Biótopo ou pelo menos tentativa de um


Loukitos

Recommended Posts

Em 2018 juntei-me a este grupo com o meu primeiro aquário que inicialmente se encontrava assim: 

large.c9NSh3o.jpg

Um aquário de 80x40x40 em que foram "roubados" 10 cm no comprimento para fazer um sump interno. Substrato de jardinagem com areia preta por cima, e meia duzia de pedras apanhadas na beira da auto-estrada (literalmente). Comprei podas de várias plantas sem saber se iam resultar no OLX e coloquei tudo aqui dentro. Sem ciclar aquário, sem nada... Foi uma aventura da qual fui aprendendo imensa coisa.

Em 2020 o aquário já se encontrava assim:
large.SwqvEeR.jpg

Sem qualquer tipo de fertilizantes, adquiri 2 ou 3 vasos de Cryptocorynes variadas e deixei que a vegetação tomasse conta do aquário. Aquela planta da frente, nunca soube o que era, vinha junto das Vallisneria mas depois nunca chegavam a crescer mais. TPA de 50% quando me dava na telha, às vezes 2 ou 3 meses. 

Estamos em 2023 e decidi dar por um fim a esta montagem. Já fiquei cansado de ver sempre o mesmo layout ao longo de tantos anos. Os únicos inquilinos são Neocaridinas. Compradas de várias cores e acrescentadas neste aquário em 2020 e ficaram a procriar desde então. Muita vida, mas pouca atividade no aquário. 

Como prometi ao @JoseCarlosMarques início agora este tópico e falo do meu objetivo com este aquário.

Gostaria de criar um biótopo tendo como base rios da América do Norte, mas podendo alargar até América do Sul tendo em conta as limitações de arranjar fauna e flora. 
Infelizmente em Portugal temos duas espécies invasivas que são da América do Norte o que me facilita a questão da fauna. Ou seja, perca - sol e também as (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]. 

Em relação à flora, para além da Vallisneria americana (que embora seja asiática está presente no Norte da América) conto com a vossa ajuda para completar a lista. 

O aquário será de água fria pelo que as plantas que forem incluídas terão que ter isso em consideração 18ºC - 20ºC.

Em relação a hardscape, para já o que tenho é isto:

large.107875520_WhatsAppImage2023-02-22at10_47_02.jpeglarge.1043574790_WhatsAppImage2023-02-22at10_46_53.jpeg 

Ficar com o lado esquerdo do aquário preenchido com isso, plantas todas nesse lado que é onde está a saída do sump. De forma a que as Vallisneria fiquem a cair para a direita.
No fim de semana mostro-vos o areão que comprei e a partir daqui fica aberto este tópico do qual prometo ir atualizando. 

Aceitam-se dicas para hardscape, fauna e flora. Obrigado!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Loukitos said:

Substrato de jardinagem com areia preta por cima, e meia duzia de pedras apanhadas na beira da auto-estrada (literalmente).

Eu gosto desse layout!

2 hours ago, Loukitos said:

Aquela planta da frente, nunca soube o que era

Parece-me Sagittaria Subulata 🙂 . Eu tenho no meu aquário, mas as tuas parecem em melhores condições 😛 .

2 hours ago, Loukitos said:

Aceitam-se dicas para hardscape, fauna e flora. Obrigado!!!

Por mim está perfeito. Não mexia mais! Eheh. Estou a brincar. Eu gosto muito dessas pedras. Encontrei um horto aqui perto de minha casa que as vende a 0,30€ o Kg, e já estive para ir lá por mais que uma vez para me abastecer e fazer uma coisa mais simples - que me dê menos trabalho a manter. No fundo é o que tu procuras. Há exemplos de aquários com essas rochas na internet que funcionam muito bem! Em relação à fauna e à flora não te posso ajudar muito... tens que ser tu a fazer uma pesquisa mais aprofundada, e comparar com aquilo que consegues comprar. Mas vou deixar-te o link para uma montagem que pode muito bem vir a servir-me de inspiração se algum dia avançar para um projecto com esse tipo de pedras. Espero que também te ajude na tua montagem.

https://www.adana.co.jp/en/aquajournal/nature-in-the-glass-aj304/

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 20 minutos, JoseCarlosMarques disse:
Eu gosto muito dessas pedras. Encontrei um horto aqui perto de minha casa que as vende a 0,30€ o Kg, e já estive para ir lá por mais que uma vez para me abastecer e fazer uma coisa mais simples - que me dê menos trabalho a manter.


