Playroom Aqua


nunomorgado

Recommended Posts

14 hours ago, nunomorgado said:

Recomeçar!! Agora com o filtro eheim e 3L de stilla. Há quase 1 mês que o enchi pela primeira vez.

PH = 7,5

NH4 = 0 

NO2 = 0

NO3 = entre 1 e 3-5

Experimentei a paisagem, apesar de ter 3cm de espaço atrás, mas gostei mais assim.

Já se nota uma boa evolução! E as plantas, desta maneira, parecem preencher muito mais o aquário. Não consegues arranjar uma espécie de musgo mais compacta, tipo Riccardia, para colocar no tronco? Sempre disfarçava aqueles cortes rectos. Da forma como está parece-me um bocado artificial. E aquela pedra de Xisto que está a segurar o tronco também merecia uma alteração qualquer. Se conseguisses arranjar mais meia dúzia de pedras iguais às outras, de diferentes tamanhos, até te aconselhava a tirar o Xisto e fazer uma espécie de ilha, com o tronco em cima. E já que estou numa de conselhos paisagísticos 😛 mais um ou dois troncos da mesma espécie, a sair do mesmo sítio, também não ficavam nada mal. Dariam outro dinamismo a todo o tanque.

14 hours ago, nunomorgado said:

O meu móvel 😁

Roubaste a minha ideia!!! Já tinha pensado fazer isso por mais que uma vez 😛 . Acho que funciona muito bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que solução de micros estás a utilizar ?

atenção que essa alternanthera é facil mas nao tolera mudanças repentinas de GH's a minha estava esplendorosa e uma vez apenas dei-lhe um choque de GH e foi.se e também nao fertilizava com um complexo completo de micros.

e tal como o jose disse esse substrato nao é dos mais ricos e com solo inerte por cima pior

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Carlos Carvalheira disse:

que solução de micros estás a utilizar ?

atenção que essa alternanthera é facil mas nao tolera mudanças repentinas de GH's a minha estava esplendorosa e uma vez apenas dei-lhe um choque de GH e foi.se e também nao fertilizava com um complexo completo de micros.

e tal como o jose disse esse substrato nao é dos mais ricos e com solo inerte por cima pior

 

Micros???

Tenho um antigo Nutrifin Plant Gro em casa. Coloquei 1x há umas semanas mas acho que em conjunto com 8H de luz por dia fez crescer algas. A sala tem alguma  claridade durante o dia por isso acho que estava abusar nas horas de luz (5507lm).

É o meu primeiro aquario com substrato fértil (JBL AquaBasis Plus). Nos anteriores sempre meti inerte e plantas sem grandes necessidades. Este substrato  pode ficar sem nada por cima?

Não tenho teste de dureza. Mas posso comprar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutes ago, nunomorgado said:

Micros???

Tenho um antigo Nutrifin Plant Gro em casa. Coloquei 1x há umas semanas mas acho que em conjunto com 8H de luz por dia fez crescer algas. A sala tem alguma  claridade durante o dia por isso acho que estava abusar nas horas de luz (5507lm).

É o meu primeiro aquario com substrato fértil (JBL AquaBasis Plus). Nos anteriores sempre meti inerte e plantas sem grandes necessidades. Este substrato  pode ficar sem nada por cima?

Não tenho teste de dureza. Mas posso comprar.

O @Carlos Carvalheira não percebeu ainda o tipo de aquário que estás a tentar montar. Eheh. É um Low Tech, quase sem fertilização, Carlos! O Nuno não se quer meter em grandes trabalhos. Devia, mas acho que não quer 🙂 .

Esse JBL é um substrato fraquinho, sim, mas pode ser usado sem nada por cima. De qualquer forma, não acho que ele esteja a fazer grande coisa pelas tuas plantas, a começar pela quantidade, que é muito pouca para o tamanho do aquário. Na minha opinião, e para não começares outra montagem, o melhor mesmo será tentares uma fertilização um bocadinho mais rica em nutrientes (um all-in-one de uma marca melhor, como a Tropica ou a Masterline), e pensar em plantas pouco exigentes. Não sei se será o caso da alternanthera, mas podes ter sorte. Agora que já a tens, é esperar pelo melhor. Como a Monte Carlo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 20/03/2023 at 11:23, JoseCarlosMarques disse:

Já se nota uma boa evolução! E as plantas, desta maneira, parecem preencher muito mais o aquário. Não consegues arranjar uma espécie de musgo mais compacta, tipo Riccardia, para colocar no tronco? Sempre disfarçava aqueles cortes rectos. Da forma como está parece-me um bocado artificial. E aquela pedra de Xisto que está a segurar o tronco também merecia uma alteração qualquer. Se conseguisses arranjar mais meia dúzia de pedras iguais às outras, de diferentes tamanhos, até te aconselhava a tirar o Xisto e fazer uma espécie de ilha, com o tronco em cima. E já que estou numa de conselhos paisagísticos 😛 mais um ou dois troncos da mesma espécie, a sair do mesmo sítio, também não ficavam nada mal. Dariam outro dinamismo a todo o tanque.

Roubaste a minha ideia!!! Já tinha pensado fazer isso por mais que uma vez 😛 . Acho que funciona muito bem.

Coloquei as plantas como disseste para preencher o fundo.

Musgo era boa ideia mas só se não for muito exigente.

Aqueles cortes no tronco fazem-me dar voltar e voltas para os tentar esconder.A pedra da esquerda gosto como está agora, tem um corte em V que encaixa bem no tronco. O tronco ainda quer levantar a parte mais fina. Quando o coloquei a encharcar não consegui mergulhar essa parte e agora está a demorar.

Essa ideia da ilha posso tentar explorar, mas tenho que ter em atenção que preciso de espaço para o peixe passar.

A escalar meteu outra vez ovos, já os comeu mas ainda anda enervada. Nem me posso chegar ao aquario dela.

E colocar amónia como vi num topic do forum?

Obrigado pelas dicas!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, JoseCarlosMarques disse:

, a começar pela quantidade

Tem pelo menos 3cm de altura.

 

há 15 minutos, JoseCarlosMarques disse:

pode ser usado sem nada por cima

Quanto estive a colocar plantas e chego ao fundo levanta-se poeira.

Quando comprei pensei que este precisava de alguma coisa por cima.

Mudar o layout como não tenho peixes não há problema mas voltar a tirar tudo para trocar o substrato.........acho que prefiro meter C02 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

37 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

O @Carlos Carvalheira não percebeu ainda o tipo de aquário que estás a tentar montar. Eheh. É um Low Tech, quase sem fertilização, Carlos! O Nuno não se quer meter em grandes trabalhos. Devia, mas acho que não quer 🙂 .

red plants sem ferts ?? 

bom nao querendo ser desmancha prazeres mas aqui vai ...

As plantas vermelhas subaquáticas requerem condições semelhantes às plantas verdes, mas têm algumas necessidades específicas devido à sua pigmentação. Aqui estão algumas das diferenças:

Luz: As plantas vermelhas subaquáticas precisam de mais luz do que as plantas verdes porque contêm pigmentos que absorvem a luz nas partes azul e verde do espectro. Isso significa que eles precisam de iluminação forte de fontes de luz azul ou branca para prosperar, logo RGB é um must .

Nutrientes: As plantas vermelhas requerem mais ferro e minerais do que as plantas verdes. O ferro é importante para a produção de clorofila, que ajuda a planta a crescer e produzir oxigênio.

Ferro = Micros

CO2: Tanto as plantas verdes quanto as vermelhas precisam de dióxido de carbono para a fotossíntese, mas as plantas vermelhas requerem um pouco mais de CO2 do que as plantas verdes devido às suas diferenças estruturais.

No low tech plants

Temperatura: As plantas vermelhas preferem temperaturas de água ligeiramente mais quentes do que as plantas verdes para crescer bem, provavelmente para acelerar o processo de fotosintese que já por sí é mais lento e fraco do que plantas verdes.

 

Em sumula nao existe nenhum problema em ser o dito Low tech ou High tech trata-se de adaptar a escolha de plantas ás condições que lhes vamos dar, Red plants sem uma boa luz(espectro completo), fertilização (seja ela de que tipo for, substrato, tabs ou coluna de água) e sem CO2 .. caputz €€€ para o lixo no que toca ás plantas.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Carlos Carvalheiraobrigado por seres directo. Muita informação para processar.

Tenho que escolher um caminho. A ideia inicial era só arranjar uma casa maior para o escalar.

Penso que a Monte Carlo também também não será planta para low-tech.

 

 

Editado por nunomorgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, nunomorgado said:

Coloquei as plantas como disseste para preencher o fundo.

E fizeste muito bem 🙂 .

3 hours ago, nunomorgado said:

Musgo era boa ideia mas só se não for muito exigente.

Nenhum musgo é muito exigente. Mas procura as várias opções, vê imagens e logo escolhes aquele que seria melhor para ti. Acho que era uma boa opção, para disfarçar esses cortes nos troncos.

3 hours ago, nunomorgado said:

Essa ideia da ilha posso tentar explorar, mas tenho que ter em atenção que preciso de espaço para o peixe passar.

Eles arranjam espaço. Não te preocupes muito com isso!

3 hours ago, nunomorgado said:

E colocar amónia como vi num topic do forum?

Nunca ouvi falar disso! Mas há uns produtos que despoletam o início do ciclo. Alguns até prometem um ciclo em poucos dias. Talvez seja isso a que te referes.

3 hours ago, nunomorgado said:

Tem pelo menos 3cm de altura.

Não é muito... acredita! Quase todas as plantas têm raizes maiores que esses 3 cm.

3 hours ago, nunomorgado said:

Quanto estive a colocar plantas e chego ao fundo levanta-se poeira.

Quando comprei pensei que este precisava de alguma coisa por cima.

É normal... quando mexes no substrato há sempre poeira que se levanta. Mas isso vai abaixo ao fim de pouco tempo. Não fizeste mal... há muita gente que usa substrato por baixo de areão ou gravilha... mas o teu substrato não é muito rico em nutrientes, e parece-me pouca quantidade. Pode ser que esteja errado. Para plantas de fácil manutenção, por vezes até o arpão só chega, mas aí voltamos à história da fertilização pela coluna de água.

3 hours ago, nunomorgado said:

Mudar o layout como não tenho peixes não há problema mas voltar a tirar tudo para trocar o substrato.........acho que prefiro meter C02 🙂

Não é a mesma coisa! O CO2 ajuda as plantas a fazerem a fotossintese, mas se elas não tiverem nutrientes não o conseguem fazer. O CO2 é uma espécie de "boost".

2 hours ago, Carlos Carvalheira said:

red plants sem ferts ?? 

bom nao querendo ser desmancha prazeres mas aqui vai ...

As plantas vermelhas subaquáticas requerem condições semelhantes às plantas verdes, mas têm algumas necessidades específicas devido à sua pigmentação. Aqui estão algumas das diferenças:

Luz: As plantas vermelhas subaquáticas precisam de mais luz do que as plantas verdes porque contêm pigmentos que absorvem a luz nas partes azul e verde do espectro. Isso significa que eles precisam de iluminação forte de fontes de luz azul ou branca para prosperar, logo RGB é um must .

Nutrientes: As plantas vermelhas requerem mais ferro e minerais do que as plantas verdes. O ferro é importante para a produção de clorofila, que ajuda a planta a crescer e produzir oxigênio.

Ferro = Micros

CO2: Tanto as plantas verdes quanto as vermelhas precisam de dióxido de carbono para a fotossíntese, mas as plantas vermelhas requerem um pouco mais de CO2 do que as plantas verdes devido às suas diferenças estruturais.

No low tech plants

Temperatura: As plantas vermelhas preferem temperaturas de água ligeiramente mais quentes do que as plantas verdes para crescer bem, provavelmente para acelerar o processo de fotosintese que já por sí é mais lento e fraco do que plantas verdes.

 

Em sumula nao existe nenhum problema em ser o dito Low tech ou High tech trata-se de adaptar a escolha de plantas ás condições que lhes vamos dar, Red plants sem uma boa luz(espectro completo), fertilização (seja ela de que tipo for, substrato, tabs ou coluna de água) e sem CO2 .. caputz €€€ para o lixo no que toca ás plantas.

Aí está toda a informação que precisas 😛 .

1 hour ago, nunomorgado said:

Tenho que escolher um caminho. A ideia inicial era só arranjar uma casa maior para o escalar.

Se queres a minha modesta opinião... eu mantinha o aquário como está, e trocava apenas algumas plantas. Até podes manter as que tens para ver como evoluem. Sabe-se lá! A única tarefa que as plantas têm é sobreviver, e por vezes a natureza surpreende. O mais certo é que algumas comecem a definhar, e nessa altura sim... pensas em substitui-las por plantas de menos exigência. Existem muitas opções no mercado. Procura, por exemplo, no Youtube ou no site da Tropica informação sobre elas. Uma planta pouco exigente e que podes usar como carpete, só para dar um exemplo, é a Sagittaria. Nem de substrato precisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Nunca ouvi falar disso! Mas há uns produtos que despoletam o início do ciclo.

O utilizador simoesp escreveu isto:

"a ciclagem foi feita com duas 2x 3g de cloreto de amonia"

Para bactérias tenho Dajana biofiltr, que comprei no início, mas o que eu quero mesmo é ter amonia 🙂

Vou manter a ideia inicial sem CO2 mas ter mais critério nas compras futuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, nunomorgado said:

O utilizador simoesp escreveu isto:

"a ciclagem foi feita com duas 2x 3g de cloreto de amonia"

Para bactérias tenho Dajana biofiltr, que comprei no início, mas o que eu quero mesmo é ter amonia 🙂

Não conheço o método! Mas eu continuo a achar muito esquisito não teres amónia. Porra. Não estou a duvidar de ti, atenção! 

Tens camarões no frigorifico? Manda dois para dentro do aquário e vê o que acontece. Já fiz isso para iniciar um ciclo.

3 hours ago, nunomorgado said:

Vou manter a ideia inicial sem CO2 mas ter mais critério nas compras futuras.

👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a amónia demorada tenho tempo para ir mudando.

Não estou com pressa, o escalar está outra vez com ovos, 3 vezes no espaço de um mês.

Voltei a colocar Nutrifin Plant Gro, 3 semanas depois.

Desisti da monte carlo, era um tufo de algas, apesar de haver poucas espalhadas.

Proxima compra: Sagittaria subulata

Alterações: - colocar anubia ou feto no tronco e pedra.

                    - Sugestões ?

large.1679928871848.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah!!! Isso está com muito melhor aspecto, agora! Já não parece que caiu uma pata de carneiro dentro do aquário 😛 . Muito bem, Nuno, mas acho que ainda conseguias melhorar se tivesses algumas pedras mais pequenas para acrescentar pormenores. Uma transição entre as grandes e as plantas.

Só agora voltaste a colocar fertilizante no teu aquário? Eu acho que estás a fertilizar pouco, e pelo que li sobre o produto (suplemento equilibrado de micronutrientes essenciais para as plantas dos aquários) não sei sequer se estás a utilizar o fertilizante correcto. Se esse Nutrafin só contém micros e as tuas plantas se alimentam sobretudo pela coluna de água, onde hão de ir buscar os macros? Por isso é que tens muitas raizes aéreas... andam à procura deles. 

Fizeste bem em trocar a Monte Carlo pela Sagittaria. Acho que, no futuro, só vais sair beneficiado. Em relação ao tronco, eu optava por colar algum tipo de musgo. Mas a ideia das Anubias não é má, para teres mais diversidade. Essas podem ir para algumas ranhuras entre as pedras. E se colocares mais pedras pequenas, como te sugeri antes, não hão de faltar espaços para elas. De resto, acho que as plantas que tens até estão a aguentar-se e têm bom aspecto. Quando começarem a crescer, hás de ficar com um aquário muito bonito.

Continuação de bom trabalho!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha mulher dizia que o tronco parecia um presunto 😀

Enquanto não tiver fauna posso ir fazendo uns ajustes no layout.

Dei uma volta perto de casa e trouxe bastantes pedras. A ideia inicial era colocar uma grande no lado direito, mesmo grande!! Apesar de na maquete ter gostado, quando coloquei no aquario achei que roubava muito espaço. Em construção.

Fiquei com medo de voltar a colocar o fertilizante na semana seguinte por causa das algas. Este é o que tinha em casa.

Então este é para micronutrientes. O que aconselhas para os macronutrientes?

Achas que devo colocar também algo do tipo Seachem Flourish Advance?

Mesmo que no fim de semana vá a alguma cidade com loja, devo ter que comprar online por isso posso escolher.

Os Nitratos estão a < 0.5

Tenho cá em casa um globo com 2 girinos, para as minhas filhas observarem a transição de peixe a rã. Só areão e 1 planta plástica, testei o NH4 e dá zero na mesma. Começo a duvidar dos testes, ainda não consegui amónia em lado nenhum 🙂

Comprar Sagittaria e musgo só quando for a alguma loja ou se comprar online.

Tenho o PH a 7.6, seria bom ter abaixo de 7. Pensei em colocar folha de amendoeira seca para reduzir e a decomposição até pode ajudar a criar amónia. Li que se for muita pode deixar a água mais amarela, a água preferida dos escalares.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, nunomorgado said:

Fiquei com medo de voltar a colocar o fertilizante na semana seguinte por causa das algas. Este é o que tinha em casa.

Então este é para micronutrientes. O que aconselhas para os macronutrientes?

Achas que devo colocar também algo do tipo Seachem Flourish Advance?

Nos primeiros tempos, podias usar o Flourish Advance, da Seachem, e o Flourish Excel (para evitar o aparecimento das algas). Este último podes depois continuar a utilizar diariamente, mas se fosse a ti optava por um All-In-One a partir do primeiro mês. Alguma coisa que já tenha Macros e Micros. Eu uso produtos da Masterline. O representante deles em Portugal é a Solaqua, e o pessoal da loja é muito prestável... podes ligar para eles e perguntar o que te aconselham. As plantas que procuras também as podes comprar lá. Geralmente demoram 1 ou dois dias a chegar a tua casa.

10 minutes ago, nunomorgado said:

Os Nitratos estão a < 0.5

Eu também começava a duvidar um bocadinho desse teste. Isso está dentro do prazo? Na Solaqua eles vendem umas tiras relativamente baratas, da JBL, que testam os parâmetros mais básicos da água. É o que eu uso. Devias fazer uma visita ao site para procurar tudo aquilo que te disse.

11 minutes ago, nunomorgado said:

Tenho o PH a 7.6, seria bom ter abaixo de 7. Pensei em colocar folha de amendoeira seca para reduzir e a decomposição até pode ajudar a criar amónia. Li que se for muita pode deixar a água mais amarela, a água preferida dos escalares.

Se achas que vais gostar da estética, força com isso! Eu não gosto de aquários com água amarelada, mas há muita gente que a prefere. É uma questão pessoal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prazos dos testes:

JBL ProAquatest NH4- 03/2023 - este é o que me levanta dúvidas, até porque os outros alteraram ligeiramente, dá sempre amarelo, mais claro que a primeira cor da escala. Ontem testei com amoníaco de limpeza, deu amarelo na mesma 🙂

JBL ProAquatest NO3 - 9/2023 (numa etiqueta........removi a etiqueta mas não consegui ver se tinha outra data por baixo.

JBL ProAquatest NO2 - 5/2024

PH tenho vários porque tenho piscina. A pilhas, tiras e reagente.

Compras:

JBL ProAquatest NH4

JBL tiras teste 7 in 1

Excel 250ml - 50 dias

Seachem Advance 250ml - 25 dias

MasterLine All in One BOOST 1000ml

3x Sagittaria Subulata

Algo a alterar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, nunomorgado said:

Compras:

JBL ProAquatest NH4

JBL tiras teste 7 in 1

Excel 250ml - 50 dias

Seachem Advance 250ml - 25 dias

MasterLine All in One BOOST 1000ml

3x Sagittaria Subulata

Algo a alterar?

Esquece os outros testes e concentra-te nestes. Não sei se o Boost será o melhor para ti. Quem te aconselhou esse? O resto, tudo OK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, nunomorgado said:

Das três variantes de fertilizantes desta marca achei este melhor. Posso perguntar amanhã e depois encomendo.

Talvez seja melhor. Eles são muito prestáveis e aposto que te vão recomendar o mais adequado. Acho que o Boost é demasiado rico em nutrientes para o aquário que tu tens. É recomendado para aquários holandeses... só por aí já vez o tipo de fertilizante que estamos a falar. Acho que no teu tanque ia resultar num "Boost" de algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei também pelo tropica. Disseram-me que podia usar o Boost ou o tropica mas para começar abaixo do recomendado e depois ir ajustando.

Optei pelo tropica.

Não havia sagittaria, aproveitei a encomenda e comprei Helanthium tenellum Green e Quadricostatus.

Isto é a comida em decomposição ou algas? A maior quantidade é no tronco e folhas largas, pouco em cima das pedras.

large.1680187872313.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunomorgado said:

Perguntei também pelo tropica. Disseram-me que podia usar o Boost ou o tropica mas para começar abaixo do recomendado e depois ir ajustando.

Optei pelo tropica.

É uma boa opção, a meu ver. Mas o Premium ou o Specialized?

2 hours ago, nunomorgado said:

Não havia sagittaria, aproveitei a encomenda e comprei Helanthium tenellum Green e Quadricostatus.

São plantas bonitas. Eu pensei em por a Tenellum Green no meu, mas depois a loja tinha Sagittaria e eu comprei essa. Ainda estou para perceber se fiz bem ou mal... em alguns sítios a planta está bonita, mas em outros está sempre a morrer.

2 hours ago, nunomorgado said:

sto é a comida em decomposição ou algas? A maior quantidade é no tronco e folhas largas, pouco em cima das pedras.

Se são algas, não as conheço. Parecem-me pedaços de comida. Só notaste isso agora? Sai com facilidade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Specialized por recomendação.

É tipo pó, sai facilmente. Deve ser comida tenho colocado um pouco mais.

Não vou limpar para ver se apodrece e cria amonia!

A Green parece engraçada, mas a Quadricostatus talvez seja um pouco alta, logo se vê.

Tal como disseste foram bastante simpáticos, já foi enviado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunomorgado said:

Specialized por recomendação.

Acho que é a melhor opção para o teu aquário.

2 hours ago, nunomorgado said:

É tipo pó, sai facilmente. Deve ser comida tenho colocado um pouco mais.

Cá para mim tens um teste estragado e quando isso for medido com mais certeza vais ter os níveis de amónia a rebentar a escala 🙂 .

2 hours ago, nunomorgado said:

A Green parece engraçada, mas a Quadricostatus talvez seja um pouco alta, logo se vê.

Tal como disseste foram bastante simpáticos, já foi enviado.

👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eu passar a mão no tronco e as levantar começam a circular e o filtro passado uns minutos tem a água limpa. Tenho uma vallisneria no lado oposto ao filtro e está inclinada e sempre a mexer.

Será falta circulação? Se houver necessidade tenho outro filtro eheim 2215 à espera de reparação que posso adicionar posteriormente.

Tenho a saída do filtro acima da água.

Lamento informar, novo teste nh4 e a cor é a mesma. Amarelo nem verde claro é......

Tiras

pH-7.6

No2-0

No3-0

KH 10 

GH > 21

Assim vou brincando com o layout sem peixes.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.