Um membro do nosso fórum diz que tem excelêntes resultados só com substracto no filtro, o q acham??? Ainda tenho dúvidas quanto ás massas filtrantes se quiserem relatar as vossas experiências, melhor beer

 

Cardinais: Podes por uns 30 à vontade. Só com o número que estas a pensar colocar, quase nem os vês

 

Não achas muito para este aqua ???

 

Não vais colocar limpa vidros? Conheces os L's?

 

Outra dúvida que tinha e tenho... não não conheço os L's, diz-me o nome cientifico para puder pesquisar :cry:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aposta essecoalmente numa boa cerâmica (Eheim Substrat Pro, por exemplo).

 

Em termos de massas filtrantes ... fui aconselhado a meter cerâmicas Siporex da Sera ... porque diz que são muito porosas e muito boas (não sei o que voçês acham???) Um membro do nosso fórum diz que tem excelêntes resultados só com substracto no filtro, o q acham??? Ainda tenho dúvidas quanto ás massas filtrantes se quiserem relatar as vossas experiências, melhor beer

 

Cardinais: Podes por uns 30 à vontade. Só com o número que estas a pensar colocar, quase nem os vês

 

Não achas muito para este aqua ???

 

Não vais colocar limpa vidros? Conheces os L's?

 

Outra dúvida que tinha e tenho... não não conheço os L's, diz-me o nome cientifico para puder pesquisar :cry:

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe.

 

 

Em termos de massas filtrantes ... fui aconselhado a meter cerâmicas Siporex da Sera ... porque diz que são muito porosas e muito boas

 

Também uso o Siporax da Sera, mas prefiro largamente o Cerapore da Aquamedic. O SUbstrat Pro da Eheim tem uma área maior que estes dois, portanto também será uma boa opção.

 

Relativamente às massas filtrantes, tenho, em todos os filtros, simplesmente, esponja, lã de vidro e cerâmica. Tudo o que seja filtragem química (turfa ou carvão) é colocado mediante necessidade.

 

30 Cardinais para esse aquário? Até podes por o dobro :D Não tem propriamente a haver com o espaço (mas também), mas sim cim a carga orgânica. No teu caso não será problema pois será um plantado e irás apostar em boa cerâmica.

 

Os L's são os peixes de fundo/peixes gato/limpa vidros. Tens vários para escolher: Baryancistrus, Ancistrus, Hypancistrus, Scobiancistrus.....

 

Dá uma olhadela do sub-fórum Peixes Gato e lá encontras umas fichas de vários peixes.

 

 

Boa sorte :wink:

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora que estive a pensar melhor ... o meu problema não vai ser os vidros (disso trato eu :D )... vão ser é as plantas ... se começarem a ganhar algas não tenho nada para as combater ... já que quero manter o aqua com peixes vindos do mesmo habitat ... se alguém souber algum comedor de algas da Bacia do Rio Amazonas... tá á vontade para dizer :wink:

 

Vitor dentro desses 3 (Siporex, Ceraporee e Substrat pro) qual tem o melhor preço ??? :wink:

 

Estou a pensar em meter cerâmicas lisas, lã de vidro e depois uma dessas 3 opções ...

 

Abraços

Filipe Santos

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

Em relação aos Discus posso te dizer que os criei em casa com pH de 7.4 nunca tinha ouvido falar de alguém que crie Discus com pH de 8 mas tudo é possivel.

A manutenção de Discus em qualquer aquário é muito simples, ao contrário que muita gente diz, tens de ter atenção a alguns factores, o pH próximo dos 7 é o ideal pois os Discus estam mais que habituados a este valor ou até um pouco superior, a não ser que estejas a falar de Discus selvagens. Outro factor a iluminação não deve ser exagerada, os Discus não gostam de muita luz, assusta-os com mais facilidade, outra coisa as massas filtrantes e aí o Siporax da Sera bate aos pontos qualquer outra cerámica. O caudal da água não deve ser muito forte, ou deve ter zonas calmas onde os Discus reposem. E para mim uma dascoisas mais importantes são sem dúvida nenhuma as trocas de água, que devem der semanais de 50% ou de 3 em 3 dias de 25%, isto se comprares Discus pequenos para crescerem. Espero ter sido útil. Alguma coisa é só perguntares.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

 

permite-me discordar de alguns aspectos.

 

Outro factor a iluminação não deve ser exagerada, os Discus não gostam de muita luz, assusta-os com mais facilidade, outra coisa as massas filtrantes e aí o Siporax da Sera bate aos pontos qualquer outra cerámica. O caudal da água não deve ser muito forte, ou deve ter zonas calmas onde os Discus reposem.

 

Os discus assustam-se com muita luz? Não tenho essa experiência. É tudo uma questão de hábito!

 

O Siporax é melhor que os outros dois? Porquê? Tens experiência com os outros? Já partiste um cilindro de cerapore? Em que área é feita a filtragem anaeróbia num anel ed Siporax?

 

O caudal não deve ser forte? Depende de quão forte for e da forma como é expelida do filtro...

