Luis Ruivo Posted September 29 Posted September 29 Após mais de uma década sem mexer em aquários, este ano voltei a dedicar-me a eles. Depois de o Tozé me ter falado do desafio, este ano vou-me estrear nestas andanças. Foi um dia bem passado com a malta e uma experiência a repetir, certamente. Então, aqui vai a minha descrição: 1 - Nome do Aquário Spring Dream 2 - Data da montagem 28/09/2025 3 - Dimensões do aquário ILA 45x30x30 extra-claro 4 - Equipamentos Instalados 4.1 - Filtro Eheim classic vario 250 4.2 - Termostato Sera 4.3 - Iluminação/Foto-período Twinstar Light 450EC 4.4 - Sistema de CO2 Sim 5 - Substratos & Hardscape 5.1 - Substrato 2Hr APT Feast Aquasoil 5.2 - Hardscape Strideways Riouh stone Sera white fine sand 6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) APT: 1, Fix, Start Masterline Carbo 7 - Fauna Ainda por decidir 8 - Plantas Cruptocoryne parva Eleocharis acicularis mini Anubia nana bonsai Hemianthus callitrichoides "cuba" Hygruphila lancea araguaia Potamogeton gayi Vesicularia montagnei christmas Limnophila vietnam Gratiola Viscidula Rotala Yao Yai Rotala Green 9 - Fotos Dia da montagem 7 Quote
JoseCarlosMarques Posted September 29 Posted September 29 Eh lá!!! Isto aqui promete! Muito boa montagem, Luis, a provar que quem sabe nunca esquece. Bom trabalho nas rochas, a aproveitar os reflexos laterais. Mais uma montagem para seguir de perto. Desejo-te a melhor das sortes, e espero que signifique a tua volta ao hobby para vermos mais trabalhos com a qualidade que pareces ter. Parabéns também ao @Tozé Nunes, por saber "recuperar" bons aquascapers. Grande abraço! Quote
Luis Ruivo Posted September 29 Author Posted September 29 Eu não me esqueci porque nunca aprendi na verdade 😅 Comecei a interessar-me por aquascaping em janeiro deste ano. 2 Quote
José Pedro Posted September 29 Posted September 29 Caro Luis, não tivemos grande oportunidade de falar no desafio. Gosto muito da tua montagem. Muito mesmo. Para quem só começou em Janeiro, está excelente. A acompanhar. 1 Quote Caudatas do it better.
JoseCarlosMarques Posted September 29 Posted September 29 3 hours ago, Luis Ruivo said: Comecei a interessar-me por aquascaping em janeiro deste ano. Ninguém diria!!! Quote
sTeVe- Posted September 29 Posted September 29 Bem vindo de volta ao hobby. Gosto muito desta montagem e espero que tudo te corra da melhor forma, muito bom trabalho parabéns! Quote Primeiros Passos - Shrimp Shrine - Verdant Haven - Aurora Rubra YOUTUBE
Luis Ruivo Posted September 29 Author Posted September 29 6 hours ago, JoseCarlosMarques said: Eh lá!!! Isto aqui promete! Muito boa montagem, Luis, a provar que quem sabe nunca esquece. Bom trabalho nas rochas, a aproveitar os reflexos laterais. Mais uma montagem para seguir de perto. Desejo-te a melhor das sortes, e espero que signifique a tua volta ao hobby para vermos mais trabalhos com a qualidade que pareces ter. Parabéns também ao @Tozé Nunes, por saber "recuperar" bons aquascapers. Grande abraço! Mas obrigado pelas tuas palavras 6 hours ago, JoseCarlosMarques said: Eh lá!!! Isto aqui promete! Muito boa montagem, Luis, a provar que quem sabe nunca esquece. Bom trabalho nas rochas, a aproveitar os reflexos laterais. Mais uma montagem para seguir de perto. Desejo-te a melhor das sortes, e espero que signifique a tua volta ao hobby para vermos mais trabalhos com a qualidade que pareces ter. Parabéns também ao @Tozé Nunes, por saber "recuperar" bons aquascapers. Grande abraço! 2 hours ago, sTeVe- said: Bem vindo de volta ao hobby. Gosto muito desta montagem e espero que tudo te corra da melhor forma, muito bom trabalho parabéns! Obrigado 🤞 3 hours ago, José Pedro said: Caro Luis, não tivemos grande oportunidade de falar no desafio. Gosto muito da tua montagem. Muito mesmo. Para quem só começou em Janeiro, está excelente. A acompanhar. Também gosto muito do teu hardscape. Tem um impacto brutal. Boa sorte💪 1 Quote
José Pedro Posted September 29 Posted September 29 há 1 hora, Luis Ruivo disse: Mas obrigado pelas tuas palavras Obrigado 🤞 Também gosto muito do teu hardscape. Tem um impacto brutal. Boa sorte💪 Isso... Sorte é o que eu vou precisar. Quote Caudatas do it better.