Não me queres indicar o sítio? É que estas saíram bem mais caras se não estou em erro 2,90€ o Kg.
 

há 20 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Sagittaria Subulata

Não sei se afeta ou não na determinação da planta, mas o aquário está montado sem aquecedor. Ou seja, tenho Neocaridinas em água fria xD


Em relação à flora, como é óbvio já andei a pesquisar e a estudar um pouco sobre isso. Para já, tendo em conta o layout é isto que tenho planeado:
large.EXAMPLE-AQUARIUM.jpg

Juncus repens em plano mais frontal entre as pedras, troncos e areia.
No lado esquerdo uma coluna de Lobelia cardinalis. E no plano de fundo as Vallisneria e também as Ludwigia repens. 

Todas elas com origem na América do Norte e suportam águas frias. O aquário andará sempre pelos 18ºC - 20ºC

Editado por Loukitos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

32 minutes ago, Loukitos said:

Não me queres indicar o sítio? É que estas saíram bem mais caras emoji28.png se não estou em erro 2,90€ o Kg.

Claro que sim. Fica em Beiriz, mesmo em frente ao cemitério. Não tem que enganar. Eheh. Se achas que compensa a viagem...

33 minutes ago, Loukitos said:

Não sei se afeta ou não na determinação da planta, mas o aquário está montado sem aquecedor. Ou seja, tenho Neocaridinas em água fria xD

Tenho quase a certeza. Comprei-a porque tinha uma zona do aquário com menos luz e era para colocar nesse sitio. São plantas muito resistentes, que não precisam de substrato fértil para crescer nem de muita luz. Talvez por isso estejam com tão bom aspecto no teu tanque.

35 minutes ago, Loukitos said:

Em relação à flora, como é óbvio já andei a pesquisar e a estudar um pouco sobre isso. Para já, tendo em conta o layout é isto que tenho planeado:

Parece-me bem. Mas vais ficar com o lado direito muito despido. Tenho é algumas dúvidas em relação a esse tronco. Tem umas pontas muito artificiais. Talvez disfarce com uns musgos... Mas já está completo, o teu desenho? Aquele lado direito... não sei não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Parece-me bem. Mas vais ficar com o lado direito muito despido. Tenho é algumas dúvidas em relação a esse tronco. Tem umas pontas muito artificiais. Talvez disfarce com uns musgos... Mas já está completo, o teu desenho? Aquele lado direito... não sei não.

Não é final mas basicamente era o que tinha para já. A escala poderá não ser a melhor, como as fotografias não foram tiradas à mesma distância... Pelas minhas medidas na loja, ficava apenas com uns 15 cm da lateral direita. Que seria a zona onde estaria mais desimpedida para que os peixes pudessem nadar. Embora o aquário tenha 128 litros depois com o sump já corta para 112. Não queria estar também a tirar muito volume de água. A ideia para já era este aquário depois tornar-se uma transição para um maior. 

Vou tentar arranjar mais um tronco com "personalidade" para colocar naquele lado direito ou então alguma combinação de pedras.

O que também poderia fazer era deslocar todo o hardscape para uma zona mais central permitindo plantar mais do lado esquerdo. Tenho que testar.

Uma coisa eu sei, gostei bastante disto de ter sump interno. Consigo colocar quase 3 litros de Seachem Matrix lá dentro e uma camada enorme de esponjas... Sem dúvida quando fizer a montagem que estou a pensar fazer vou colocar também um sump interno ou então um sump externo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Loukitos said:

Uma coisa eu sei, gostei bastante disto de ter sump interno. Consigo colocar quase 3 litros de Seachem Matrix lá dentro e uma camada enorme de esponjas... Sem dúvida quando fizer a montagem que estou a pensar fazer vou colocar também um sump interno ou então um sump externo. 

