Betta e Neon


Matilde

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um aquário com neons cardinais, neons negros, tetra pinguins, tetra fantasma negros, corydoras, botia palhaços e um betta (macho).

 

Há minutos atrás o betta matou um neon cardinal e começou a morder uma corydora bronze.

 

Será que há alguma incompatibilidades? Deverei passar o betta para outro aquário de modo a evitar mais situações deste género!?

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, olha é assim, betas com néons........ Bad coisa. Os betas são territorais e os néons são pequenos.... :D Há betas e betas, eu uma vez tive um beta com gupis e néons e nada...... Se os néons forem muito pequenos, não aconselho e tê-los com betas, já agora, qual é o tamanho do aqua?

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tamanho: 120x60x60

 

Ele matou o neon mais pequeno de todos. Pensei que tinha morto um segundo neon mas afinal ele continua o aquário de boa saúde. Estou a pensar por o Betta nem que seja temporariamente num aquário à parte e junta-lo com algumas fêmeas. Já me disseram que podia ser que o Betta acalma-se.

 

Vamos lá ver.

 

No entanto, desaconselha a união de Bettas com Neons!?

 

Cumprimentos e obrigadíssima pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Tambem já tive betas.

O primeiro era uma paz de alma só "atacava" depois de muito chateado por outros peixes mais insistentes.

O segundo no inicio (tipo 1ª semana) parecia ainda mais calmo de que o 1º mas acabou por se tornar no individuo dominante principalmente na hora da alimentação não deixando os outros alimentarem-se até que ele assim o intendesse.

Tanto quanto sei não se deve juntar 1 macho com femeas a não ser na altura de acasalamento com o risco de o macho não estar interessado na femea e ataca-la. Acho que se deve colocar a femea á vista do macho e se este mostrar interesse vai começar a fazer o ninho de bolhas nessa altura é que se coloca a femea junto até completar a desova e terem colocado todos os ovos no ninho. Depois disso a femea deve ser retirada de imediato.

 

Se eu tiver errado, por favor corrijam-me.

Espero ter ajudado.

  • Gosto 1

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste caso a situação é ligeiramente diferente visto o betta ser único no aquário. Em 2 dias matou 1 bótia palhaço e 3 neons.

 

Já o pus sozinho num aquário.

 

Obrigada por toda a ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Desculpa, acho que te induzi em erro, nunca tive dois betas em simultaneo. Não sei se sabes mas, isso não é possivel sem que haja uma morte, se juntares 2 machos vão lutar entre si até á morte :) .

 

Eu queria dizer era que já tive um 1º que morreu e comprei um 2º.

 

E o temperamento deles era completamente diferente.

 

Nunca nenhum deles atacou nenhum peixe, pelo menos que me tenha apercebido, a não ser na hora de comer.

 

Mas pelo que estás a dizer acho que o teu beta nunca se vai dar com ninguem. Já agora, tens mesmo a certeza que foi ele ? À quanto tempo é que o tens nesse aqua ?

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb só tenho 1 betta! Tenho a certeza que foi ele porque eu mesma vi o Betta a atacar os peixes! Vi-o a matar 2 neons (o 3º neon não sei como morreu mas presumo que tenha sido o betta), o botia palhaço e vi ainda a atacar as corydoras mas sem êxito :)

 

Acho que ele vai passar o resto dos dias dele num globo, à parte, só tenho medo que a gatinha que tenho cá em casa lhe ache piada e o mate...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)  

Isso é mesmo uma fera   yikes    ;)  ;)  

 

Tem mas é cuidado com a gata não vá o beta ataca-la  :D

 

Foi o que já me disseram :P Qualquer dia chego à sala e tenho a gata estendida no chão e o betta de boa saúde...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tambem ja tive problemas com neons e um betta mas foi ao contrario. os néons andavam todos em cardume atras do betta, o peixe durou uma semana. comecei a reparar que o betta estava a perder as barbatanas mas a agua estava em perfeitas condiçoes. so percebi que eram os neons quando ja era tarde demais.

acho que nao devemos tomar os neons como peixes totalmente pacificos so porque sao pequenos :twisted:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha um concelho: se krs ter bettas nao os tenhas num comnitario meteos num aqua a parte e faz criação. Fazer criação de bettas e muito interessante mas nao se pode fazer em aquarios comunitarios.

Mais vale perder um minuto de vida do que a vida num minuto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Acho que ele vai passar o resto dos dias dele num globo, à parte, só tenho medo que a gatinha que tenho cá em casa lhe ache piada e o mate...

A gatinha teria um gesto de caridade.

 

Por favor não coloquem peixes em globos.

Se tiverem um globo e lá quiserem colocar vida, coloquem cactos...

 

Acho que nenhum de nós gostaria de viver dentro de uma lente, menos ainda um peixito que não tem culpa nenhuma :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para reforçar: Os bettas são "O" peixe territorial. Não é por acaso que se chamam "combatentes" e são utilizados na Ásia em jogos de azar. Qualquer peixe colorido/vistoso que conviva com um betta num aquário - e não apenas outro betta - sujeita-se a uma luta sem quartel até à morte, mesmo que seja a do próprio agressor.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começei com um beta macho que veio ca ter fruto de uma troca, peixe lindo.

Foi logo para o meu plantado de 60L onde conviveu com os restantes habitantes sem os incomodar.

Depois foram-me oferecidas 2 femeas.

Claro que... plantado com elas!!!

Começaram logo a levar porrada do macho, a mais maltratada tive que a retirar, a outra acasalou :lol: tirei-a, juntei a outra... acasalou... :P

O pobre coitado morreu com hidropsia ;)

Agora tenho betas espalhados por tudo o que e´aquario ca em casa :D

Tudo em comunitarios e aquarios de crescimento de alevins (isto os que nasceram na mesma altura) de outras especies... etc... betas com tudo menos solitarios e nunca dei por eles atacarem o que seja sem ser da sua especie.

 

Para ter um beta num globo preferia da-lo!!

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Eu ja fiz ene criaçoes de bettas, na minha opiniao, isso e da alimentaçao que lhes estas a dar, deves estar a dar-hes so flocos?

Os bettas sao peixes carniveros e nessecitam de alimentaçao mais cuidada se nao tornam-se agressivos e fazem-te cenas dessas.

Da-lhes comida congelada artemias , larvas vermelhas,etc.

Eu aos meus era eu que fazia o comer espinafres,peixe,mexilhao,figado de frango ou porco so um pouquinho, depois triturava e levava ao congelador.

 

Um abraço

 

 

Pedro g

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O betta neste momento parece feiz da vida. Está sozinho à espera de uma fêmea. Já pensei voltar a po-lo junto dos outros peixes, dá-me imensa pena ve-lo sozinho :roll:

 

Acham que é seguro arriscar? Ele depois do neon fez mais estragos enquanto lá esteve, inclusive arrancou um olha a uma das minhas coridoras.

 

Que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2 dias matou 1 bótia palhaço e 3 neons.

 

Que tamanho tinha o bótia? Tens a certeza de que estava saudável??

Os bótias são peixes extremamente robustos que conseguem coabitar com ciclídeos bastante agressivos e rápidos. São tabém nadadores vigorosos, ao contrário dos bettas macho de cativeiro, que são muito lentos devido às caudas atrofiadas (mais um exemplo da vaidade humana)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

bem... só me resta dizer uma coisa... há bettas e bettas o meu betta é uma paz... foi o primeiro a entrar no aquário... seguido de guppys... mollys... platys... etc... nunca abriu guelras a ninguem... nunca foi mordido... nunca mordeu... mas ter o betta sozinho não vai ajudar... depois de estarem muito tempo sozinhos os bettas tornam.se agressivos... uma coisa... quando comprarem bettas nunca comprem os qu estão em cubiculos... comprem os que tão com outros peixes... esses sim estão habituados e não iram estranhar tanto...

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais