Aqua - Peacefull Feeling


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Boa noite a totos,

Afastado por algum tempo deste forum, mas nem por isso esquecido mas apenas falta de disponibilidade e tempo para me dedicar como gosto. 

E assim antes de mais já vi que alguns membros que antes conhecia por cá se mantém e um abraço forte a eles por manterem viva esta comunidade.

Aos restantes que terei certamente oportunidade para ir conhecendo também saúdo e congratulo por ver que mais gente se dedica a esta paixão.

Depois do Aqua - "Sussoa" algumas montagens se seguiram mas não publiquei em parte alguma, precisamente pelas razões apontadas.

Regresso, e desta feita por razões muito pessoais com um novo projecto que dedico ao meu pai recentemente falecido. 

Foi ele que me incutiu este "bichinho", em tenra idade algures nos idos de 80, que só absorvi verdadeiramente à uns anos para cá.

O nome do projecto remonta a uma musica dos "Eagles" que ele tanto adorava que se chama "Peacefull Easy Feeling".

Por ele arrisco num tipo de projecto a que nunca me tinha aventurado, pois como muitos sabem sou mais de aquarios tipo "Dutch" ou Holandeses como preferirem, plantas a perderem-se de vista.

Aqui aposto em algo com mais sobriedade, muito representativo da forma de estar Dele como pessoa na vida.  

Não sei bem ainda ao que vou, o que me reserva, sigo a inspiração que me dá em certos momentos como o de hoje em que olhei para aqueles cinco vidros e desmontei tudo e saiu o que se vê nas fotos. É um principio e a vontade é o que importa. 

 Set up:

Data de Montagem:
19 de Maio de 2023

Aquario:
80x40x40 Vidro 10mm Vidro Extra-Claro da Vidromoldura-Centividro

Iluminação:
Duas Twinstar Light 90B
8 Horas de fotoperiodo: Uma calha das 14 às 21 Horas e outra das 15 às 22 Horas. 

Filtragem:
EHEIM Professionel 4+600
3 Cestos de Cerâmicas e Lã.

Lily Pipes:

Aqua Rebell Glass Inflow e Outflow 16/22 mm 30 ranhuras.

CO2:
Difusor da Twinstar L ou ADA Pollen Beetle 50mm.
CO2ART Regulador e Solenoide
Cal Aqua Labs Double Drop Checker v2

Hardscape:
Pedras Variadas desde Seyriu - Arka - Black Pagode

Substrato:
Tropica plant Growth

Fertilizante:

Osmocote KB universal Pro 12-14 Meses (15+9+11+2 MgO+Micros)

Flora:

Eleocharis Parvula
Blyxa Japónica
Rotala Rotundifolia Gia Lai
Rotala Rotundifolia Orange Juice 
Hydrocotyle Tripartida
Staurogyne Repens
Rotala Sp Wayanad

Hygrophila pinnatifida

Lobelia Cardinalis

A Rever:
1 - O areão que está á frente ser coberto com La Plata Sand.

2 - A escolha de algumas Cryptocoryne e Bucephalandras (São plantas com que nunca trabalhei e não sei quais escolher que não cresçam muito e que cores brotam) 

3 - Retocar disposição de pedras. (?)

Nota: As fotos não permitem percepcionar a profundidade.  

 

 

1

 

2

 

20230519_220123

 

Bem haja a todos bom fim de semana!

 

 

  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela maneira de voltar ao fórum, Paulo! Adoro ver os aquários nesta fase, só com as pedras e o substrato. Por mim ficavam todos assim. Eheh. 

Bem, antes de mais, bem-vindo de volta. Muito sinceramente, acho que o teu aquário tem tudo o que precisas para que cries um quadro muito bonito. Será uma bela homenagem, se tiveres paciência para lidar com todos os desafios que possam vir a aparecer pelo caminho. É caso para dizer que quem sabe, nunca esquece... e tu sabes claramente o material que deves ter para o tal caminho que falei ser um bocadinho menos penoso. Só não sei se concordo em relação às plantas que vais utilizar. Por mim, plantava apenas uma carpete mista, com apontamentos de algumas plantas mais altas aqui e ali. Mas eu sou todinho por Iwagumis, e talvez seja uma mudança demasiado grande na maneira como estás habituado a construir os teus tanques. Assim sendo, vou ficar à espera para ver no que essa bela base que tens se vai transformar. Vê se passas pelo fórum mais vezes, e nos vais regalando com imagens actualizadas.

Só como dica... tenta passar os olhos por aquários plantados de estilo "brasileiro" 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela maneira de voltar ao fórum, Paulo! Adoro ver os aquários nesta fase, só com as pedras e o substrato. Por mim ficavam todos assim. Eheh. 
Bem, antes de mais, bem-vindo de volta. Muito sinceramente, acho que o teu aquário tem tudo o que precisas para que cries um quadro muito bonito. Será uma bela homenagem, se tiveres paciência para lidar com todos os desafios que possam vir a aparecer pelo caminho. É caso para dizer que quem sabe, nunca esquece... e tu sabes claramente o material que deves ter para o tal caminho que falei ser um bocadinho menos penoso. Só não sei se concordo em relação às plantas que vais utilizar. Por mim, plantava apenas uma carpete mista, com apontamentos de algumas plantas mais altas aqui e ali. Mas eu sou todinho por Iwagumis, e talvez seja uma mudança demasiado grande na maneira como estás habituado a construir os teus tanques. Assim sendo, vou ficar à espera para ver no que essa bela base que tens se vai transformar. Vê se passas pelo fórum mais vezes, e nos vais regalando com imagens actualizadas.
Só como dica... tenta passar os olhos por aquários plantados de estilo "brasileiro"  .
Bom dia obrigado Jose!.
A ideia é arrancar com uns vermelhos fortes em cima atras, a meio vai ficando laranja e por fim verde à frente com um tapete de Tripartida rasa.
Intercalar com umas soltas de Cryptos ou Buces mas esa classe de plantas nunca usei e nao sei bem quais escolher.
Ando a ver imagens delas para me decidir. Nao quero que cresçam muito.
É mesmo para ficarem uns ligeiros apontamentos aqui e ali.
Também pensei em tratar tudo apenas com um tapete de Parvula misturado com Monte carlo mas gosto de desafios e isso ja fiz antes.
Vamos para algo diferente.
Quero cor..vida!
Forte abraco my friend!



Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarada, 

Primeiro que tudo: as mais sinceras e sentidas condolências pelo Sr seu Pai.

Segundo: Bem vindo de volta a casa. Tem aí uma base magnífica. Continue a produzir imagens maravilhosas e a partilhar conosco.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, PAFS said:

Bom dia obrigado Jose!.
A ideia é arrancar com uns vermelhos fortes em cima atras, a meio vai ficando laranja e por fim verde à frente com um tapete de Tripartida rasa.
Intercalar com umas soltas de Cryptos ou Buces mas esa classe de plantas nunca usei e nao sei bem quais escolher.
Ando a ver imagens delas para me decidir. Nao quero que cresçam muito.
É mesmo para ficarem uns ligeiros apontamentos aqui e ali.
Também pensei em tratar tudo apenas com um tapete de Parvula misturado com Monte carlo mas gosto de desafios e isso ja fiz antes.
Vamos para algo diferente.
Quero cor..vida!
Forte abraco my friend!

Fico à espera de ver, então 🙂 . Um abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarada, 
Primeiro que tudo: as mais sinceras e sentidas condolências pelo Sr seu Pai.
Segundo: Bem vindo de volta a casa. Tem aí uma base magnífica. Continue a produzir imagens maravilhosas e a partilhar conosco.
Muito obrigado Rui pelas suas palavras.
Conto receber as plantas por volta de quarta feira (vêm de fora) e claro está dar seguimento. Agora é aquela ansiedade..
Vou publicando amigo.
Bem haja! Tudo de bom para si!

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde as compras?
Eu gostaria de comprar cá mas o problema é que não há ca todas.. e andar a comprar aos cochichos.. daí que quando é assim mando vir da "Aquasabi" e vem tudo de uma assentada.
Forte abraço

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, PAFS said:

Eu gostaria de comprar cá mas o problema é que não há ca todas.. e andar a comprar aos cochichos.. daí que quando é assim mando vir da "Aquasabi" e vem tudo de uma assentada.

Boa dica! Obg.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa dica! Obg.
E ja agora.. mando vir só potes da Tropica. 1/2 grow.
É uma preferência pesoal.

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, PAFS said:

E ja agora.. mando vir só potes da Tropica. 1/2 grow.
É uma preferência pesoal.

Isso também prefiro. Menos riscos de caracóis, que são uma praga no meu aquário actual. Mas com a montagem que estou a preparar vou precisar encomendar algumas plantas em vaso. A Eleocharis Montevidensis, por exemplo. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora vem a parte da "moldagem" pouco a pouco.. a ver se levo isto a bom porto. 4cc58fad9615e96e870bff741f46b0d7.jpg3f3d3ef8941bd6dbd3e0b9cf03cad5f2.jpg57be524848b0a1589b33964450869800.jpg50cbcc5e46f20ed598066c5878a1dc59.jpg

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

  • Gosto 2

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consigo ver muito bem o que vai sair daí, mas tenho a certeza que lá terás a tua ideia, portanto desejo-te a melhor das sortes.

Já colocaste os peixes dentro do aquário? A ciclagem já está concluída?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não consigo ver muito bem o que vai sair daí, mas tenho a certeza que lá terás a tua ideia, portanto desejo-te a melhor das sortes.
Já colocaste os peixes dentro do aquário? A ciclagem já está concluída?
Ola Jose bom dia!
Tenho uma ideia base mas conforme vai evoluindo vou vendo o caminho. Normalmente nunca fica como penso de inicio. .
Foi sempre assim nos meus aquarios. Vou moldando a gosto conforme vejo o crescimento das plantas.
Quanto ao ciclo também fiz sempre assim nunca tive problemas ou mortes de peixes.
Estes que aqui estao ja sao a geração "1000" e tal (ironizando) mas ja sao filhotes de filhotes de filhotes perdi a conta...
Conforme vai ficando lotado vou doando.
Se reparares sao quase todos minorcas.
Geração atrás de geração.
Ate os "Ottos" ja nasceram aqui. E camarões etc.

Agora ha aqui plantas que desconheço o crescimento vou aprender com elas e conforme isso vou adaptando o layout.

Nao tenho em mente um projecto xpto para "brilhar" mas sim pelo prazer unico que é a aquariofilia percebes?

Tesoura.. se comecar a ver que alguma planta nao joga com as outras tiro fora e introduzo outra..ou se alguma nao desenvolve bem tento perceber o motivo..mudo-a de sitio, vou estudando a coisa.

E claro ver nascer mais pequerruchos e andarem a esconder-se nas moitas .

Colocar uns troncos pequenos também nao está fora de baralho.

É assim que desfruto disto amigo.
Bom domingo tudo de bom para ti! Forte abraco!!




Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Paulo F. Soares said:

Ola Jose bom dia!
Tenho uma ideia base mas conforme vai evoluindo vou vendo o caminho. Normalmente nunca fica como penso de inicio. emoji6.png.
Foi sempre assim nos meus aquarios. Vou moldando a gosto conforme vejo o crescimento das plantas.
Quanto ao ciclo também fiz sempre assim nunca tive problemas ou mortes de peixes.
Estes que aqui estao ja sao a geração "1000" e tal (ironizando) mas ja sao filhotes de filhotes de filhotes perdi a conta...
Conforme vai ficando lotado vou doando.
Se reparares sao quase todos minorcas.
Geração atrás de geração.
Ate os "Ottos" ja nasceram aqui. E camarões etc.

Agora ha aqui plantas que desconheço o crescimento vou aprender com elas e conforme isso vou adaptando o layout.

Nao tenho em mente um projecto xpto para "brilhar" mas sim pelo prazer unico que é a aquariofilia percebes?

Tesoura.. se comecar a ver que alguma planta nao joga com as outras tiro fora e introduzo outra..ou se alguma nao desenvolve bem tento perceber o motivo..mudo-a de sitio, vou estudando a coisa.

E claro ver nascer mais pequerruchos e andarem a esconder-se nas moitas emoji16.png.

Colocar uns troncos pequenos também nao está fora de baralho.

É assim que desfruto disto amigo.
Bom domingo tudo de bom para ti! Forte abraco!!

Muito bem. Está explicado. És da velha guarda... vais fazendo as coisas à medida que vais observando as mudanças no tanque. É bom, isso. Traz experiência e confiança.

Otos a nascerem em aquários comunitários... nunca vi. Hás de me explicar o truque!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem. Está explicado. És da velha guarda... vais fazendo as coisas à medida que vais observando as mudanças no tanque. É bom, isso. Traz experiência e confiança.
Otos a nascerem em aquários comunitários... nunca vi. Hás de me explicar o truque!
So dei conta deles quando desmonto a arvore gigante que tinha no aquário...a árvore estava cheiiiiiinha de musgo bué mesmo e estavam la dois pequenos. Ate para mim foi surpresa. Longe de imaginar que ali estavam... e carradas e de red shrimp.

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So dei conta deles quando desmonto a arvore gigante que tinha no aquário...a árvore estava cheiiiiiinha de musgo bué mesmo e estavam la dois pequenos. Ate para mim foi surpresa. Longe de imaginar que ali estavam... e carradas e de red shrimp.

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Inicialmente Fiz uma árvore de Tripartida. Depois retirei e meti chistmas moss. Nao tenho aqui foto.
Este foi o aquario que ficou ao abandono... devido à situação do meu pai nao pude dar conta...48935c669df270491a4bdd9397abc330.jpg

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, Paulo F. Soares said:

Inicialmente Fiz uma árvore de Tripartida. Depois retirei e meti chistmas moss. Nao tenho aqui foto.
Este foi o aquario que ficou ao abandono... devido à situação do meu pai nao pude dar conta...

A natureza seguiu o seu caminho 🙂 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.