A son never forgets


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

Tem sido uma semana muito calma, de vez em quando tento algumas coisas, mas sinceramente não ando muito inspirado.
Mais uma vez estou com bastante dificuldades em combinar os dois lados, parece que me faltam as pedras, este é um layout que sofre de falta de identidade definida.
Normalmente quando monto um aquário mais pequeno tenho uma boa ideia do que quero fazer. E se não tenho, assim que meto as primeiras pedras e vejo algo com potencial dali, contruo logo a minha ideia de onde levar a coisa.
Neste caso, não tou a conseguir criar essa ideia, e quando acho que tenho, não tou a conseguir dar seguimento a ideia com as pedras, o que está a levar a layouts desconjuntados, e dificuldades em conjugar os dois lados, não sei se algo disto faz sentido.
De momento isto é o que tenho.

6a5497a078e1531fb6f21c5d059bab7f.jpg

Já cheguei a pensar seria melhor tirar tudo do aquário e começar do zero, visto que não estou a conseguir algo satisfatório a partir da base que já tenho.
Mas vamos a ver vou continuando a tentar.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tem sido uma semana muito calma, de vez em quando tento algumas coisas, mas sinceramente não ando muito inspirado.
Mais uma vez estou com bastante dificuldades em combinar os dois lados, parece que me faltam as pedras, este é um layout que sofre de falta de identidade definida.
Normalmente quando monto um aquário mais pequeno tenho uma boa ideia do que quero fazer. E se não tenho, assim que meto as primeiras pedras e vejo algo com potencial dali, contruo logo a minha ideia de onde levar a coisa.
Neste caso, não tou a conseguir criar essa ideia, e quando acho que tenho, não tou a conseguir dar seguimento a ideia com as pedras, o que está a levar a layouts desconjuntados, e dificuldades em conjugar os dois lados, não sei se algo disto faz sentido.
De momento isto é o que tenho.

6a5497a078e1531fb6f21c5d059bab7f.jpg

Já cheguei a pensar seria melhor tirar tudo do aquário e começar do zero, visto que não estou a conseguir algo satisfatório a partir da base que já tenho.
Mas vamos a ver vou continuando a tentar.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Desculpa, mas acho que gostei mais de algumas propostas que tinhas anteriormente.

Gostava bastante de como o lado esquerdo estava anteriormente, mas não gostava muito do direito.

Ainda assim, embora não goste tanto, acho que não faria melhor. Mas acho que tens capacidade para mais depois do que já vi. Com calma e paciência vais conseguir chegar lá.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o @Loukitos. Já vi coisas melhores aqui neste post. Não que agora esteja mal, mas houve ali uma altura em que estavas quase a conseguir ter uma harmonia entre os dois lados, e entretanto acho que te afastas-te desse ponto. Se te sentes bloqueado, de alguma forma, eu sugiro-te duas coisas... tenta ir a uma loja aí perto ver se alguma pedra te ajuda a sair desse bloqueio. Falo por experiência própria quando digo que por vezes um calhau (que até pode já fazer parte da tua coleção) altera completamente o rumo das coisas e leva-nos para uma resolução muito fácil do nosso hardscape. A outra coisa é o que já sugeriste... se não te sentes bem com o que tens, desmonta e começa de novo.

O que vejo neste momento é um conjunto de pedras colocado ali na zona frontal de forma muito pouco natural, e depois dois conjuntos mais acima que não têm nada haver um com o outro. E depois tens muito espaço livre do lado esquerdo... não acho que funcione.

Inspira fundo e resolve isso rapaz. Capaz, tu és! Estás só numa fase menos criativa 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da1d950ab9e1c20e122a600af7369369.jpg

Nova tentativa, mais uma horas, e o meu bloqueio de ideias parece não desarmar. De momento está assim.
Já chego a pensar fazer uma floresta em vez deste estilo, talvez me viesse alguma inspiração.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Nova tentativa, mais uma horas, e o meu bloqueio de ideias parece não desarmar. De momento está assim.
Já chego a pensar fazer uma floresta em vez deste estilo, talvez me viesse alguma inspiração.

Não tem nada haver com o plano inicial, Bruno, mas gosto mesmo muito desta imagem! Ficou muito harmoniosa. A minha única dúvida é se terás muito espaço vazio na frente, mas isso resolve-se facilmente com mais um ou dois conjuntos de pedras. Muito sincera, acho que tens aí qualquer coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da1d950ab9e1c20e122a600af7369369.jpg

Nova tentativa, mais uma horas, e o meu bloqueio de ideias parece não desarmar. De momento está assim.
Já chego a pensar fazer uma floresta em vez deste estilo, talvez me viesse alguma inspiração.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Parece ter mais espaço do que realmente tem, mas eu tenho aqui rochas de sobra, hoje até fui buscar mais, especialmente pequenas para apontamentos.

e2b5fa5bcc2f16fde343ae4160f002ba.jpg

- Área a laranja, está perfeita para mim.
- Área branca, está muito mal, precisa de trabalho.
- área verde precisa de melhoramentos mas não está muito mal.
- área preta precisa de trabalho

Eu tenho estado tão bloqueado com este que sinceramente já nem sei qual era a ideia original.
De momento já me contentava com qualquer coisa com potencial que eu consiga ir trabalhando, talvez esse seja o problema, estou a colocar a fasquia muito alta, sim tenho conseguido alguns bons trabalhos em aquários mais pequenos, mas agora que passei para este maior, devia reduzir a espectativas até lhe ganhar o jeito. Verdade seja dita eu já não monto um hardscape há um ano, se não levar em conta o aquário do desafio. Talvez esteja só enferrujado.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Eu tenho estado tão bloqueado com este que sinceramente já nem sei qual era a ideia original.
De momento já me contentava com qualquer coisa com potencial que eu consiga ir trabalhando, talvez esse seja o problema, estou a colocar a fasquia muito alta, sim tenho conseguido alguns bons trabalhos em aquários mais pequenos, mas agora que passei para este maior, devia reduzir a espectativas até lhe ganhar o jeito. Verdade seja dita eu já não monto um hardscape há um ano, se não levar em conta o aquário do desafio. Talvez esteja só enferrujado.

A fasquia está alta porque queres atingir um patamar um bocadinho mais alto. Isso não tem nada de mal... pelo contrário! Deves sempre apontar para a "perfeição" de modo a conseguires o melhor possível. E sinceramente, como já disse, acho que estás no bom caminho.

Não concordo que a área a preto precise de mais trabalho. Acho que está em harmonia com a laranja que, como dizes, está perfeita. Podes mexer um bocadinho na preta, mas não mexas muito. Também compreendo o que dizes em relação à branca mas, mais uma vez, acho que a verde está em harmonia com a preta. Melhorando a branca, talvez não precises mexer na verde.

9 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Parece ter mais espaço do que realmente tem, mas eu tenho aqui rochas de sobra, hoje até fui buscar mais, especialmente pequenas para apontamentos.

OK. Sendo assim resolves facilmente o "problema". 

 

Vê se aproveitas hoje a chuva para trabalhar mais um bocadinho nisso. A tal "perfeição" não está muito longe... mas tenta não fazer grandes alterações. O que tens está muito bom, e corres o risco de estragar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1480c739ecaffe539b35c674b98b126c.jpg

Mais umas horas de roda das pedras, não removi nada, a zona frontal não estou muito certo, provavelmente não vai ficar assim, foram feitos alguns ajustes atrás, que preciso ver se valeram a pena, foi sobretudo adicionar algumas pedras que que mesmo não se vendo muito, espero que tenha aumentado a complexidade da estrutura, e ao mesmo tempo permitiu subir ainda mais o nível do substrato, caso para dizer que se isto chegar a ser plantado este layout vai usar toda a altura do aquário, não tinha pensado voltar a este tipo de mountainscapes, isto não é um iwagumi, mas não dá para dar a volta, é claramente uma montanha.
E de repente lembrei-me deste projecto do meu velho amigo Jurijs, e acabei por reparar nas semelhanças.

5cd7177c9a56c7430f87062ef83558ef.jpg

Acho que isto está a caminhar para algum lado, em termos de hardscape não vejo mais nada que possa fazer, excepto pequenos detalhes, o lado direito a frente mesmo ao canto podia estar melhor, mas nesta fase já tou preocupado que ser for alterar, provavelmente dou cabo de tudo, ainda não colei as rochas mas isto tem muita rochas aqui.

E mostro uma foto por cima para verem que tem zonas de plantação.

05626dec4113d7ec7e61051fbd91dc65.jpg

2059c974c327009e587cc928cf5852aa.jpg



Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk







  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado que tenhas ido buscar essa fotografia do Jurijs. Gosto muito dessa montagem dele. O rapazito deve andar com alguns problemas pessoais, não? Anda meio desaparecido. Fofoquices à parte... acho que a tua montagem está muito perto de estar terminada, mas, se fosse minha, ainda fazia umas alterações. As pedras da frente, chegava-as mais para o vidro... acho que estão demasiado coladas às outras (se der, claro). Aquelas duas pedras do lado direito, ao centro, também chegava mais para trás... coladas às de cima. Ainda no lado direito, em cima, acho que aquilo não resulta. Aquela pedra não funciona. Não consegues arranjar um aglomerado de rochas que acompanhe o vidro e que lhe dê um ar mais arredondado?

(já estou eu outra vez a lixar-te a cabeça...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado que tenhas ido buscar essa fotografia do Jurijs. Gosto muito dessa montagem dele. O rapazito deve andar com alguns problemas pessoais, não? Anda meio desaparecido. Fofoquices à parte... acho que a tua montagem está muito perto de estar terminada, mas, se fosse minha, ainda fazia umas alterações. As pedras da frente, chegava-as mais para o vidro... acho que estão demasiado coladas às outras (se der, claro). Aquelas duas pedras do lado direito, ao centro, também chegava mais para trás... coladas às de cima. Ainda no lado direito, em cima, acho que aquilo não resulta. Aquela pedra não funciona. Não consegues arranjar um aglomerado de rochas que acompanhe o vidro e que lhe dê um ar mais arredondado?
(já estou eu outra vez a lixar-te a cabeça...)
Aquela parte da frente aquilo não está definido, eu coloquei ali e deixei, mas durante a tarde estive mais empenhado em finalizar o resto, deixei ficar na foto, mas não estou contente com o que está ali na frente.

Lembrei-me de repente do Hakusan do Jurijs, já não o vejo já uns bons anitos, estivemos juntos no UKAPS aquatic experience em 2015, fui duas vezes a alemanha ter com ele para a EAPLC party de 2015 e 2016 e estive com ele em Lisboa na scapetour em 2016.
Por incrível que pareça eu costumava andar com eles nos eventos, Jurijs, George Farmer em especial. Mas conheci outros.
Em 2018 voltei para Portugal de vez e não os voltei a ver, costumava conversar com eles no Messenger mas quando me afastei dos aquários após o divórcio, deixei de falar praticamente de falar com pessoal da aquariofilia.
Não era plano fazer um layout semelhante ao dele, mas a coisa ganhou forma por ela própria, quem sabe lhe chamo Hakusan, como tributo.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Bruno R. Carvalho said:

Aquela parte da frente aquilo não está definido, eu coloquei ali e deixei, mas durante a tarde estive mais empenhado em finalizar o resto, deixei ficar na foto, mas não estou contente com o que está ali na frente.

👍

2 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Lembrei-me de repente do Hakusan do Jurijs, já não o vejo já uns bons anitos, estivemos juntos no UKAPS aquatic experience em 2015, fui duas vezes a alemanha ter com ele para a EAPLC party de 2015 e 2016 e estive com ele em Lisboa na scapetour em 2016.
Por incrível que pareça eu costumava andar com eles nos eventos, Jurijs, George Farmer em especial. Mas conheci outros.
Em 2018 voltei para Portugal de vez e não os voltei a ver, costumava conversar com eles no Messenger mas quando me afastei dos aquários após o divórcio, deixei de falar praticamente de falar com pessoal da aquariofilia.
Não era plano fazer um layout semelhante ao dele, mas a coisa ganhou forma por ela própria, quem sabe lhe chamo Hakusan, como tributo.

Pronto... e assim o nosso país vai perdendo representatividade! Aiai... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto... e assim o nosso país vai perdendo representatividade! Aiai... 
Representatividade? Eu, não sou nenhum Filipe Oliveira, ou Luís Cardoso, epá eu tinha na altura um canal de YouTube e um blog, e fazia vídeos dos eventos, o aquascaping no UK por incrivel que pareça era pequeno, então éramos sempre os mesmos a aparecer para ver os Workshops do George Farmer.
O Jurijs foi porque ele era um dos participantes do podcast do scapefu que eu ouvia regularmente, depois quando fui ao UKAPS aquascaping experience ele era um dos concorrentes e conheci-o lá.
Eu era um desconhecido, mas por causa dos eventos comecei a conhecer bastante gente, praticamente todos os eventos em Inglaterra tinham a mão do George Farmer então havia ali um núcleo de pessoal que estava lá sempre eu era um deles.
Por exemplo no EAPLC party de 2016 fizemos dois livestreams, um no Facebook, outro no YouTube, eu estava a gravar um deles. Ajudei em algumas montagens, preparar plantas, plantar, mas nunca foi workshop meu.
Não sou famoso no aquascaping, por isso não havia representatividade.
O blog até se chamava AquadesignUK.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

O blog até se chamava AquadesignUK.

Tu estavas a ir tão bem... e acabas com um "UK". Ai ai...

Brincadeiras à parte... acredito que tenhas aprendido muito e que tenhas muitas histórias para contar um dia. Não és nenhum Filipe Oliveira ou Luís Cardoso, mas poderias ser. Pelo que consigo perceber, todos os "grandes" de agora começaram a aparecer nessa altura, e tu andavas no meio deles. A vida dá muitas voltas, e os amigos não se esquecem. Algum dia hás de estar com eles outra vez. Temos que os trazer a Portugal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu estavas a ir tão bem... e acabas com um "UK". Ai ai...
Brincadeiras à parte... acredito que tenhas aprendido muito e que tenhas muitas histórias para contar um dia. Não és nenhum Filipe Oliveira ou Luís Cardoso, mas poderias ser. Pelo que consigo perceber, todos os "grandes" de agora começaram a aparecer nessa altura, e tu andavas no meio deles. A vida dá muitas voltas, e os amigos não se esquecem. Algum dia hás de estar com eles outra vez. Temos que os trazer a Portugal!
Já cá vieram, o George Farmer esteve há uns anos na Aquaeden a fazer uma montagem, o Jurijs fez faz parte da equipa que montou o florestas submersas no oceanário.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bcf154bddef0eddd2d06f0464cbb094b.jpg

Estas duas zonas são as que me parecem precisar de mais trabalho.
Na frente nada está definido, na outra zona está mais ou menos definido, mas os elementos não combinam bem, por isso provavelmente só precisa de ajustes.


Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

o Jurijs fez faz parte da equipa que montou o florestas submersas no oceanário.

Nessa montagem participaram quase todos. Eheh.

 

2 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Estas duas zonas são as que me parecem precisar de mais trabalho.
Na frente nada está definido, na outra zona está mais ou menos definido, mas os elementos não combinam bem, por isso provavelmente só precisa de ajustes.

Foram mesmo essas duas zonas que referi no meu último comentário. Principalmente a da direita. Tenta fazer o que disse... chegar as pedras mais para trás.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16d3c1fabbb7e02231770e608299cb29.jpg

00251d60d972210a320a0830876d77fa.jpg

Mais uma sessão, tentei melhorar o lado direito, não toquei na frente.
Aos poucos vai lá, no entanto há sempre espaço para sugestões e melhorias.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48672c2bad7aaad0cfba06a3065a09da.jpg

Olhando melhor essa zona ainda está muito fraca.
Mas tenho receio de que se for mexer aí essa lado colapsa todo.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Mais uma sessão, tentei melhorar o lado direito, não toquei na frente.
Aos poucos vai lá, no entanto há sempre espaço para sugestões e melhorias.

Gosto do que fizeste em cima, do lado direito. Mas enterrava mais as últimas pedras... já vais perceber porquê.

Ali ao meio continua esquisito. Se fizeres como tinha dito e subires a pedra que tens mesmo ao centro, desse lado, de forma a continuar a linha da pedra mais acima, ficas com as 3 linhas que mostro na imagem. 

large.00251d60d972210a320a0830876d77fa.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

66fb05e4c058887267b7c0d99e4c580b.jpg

Entendo o que dizes em relação pedra a laranja, mas vou ter que remover essa pedra e usar outra, ela é muito grande, já não há espaço para ela.
Não deve ser muito difícil, ainda tenho aqui bastante pedra.