Fernando Freire Posted October 1 Posted October 1 Grande Luís!!Obrigado por vires Chegaste, viste e venceste!Belíssimo aquário e montagem, se tudo correr bem vai ficar espantoso!Boa sorte! 1 Quote "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Luis Ruivo Posted October 2 Author Posted October 2 18 hours ago, Fernando Freire said: Grande Luís!! Obrigado por vires Chegaste, viste e venceste! Belíssimo aquário e montagem, se tudo correr bem vai ficar espantoso! Boa sorte! Não venci nada e ainda muita água tem de passar por baixo da ponte. Falta a parte mais dificil para mim que é fazer crescer as plantas e saber fazer a poda. Mas fico contente por ter conseguido criar mais ou menos o que tinha idealizado. Obrigado o boa sorte também 🍻 Quote
Luis Ruivo Posted October 2 Author Posted October 2 Como combinado deixo aqui a minha experiência com spray para fazer o fundo do aquário. Usei um azul claro misturado com um azul escuro mas nem dá para ver bem. Não era bem o resultado que tinha imaginado mas até gostei Depois prendi com fita cola e ainda não caiu🤣 Continuo com as TPA's diárias e a acender velas para não morrer nada 4 Quote
gjsilva Posted October 2 Posted October 2 Acho que vai se destacar bastante dos outros 🤌Está muito bom! Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk 1 Quote
JoseCarlosMarques Posted October 2 Posted October 2 1 hour ago, Luis Ruivo said: Como combinado deixo aqui a minha experiência com spray para fazer o fundo do aquário. Usei um azul claro misturado com um azul escuro mas nem dá para ver bem. Não era bem o resultado que tinha imaginado mas até gostei Depois prendi com fita cola e ainda não caiu🤣 Continuo com as TPA's diárias e a acender velas para não morrer nada Excelente técnica. E quanto mais afastares esse fundo do vidro, melhor resultado consegues ter, porque o desfoque faz com que as cores se misturem e tudo pareça mais real. Vi um vídeo há uns anos em que o Steven Chong explicava como fazer este tipo de fundos, e ele tinha coisas fantásticas, que mudavam completamente o Look do aquário. Está aqui, a partir do minuto 16 (mais ou menos): 1 1 Quote
Luis Ruivo Posted October 2 Author Posted October 2 50 minutes ago, JoseCarlosMarques said: Excelente técnica. E quanto mais afastares esse fundo do vidro, melhor resultado consegues ter, porque o desfoque faz com que as cores se misturem e tudo pareça mais real. Vi um vídeo há uns anos em que o Steven Chong explicava como fazer este tipo de fundos, e ele tinha coisas fantásticas, que mudavam completamente o Look do aquário. Está aqui, a partir do minuto 16 (mais ou menos): Obrigado vou estudar isto. O Steven Chong é um boss. Já estive a ver master skills dele e confesso que mesmo vendo não consegui perceber bem como ele faz as coisas. Ainda é muita areia para a minha camioneta 😂 1 Quote
JoseCarlosMarques Posted October 3 Posted October 3 15 hours ago, Luis Ruivo said: Obrigado vou estudar isto. O Steven Chong é um boss. Já estive a ver master skills dele e confesso que mesmo vendo não consegui perceber bem como ele faz as coisas. Ainda é muita areia para a minha camioneta 😂 Bela série, essa! Ensina uns truques muito porreiros que gostava de experimentar, mas ainda não tenho coragem para isso. Eheh. Ainda não estou no nível de preparar um aquário, tirar a fotografia e desmontar outra vez... seria obsessão... ou um emprego! Quote
ismael_figueira Posted October 4 Posted October 4 Mais um dos rookies do desafio, mas que não deixa nada a desejar perante todos os outros, pelo contrário. Luis, apresentas aqui um aquário bem trabalhado quer em escalas como profundidade, agora vamos ver como te portas com a tesoura. O papel predominante agora é manter a tesoura afiada para a flora ser controlada sem engolir esse layout tão bem elaborado. Vai com tudo! Quote Cumprimentos, Ismael Figueira Projectos correntes - FenrirSkogen / MIDGARD Projectos terminados - Laurento / Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video
Tozé Nunes Posted October 4 Posted October 4 Grande Luis! Não só vieste mais cedo un dia para ajudar a carregar caixas e caixas de material como no domingo montaste um layout brutal! É um do meu top3 deste ano! Os meus sinceros parabéns! E se ainda por cima começaste este ano... É bom saber que há malta muito talentosa a aparecer, és um sinal que o aquascaping está vivo e a atrair novos nomes! Mais um motivo para continuar a haver desafios. Obrigado! Agora, falta o resto! E se há layouts em que as plantas transformam maus hardscapes em aquários brutais, também há o oposto. Por isso não vaciles no crescimento e manutenção das plantas. Quote Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE
Luis Ruivo Posted October 4 Author Posted October 4 2 hours ago, Tozé Nunes said: Grande Luis! Não só vieste mais cedo un dia para ajudar a carregar caixas e caixas de material como no domingo montaste um layout brutal! É um do meu top3 deste ano! Os meus sinceros parabéns! E se ainda por cima começaste este ano... É bom saber que há malta muito talentosa a aparecer, és um sinal que o aquascaping está vivo e a atrair novos nomes! Mais um motivo para continuar a haver desafios. Obrigado! Agora, falta o resto! E se há layouts em que as plantas transformam maus hardscapes em aquários brutais, também há o oposto. Por isso não vaciles no crescimento e manutenção das plantas. Agradeço as palavras e fico contente por este feedback positivo que a malta tem dado. Mas daí a talento para aquascaping ainda vai um esticão. Até ver tenho jeito para tetris de pedras e tento aplicar o que tenho pesquisado sobre isto. Concordo contigo e sei que as plantas podem destruir uma montagem. Tentei escolher plantas que se adequem a este estilo mas ainda estou longe de poder dizer que percebo de poda. Vale-me a vontade de querer aprender 😅 2 Quote
Luis Ruivo Posted October 6 Author Posted October 6 Então updates.... Tenho algumas diatomaceas a aparecer na areia e na tubagem. Acho que as plantas com pior cara são a UG e a crypto parva e uma cuba que tenho mais à sombra. Melts assim por completo acho que vou ter a UG De resto tem tudo rebentos novos. Tanto a limnophila como a potamogeton estão com bom aspeto. 4 Quote
JoseCarlosMarques Posted October 7 Posted October 7 As diatomáceas são normais. Até são um bom sinal, a meu ver. Isso desaparece com o tempo. Já em relação ao melt da UG, não é nada que me surpreenda... é uma das plantas mais difíceis de manter neste hobby, ainda para mais em tanque novos. Se bem me lembro, no ano passado foram muito poucos os que usaram essa planta e não tiveram problemas com ela. Mas vocês insistem em seguir o caminho mais difícil 🙂 . No teu lugar, pensava já numa alternativa... gostava muito de ver esse tanque em boas condições, até porque é uma das minhas apostas para levar o caneco 😉 . Quote
Luis Ruivo Posted October 7 Author Posted October 7 1 hour ago, JoseCarlosMarques said: As diatomáceas são normais. Até são um bom sinal, a meu ver. Isso desaparece com o tempo. Já em relação ao melt da UG, não é nada que me surpreenda... é uma das plantas mais difíceis de manter neste hobby, ainda para mais em tanque novos. Se bem me lembro, no ano passado foram muito poucos os que usaram essa planta e não tiveram problemas com ela. Mas vocês insistem em seguir o caminho mais difícil 🙂 . No teu lugar, pensava já numa alternativa... gostava muito de ver esse tanque em boas condições, até porque é uma das minhas apostas para levar o caneco 😉 . Nunca tinha usado a UG. Mas se ela se for, ainda queria tentar mais uma vez para ver se pega. Realisticamente o meu objectivo é ficar no top 8. Pessoalmente acho as montagens do Ismael, da Vera, do Vasco e do Carlos mt boas. E todos com kit de unhas já provado 😅 Quote
Luis Ruivo Posted October 10 Author Posted October 10 Então mais um update... Não há grandes novidades, as plantas vão crescendo devaraginho mas sem grandes problemas, as diatomáceas não têm chateado muito. Mas o meu canto frontal esquerdo é onde as plantas estão com pior cara. Ainda não percebi se a UG vai morrer ou ainda tem salvação. Meti um pouco de cuba entre as pedras grandes à esquerda para "separar" as 2 pedras. As rotalas é que estão mais perguiçosas e tardam em mostrar cor e ainda não se mostram atrás das pedras. Mas como tenho andado às cabeçadas com a calha do desafio e acho que ainda não atinei com isto. Durante a proxima semana já lhes devo fazer a primeira poda. As fotografias que tenho posto são em raw. Esta é a minha primeira tentativa de edição de fotografia. isto é outro mundo novo😅 1 Quote
JoseCarlosMarques Posted October 10 Posted October 10 42 minutes ago, Luis Ruivo said: As fotografias que tenho posto são em raw. Esta é a minha primeira tentativa de edição de fotografia. isto é outro mundo novo😅 Segues no bom caminho. Pelo menos dá para perceber bem que a tua montagem tem bastante por onde explorar (em termos fotográficos). Em termos de escolha de plantas e hardscape já disse o que tinha a dizer... um dos meus favoritos, com toda a certeza. 2 Quote
Luis Ruivo Posted October 15 Author Posted October 15 Mais uma atualização Comecei a meter água de osmose no aquario que andava com os TDS lá em cima. Continuo com o mesmo plano de fertilização e tenho a calha a 65% 7h30. As plantas parecem porreiras mas as rotalas continuam a não querer mostrar cor... e ainda não percebi se a UG está a falecer ou a recuperar... A cuba está boa de saúde e tenho tentado podar tudo o que vem para cima para ver se espalha bem. A que está mais á sombra está a demorar mas a ver se consigo fazer alguma coisa de lá. Alguma dica de como podar a o potamogeton? Cumprimentos 🍻 1 Quote
JoseCarlosMarques Posted October 15 Posted October 15 Regra geral, e pelo que tenho visto aqui, há pouca gente com o andamento que tu levas. Um pormenor apenas... com tanta planta em cima das rochas, tem cuidado para não perderes o trabalho de pedra que fizeste. Seria uma pena. 1 Quote
Recommended Posts