 

 

 

Filipe Santos:

Agora que estive a pensar melhor ... o meu problema não vai ser os vidros (disso trato eu Wink )... vão ser é as plantas ... se começarem a ganhar algas não tenho nada para as combater ... já que quero manter o aqua com peixes vindos do mesmo habitat ... se alguém souber algum comedor de algas da Bacia do Rio Amazonas... tá á vontade para dizer

 

Para as plantas tens várias hipóteses: Otocinclus, LDA25 - Pit Bull Pleco, Crossocheilus siamensis, Caridina Japónica... (este dois últimos penso não serem da América do Sul)

 

 

Filipe Santos:

Vitor dentro desses 3 (Siporex, Ceraporee e Substrat pro) qual tem o melhor preço ??? Very Happy

 

Sinceramente, acho que ronda tudo os mesmos valores. Para teres uma ideia, o Siporax tem 270m2 de filtragem, e o Substrat Pro tem 450m2. Tenta fazer as contas do que mais te compensa.

 

 

Filipe Santos:

Estou a pensar em meter cerâmicas lisas, lã de vidro e depois uma dessas 3 opções ...

 

"Técnica" para o filtro: quanto menos trabalho te der, melhor. Não coloques as cerâmicas lisas como filtragem mecânica: dão muito trabalho a limpar, e acumulam muita sujidade que se vai deteriorando. Com o tempo perdes a paciência para as limpar e a matéria orgânica continuará a "poluir" a água. Fica-te pela esponja, lá de vidro e cerâmica (por esta ordem de passagem).

 

 

Espero ter ajudado. Manda sempre :)

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vitor,

 

Sim normalmente os Discus perferem uma luz ligeiramente mais fraca torna-os mais confiantes e menos stressados. Tudo é uma questão de hábito, a iluminação a alimentação as trocas de água, etc.

 

O que te posso dizer do siporax é que tem como área 270m2 por cada 1000ml, ao resto responde-me tu. Quanto á area de filtragem anaeróbica do siporax, não te sei responder, mas se me puderes dar essa informação já agora agradecia.

 

Vitor é lógico que o caudal depende de muitos factores, não fiz referencia a l/h nem a maneiras de o expelir, o que disse foi só que não deve de ser forte ou deve ter zonas calmas onde os Discus repousem.

 

Outra matéria filtrante que usei com muito bons resultados foi o Zeolithe, para que absorve toxinas, nitratos e fosfatos.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tenho a dizer é agradecer a grande ajuda que têm dado ....

 

Obrigado ... já estou muito esclarecido em vários assuntos (discus), vou iniciar ...decerto que terei muito mais dúvidas mas depois vou pedindo ajuda... porque não posso aprender tudo agora... a experiência é a melhor ajuda. :wink: :D

Cumprimentos

Filipe Santos

 

Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe,

 

 

ainda bem que estás esclarecido. Pelo menos para já :D E não tens que agradecer. é para isso que cá estamos todos :D

 

 

Eu disse:

Os discus assustam-se com muita luz? Não tenho essa experiência. É tudo uma questão de hábito!

 

Nuno disse:

Sim normalmente os Discus perferem uma luz ligeiramente mais fraca torna-os mais confiantes e menos stressados. Tudo é uma questão de hábito, a iluminação a alimentação as trocas de água, etc.

 

Obrigado!

 

Eu disse:

Para teres uma ideia, o Siporax tem 270m2 de filtragem,

 

Nuno disse:

O que te posso dizer do siporax é que tem como área 270m2

 

Obrigado, mais uma vez.

 

Nuno disse:

Quanto á area de filtragem anaeróbica do siporax, não te sei responder, mas se me puderes dar essa informação já agora agradecia.

 

Posso sim senhor! Praticamente a filtragem anaeróbica no Siporax não existe (embora dependa do caudal e do filtro onde está colocado). Actualmente os anéis filtrantes são usados como filtragem mecânica e não como biológica. O facto de ser em anel e não em cilindro, ou outra forma compacta, reduz brutalmente a área anaeróbica. Temos o exemplo das DSB's que, normalmente, são feitas com areia tipo sugar size (embora com finalidades e formas de funcionamento algo diferentes).

 

 

Nuno disse:

Outra matéria filtrante que usei com muito bons resultados foi o Zeolithe, para que absorve toxinas, nitratos e fosfatos.

 

Não tenho grande experiência com o Zeolite, mas já ouvi dizer que ao fim de algum tempo liberta tudo o que absorveu, causando um choque bio-quimico enorme... Mas aqui já não me prononcio...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acredito que todos estam esquecidos como o aquario e plantado a injeção de co2 baixa o ph assim como o tronco ou xaxim

na verdade sou brasileiro e moro em Salvador na Bahia e aqui o ph que sai das torneiras e o equivalente a 7,4ph e nem por isto os discos morrem e logo apos estar num aquario com injeção de co2 com xaxim o ph se estabiliza em 6,5 sendo que não crio peixes selvagens mesmo sendo do brasil centro de exportações de discos selvagens pescados na amazonia

os rios da amazonia que sao pescados alguns tipos de discos selvagens chegam a 4,5ph por causa de troncos e folhas no fundo dos mesmos e isso ai

alguem saberia me passar alguns sites que tenham um bom material de discos??

um abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais