Reposição automática


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Amanhã vou receber uns interruptores de boia para tentar fazer um repositor automático de evaporação. (Obrigado Alexandre pela indicação sobre o vendedor) :shock:

 

Se de inicio pensava em usar uma micho-bomba da Tunze a partir dum bidon de 50 litros, agora descobri que furando duas paredes posso passar um tubo da cozinha onde tenho esgoto, água, tomadas e um local perfeito para colocar a RO!

 

O que pretendo fazer é o seguinte:

 

Uso uma boia na sump para o nível óptimo a controlar um solenoide à entrada do aparelho de Osmose e depois uso uma outra boia mais acima (seguro anti inundação) para fechar um segundo solenoide em série com o primeiro.

 

Para ter o projeto feito, faltam-me os solenoides que deverão ser de marca diferente para garantir a máxima redundância. Também tenho de arranjar a fonte de alimentação apropriada (o ideal seria usar duas distintas ligadas a tomadas diferentes ligadas a série de disjuntor diferente, mas aqui estou tentado a facilitar um pouco).

 

Faltou dizer que depois pretendo colocar um DI à saída da RO e, antes da sump, um reactor de Nilsen mas isso são outros quinhentos...

 

Agora as perguntas banais... :lol:

 

:lol: Será seguro?

:D Quais são os melhores solenoides e onde se podem comprar?

:? Presumo que as fontes de alimentação possam ser compradas no mesmo local, não é verdade?

:?: Estou a pensar ligar as fontes de alimentação a um timer de modo a só fazer entrar a kalk durante a noite, faz sentido ou estou a armar-me em cromo? Com o timer e dois mini-solenoides como os do link, um relé e um T antes do Nilsen, conseguiria, penso eu, ter RO pura de dia, e kalk à noite mas será que isso não seria já kromisse do piorio, tipo só estaria a arranjar mais cenas para o sistema rebentar um dia???

 

http://www.europeen-trading.com/Electrovan...tegory_365.html

 

Agora a pergunta parva... :lol:

 

:?: Como raio furo eu duas paredes de tijolo de 15cm (que brocas? é necessário um berbequim especial de corrida?)

 

Agora a pergunta mesmo, mesmo parva :lol:

 

:?: Com que conversa tenho de ir eu para a minha mulher para que ela aceite a coisa?

 

Obrigado pela ajuda!

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Presumo que um solenoide e um relé normalmente aberto a comandar a bomba é suficiente...

 

 

O tijolo fura-se com qualquer berbequim que tenha percurssão ou com um martelo electro-pneumatico, com as respectivas brocas de furar paredes... ( mal apelidadas de brocas diamante )

 

 

ahhh dizes à tua mulher que é pa evitar andar com baldes de agua plo meio da sala ( eu tenho o aqua na sala ) que ela acede logo :shock:

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Presumo que um solenoide e um relé normalmente aberto a comandar a bomba é suficiente...

 

Obrigado mas acho que não entendi esta.

 

A ideia é mesmo não ter bomba no processo.

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Acho muito bom o projecto... Não me tinha lembrado de um esquema destes para adicionar kalk só durante a noite.

 

As fontes de alimentação, se forem solenoides de 12v podes usar uma alimentação de PC (daquelas mais baratas). E ainda ficas com montes de energia para ventoinhas e assim.

 

Alternativamente podes usar um relé para inverter o controlo das luzes do teu sistema, e meter a sump em contra-ciclo com o aquário principal, sistema em que podes adicioar kalk o dia inteiro.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

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Boas,

 

Parece-me bem. também pensei no mesmo mas para além de ter que furar 2 paredes, ainda tinha que atravessar a cozinha de um lado ao outro com o tubo e a minha mulher disse logo que não.

 

Ainda se o chão fosse de madeira .... Talvez ainda tivesse desculpa.

 

Quanto ao berbequim, tenho lá um com martelo pneumático e já tive que furar paredes para passar cabos de TV. Não deve ser mais complicado.

 

Broca talvez se arranje também.

 

Abraço,

 

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

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Obrigado a todos!

 

Allaphor:

Penso que os mini-solenoides para fazer o by-pass do reactor de Nilsen são de 24v mas, como tu muito bem dizes, se tiver um refúgio em contra-cilclo (coisa que vou ter e aliás já tive em água doce com grande sucesso) torna-se desnecessário. quanto ao contra-ciclo, não fui ao rigor do relé mas limitei-me a usar dois timers.

 

Vou monitorar o pH e logo vejo se há necessidade. Como está nos meus planos meter um reactor de Ca lá mais para a frente, depois a coisa terá de ser analisada outra vez. Vou mantendo o esquema debaixo de olho.

 

Rui Gaspar:

Raios partam as forças de bloqueio :D havias de conhecer a minha :roll:

Tenho um berbequim com martelo por isso se calhar tento-me safar apenas comprando uma boa broca. De qualquer modo muito obrigado pela oferta.

Não desistas da ideia. Será que a tua mulher aceita que uses calha técnica? Só a paz que deve ser ir uma semanita de férias e não estar nervoso por causa do aquário deve ajudar a convencê-la.

 

Entretanto vou tentar fazer um desenho do esquema para colocar aqui.

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Chegaram os interruptores de nível e já testei e funcionam bem pelo menos entre 1,5V e 12V.

 

Se quiserem saber detalhes sobre onde as encomendei, mandem mp :P

 

Fiquei abismado porque as encomendei num dia e no dia seguinte estavam cá por DHL com pagamento à cobrança :roll:

 

Sites de aquariofilia ponham aqui os vossos olhinhos!!!

 

Próximo passo, convencer a minha "cara metade" a deixar fazer o furo :lol:

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  • 1 mês depois...

Tenho instalado um mecanismo totalmente automático de reposição da água que se evapora do meu aquário com base em dois interruptores de bóia, que pedi para instalar à loja onde costumo ir, depois de ter visto o que eles lá têm (A única coisa que é manual é a troca de carvão e resinas de tempos a tempos, que como é obvio ainda não pode ser automática).

Um interruptor controla a água que passa pelo desionizador para um depósito onde fica a água preparada para repor a que se evaporou (não uso RO porque na região onde vivo seria um desperdício de água, tão desmineralizada é a nossa água já por natureza, mas esta parte do sistema pode ser feito substituindo o desionizador por um RO); o outro interruptor controla a passagem de água preparada desde o depósito onde está armazenada para o aquário, ou seja cada vez que o nível na samp diminui inicia-se a entrada de água (nesta parte pode ter associado um reactor de kalk e/ou um temporizador para só permitir a reposição à noite). Todo este sistema só funciona a uns seguros 24V o que tendo em conta que estamos a trabalhar com água salgada é um alivio, já chega as bombas e os termóstatos a funcionar a 220V.

Com os melhores cumprimentos,

Manuel

Pic_3442_1.jpg
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Obrigado!

 

Eu neste momento estou a testar um sistema com bomba (ainda não terá ligação directa à Osmose e Desionisador).

 

Aquilo funciona com tensões de 12 e 6 volts. O maior problema que encontrei foi a intereferência entre o ruído electromagnético do motor da bomba e o mecanismo das boias que também é electromagnético.

 

O assunto ficou (muito bem) resolvido quando coloquei um relay.

 

Brevemente conto fazer uns posts do sistema neste mesmo assunto.

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