Água turva


Recommended Posts

Boa noite. 
Recentemente surgiu o interesse de montar um aquário. Depois de ter lido um pouco do assunto, iniciei está jornada. Entretanto já enchi o aquário à cerca de uma semana para iniciar o ciclo e até hoje a minha água ainda não apresentou sinais de melhora, a água está turva, (cheia de “terra”), não sei se será normal, ou se estarei a fazer alguma coisa mal. 
 

obrigado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago, se conseguires dar mais informação sobre o aquário, mostrar umas fotos etc, seria mais fácil para te ajudar.
Sabes que filtro tens? Que substrato tens? Há quanto tempo tens o filtro a trabalhar já o limpaste? Desligas o filtro ou está a trabalhar 24/7? Quanto mais informação nos deres mais fácil será encontrar o problema e indicar uma solução

Enviado do meu 22011119UY através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite@Brunomcc2000 tenho um fluval c2, comecei com um eheim 60 mas troquei porque só fazia filtragem mecânica. O substrato tenho um JBL Proflora start com gravilha preta por cima. Quanto ao filtro tive o eheim 60 4 dias a trabalhar, e agora nos últimos 3 dias tive o fluval 24h por dia. Sim, já limpei o filtro, e estava bastante sujo. Vou deixar as imagens por ordem de dias para vocês verem a evolução do processo.
Obrigado8b5dc4bd1abd993b28d72b213d1a03d4.dng
d325ed93464e42271c2c3eeb05cc9d5d.dng
1ad4c0ac34489f179fe223b3e1add169.dng
171e8c7c795b46284395b3d60516423c.dng
73c283a82e3b1fec95e5ebae45996d56.dng


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Valente

Deves começar por pensares em retirares essas pedras com cor,não sei se sabes mas essas pedras são pintadas,o que quer dizer que mais tarde ou mais cedo essa tinta começa por se deluir na água e acaba por te dar muitos problémas,inclusive morte de peixes.

O mesmo com esse barco e moinho,eu retirava tudo, colocavas umas rochas e uns troncos uns musgos umas anubias tudo preso ás rochas e troncos.

O filtro deve ser curto para a litragem desse aquário,porque se fosse bom já teria limpo a água.

A água turva pode ter varias origens,uma delas e a perda de bactérias do filtro,e no aquário,outra é essas pedras a cores.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Valente
Deves começar por pensares em retirares essas pedras com cor,não sei se sabes mas essas pedras são pintadas,o que quer dizer que mais tarde ou mais cedo essa tinta começa por se deluir na água e acaba por te dar muitos problémas,inclusive morte de peixes.
O mesmo com esse barco e moinho,eu retirava tudo, colocavas umas rochas e uns troncos uns musgos umas anubias tudo preso ás rochas e troncos.
O filtro deve ser curto para a litragem desse aquário,porque se fosse bom já teria limpo a água.
A água turva pode ter varias origens,uma delas e a perda de bactérias do filtro,e no aquário,outra é essas pedras a cores.
 
Saudações

Boa noite Álvaro Silva. Vou acatar essas sugestões. Quanto ao filtro não é o problema pois tem capacidade para 110 litros e o Aquario só tem cerca de 80L
Como assim perda de bactérias no filtro, e como posso resolver isso?

Obrigado


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem o aquário e quantos litros/hora faz o filtro? Parece-me que tens pouco substrato acima do fértil e isso pode ser problemático principalmente nos cantos, para além disso a granulometria do areão parece muito grande o que combinado com uma baixa altura de substrato e um fértil por baixo não é bom, podes ter nutrientes a serem liberados diretamente na coluna de água, talvez essa terra que te apareceu tenha sido fértil que subiu para a coluna de água quando encheste o aquário... É um problema chato que tens aí...

O filtro o que diz na caixa de pouco ou nada vale vê os litros/hora, devem ser de 5 a 7x a litragem do aquário.


Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros tem o aquário e quantos litros/hora faz o filtro? Parece-me que tens pouco substrato acima do fértil e isso pode ser problemático principalmente nos cantos, para além disso a granulometria do areão parece muito grande o que combinado com uma baixa altura de substrato e um fértil por baixo não é bom, podes ter nutrientes a serem liberados diretamente na coluna de água, talvez essa terra que te apareceu tenha sido fértil que subiu para a coluna de água quando encheste o aquário... É um problema chato que tens aí...

O filtro o que diz na caixa de pouco ou nada vale vê os litros/hora, devem ser de 5 a 7x a litragem do aquário.




Ou seja o melhor será retirar a água toda e acrescentar mais substrato. Certo?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


O Aquario tem cerca de 80 litros e o filtro faz 400l/h.
Ou seja o melhor será retirar a água toda e acrescentar mais substrato. Certo?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste bem o areão antes de o colocares no aquário? O que pode estar a acontecer é teres demasiada "porcaria" dentro do tanque, e o filtro ser curto para limpar isso tudo. Outra coisa... tens feito trocas de água regulares? Durante a ciclagem de um tanque deves fazer mudanças de água diárias na primeira semana, de dois em dois dias na segunda, três em três na terceira, e depois uma vez por semana. Acho que isso também ajudaria a limpar os detritos.

E tenta seguir os conselhos do Álvaro... umas rochas e uns troncos, com umas plantas de manutenção fácil, e ficarias com um tanque muito mais interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste bem o areão antes de o colocares no aquário? O que pode estar a acontecer é teres demasiada "porcaria" dentro do tanque, e o filtro ser curto para limpar isso tudo. Outra coisa... tens feito trocas de água regulares? Durante a ciclagem de um tanque deves fazer mudanças de água diárias na primeira semana, de dois em dois dias na segunda, três em três na terceira, e depois uma vez por semana. Acho que isso também ajudaria a limpar os detritos.
E tenta seguir os conselhos do Álvaro... umas rochas e uns troncos, com umas plantas de manutenção fácil, e ficarias com um tanque muito mais interessante.

Sim, tive o cuidado de lavar bem o areão. Sim vou seguir os conselhos. Eu fazia trocas de dois em dois dias, a água ficava visivelmente melhor, mas na manhã seguinte já estava completamente turva. Ontem retirei toda a água do Aquario, retirei as decorações e meti mais um bocado de areão, pois como disse o Bruno, a que tinha era muito fina e o substrato fértil poderia estar a causar esse problema. Hoje quando acordei a água parece-me estar normal.
Quanto as trocas parciais, na água que vou meter no aquário tenho que meter também as bactérias ou só o condicionador?
E tenho que esperar o fim da ciclagem para meter as plantas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Tiago valente said:

Hoje quando acordei a água parece-me estar normal.

Problema resolvido, então 🙂 .

12 hours ago, Tiago valente said:

Quanto as trocas parciais, na água que vou meter no aquário tenho que meter também as bactérias ou só o condicionador?

As bactérias aceleram o processo. Se tiveres paciência, podes usar apenas água da torneira com o acondicionador. 

12 hours ago, Tiago valente said:

E tenho que esperar o fim da ciclagem para meter as plantas?

Não. As plantas podes colocar em qualquer momento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas. Já retirei as decorações todas, voltei a encher e meti umas plantas só para começar, vou tentar fazer um Bonsai com musgo e um tronco. E para já está a correr bem. Deixo aqui umas fotos.

Obrigado a todos pela ajuda.
Abraço.

1acb66227354f5da522dff2abc835bb4.dng
b16e067b557587bd85e327d9ffe7617d.dng


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.