Ciclo Azoto


nunomorgado

Recommended Posts

Olá!

Tenho aquario há alguns anos mas continuo nos primeiros passos :).

Iniciei a montagem de um aquário, tem substrato fértil, um tronco, pedras e algumas plantas que vieram de outro aquario montado há muito tempo.

Coloquei Biofiltr.

Passado 4 dias testei o NH4 (JBL Aquatest), dá uma cor um pouco mais clara que o mínimo.

No mesmo dia o NO2 dá 0,1. Há 3 dias dava 0.

Não tenho teste NO3, ainda....

Preciso introduzir amónio ou será que já está a fazer o ciclo??

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno. Digo-te já que vai ser muito difícil encontrares o teste de NO3. Eheh. Eu nunca consegui. De qualquer forma, e respondendo à tua pergunta, o que podes fazer é adicionar alguns flocos de comida de peixe, de vez em quando, para impulsionares o Ciclo do Azoto. Existem outros meios... há lojas que vendem produtos específicos para isso, ou podes simplesmente esperar sem colocar nada dentro do tanque. Essa técnica dos flocos é a que sai mais barata 🙂 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Ontem estive para comprar um teste NO3 numa loja espanhola, mas achei caro, porque sei que há aqui em Beja mais barato.

Tinha lido por aqui que podia meter comida ou folhas para se decomporem, a "dúvida" é se já estaria ok para os peixes porque os valores eram bons.

Também pensei em meter lá uns guppys pois tenho outro aquario sobrelotado deles, mas tenho pena de os massacrar.

Sendo assim os valores a zero será por ainda não ter tido amónio para as bactérias trabalharem.

Já coloquei uma dose de comida.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunomorgado said:

Ontem estive para comprar um teste NO3 numa loja espanhola, mas achei caro, porque sei que há aqui em Beja mais barato.

Como te disse, nunca encontrei em loja. Mas a etiqueta do produto já vi... está é sempre fora de stock.

2 hours ago, nunomorgado said:

Tinha lido por aqui que podia meter comida ou folhas para se decomporem, a "dúvida" é se já estaria ok para os peixes porque os valores eram bons.

Também pensei em meter lá uns guppys pois tenho outro aquario sobrelotado deles, mas tenho pena de os massacrar.

Sendo assim os valores a zero será por ainda não ter tido amónio para as bactérias trabalharem.

Já coloquei uma dose de comida.

Num espaço de tempo tão curto, o mais certo é que ainda esteja a começar o ciclo. Há quem coloque peixes mais "baratos" dentro do aquário, para despontar o ciclo, mas isso é coisa do passado. Agora sabe-se que os peixes sofrem, e mesmo que sobrevivam ficam com a esperança de vida muito reduzida. Dá tempo ao tempo. Geralmente o ciclo do azoto demora entre 3 a 5 semanas para estar concluído. Se queres arriscar, arrisca por volta das 4.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunomorgado

Nuno não arrisques,deixa o ciclo ser feito sem pressas,a pressa é enimiga da prefeição,ainda por cima se bem me parece é para colocares nesse novo aquário um limdo Escalar com 15cm, só com o ciclo bem feito é que te aconselho a mudares o peixe.:default_animal_fish:

  

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

PH = 7,5

NH4 = 0 

NO2 = 0

NO3 = 1

Nada de amónio.......

Ontem coloquei 2 corydora no aqua de 55cm para fazer companhia ao escalar. Não reparei que está outra vez barriguda.

Hoje de manhã tive que retirar as corydoras, naquelas investidas à superfície o escalar atacava, está habituado a estar sozinho e quando tem ovos ui ui nem me posso chegar ao vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nunomorgado

O José Carlos disse e bem,provavelmente o ciclo ainda não começou,é pena que a pressa leve a arriscar a vida de um belo Escalar, vamos ver o que vai dár.

É improvável que o ciclo fique feito numa semana.

 

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Alvaro Silva disse:

Boas nunomorgado

O José Carlos disse e bem,provavelmente o ciclo ainda não começou,é pena que a pressa leve a arriscar a vida de um belo Escalar, vamos ver o que vai dár.

É improvável que o ciclo fique feito numa semana.

 

Saudações

Mas o escalar ainda não saiu do aquário em que sempre esteve. Ai de mim fazer-lhe mal. Está sozinho no aquário e parece mais um membro da família, tem a idade da minha filha em casa.

Estou a aproveitar para mexer nas plantas.

Não tenho fauna no novo, pelo que parece nem bactérias 😄

Quando montei outros aquários não tinha testes por isso pensava que a amónia aparecia logo nos primeiros dias.

Estranhei ainda estar a 0, no teste a cor até parece mais clara que o mínimo.

Meti Daiana biofiltr no primeiro dia.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

Pelos testes, o NO3 subiu quando coloquei o filtro novo, mas passado 6 dias já está outra vez no mínimo.

Data

PH

Temp

NH4 Amónia

NO2 Nitrito

NO3 Nitrato

27/2/2023

7,5

21

-

0

-

2/3/2023

7,5

21

0

(amarelo claro)

0,1

-

7/3/2023

7,5

 

0

(amarelo claro)

0

1

(amarelo claro)

15/3/2023

-

24

0

(amarelo claro)

-

-

17/3/2023 - Filtro novo

19/3/2023

7,6

 

0

(amarelo claro)

0

Entre 1 e 3-5

 

 

 

 

 

 

23/3/2023

-

-

0

(amarelo claro)

< 0,01

(amarelo vivo)

<0,5 (branco)

Estou tentado a comprar outros testes de NH4 ou levar água a uma loja que me faça o teste. Infelizmente não tenho lojas a menos de 150km senão já tinha feito isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.