FenrirSkogen


ismael_figueira

Recommended Posts

Boas malta,  

Ora monta e não monta, ora decide e não decide, lá saiu mais uma montagem! Já há algum tempo, mas digamos que tenho tido uma vida bastante agitada e não me tem sido possível abrir aqui um tópico em condições. Esta montagem é destinada aos concursos mas não tem problema, podem ver sem restrições, creio que estamos a cair no erro de esconder tudo por causa das regras dos concursos e depois acaba por se perder a partilho e desenvolvimento dos trabalhos. Por isso se depois me quiserem desclassificar, siga, não estou minimamente preocupado!   

 

1 - Nome do Aquário Fenrirskogen

Tradução literal do sueco, Floresta de Fenrir. Fenrir seria então um lobo gigante na mitologia nórdica, filho do deus Loki com a deusa Angrboda. De natureza selvagem e habitante solitário da floresta, Fenrir seria um dos mais temidos de todos os gigantes. 

Pronto isto foi só para dar uma intro mais mística aqui na coisa! A mística que vem a seguir é o de conseguir dominar o bicho!

 

2 - Data da montagem Isto começou a ser construído nos primeiros dias de Dezembro passado, e foi inundado no dia 18 desse mesmo mês.

 

3 - Dimensões do aquário  Water Cube Pro 120*50*50 300L

 

4 - Equipamentos Instalados

4.1 - Filtro Eheim 1200XL

4.2 - Termostato Eheim 250W  

4.3 - Iluminação/Foto-período MasWas 45W+15W FTB 50W+20W 8 Horas Foto-período  

4.4 - Sistema de CO2 Kit 2Kg c/Válvula solenoide, definido para 8 horas com desfasamento de 1h antes do foto-período     

4.5 - Outro equipamentos adicionais Skimmer Eheim 350

 

5 - Substratos & Hardscape

5.1 - Substrato Aquasoil Amazónia  

5.3 - Hardscape Red moor wood + made in Natureza wood, maioritariamente pedra de Xisto castanho,  Areia silica.   

 

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) Aqua Rebell 

 

7 - Fauna Caridina Japónica, Thayeria Boehlkei, Hemigrammus Erythrozonus

 

8 - Plantas

Higrophilla Pinnatifida, Micranthemum Motecarlo, Rotala sp. Green, Rotala H'ra, Rotala Rotundifolia, Rotala Orange Juice, Staurogyne Repens, Pogostemon Helferi, Microssorum Pteropus trident, Anubia Nana - Petit, Marsilea Hirsuta, Bolbitis Heudelotii, cryptocoryne parva, cryptocoryne wendtii green, Vesicularia Montagnei "Christmas Moss", bucephalandra lamandau, bucephalandra sp red, Ludwigia sp. Mini Super Red, Eleocharis acicularis 'Mini'.

 

9 - Fotos 

Infelizmente não tenho... lamento.. 🤓

 

Claro que sim! Aqui estão algumas dos inícios até aos finalmentes!

large.IMG_8497-2.jpg

large.IMG_8478-2.jpg

large.IMG_8461-2.jpg

large.IMG_8502-2.jpg

large.IMG_8504-2.jpg

large.IMG_8508-2.jpg 

 

Até já!

 

Abraço

 

 

  • Gosto 4

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma boa novidade aqui no site... muito bem Ismael. Gosto muito da montagem! Admito que não é o meu estilo favorito, mas sei apreciar um trabalho bem conseguido.

Essas luzes que referes são as que aparecem na imagem? Não conheço a marca. E essa última fotografia é o estado do aquário agora? Que tratamento deste às rochas antes de as colocar no aquário? Esta semana andei a apanhar Xisto para começar a planear uma próxima montagem e por enquanto só o esfreguei com água para tirar a terra que vinha agarrada. Fizeste mais alguma coisa nas tuas?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, ismael_figueira disse:

Esta montagem é destinada aos concursos mas não tem problema, podem ver sem restrições, creio que estamos a cair no erro de esconder tudo por causa das regras dos concursos e depois acaba por se perder a partilho e desenvolvimento dos trabalhos. Por isso se depois me quiserem desclassificar, siga, não estou minimamente preocupado!

Está descansado que ninguém até hoje foi desclassificado por mostrar a evolução de um plantado! E obrigado por não fazeres parte do rebanho que por medos infundados acaba por esconder os seus trabalhos!

Se há motivos para desclassificar, o primeiro será certamente o nome do bicho!!! Deve ser um caso de rebeldia tardia! 🤭 Não tarda vais andar é a fazer montagens com nomes como Gör plats för Noddy 😆😆😆

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mais uma boa novidade aqui no site... muito bem Ismael. Gosto muito da montagem! Admito que não é o meu estilo favorito, mas sei apreciar um trabalho bem conseguido.

Muito obrigado Sr. Iwagumi Master! É mais o meu estilo, o mix de pedra e madeira sempre me deixou mais confortável a olhar para um aquário! 

 

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Essas luzes que referes são as que aparecem na imagem?

Precisamente, já têm os seus anos e as suas limitações mas vão fazendo o trabalho, com as horas de luz certas, co2 e fertilizações afinados, consigo umas colorações laranja-avermelhadas engraçadas!

 

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

E essa última fotografia é o estado do aquário agora?

A última foto é do dia que enchi o aquário, atualmente já ganhou um pouco mais de volume. Calma que a fotorreportagem vai ter continuação, até porque há aqui umas peripécias pelo caminho, ou pensavas que isto era sempre tudo bonitinho e sempre a andar?

 

há 16 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que tratamento deste às rochas antes de as colocar no aquário? Esta semana andei a apanhar Xisto para começar a planear uma próxima montagem e por enquanto só o esfreguei com água para tirar a terra que vinha agarrada. Fizeste mais alguma coisa nas tuas?

Basicamente foi isso, bem lavadinhas, água de colonia 1 million para cima e bota para dentro do aquário! Sem grandes finezas nem mordomias! 

 

há 34 minutos, Tozé Nunes disse:

Está descansado que ninguém até hoje foi desclassificado por mostrar a evolução de um plantado! E obrigado por não fazeres parte do rebanho que por medos infundados acaba por esconder os seus trabalhos!

Namaste! 

 

há 35 minutos, Tozé Nunes disse:

Se há motivos para desclassificar, o primeiro será certamente o nome do bicho!!! Deve ser um caso de rebeldia tardia! 🤭 Não tarda vais andar é a fazer montagens com nomes como Gör plats för Noddy 😆😆😆

Que as Valquirias Sagradas te acolham em Valhalla sob o manto sagrado dos mais nobres e corajosos guerreiros!

Quanto a cena do Noddy, só se for em alguma versão hardcore, ainda assim muito infantil a meu ver, acho que era mais adequado, "Tom Sawyers äventyr" ou "Sandokan, den malaysiska Tigern" 

  • Gosto 1

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ismael_figueira said:

Muito obrigado Sr. Iwagumi Master!

Até me babei!!! E não é caso para tanto!!!

 

Fico à espera das imagens!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora está espectacular mesmo! 
Eu gabo-vos como conseguem manter ali no meio a separação de areia sem o substrato invadir aquilo tudo, cada vez que penso numa montagem gostava de fazer algo do género mas já nos lados/frente é complicado quanto mais ao meio..

Editado por Emejet
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!! 

há 9 horas, Emejet disse:

Até agora está espectacular mesmo! 
Eu gabo-vos como conseguem manter ali no meio a separação de areia sem o substrato invadir aquilo tudo, cada vez que penso numa montagem gostava de fazer algo do género mas já nos lados/frente é complicado quanto mais ao meio..

Obrigado @Emejet, quanto à areia já me preocupa mais o facto das plantas gostarem de ir para lá apanhar banhos de sol do que propriamente o substrato! Há ali muita pedra e cenas a travar o substrato mas as plantas ninguém as trava! 

 

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

E mais fotografias!?!?!?

Calma rapaz! 

 

Não quero que fiques ansioso por isso cá vai!

 large.IMG_20221228_220901-2.jpg

Seria este o estado do aquário 10 dias depois, claro que não passou muito sem levar a bela da primeira poda!

large.IMG_20221230_141013-2.jpg

Tudo a decorrer na normalidade sem problemas de maior. 

 

Como não havia problemas vamos lá arranjar um... Iluminação!!

Pois bem, desde sempre tive problemas com peixes saltitões, a solução que arranjei foi uma espécie de moldura em acrílico com rede colada no meio... De facto era eficaz mas esteticamente deixava um bocadinho a desejar... Isto tudo porquê? Os peixes levavam com as flachada nas beiças, desorientavam-se e batiam contra tudo dentro do aquário e inclusive saltavam fora num total desespero! Deles e meu também...

Ora como ainda não tinha introduzido a fauna neste aquário (estavam num outro à espera do grande dia), tinha mesmo de resolver este problema o quanto antes. Em conversa com o @Nuno M., ele sugeriu que experimentasse um dimmer de modo a suavizar a coisa. Atendi o conselho e lá fui eu encomendar o bendito no Aliexpress. Assim que chegou bora lá testar o brinquedo novo, testei numa calha twinstar 300C que tenho aqui em casa e que maravilha, funciona na perfeição! Era altura de ir testar nas calhas aqui deste menino, assim que ligo no trasnformador, PUFFFF, era uma vez um controlador! 

Diagnóstico: O dispositivo trabalha no limite até 28V e eu entreguei-lhe através do transformador de umas das Calhas MasWas cerca de 78V...

Lá se foi o meu sonho de poder estar descansado sem que os peixes quisessem voar do aquário para fora...

No meio disto, a minha mais que tudo teve uma ideia!! Pensavam que era comprar uma calha nova que fosse dimavel? Nada disso!!

Mas sugeriu o seguinte:

Uma vez que as calhas que temos aqui trabalham as 4 independentes, e que tal se metermos as mais fraquinhas a acender antes das mais fortes e no fim do "dia" as mais fraquinhas são as últimas a apagar?

Bora lá testar!! E camaradas não é que resulta mesmo! Passo a Ilustrar!
large.IMG_20230108_141954-2.jpg

Inverti as posições de forma a ter uma calha pequena de cada lado do aquário.

large.IMG_20230108_195252-2.jpg

Eh voilá! Muito mais suave no inicio do fotoperiodo e no fim também!! (Na foto parece ter muita luz, mas não)

Peixes felizes e contentes e zero baixas até hoje!

 

Por hoje é tudo!

 

Abraço

  • Gosto 3

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E mais fotografias, não há? Eheh.

A cada imagem que aqui pões, dou mais e mais valor à tua mestria. Parabéns! Fico à espera de ver a imagem final, mas pelo andar da carruagem, com tudo tão bem arrumadinho e tão representativo da tua visão, acho que nos vais brindar com uma pequena maravilha. Só posso imaginar o que será ter uma coisa destas em casa, para apreciar diariamente. Que belo!

Quanto ao dimmer... não tentaste comprar outro, para os volts das tuas calhas? A solução que encontraste funciona, eu sei, mas não seria melhor não teres que te preocupar com dois timmers diferentes? Essas calhas são muito engraçadas... o seu método de construção parece perfeito para quem tem uma e compra um aquário maior. Ainda se fabricam?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

E mais fotografias, não há? Eheh.

A cada imagem que aqui pões, dou mais e mais valor à tua mestria. Parabéns! Fico à espera de ver a imagem final, mas pelo andar da carruagem, com tudo tão bem arrumadinho e tão representativo da tua visão, acho que nos vais brindar com uma pequena maravilha. Só posso imaginar o que será ter uma coisa destas em casa, para apreciar diariamente. Que belo!

Quanto ao dimmer... não tentaste comprar outro, para os volts das tuas calhas? A solução que encontraste funciona, eu sei, mas não seria melhor não teres que te preocupar com dois timmers diferentes? Essas calhas são muito engraçadas... o seu método de construção parece perfeito para quem tem uma e compra um aquário maior. Ainda se fabricam?

Obrigado pelas tuas palavras @JoseCarlosMarques, deixa ver até onde consigo levar esta montagem. As expectativas não são altas até porque creio que não consigo ter o aquário maturado a tempo da bendita foto. E claro que não podes só imaginar, tens aí um belo exemplar em casa!

 

A história dos dimmers não é viável, após uma exaustiva pesquisa não encontrei nada que respondesse às minhas necessidades, é uma voltagem demasiado alta e nada comum no que toca a led's, teria também de ter 4 dimmers para ter isto operacional. As calhas são boas, de construção robusta e apesar de serem apenas de leds brancos oferecem um espectro de luz bastante bom, já não existem no mercado a não ser que se consiga arranjar usadas. Claro que uma RGB como a Twinstar 1200S III seria uma mais valia para este aquário, até para puxar um pouco pelos vermelhos e conseguir distinguir os vários tons de verde dentro do aquário, coisa que com estas da MasWas e FTB consigo com algum esforço. Ainda assim com os ajustes certos de fertilização consigo uns laranja/avermelhados engraçados.

Abraço

   

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

37 minutes ago, ismael_figueira said:

E claro que não podes só imaginar, tens aí um belo exemplar em casa!

Eu sei que tenho. Mas nunca experienciei ao vivo um bom plantado de 300 litros. Deve ser uma sensação incrível. Ainda para mais sabendo que foi das tuas mãos que saiu.

40 minutes ago, ismael_figueira said:

As expectativas não são altas até porque creio que não consigo ter o aquário maturado a tempo da bendita foto.

Hás de ter! Se não for para Maio, será mais para a frente 🙂 .

41 minutes ago, ismael_figueira said:

As calhas são boas, de construção robusta e apesar de serem apenas de leds brancos oferecem um espectro de luz bastante bom, já não existem no mercado a não ser que se consiga arranjar usadas. Claro que uma RGB como a Twinstar 1200S III seria uma mais valia para este aquário, até para puxar um pouco pelos vermelhos e conseguir distinguir os vários tons de verde dentro do aquário, coisa que com estas da MasWas e FTB consigo com algum esforço. Ainda assim com os ajustes certos de fertilização consigo uns laranja/avermelhados engraçados.

Começa a pedir ao Pai Natal. Pode ser que ele te ouça 🙂 . Mas com aquilo que tens, acho que estás a conseguir fazer um óptimo trabalho. Claro que só observando conseguiria fazer uma comparação, mas eu até gosto das plantas com esta coloração verde. Não sei se o vermelho traria algum benefício a toda a montagem. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo rasgado elogio! Mas há por este pequeno país aquascapers bem mais talentosos só é pena que esses trabalhos não venham aqui parar. Vi neste último CPA nomes que não me são familiares com bons trabalhos e esses mesmos aquários mereciam estar documentados nem que fosse num simples tópico aqui no fórum... Mas pronto isso são outras águas... 

 

Quanto à foto queria mesmo ter isto no ponto em maio mas algumas plantas não estão a preencher os espaços como queria, infelizmente por adição tardia... Mas há-de lá chegar! 

 

Já da calha, daqui até ao Natal nem que me doa a barriga das pernas! Posso até mandar carta ao coelhinho da páscoa, pode ser que me safe! Gostava mesmo de puxar vermelhos aqui, quero algo mais fora do verde, preciso de cor para dar aquele drama com impacto percebes? Nada contra os verdes mas o Benfica é o Benfica! 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, ismael_figueira said:

Obrigado pelo rasgado elogio! Mas há por este pequeno país aquascapers bem mais talentosos só é pena que esses trabalhos não venham aqui parar. Vi neste último CPA nomes que não me são familiares com bons trabalhos e esses mesmos aquários mereciam estar documentados nem que fosse num simples tópico aqui no fórum... Mas pronto isso são outras águas... 

Quando dizes CPA é o português? Já perguntei aqui no fórum, mas este ano não vi qualquer resultado desse concurso. Sabes onde podemos encontrar isso? Cheguei a ouvir falar em inscrições até Dezembro, mas depois disso mais nada.

10 hours ago, ismael_figueira said:

Quanto à foto queria mesmo ter isto no ponto em maio mas algumas plantas não estão a preencher os espaços como queria, infelizmente por adição tardia... Mas há-de lá chegar! 

Esse comentário demonstra que sabes bem o que queres, e só por aí já estás no patamar mais elevado.... no fundo julgo, essa capacidade de escolha de plantas. Ter mãozinhas para elas distingue os que chegam ao resultado final mais ou menos rapidamente, porque com persistência e ajuda a coisa vai-se resolvendo. O meu aquário é um exemplo disso!

10 hours ago, ismael_figueira said:

Já da calha, daqui até ao Natal nem que me doa a barriga das pernas! Posso até mandar carta ao coelhinho da páscoa, pode ser que me safe! Gostava mesmo de puxar vermelhos aqui, quero algo mais fora do verde, preciso de cor para dar aquele drama com impacto percebes? Nada contra os verdes mas o Benfica é o Benfica! 

Eheh. Sou dos teus 😉 . E o mais provável é que tenhas razão. Eu é que tenho aquela velha ideia de que o verde é natural e devemos ficar por aí. Mas boa sorte com o coelhinho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, podes ver abaixo os links do Instagram e Facebook do CPA.

https://instagram.com/cpaquascaping?igshid=YmMyMTA2M2Y=


https://www.facebook.com/cpaquascaping

Aqui podes ver os trabalhos deste ano.

Abraço





Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, ismael_figueira said:

José, podes ver abaixo os links do Instagram e Facebook do CPA.

Obrigado, Ismael! Vou espreitar. Ainda cheguei a procurar no Google, mas os links eram todos para o Código de Procedimentos Administrativos 🙂 . Aqui no fórum não encontrei em lado nenhum. Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Mister Ismael.. como vais tu? Tudo baril?
E como está esta montagem?
Forte abração amigo!

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora VIVA!!

Esta montagem cá vai indo, já nem me lembrava que tinha aqui um tópico! 😅

 

On 20/05/2023 at 13:08, PAFS disse:

Mister Ismael.. como vais tu? Tudo baril?
E como está esta montagem?
Forte abração amigo!

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk
 

 

Ora então visto que já lá vão 2 meses desde a última atualização, vamos lá falar um pouco sobre o que por aqui se tem passado... 

Tudo a correr sobre rodas, não fosse uma pequena infestação de staghorn, sem problema! São algas lindas, gosto muito delas e dão outra dinâmica ao layout! Para alguns seria motivo para arrancarem os cabelos, para mim é "peaners", basta sentar, olhar, apreciar e desfrutar!!

Entretanto consegui um bom negócio com uma Twinstar 1200S III e digamos que passei a ter um bronze mais evidente cá em casa, assim mais para o avermelhado quase escaldão de praia com 40ºC à sombra do chapéu! 

Posto isto lá consegui fazer uma chapa minimamente decente para o IAPLC e siga, foto enviada e agora é rezar à Nª Srª das Aparições dos Photoshops para ter um resultado estrondoso para Portugal! 

 

E como não podia deixar de ser fica aqui o registo mais atualizado da coisa

large.IMG_20230523_194158_1.jpg

 

Abraço
 

  • Gosto 5

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora VIVA!!
Esta montagem cá vai indo, já nem me lembrava que tinha aqui um tópico! 
 
 
Ora então visto que já lá vão 2 meses desde a última atualização, vamos lá falar um pouco sobre o que por aqui se tem passado... 
Tudo a correr sobre rodas, não fosse uma pequena infestação de staghorn, sem problema! São algas lindas, gosto muito delas e dão outra dinâmica ao layout! Para alguns seria motivo para arrancarem os cabelos, para mim é "peaners", basta sentar, olhar, apreciar e desfrutar!!

Entretanto consegui um bom negócio com uma Twinstar 1200S III e digamos que passei a ter um bronze mais evidente cá em casa, assim mais para o avermelhado quase escaldão de praia com 40ºC à sombra do chapéu! 

Posto isto lá consegui fazer uma chapa minimamente decente para o IAPLC e siga, foto enviada e agora é rezar à Nª Srª das Aparições dos Photoshops para ter um resultado estrondoso para Portugal! 
 
E como não podia deixar de ser fica aqui o registo mais atualizado da coisa
large.IMG_20230523_194158_1.jpg.d8f857c1598bc63a99e911452c3705c0.jpg
 
Abraço
 
Está super fantástico! Adorei. Boa Amigo

Enviado do meu SM-A135F através do Tapatalk

  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou lindíssima a montagem, Ismael. O que tu conseguiste em 2 meses!!! Os meus mais sinceros parabéns. Agora é esperar que saiam os resultados para podermos ver essa tal fotografia que fizeste. Eheh. Um grande abraço! Desejo-te a melhor das sortes.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros, 

Grato pelas vossas palavras!!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está TOP amigo Ismael....

Está a faltar ai uns escalares!!! tens de arranjar uns só para fotos. Iam ficar umas fotos brutais.

Muitos parabéns!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 31/05/2023 at 08:45, JoseCarlosMarques disse:

Ismael, essa areia silica compraste onde?

Esta areia é a típica areia de filtro de piscina do Leroy Merlin. 

 

On 31/05/2023 at 21:26, Vasco Ferreira disse:

Está TOP amigo Ismael....

Está a faltar ai uns escalares!!! tens de arranjar uns só para fotos. Iam ficar umas fotos brutais.

Muitos parabéns!!

Obrigado Vasco!

Pois os escalares teriam de ser tamanho mini-mini, é um peixe de que gosto mesmo muito tanto por questões de beleza como comportamentais, no entanto já tive a experiência e crescem que se fartam, já para não falar do apetite voraz! 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.