Se a ideia é essa, porque não avançar já para isso? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a ideia é essa, porque não avançar já para isso? 
Não posso. Estou a fazer esse aquário em Baião em casa dos meus pais. Este que falo aqui que vai ser remodelado. No entanto no Porto pretendo mudar de casa no próximo ano e aí sim quero fazer a montagem de um grandalhão

Mas para manter o vício ativo, tenho este aquário de "fim de semana" para me ir divertindo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Loukitos said:

Mas para manter o vício ativo, tenho este aquário de "fim de semana" para me ir divertindo.

Eu poupava dinheiro para o grandalhão. Mas tu é que sabes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu poupava dinheiro para o grandalhão. Mas tu é que sabes...
Mas o grandalhão não é por causa do dinheiro. É mesmo por causa de o querer montar no meu espaço. Assim deixo este biótopo montado. E o outro depois é outro projeto. Já com mais alguma prática nisto dos biótopos

Aproveito para mostrar o substrato que comprei para complementar o que mostrei acima.

Mais clarinho para contrastar com as rochas .2e46470fc614b64f59132112deaea931.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Loukitos said:

Tenho que testar isto dos biótopos este ano porque depois gostava de participar no Biotope Aquarium Design Contest emoji28.png

Mas depois não posso publicar aqui nada. Só no final emoji23.png

Mais um com uma ideia errada. Desde que não seja a fotografia final, podes postar o que quiseres, homem. Basta-te ter, por exemplo, todo o equipamento dentro do tanque, para não te tirarem nenhum ponto. A ideia geral é que o que apresentas a concurso traga algo de novo ao que apresentas aqui. Basta teres um fundo iluminado de forma diferente, por exemplo, para mudares logo toda a percepção do tanque. Por outras palavras... se mostrares aqui o "processo" e levares o "resultado" a concurso, ninguém te desqualifica por isso.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Mais um com uma ideia errada. Desde que não seja a fotografia final, podes postar o que quiseres, homem.

E é por causa disto que sentia saudades de estar no fórum. Sempre a aprender 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Decidi não ficar só pelo hardscape da foto acima e aproveitei que a ProAquarium tinha recebido mais hardscape para comprar algumas pedras mais pequenas para completar o layout que tinha mostrado.

Também já comecei a comprar comida para a bicha que é carnívora d185872bd7d092064b0b5e5b4bbb4658.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Loukitos said:

Decidi não ficar só pelo hardscape da foto acima e aproveitei que a ProAquarium tinha recebido mais hardscape para comprar algumas pedras mais pequenas para completar o layout que tinha mostrado.

Também já comecei a comprar comida para a bicha que é carnívora emoji28.png

Este hobby tem destas coisas engraçadas. Um gajo que vem a um fórum mostrar aos "amigos" uma caixa de pedras. Eheh. Acho que estamos todos a dois passos da loucura 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este hobby tem destas coisas engraçadas. Um gajo que vem a um fórum mostrar aos "amigos" uma caixa de pedras. Eheh. Acho que estamos todos a dois passos da loucura  .
Prometo no fim de semana mostrar as pedras dentro de uma caixa de vidro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Loukitos said:

Prometo no fim de semana mostrar as pedras dentro de uma caixa de vidro emoji23.png

Pois... e como na realidade estamos todos à espera para ver esse resultado, talvez nem dois passos nos separem da loucura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O quão interessante seria isto ser quase em direto?

Enquanto espero que a poeira baixe para apanhar os camarões faço aqui um balanço da desmontagem do aquário.

Usar solo fértil do jardim com areia por cima foi uma experiência que resultou bastante bem. Mas tem os seus prós e contras. Principalmente na hora de desmontar.

Seguem fotos da poeira toda que fica de levantar as Cryptocoryne. E também das imensas raízes que as mesmas possuíam. A raíz é praticamente do mesmo tamanho da planta em si.

Aproveito para mostrar as famosas pedras que apanhei na beira da auto estrada.

311e5ff17a861e58b43bc9ab22de7520.jpg9d8aea94c62265fcf033c3043c924be4.jpg80f7d3981a899861df9d4fdfbd8dbb65.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já tenho isto aqui. está bastante diferente do que mostrei anteriormente pois decidi usar a dica que uma vez me deram aqui: "Tentar enfiar todas as pedras que tenho dentro do aquário".

Gostei do resultado e parece-me natural (tirando ali aquele tronco que tem um corte muito artificial). Mas o tronco e as pedras parece que encaixaram bem.

Qual a vossa opinião?

Desculpem as manchas nos vidros. Tentei usar vinagre branco mas nem assim saíram. aab573e613eb19ea6f2c89649e3fd23d.jpge1da8f5c865b0192a6fb2769f2309e29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Loukitos said:

Mas tem os seus prós e contras.

Como tudo, na aquariofilia. Eheh. Mas há muita gente que defende ferozmente essa utilização. Pessoalmente, tentei, uma vez, mas ao fim de alguns dias o pivete era tal que tive que desmontar tudo. Foi na altura do DIY, em que achava que conseguia montar um aquário por meia dúzia de tostões. Acredito que funcione, mas teria que fazer as coisas de outra maneira.

2 hours ago, Loukitos said:

Seguem fotos da poeira toda que fica de levantar as Cryptocoryne. E também das imensas raízes que as mesmas possuíam. A raíz é praticamente do mesmo tamanho da planta em si.

Desmontar um aquário é das coisas mais esquisitas que um gajo pode fazer... num momento está tudo limpinho e bonito... passados 5 minutos tens uma porcaria tal que nem apetece meter as mãos lá dentro. Às vezes até me surpreende como os animais conseguem sobreviver a este processo. E como temos coragem de começar tudo de novo 🙂 .

2 hours ago, Loukitos said:

Aproveito para mostrar as famosas pedras que apanhei na beira da auto estrada.

Isso merecia uma lavagem com ácido muriático . Eheh. Já viste esse método? Eu só tenho medo de experimentar porque lidar com ácidos não é coisa que me agrade muito. Mas os resultados são muito porreiros. https://www.youtube.com/watch?v=-FNDndjzgSU

28 minutes ago, Loukitos said:

Qual a vossa opinião?

Não gosto nada dos troncos que estás a utilizar. Desculpa. Uma montagem deste género merecia uns troncos mais "elegantes"... talvez mais finos e mais longos. Parece-me um pedaço de madeira que caiu ali dentro por acaso. Mas das pedras gosto bastante. Acho que têm muito potencial. Porque não tiras a tarde para ir a uma zona qualquer de arvoredo procurar troncos secos? Ou melhor... se tiveres oportunidade, é nesta altura que eles aparecem nas praias.

30 minutes ago, Loukitos said:

Desculpem as manchas nos vidros. Tentei usar vinagre branco mas nem assim saíram.

Tenta usar a técnica do papel de cozinha embebido em sumo de limão e bicarbonato de sódio. Tens que os deixar colados aos vidros durante umas horas e depois raspar essa sujidade. Podes usar um raspador de algas. Eu tive um aquário que nem assim consegui limpar. E depois dessa técnica usei outras e os vidros continuaram cheios de marcas. Montei o aquário assim, mas depois de tudo já em estado avançado, decidi comprar um aquário novo. Doía-me a alma olhar para tudo o que fiz dentro do aquário estar a levar com aquele filtro manhoso à frente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gosto nada dos troncos que estás a utilizar. Desculpa. Uma montagem deste género merecia uns troncos mais "elegantes"...
Está assim tão mal?? Fogo. Aos meus olhos agrada-me imenso o que vejo
Principalmente aquela parte em que parecia que os troncos se encaixavam nas rochas. 
Porque não tiras a tarde para ir a uma zona qualquer de arvoredo procurar troncos secos? Ou melhor... se tiveres oportunidade, é nesta altura que eles aparecem nas praias.
Aqui em Baião não há praias


Nem com a areia mudas opinião? 259438afa95f5cd5825ea88f008c76aa.jpg
  • Confuso(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Loukitos said:

Nem com a areia mudas opinião?

Nesta última imagem a coisa parece mais composta, sim. Não sei... talvez sejam aquelas pontas cortadas a serrote. Tens que mandar umas marteladas nisso para ver se fica mais natural. Conheces essa técnica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesta última imagem a coisa parece mais composta, sim. Não sei... talvez sejam aquelas pontas cortadas a serrote. Tens que mandar umas marteladas nisso para ver se fica mais natural. Conheces essa técnica?
É bater nas pontas que estão serradas para dar o efeito de partido?
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.