underwater flood


kevin 69

Recommended Posts

Boa Noite! 

 
Decidi hoje mostrar o meu mais recente (5 meses) projeto no aquascaping. Penso que ainda existem uns pontos a melhorar e é tambem por isso que abri o tópico hoje. O conceito foi bastante simples. Queria primeiro algo mais minimalista e de façil manutenção a nível de plantas. Claro que como todos, peco sempre e acabo por introduzir mais que o inicialmente previsto, ainda assim, estou satisfeito no que toca a manutenção. Quanto ao hardscape, tambem procurava algo mais vazio/arejado. Com bastante espaço para os peixes nadarem. O aquario não teve grandes problemas até agora, tirando talvez as primeiras 4 semanas com o aparecimento de BBA e algas castanhas.
 
Ultimas montagens:
large.IMG_20211016_151157.jpglarge.IMG_20200521_094126.jpg
 
Setup:
Aquario: 80x45x45
Filtro: Eheim classic 600
Luz: Weekaqua WRGB
Solo: ADA aquasoil II + ADA power sand special
Hardscape: ADA horn wood + Elderly stone
Flora: Eleocharis montevidensis, Eleocharis Accicularis, Cryptocoryne crispatula, Cryptocoryne becketi petchii, marsilea crenata, lilaeopsis brasiliensis, anubia nana petite, Microsorum pteropus trident, Bucephalandra kedagang, Riccardia chamedryfolia, Ludwigia arcuata, juncus repens
Fauna: Danio kerri e uns camarões;
 
Deixo as seguintes fotografias por ordem cronológica começando pelo dia da montagem.
 
large.77EA6CCA-85AE-4B68-B059-9376219DB2B0.jpeglarge.4CCB1832-07C2-41A3-8F3E-CB9CFADA6D89.jpeglarge.58A7FCCB-C1A5-4845-BCA1-C90DA3706C5D.jpeglarge.6EB7AFB1-7CE9-4BF3-9794-EA9345785B6C.jpeglarge.B66FE480-1E7D-4320-B3C2-6725A637412E.jpeglarge.734836D5-A9D5-45AF-A8C1-C9FB519FFE95.jpeglarge.03AA851A-1387-457E-9A39-B5C6A6D74756.jpeg
 
A semana passada acrescentei uns galhos para dar um ar mais natural:
 
large.88308118-653D-4E1C-9D35-43E68D9E8D76.jpeg
 
Editado por kevin 69
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... se não tivesse sido eu a construir o meu móvel ia jurar que tinhas comprado o teu no mesmo sitio que o meu 🙂 . São idênticos!!! E o mais engraçado é que a tua calha também é igual à minha, e vieste de outra que era igual à que eu também utilizava anteriormente (a A801). Comecemos por aí... em que modo utilizas a tua calha? Eu tive muitos problemas com algas até conseguir acertar com as especificações que agora utilizo. Trabalho no modo B1.0, e tenho R e G a 60% e o B a 40%. Tenho os LED's UV desligados, porque os fertilizantes da Masterline, que agora uso, vêm com a indicação de que não devem ser utilizados com luzes UV. Mas fala-me da tua experiência. Interessa-me muito. Ah... e onde conseguiste comprar os suportes? Ando à procura mas estão esgotados em todo o lado.

Quanto ao aquário em si... acho que conseguiste muito bem fazer aquilo a que te propuseste. O tanque está com um óptimo aspecto (invejo a tua carpete 🙂 ), e tirando os musgos, que imagino serem mais difíceis de manter, todas as plantas parecem-me de fácil manutenção. Gostava de ver aquelas moitas ocuparem todo o espaço de trás, e criar ali uma espécie de "cortina". Com tempo, deve ser essa a tua intenção, não? Que tipo de fertilização estás a utilizar? Com um solo desses, rico em nutrientes, e agora que andei a estudar também o processo de fertilizar as minhas plantas, gostava de saber a tua rotina. Esse Riccardia também está com óptimo aspecto! 

Vou continuar a acompanhar. Vai dizendo coisas e mostrando imagens! Um abraço. Os meus parabéns!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ui... se não tivesse sido eu a construir o meu móvel ia jurar que tinhas comprado o teu no mesmo sitio que o meu 🙂 . São idênticos!!! E o mais engraçado é que a tua calha também é igual à minha, e vieste de outra que era igual à que eu também utilizava anteriormente (a A801). Comecemos por aí... em que modo utilizas a tua calha? Eu tive muitos problemas com algas até conseguir acertar com as especificações que agora utilizo. Trabalho no modo B1.0, e tenho R e G a 60% e o B a 40%. Tenho os LED's UV desligados, porque os fertilizantes da Masterline, que agora uso, vêm com a indicação de que não devem ser utilizados com luzes UV. Mas fala-me da tua experiência. Interessa-me muito. Ah... e onde conseguiste comprar os suportes? Ando à procura mas estão esgotados em todo o lado.

Quanto ao aquário em si... acho que conseguiste muito bem fazer aquilo a que te propuseste. O tanque está com um óptimo aspecto (invejo a tua carpete 🙂 ), e tirando os musgos, que imagino serem mais difíceis de manter, todas as plantas parecem-me de fácil manutenção. Gostava de ver aquelas moitas ocuparem todo o espaço de trás, e criar ali uma espécie de "cortina". Com tempo, deve ser essa a tua intenção, não? Que tipo de fertilização estás a utilizar? Com um solo desses, rico em nutrientes, e agora que andei a estudar também o processo de fertilizar as minhas plantas, gostava de saber a tua rotina. Esse Riccardia também está com óptimo aspecto! 

Vou continuar a acompanhar. Vai dizendo coisas e mostrando imagens! Um abraço. Os meus parabéns!

Ui vou ver se consigo responder a tudo. Antes de mais, obrigado pelo comentário 😊. Começando pelo móvel, também é um DIY 😄. A calha está ao máximo e com o UV ligado (depois meto aqui o valor exato para o RGB). Os ferts que uso são caseiros. Adiciono semanalmente uns 20ppm de potássio, 5ppm de nitratos 2 ppm fosfato e uma colher de micros, cálcio e magnésio. Faço isto a olho BTW. A ideia é a TPA semanal e o solo rico equilibrar isto de forma a nunca ter grande trabalho com medições. No meu caso penso que os fatores decisivos para as poucas algas no inicio foram os seguintes:

-TPA de 50% diárias (no inicio);

-Usei algum substrato e filtro ciclado;

-CO2 a topo e boa oxigenação com o skimmer;

-Usei bastantes plantas flutuantes no inicio (primeiro més);

-Uns 200 ou mais camarões;

Posso dizer que é dos aquários que menos problemas me deu e estou rendido ao combo de substratos da ADA. Tem uma granulometria bem mais fina que o substrato da tropica e parece ser bem mais rico. Imagino que poderá prevenir alguns problemas quando a perguiça e inconsistência começam a bater. Outra coisa que penso ser relevante é o efeito do skimmer na oxigenação da agua, mas enfim, pode ser só impressão minha. Riccardia é praga, está por todo o lado, se quiseres um molho manda PM, ando farto de meter fora. Quanto a parte de trás, queria mais eleocharis, mas vou acompanhar e ver como fica melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... fertilização "a olho" ainda não é para mim. Mas fico contente que esteja a resultar no teu setup. E voltando à questão da calha... o @Loukitos andava à procura de uma calha de 80cm... ainda tens a A801? O moço pode estar interessado 😛 .

16 minutes ago, kevin 69 said:

-Uns 200 ou mais camarões;

Caraças... eu tenho menos de 20!

18 minutes ago, kevin 69 said:

Riccardia é praga

Praga? Isso vende-se a preços exorbitantes, e dificilmente encontras! Por agora acho que ainda não está na altura de experimentar, mas quando esse momento chegar, vou falar contigo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... fertilização "a olho" ainda não é para mim. Mas fico contente que esteja a resultar no teu setup. E voltando à questão da calha... o [mention=81162]Loukitos[/mention] andava à procura de uma calha de 80cm... ainda tens a A801? O moço pode estar interessado  .
Praga? Isso vende-se a preços exorbitantes, e dificilmente encontras! Por agora acho que ainda não está na altura de experimentar, mas quando esse momento chegar, vou falar contigo!
Sempre atento

Continuo à procura de uma calha de 80 cm para dar o upgrade na minha chinoca xD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Pois... fertilização "a olho" ainda não é para mim. Mas fico contente que esteja a resultar no teu setup. E voltando à questão da calha... o @Loukitos andava à procura de uma calha de 80cm... ainda tens a A801? O moço pode estar interessado 😛 .

Caraças... eu tenho menos de 20!

Praga? Isso vende-se a preços exorbitantes, e dificilmente encontras! Por agora acho que ainda não está na altura de experimentar, mas quando esse momento chegar, vou falar contigo!

Até vendia mas nao acho que haja assim tanta procura. Prefiro oferecer a quem quiser. 

A calha infelizmente já foi vendida 😕

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kevin 69 said:

Até vendia mas nao acho que haja assim tanta procura. Prefiro oferecer a quem quiser. 

Vou contactar-te, um dia destes 😛 .

1 hour ago, kevin 69 said:

A calha infelizmente já foi vendida 😕

Más notícias para o @Loukitos...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não me chegaste a dizer onde compraste os suportes da calha...

Ahhh, certo! Foi na pro aquarium. Comprei no mesmo dia que comprei a calha visto que a calha tem 8 cm a mais que o aquário 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kevin 69 said:

Ahhh, certo! Foi na pro aquarium. Comprei no mesmo dia que comprei a calha visto que a calha tem 8 cm a mais que o aquário 😅

Tiveste sorte... eu comprei a minha no Paulo Vieira, para poupar uns trocos e quando cheguei à ProAquarium disseram-me que os suportes estavam esgotados e não chegariam tão cedo. Mesmo encomendando, demorariam mais de 3 meses. Vou ter que encomendar isso pelo AliExpress ou qualquer serviço desse género 😕 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta, hoje foi mais um dia de manutenção e desta vez tentei limpar um pouco a riccardia do tronco. Quem quiser alguma MP (free claro). 

 

large.6A29260C-2A6D-465C-A004-C09595C900D9.jpeg

 

Nesta foto da para perceber o crescimento do musgo em poucos meses. Coloquei apenas na pequenas na rocha de lava...

large.2F6D739B-6DC0-4AA8-BF92-024733D4E6E6.jpeg

há 5 horas, Sofia Correia disse:

Que agradável este aquário! Tinha-me escapado por completo este tópico 🙂

Obrigado Sofia 🙂

Editado por kevin 69
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Loukitos disse:

Qual a dosagem de fertilização que estás a fazer para obter esse crescimento tão rápido?

Na verdade faço os meus fertilizantes...Calcio,magnesio, potássio, nitratos, fosfatos e micros tudo separadamente.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 30 minutos, ChicoZé disse:

Como fazes os teus fertilizantes?

Calculei a dosagem semanal para o meu aquário com este site: https://rotalabutterfly.com/nutrient-calculator.php

Depois só peso e misturo num copo com agua, só tenho atenção para fertilizar micros e macros em dias separados.

Procuro adicionar semanalmente:

20-25ppm potassio,

5 ppm Nitrato,

2 ppm Fosfato,

2 ppm Mg,

5 ppm Ca,

0.5 ppm Fe (com micros).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um aquário com uma excelente evolução, parabéns!

A combinação solo Ada é uma equipa vencedora, pode não ser barato mas faz toda a diferença.

Só uma curiosidade utilizas a água da rede?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Macoz disse:

Tens aí um aquário com uma excelente evolução, parabéns!

A combinação solo Ada é uma equipa vencedora, pode não ser barato mas faz toda a diferença.

Só uma curiosidade utilizas a água da rede?

 

Olá, Obrigado! Podes crer, o solo é quase uma perna extra para cobrir um possível desleixo da minha parte. Sim, só uso agua de rede. Só tive o cuidado de ver os dados de analises de aguas de Aveiro (na rua do lado) para ver se podia dar skip a algum elemento na fertilização 😅 Acontece que a agua aqui é bem pobre, mesmo o PH...por volta de 7.5 😕

Só para referencia, olha aqui um exemplo do ano passado para a minha zona - Calvão (se andares para baixo consegues ver outros elementos):

http://public.adra.pt:8005/ResultadosAnaliticos/2022_ZA VGS I.pdf

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kevin 69 said:

Podes crer, o solo é quase uma perna extra para cobrir um possível desleixo da minha parte.

Uma perna extra para quem tem mãozinhas para estas coisas dos aquários. No meu caso funcionou ao contrário, e despoletou algas por todo o lado 🙂 . Mas foi culpa minha. Não estudei bem o solo que estava a usar. Sabia que era bom, e limitei-me a jogar com essa informação. Um solo como este, pelo que percebo agora, deve ser utilizado com uma fertilização mais "pobre" em nutrientes, que no fundo é aquilo que é a fertilização da ADA. Menos N e menos K, para obrigar as plantas a ir busca-los ao substrato. Eu conjuguei solo ADA com fertilização Tropica e acabei por introduzir na coluna de água elementos que as plantas não precisavam. O resultado é óbvio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Uma perna extra para quem tem mãozinhas para estas coisas dos aquários. No meu caso funcionou ao contrário, e despoletou algas por todo o lado 🙂 . Mas foi culpa minha. Não estudei bem o solo que estava a usar. Sabia que era bom, e limitei-me a jogar com essa informação. Um solo como este, pelo que percebo agora, deve ser utilizado com uma fertilização mais "pobre" em nutrientes, que no fundo é aquilo que é a fertilização da ADA. Menos N e menos K, para obrigar as plantas a ir busca-los ao substrato. Eu conjuguei solo ADA com fertilização Tropica e acabei por introduzir na coluna de água elementos que as plantas não precisavam. O resultado é óbvio.

Primeiros 2 meses só fertilizei K. Uma boa forma de veres se estas com alguma deficiência é analisar plantas flutuantes, que se alimentam unicamente na coluna de agua e têm acesso ilimitado a CO2. Quanto a mim, diria que nas primeiras semanas os problemas estão sempre mais relacionados a instabilidade de um aquário não ciclado (e todos os problemas envolventes). Usares filtro ciclado, algum substrato velho e plantas habituadas á tua água é como iniciar uma pedalada com momentum.

Editado por kevin 69
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, kevin 69 disse:

Olá, Obrigado! Podes crer, o solo é quase uma perna extra para cobrir um possível desleixo da minha parte. Sim, só uso agua de rede. Só tive o cuidado de ver os dados de analises de aguas de Aveiro (na rua do lado) para ver se podia dar skip a algum elemento na fertilização 😅 Acontece que a agua aqui é bem pobre, mesmo o PH...por volta de 7.5 😕

Só para referencia, olha aqui um exemplo do ano passado para a minha zona - Calvão (se andares para baixo consegues ver outros elementos):

http://public.adra.pt:8005/ResultadosAnaliticos/2022_ZA VGS I.pdf

Tens muita sorte na água, acredita!

Conheço bem a qualidade das águas de Aveiro pois um colega também tem aquário mas não plantado e a água dele quando lá vou deixa-me sempre com inveja pois em relação à minha da rede é "ouro" 🤣😂

Tu ainda consegues ter melhor água que ele, impecável! Com a fertilização que fazes complementas muito bem 👌

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 36 minutos, JoseCarlosMarques disse:

... e menos K, para obrigar as plantas a ir busca-los ao substrato...

José a própria ADA fertiliza na coluna de água potássio diariamente desde o primeiro dia 👌

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, kevin 69 said:

Primeiros 2 meses só fertilizei K

Era o que eu devia ter feito.

 

1 hour ago, Macoz said:

José a própria ADA fertiliza na coluna de água potássio diariamente desde o primeiro dia 👌

Eu enganei-me neste comentário a que respondeste. Não queria dizer K, queria dizer P. A fertilização deve ser de K, como bem fizeste. Devemos diminuir o N e o P (assim é que está correcto).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem @kevin 69

Bastante agradável de observar este aquário, mesmo ao estilo Nature! Esses apontamentos de Riccardia estão qualquer coisa, é um musgo bastante versátil e faz um efeito espetacular! 

 

Só um reparo, normalmente tens problemas com GDA ou é mesmo só falta de limpeza dos vidros? Como é que é a tua rotina de TPA? 

 

Continua o bom trabalho!

 

Abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.