Recommended Posts

Se te estás a referir ao custo em termos de consumo eléctrico, basta fazer contas com base no preço do kWh.

Na minha factura o preço do kWh é 0.098€. Uma lampada de 150W consome 0.15kWh. Num periodo de 10 horas:

 

0.15 x 0.098 x 10 = 0.147€ que é como quem diz 30 paus. (se não me enganei nas contas :) )

 

Estas contas não incluem o consumo do balastro, que desconheço.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

O balastro HQI, ou melhor a unidade HQI, porque um equipamento deste tipo é constituido por três peças (balastro,ignitor e condensador) tem o seu próprio consumo.

Em regra geral e tratando-se de uma lâmpada nova e de boa qualidade é normal que um equipamento HQI convencional (electromagnético) de 150w consuma na ordem dos 16w. Consumir mais ainda, depende da idade das lâmpadas, porque lâmpadas em fim de vida colocam o equipamento HQI em sobrecarga e obrigam a consumos extras; depende do estado do equipamento, e depende da utilização ou não de um condensador, mas sobre isto já lá vamos.

Uma unidade HQI electrónica de 150w consome 6w. Sempre, do primeiro ao último segundo da vida da lâmpada.

Voltando à história do condensador...infelizmente é uma das coisas mais ignoradas nos sistemas HQI´S. E eu sei porque faço alterações em calhas comerciais que não possuem condensador.

Sistemas HQI´s necessitam para poder funcionar de energia reactiva. Esta energia resulta de desfazamentos na tensão de rede e precisa de ser compensada. A função do condensador é corrigir o factor de potência dos equipamentos que requisitam energia reactiva à rede eléctrica quando são ligados. Quando um condensador adequado à potência dos equipamentos é usado, este compensa o pedido de energia reactiva à rede e por isso o consumo deste tipo de energia é menor.

E precisa de ser compensada porque é mais cara que a energia normal, e a partir de determinados valores é facturada pela EDP. A não compensação deste tipo de energia traz outras desvantagens: condiciona todo o sistema em termos de funcionamento óptimo e compromete a vida útil dos equipamentos. Foi só um à parte mas que me parece interessante no contexto dos equipamentos HQI.

 

abraço,

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

então em todas as calhas com HQI´s deve-se acrescentar um condensador? Aproveitando o embalo, que temperatura deve atingir estas lampadas?

 

Já agora nessas mesmas calhas o vidro que as protege tem protecção contra os raios UV. Se ele se partir onde se pode arranjar ou como é que nós o identificamos perante um vidraceiro?...

 

Um abraço

 

Rui Vasco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

Boas

Pelo que percebi na tua formula o preço é por dia.

Por mês será:

0.147 x 30 = 4.41€

Cumpz.

Editado por duarte_map
Link to comment
Partilhar nas redes sociais