Agora se percebi queres que eu baixe as pedras atrás?
Isso não, pois assim como está ajuda a manter a forma convexa do layout, mas mais que isso faz com que a formação rochosa pareça se estender ainda mais no horizonte. Eu sei que perco um pouco das linhas que falaste, mas essas linhas que criei existem para dar dimensão a estrutura convexa do layout, se reparares o embora a estrutura do lado esquerdo seja semelhante em forma a do lado direito, a do lado direito parece estar mais longe, usei pedras maiores na formação rochosa da esquerda, parece mais bruta, e menos detalhada, usei pedras mais pequenas na formação do lado direito, por forma a aumentar esse sentido de distância.
A mistura dessas linhas com a forma convexa faz parecer com que o lado direito se estende.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes

05c2da386f338b178f2586ce8dace119.jpg

4a6958b8d924db21bfcc564ec89137bd.jpg

Agora

5429f3ba237bb9bfa1e0b7ee0029a04c.jpg

3437125ce28bf5a9022025dfb73ae0c1.jpg

Mais uma tentativa, desta vez a rocha central passou para o lado direito e foi substituída por outra.
E baixei ligeiramente as rochas no topo direito, se bem que não estou certo se melhorou, preciso de olhar para as duas fotos um com tempo para ter a certeza.
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Mais uma tentativa, desta vez a rocha central passou para o lado direito e foi substituída por outra.

Sim! Gosto. Gosto mesmo bastante. Acho que chegaste lá!

Não te disse para baixar a pedra de trás, no lado direito. Era só para a enterrar um bocadinho mais no substrato, para teres as tais 3 linhas. Mas já fizeste isso. Em vez de parecer que a última pedra estava encavalitada na anterior, parece agora que está atrás dessa... mais ao fundo.

A pedra que arranjaste para o centro, à direita também, funciona na perfeição.

Se fosse a ti, não mexia mais. Trabalhava apenas uns pequenos pormenores, como as pedras na frente e aquela mais pequena que está colada ao vidro, à direita. Acho que não precisas dela... só se estiver aí para segurar o substrato. Mas, se for esse o caso, podias enterra-la um bocadinho mais, porque do lado esquerdo não tens nada a tocar no vidro e essa fica a parecer artificial. De resto acho que está tudo muito orgânico... e que as pedras parecem misturar-se todas umas nas outras. Tens esse belo efeito de parecer que umas pedras estão mais perto e outras mais longe, e acho que depois de tudo pronto vais ter muitas sombras dramáticas. Com as tuas mãozinhas, tens aqui uma bela base para teres um óptimo tanque. Os meus parabéns!

(não te esqueças de colar as rochas 😉 !)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

Belos ensaios sim sr. 

Mas dando a minha modesta opinião neste momento falta profundidade no layout tens ai um belo murete cheio de dinamica mas que temo que depois com as plantas não passe disse mesmo, sinto falta de mais dinamismo junto aos vidros. Mais detalhe no primeiro plano e mais definição no ponto de fuga. 

Continua o bem trabalho.

Abraço

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,
Belos ensaios sim sr. 
Mas dando a minha modesta opinião neste momento falta profundidade no layout tens ai um belo murete cheio de dinamica mas que temo que depois com as plantas não passe disse mesmo, sinto falta de mais dinamismo junto aos vidros. Mais detalhe no primeiro plano e mais definição no ponto de fuga. 
Continua o bem trabalho.
Abraço
Obrigado Nuno

Back to the drawing Board. Em relação ao ponto de fuga, acho que trabalhando bem as pedras consigo fazer algo em relação a isso, em relação a falta de detalhe no primeiro plano, ainda não fiz nada nessa zona, tal ali uma pedrinhas no centro mas foi só ensaio, porque eu estava focado em conseguir a forma geral do layout, por isso ainda vou trabalhar bem essa zona frontal com tempo tal como fiz com tudo o resto.
Agora dinamismo junto aos vidros, a que te referes?

Eu estou a gostar do caminho que isto está a levar por isso com trabalho e paciência acho que consigo levar este layout a bom porto, não está nos planos desmontar e começar de novo, pelo menos não enquanto achar que é possível melhorar o que já consegui.
Ao longo deste topico já tive que recomeçar várias vezes, mas acho que este tem potencial, a questão é eu conseguir trabalha-lo.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.