Identificar ciclideo


Recommended Posts

Tropheops é de certeza, relativamente ao resto não sei, vai ser díficil de saber ao certo.

Dadas as parecenças é possível que seja um "red cheek" mas...?

Que é um macho também é certo.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Quando comprei este peixe ele era todo cinzento e depois mudou para azul e agora domina o aquário.

Comprei o peixe como Labidochromis flavigulis ou Pseudotropheus Lombardoi, não me recordo ao certo.

A femea deste peixe morreu logo no inicio quando comprei o casal.

Estou à procura de uma companheira para ele, mas não me lembro que peixe é este.

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim tambem me parece mais ser Tropheops sp. "red cheek", mas nunca vi esta especie á venda, aliás especies do genero tropheops, é bastante raro encontrar .

Tens mais peixes, iguais?

 

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

tenho apenas este ciclideo que mudou de cor durante o crescimento.

Já me ocorreu tratar-se de um hibrido. Ele tinha uma femea completamente cinzenta, mas esta morreu passado uma semana quando comprei o casal.

Este peixe domina o aquário, detesta os Labidochromis caeruleus e faz corte a uma femea flavigulis, mas ela morre de medo dele.

Tem uma linha no dorso amarela puxada para esbranquiçado.

Se for Pseudotropheus tropheops Rust ou red Cheek, onde poderei arranjar uma companheira para este peixe?

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Litradas de saudações,

 

Na minha opinião esse peixe é efectivamente um Tropheops. No entanto das muitas populações que investiguei não encontrei nenhuma igual a ele, o que me leva a supor tratar-se de um hibrido. No entanto também pode ser puro com uma mutação que eu não tenha deparado na minha procura.

 

Relativamente ao Labidochromis não pode ser pois a estrutura da boca é completamente diferente como podem ver pela imagem abaixo.

 

labido_flavigulis.gif

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

agradeço a todos pela ajuda prestada.

A fêmea era muito parecida à da foto, mas não tinha cores definidas, era completamente cinzenta.

Acho que comprei os peixes como sendo Pseudotropheus Lombardoi, mas não me lembro bem.

Comprei os peixes na Proagrali no Mouras Shopping no Lumiar.

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cumprimentos

 

Nelson Raposo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que comprei os peixes como sendo Pseudotropheus Lombardoi, mas não me lembro bem.

É bem provável que seja Lombardoi por parte do pai e tropheops por parte da mãe ou vice versa, o padrão de cor é muito parecido ao do lambardoi macho :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é um híbrido??!

Se se constactar o que eu referi é! eu acredito que sim :oops:

Quando se compram peixes mal catalogados, sejam hibridos ou não existe sempre esse problema associado, a não ser que a identificação seja muito ividente, o que não maior parte das vezes não o é.

Por exemplo a fêmea que mostrei, é um tropheops de certeza, mas qual a população? não se sabe porque ainda por cima é uma fêmea e não restou nenhum macho para a identificação ser mais fácil. Quando se fica com pelo menos um casal, pelo menos dá para criar essa espécie mesmo não se tendo certeza da população, mas quando acontece ficar-se só com um nunca mais se consegue arranjar companheiro para o que ficou.

Quando se compram os peixes deve ter-se sempre em atenção o nome científico e confirmar sempre com imagens de livros ou outras se o nome coincide com a espécie. É obvio que isso não é possível quando vêm de um importação para nossas casas, como aconteceu com a fêmea que referi, mas isso também foi um caso bastante raro porque vieram cerca de 10 e só restou aquele :lol:. Quando compramos na loja não há necessidade de comprarmos gato por lebre.

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais