Dragon Stone


Sofia Correia

Recommended Posts

a Reineckii de mini nao tem nada 😄

tens um tapete Monte carlo , slow growth = less nutrients absortion depois rotala & Tripartita = fast growth fast nutrients absortion 😄 bom para caputrar qq tipo de nutrientes a mais na coluna, a rotala vai vir desde a parte de trás da rocha grande a descer até ao lado esquerdo acompanhando oo triangulo ?

pk nao uma buces ou uma anubias (slow growth ...  eu coloquei uma Buce purple qq coisa varia o nome consoante a marca eu pus AquaFlora nao é muito grande e é bem bonita tens imensas escolhas ) e permite.te "enfeitar" algumas rochas com apontamentos no solo e fora dele com super cola 😉 (qualquer coisa mais pequena que a folha da reinickii, nao tive uma boa experiencia com ela é de caule e folha grande e larga, cresce em altura e bem maior do que qualquer folha que tenhas escolhido, perto da monte carlo vai ficar tipo David e Golias)

olha que a  Marsilea Crenata é muito parecida na tipologia com a Monte Carlos faz tipo tapete mais ou menos com a mesma altura que a monte carlo uma vai acabar por abafar a outra.

uma dica dos mais sabios not mine apenas recebi o feedback assimilei e passei a usar ... a flora tem que ter um equilibrio em termos de consumo de nutrientes uns compensam os outros daí que por exemplo os Iwagumis sejam exigentes em técnica e mestria de dominar Luz, Ferts e CO2, nos Iwag..  tens em regra um layout de mono especie 2 ou 3 max mas todas semelhantes no que se concerne ao consumo por vezes dá borrada e lá veem as alguitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Sofia Correia said:

HELL NO ahaha são cinzentas! Não percebo o  que raio tem contra mangueiras transparentes 😅

Olha, eu uso umas mais escuras... quase preto transparente. São mais maleáveis.

3 hours ago, Sofia Correia said:

Eu acho que tenho equipamento para manter Cuba...e na Solaqua disseram-me que sim, até a nivel de luz. E mãozinhas? Será que tenho!? E eu acho que gosto mais das dimensões da folha da Monte Carlo apesar de achar que no meu aquário pudesse fazer mais sentido uma folha mais pequenina...decisions, decisions!

A diferença é grande... mas a Monte Carlo, para mim, tem uma vantagem... parece crescer mais rapidamente, e com isso consigo controlar melhor a fertilização que ando a fazer. Os resultados são mais rápidos. Também tenho que a cortar mais vezes, mas isso até me dá algum prazer 🙂 .

3 hours ago, Sofia Correia said:

Sim sim, já com o termóstato! Sem termóstato acho que é 100 €, o que significa que depois poderias comprar à parte.

Vá lá... se pensares que num bom termostato gastas uma média de 30€, o valor desce um bom bocado. E já traz alguma Midia, não é? Acho que vi qualquer coisa em relação a isso no site da Solaqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres a minha opinião? Se optares pela Monte Carlo, não vás para a Marsilea Crenata. Opta por uma coisa diferente, como a Eleocharis Mini, ou essa Hydrocotyle Verticillata. Talvez até as 3. No meu tapete misturei Monte Carlo com Eleocharis e Glossostigma... as duas primeiras fazem um efeito muito bonito, mas a terceira não acrescentou nada, porque as folhas eram muito parecidas com as da Monte Carlo. A planta até acabou por não vingar (talvez pela presença da Monte Carlo), e ainda bem. Acho que com a Marsilea te pode acontecer a mesma coisa... tem uma coloração muito semelhante à Monte Carlo, e não vai causar aquela sensação de mistura natural. 

Também acho que deves complementar toda a montagem com uma planta média, que possas moldar. Tens a Staurogyne Repens e a Alternanthera Reineckii Mini. A primeira verde e a segunda vermelha. São plantas que podes ir podando com a altura que queres, e adaptam-se muito bem às outras à sua volta. Já tive as duas e aconselho, mas não se portam muito bem com mudanças repentinas de parâmetros!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada aos dois pelas sugestões! Acabei por comprar as plantas e nada disto é vinculativo por isso estou tranquila com as minhas escolhas.

Comprei Monte Carlo, Eleocharis Mini, Rotala H'ra e Alternanthera Reineckii Mini (que a folha fica pequena se as podas forem regulares). Como tenho imensas plantas no solo, vou mesmo optar por meter as tabs no substrato, sendo que as de ferro vou colocar mais na zona das plantas vermelhas.

há 1 hora, Carlos Carvalheira disse:

descer até ao lado esquerdo acompanhando oo triangulo ?

Acho que é isto que vai acabar por acontecer possivelmente!

Depois nos entretantos logo vejo se adiciono umas anúbias/buces ou assim! Go with the flow!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Olha, eu uso umas mais escuras... quase preto transparente. São mais maleáveis.

É capaz de ser isto! Já tiro uma foto 🙂

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Vá lá... se pensares que num bom termostato gastas uma média de 30€, o valor desce um bom bocado. E já traz alguma Midia, não é? Acho que vi qualquer coisa em relação a isso no site da Solaqua.

Sim, já trás, eventualmente depois adiciono mais mídias!

 

Ahhh esqueci-me de dizer que se me der na gana ainda planto hoje 🙂 e depois partilho por aqui!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Sofia Correia said:

Obrigada aos dois pelas sugestões! Acabei por comprar as plantas e nada disto é vinculativo por isso estou tranquila com as minhas escolhas.

Comprei Monte Carlo, Eleocharis Mini, Rotala H'ra e Alternanthera Reineckii Mini (que a folha fica pequena se as podas forem regulares). Como tenho imensas plantas no solo, vou mesmo optar por meter as tabs no substrato, sendo que as de ferro vou colocar mais na zona das plantas vermelhas.

Então e a Hydrocolyte Tripartita? Desististe dela?

4 hours ago, Sofia Correia said:

Sim, já trás, eventualmente depois adiciono mais mídias!

Tu vais iniciar um novo ciclo de azoto, não é? Caso contrário podias usar a Midia do filtro anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Então e a Hydrocolyte Tripartita? Desististe dela?

Essa também comprei sim! Esqueci-me de dizer!

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tu vais iniciar um novo ciclo de azoto, não é? Caso contrário podias usar a Midia do filtro anterior.

Isso mesmo 🙂 Não vou usar nada do anterior!

Habemus aquário:

9ENTvQ3gKB.webp

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, Sofia Correia said:

Habemus aquário:

9ENTvQ3gKB.webp

Que bonito! E que sensação fantástica, esta de ver mais um projecto a ganhar forma. Imagino que esta noite vás dormir super-tranquila, com a sensação de dever cumprido 🙂 . Espero, muito sinceramente, que corra tudo pelo melhor. Agora é esperar, menina. Parabéns!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que bonito! E que sensação fantástica, esta de ver mais um projecto a ganhar forma. Imagino que esta noite vás dormir super-tranquila, com a sensação de dever cumprido 🙂 . Espero, muito sinceramente, que corra tudo pelo melhor. Agora é esperar, menina. Parabéns!!!!!

Obrigada pelo apoio @JoseCarlosMarques 🙂 Não dormi muito tranquila porque estava cheia de adrenalina de ter estado a montar isto e só pensava que quando acordasse de manhã ia ter um caldo verde no aquário (mas não aconteceu hehehe)

Tive mais tempo a lutar com a colocação do equipamento em funcionamento do que propriamente a plantação...que luta! As mangueiras super rijas...enfim! Já passou mas quero tentar perceber se por ventura não haverão mangueiras mais simpáticas quando trocar para Lily pipes!

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, Sofia Correia said:

Obrigada pelo apoio @JoseCarlosMarques 🙂 Não dormi muito tranquila porque estava cheia de adrenalina de ter estado a montar isto e só pensava que quando acordasse de manhã ia ter um caldo verde no aquário (mas não aconteceu hehehe)

Tive mais tempo a lutar com a colocação do equipamento em funcionamento do que propriamente a plantação...que luta! As mangueiras super rijas...enfim! Já passou mas quero tentar perceber se por ventura não haveram mangueiras mais simpáticas quando trocar para Lily pipes!

Estás noutra fase! Mais experiência na plantação das plantas e um filtro com mangueiras a sério 😛 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Estás noutra fase! Mais experiência na plantação das plantas e um filtro com mangueiras a sério 😛 !

Com a altura de substrato correta é bastante mais fácil! Tenho mesmo de ver a questão das mangueiras...porque perdi horas a lutar contra elas.

O filtro é muito silencioso e parece-me perfeito para o tamanho do aquário a nível de flow.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um Dragon Stone sem dragon stone! Interessante, fui apanhado de surpresa mas já percebi a razão do nome! 
 

@Sofia Correianada demais a apontar, é deixar as plantas ocupar os seus espaços e esperar que não venham grandes stresses de desequilíbrios. 

A tripartita... Meu deus.... Isso é uma praga com pernas, braços e dentes afiados!! Se te descuidas toma conta do aquário todo... A verticilata era muito melhor opção para um aquário dessas dimensões como o @Carlos Carvalheirasugeriu e bem. 

Bem posto isto vou ficar a acompanhar, é sempre bom ver por aqui trabalhos fresquinhos! 

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, ismael_figueira disse:

Um Dragon Stone sem dragon stone! Interessante, fui apanhado de surpresa mas já percebi a razão do nome! 
 

@Sofia Correianada demais a apontar, é deixar as plantas ocupar os seus espaços e esperar que não venham grandes stresses de desequilíbrios. 

A tripartita... Meu deus.... Isso é uma praga com pernas, braços e dentes afiados!! Se te descuidas toma conta do aquário todo... A verticilata era muito melhor opção para um aquário dessas dimensões como o @Carlos Carvalheirasugeriu e bem. 

Bem posto isto vou ficar a acompanhar, é sempre bom ver por aqui trabalhos fresquinhos! 

 

Abraço

Obrigada pelo teu comentário @ismael_figueira 🙂

Desde a minha primeira montagem que fiquei de olho na tripartita...mas já percebi que tenho de andar sempre de tesoura na mão. Também gosto a que o @Carlos Carvalheira sugeriu...mas não ia tirar a tripartita da cabeça enquanto não tentasse tê-la!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, Sofia Correia said:

Com a altura de substrato correta é bastante mais fácil!

Não é a correcta... é um bocadinho mais do que o que tinhas. Mas vá lá que não fizeste como eu, que no meu primeiro aquário tinha uns 5 cm de substrato na frente 😛 .

57 minutes ago, Sofia Correia said:

Tenho mesmo de ver a questão das mangueiras...porque perdi horas a lutar contra elas.

Não te preocupes muito com isso. Mais uma ou duas TPA's e começas a ganhar o jeito. Também vais reparar que com a água quente a circular, elas vão-se tornar mais maleáveis. Aposto que quando hoje chegares a casa, elas já vão estar muito mais adaptadas à posição em que as puseste. Um truque que podes usar é deixar as mangueiras em água quente, enquanto fazes as TPA's, e depois já se torna mais fácil voltar a metê-las no tanque.

1 hour ago, Sofia Correia said:

O filtro é muito silencioso e parece-me perfeito para o tamanho do aquário a nível de flow.

Boa! Que Midia usaste? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não é a correcta... é um bocadinho mais do que o que tinhas. Mas vá lá que não fizeste como eu, que no meu primeiro aquário tinha uns 5 cm de substrato na frente 😛 .

Não te preocupes muito com isso. Mais uma ou duas TPA's e começas a ganhar o jeito. Também vais reparar que com a água quente a circular, elas vão-se tornar mais maleáveis. Aposto que quando hoje chegares a casa, elas já vão estar muito mais adaptadas à posição em que as puseste. Um truque que podes usar é deixar as mangueiras em água quente, enquanto fazes as TPA's, e depois já se torna mais fácil voltar a metê-las no tanque.

Boa! Que Midia usaste? 

Qual é para ti a altura correcta de substrato? 

Obrigada pelas dicas em relação às mangueiras. Já agora pergunta de leigo em filtros externos. Para fazer TPA é só parar o filtro, fazer a TPA e voltar a ligar certo? 

Usei as midias que vinham com o filtro 🙂 disseram me que eram okay e que depois posso ir substituindo pelas Matrix da Seachem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, Sofia Correia said:

Qual é para ti a altura correcta de substrato? 

Na frente eu coloquei 2 cm no meu, mas já percebi que pode ser pouco para algumas plantas. Talvez uns 3 seja o ideal, para plantas de carpete. Depende muito da montagem, e tens que contar sempre com algum resvalo do substrato. Neste momento, por exemplo, o meu deve estar com mais de 3, e as plantas que lá estão parecem bem. Mas eu tive muito resvalo... 

36 minutes ago, Sofia Correia said:

Obrigada pelas dicas em relação às mangueiras. Já agora pergunta de leigo em filtros externos. Para fazer TPA é só parar o filtro, fazer a TPA e voltar a ligar certo? 

Sim. Desligas o filtro, tiras os tubos e as mangueiras, fazes a limpeza, voltas a ligar tudo e está feito. Eu limpo mais as esponjas, as mangueiras e os Lily pipes... na Midia quase não mexo. Tens é que tentar ser rápida durante o processo, porque num filtro parado as bactérias benéficas começam a morrer. Entre duas e três horas não deve haver problema.

Não demoro três horas a limpar o filtro, mas como começo sempre as minhas TPA's (com limpeza de filtro) pela desmontagem de todo o equipamento, depois ainda limpo vidros e outros acessórios, corto plantas, aspiro o fundo, etc., por vezes pode levar as três horas.

36 minutes ago, Sofia Correia said:

Usei as midias que vinham com o filtro 🙂 disseram me que eram okay e que depois posso ir substituindo pelas Matrix da Seachem. 

Eu optei por comprar toda a Midia desde o início. Assim já fica tudo ciclado. Outra coisa que deves pensar comprar é o Purity, da Masterline, ou o Purigen, da Seachem. É um tipo de Midia que apanha as impurezas minúsculas que andam pelo aquário. Ajuda na prevenção de algumas algas e é o que torna a água do aquário mais límpida. Se nunca usaste, vais ficar maravilhada com os efeitos. É uma coisa cara, que deve ser colocada imediatamente antes da saída do filtro (para evitar que a comidinha das bactérias benéficas não fique presa nela), e no teu caso devem chegar 100 ml. Ah... é cara mas dura para sempre! Quando estiver saturada (notas pela mudança de cor... fica negra) pões em lixívia durante um dia, depois passas por água várias vezes e podes voltar a usar.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Sofia Correia disse:

Tive mais tempo a lutar com a colocação do equipamento em funcionamento do que propriamente a plantação...que luta! As mangueiras super rijas...enfim! Já passou mas quero tentar perceber se por ventura não haverão mangueiras mais simpáticas quando trocar para Lily pipes!

Olá Sofia,

Do que tenho lido e visto nas fotos que partilhas tens todos os factores reunidos para uma agradável montagem!

Fizeste muito bem em adquirir um filtro novo, excelente opção e assim começas com o "pé direito".

Sobre o equipamento em funcionamento por vezes acontece e quase sempre não é por falta de conhecimento mas sim a adrenalina que nos faz estar a mil..... As mangueiras super rijas tens uma forma muito fácil de as moldar a teu belo prazer, nada mais simples do que num recipiente em que as mesmas possam ser colocadas, juntas água quente e depois é só moldar para que fiquem do teu agrado 😉 A utilização do Purigen ou outro produto similar ajuda muito 👍 

Editado por Macoz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Na frente eu coloquei 2 cm no meu, mas já percebi que pode ser pouco para algumas plantas. Talvez uns 3 seja o ideal, para plantas de carpete. Depende muito da montagem, e tens que contar sempre com algum resvalo do substrato. Neste momento, por exemplo, o meu deve estar com mais de 3, e as plantas que lá estão parecem bem. Mas eu tive muito resvalo... 

Eu tenho 3 cm de substrato na frente. Porque fiquei traumatizada com plantar carpete em 1 cm de substrato.. ahaha

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Sim. Desligas o filtro, tiras os tubos e as mangueiras, fazes a limpeza, voltas a ligar tudo e está feito. Eu limpo mais as esponjas, as mangueiras e os Lily pipes... na Midia quase não mexo. Tens é que tentar ser rápida durante o processo, porque num filtro parado as bactérias benéficas começam a morrer. Entre duas e três horas não deve haver problema.

Não demoro três horas a limpar o filtro, mas como começo sempre as minhas TPA's (com limpeza de filtro) pela desmontagem de todo o equipamento, depois ainda limpo vidros e outros acessórios, corto plantas, aspiro o fundo, etc., por vezes pode levar as três horas.

Era esta a ideia que tinha 🙂 

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu optei por comprar toda a Midia desde o início. Assim já fica tudo ciclado. Outra coisa que deves pensar comprar é o Purity, da Masterline, ou o Purigen, da Seachem. É um tipo de Midia que apanha as impurezas minúsculas que andam pelo aquário. Ajuda na prevenção de algumas algas e é o que torna a água do aquário mais límpida. Se nunca usaste, vais ficar maravilhada com os efeitos. É uma coisa cara, que deve ser colocada imediatamente antes da saída do filtro (para evitar que a comidinha das bactérias benéficas não fique presa nela), e no teu caso devem chegar 100 ml. Ah... é cara mas dura para sempre! Quando estiver saturada (notas pela mudança de cor... fica negra) pões em lixívia durante um dia, depois passas por água várias vezes e podes voltar a usar.

Conheço bem o purigen! Alias tenho ali um saquinho novo para depois adicionar no filtro. Mas só vou adicionar depois da ciclagem, isto porque se o adicionasse agora, numa semana (forma de expressão) o purigen ficava esgotado. Atenção apenas com a reciclagem do purigen que há muitos relatos de aquariofilistas matarem toda a fauna do aquário depois de uma reciclagem. (sim, eu já vi isto acontecer) Uma dica que me foi transmitida há pouco tempo para retirar a lixivia do purigen...colocar dentro do autoclismo, a água é renovada sempre que descarregas o autoclismo e ainda desinfectas a sanita hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Macoz disse:

Olá Sofia,

Do que tenho lido e visto nas fotos que partilhas tens todos os factores reunidos para uma agradável montagem!

Fizeste muito bem em adquirir um filtro novo, excelente opção e assim começas com o "pé direito".

Sobre o equipamento em funcionamento por vezes acontece e quase sempre não é por falta de conhecimento mas sim a adrenalina que nos faz estar a mil..... As mangueiras super rijas tens uma forma muito fácil de as moldar a teu belo prazer, nada mais simples do que num recipiente em que as mesmas possam ser colocadas, juntas água quente e depois é só moldar para que fiquem do teu agrado 😉 A utilização do Purigen ou outro produto similar ajuda muito 👍 

Obrigada @Macoz pelo teu feedback e pelas dicas em relação às mangueiras 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Na frente eu coloquei 2 cm no meu, mas já percebi que pode ser pouco para algumas plantas. Talvez uns 3 seja o ideal, para plantas de carpete. Depende muito da montagem, e tens que contar sempre com algum resvalo do substrato. Neste momento, por exemplo, o meu deve estar com mais de 3, e as plantas que lá estão parecem bem. Mas eu tive muito resvalo... 

para a Monte carlo de inicio 2cm mais do que suficiente eu até arriscaria menos até porque com a densidade que plantaste que nao foi muita vai resvalar ... rapidamente ao fim de algum tempo terás 3 a 4cm o que esteticamente náo é do melhor. agora dificuldade na plantação - first nao plantar com o aquario inundado, borrifar até estar encharcado mas sem fazer poça de água, second plantar em "tufos" por exemplo um copo de 1-2-grow de monte carlo plantas com alguma facilidade 6 a 8 tufos mais do que isso é esticar a corda e tens dificuldade  em enraizar isto pensando em inundar logo de seguida, caso tievesses optado por DSM aí dá para muito mas mesmo mt mais por na pratica nao precisas de "enterrar" os tudos podes apenas poisar e deixar que a planta enraize por si só 😉

 

a cada TPA limpeza de filtro ? bom cada um de nós faz á sua maneira ... eu faço limpeza ao filtro a cada 2 a 3 meses ... o filtro é uma parte do processo que qt menos se mexe melhor, apenas mexemos (caso tenha sido montado correctamente, layers mecanicos e biologicos na ordem corercxta tendo em conta o funcionamento do filtro) porque na pratica com a acumulação de detritos diminui o caudal do filtro ora pelo facto das esponjas (filtração mecanica) ou inlets ficam com demadiados detritos, o processo quimico ou biologico que ocorre dentro de um filtro após estar a funcionar qt menos mexermos melhor, repito com a excepção da filtragem mecanica na biológica nem toques senao lá se vai td ao ar novamente porque se os layers estiverem bem montados a agua que chega ao biologico deverá estar sem detritos de particulas consideráveis (ficam todos nos mecanicos 😉 ).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Sofia Correia said:

Conheço bem o purigen! Alias tenho ali um saquinho novo para depois adicionar no filtro. Mas só vou adicionar depois da ciclagem, isto porque se o adicionasse agora, numa semana (forma de expressão) o purigen ficava esgotado. Atenção apenas com a reciclagem do purigen que há muitos relatos de aquariofilistas matarem toda a fauna do aquário depois de uma reciclagem. (sim, eu já vi isto acontecer) Uma dica que me foi transmitida há pouco tempo para retirar a lixivia do purigen...colocar dentro do autoclismo, a água é renovada sempre que descarregas o autoclismo e ainda desinfectas a sanita hehehe

Olha, essa não conhecia. Mas parece-me uma boa técnica. Obrigado pela dica!

1 hour ago, Carlos Carvalheira said:

a cada TPA limpeza de filtro ?

Ninguém disse isso, Carlos. A cada TPA com limpeza de filtro, mangueiras, lilys e tudo o resto, é que posso chegar às 3 horas. Geralmente opto só por dar uma escovadela nas pedras e pela mudança de 50% da água.

 

As imagens do teu aquário plantado não estão a aparecer, Sofia.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Olha, essa não conhecia. Mas parece-me uma boa técnica. Obrigado pela dica!

De nada 😄 hehehe

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

As imagens do teu aquário plantado não estão a aparecer, Sofia.

A sério?? Mas eu consigo vê-las...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Sofia Correia said:

large.451314016_DragonStone1.jpg

Depois de TPA 🙂

Esta consigo ver. As de ontem, que tinham o esquema das plantas e a primeira fotografia do aquário plantado, não.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.