A son never forgets


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts


Boas
 
Venho apresentar um novo projecto no qual estou a trabalhar, ainda está na fase de hardscape, mas qualquer altura é uma boa altura para pedir opiniões.
 
Aquario : 90x45x45
Móvel: scalare
Calhas : 2x twinstar 900 EC
Filtro : a decidir
Termo: a decidir
Hardscape: seiryu Stone
Substrato: aquael Advanced plant soil
 
Ora bem este era um projecto que não estava nos meus planos, o meu ILA de 60 cm ainda estava para as curvas e não havia planos de upgrades.
Até que chega o dia dos meus anos e a Maria me diz:
 
- olha temos que ir buscar um aquário"
- Temos o quê? - pensei eu.Que aquário?
- Comprei um 90x45x45 que estava a venda para ti.
 
O aquário em questão pertencia a um membro do fórum, não é novo, já tem alguns sinais de uso, mas no geral está em muito bom estado. De qualquer maneira quem vai dizer que não um aquário que caiu nas nossas mãos de para-quedas.
 
Fomos buscá-lo mas ficou na garagem durante uns meses, pois a casa onde estava não tinha espaço para ele.
Após mudança de casa chegou a altura de ir buscá-lo.
Mas só tinha o vidro por isso tive que ir adquirindo o que precisava, primeiro foi o móvel, um scalare, há melhores, mas sinceramente a loja fica em Setúbal, foi fácil lá ir ver e comprar.
Depois comecei a pensar nas calhas, para este aquário escolhi duas twinstar 900E.
Uma 900EC nova, e a outra será uma 900E usada que tenho alinhado negócio com o membro que era dono do aquário, era uma das calhas originais deste aquário.
Por isso será uma série 3 900EC e uma série 1 900E.
 
Filtros tenho aqui dois que são adequados a este aquário um OASE e um Eheim, mas ainda não decidi, por isso por agora está on hold.
 
Tendo praticamente decidido todo o setup, chegou a hora de planejar o hardscape, o substrato é aquael Advanced soil, usei 4 sacos, mas coloquei rochas de lava por debaixo para reduzir o gasto.
 
As rochas são seiryu Stone, mandei vir 50kg, e tenho aqui provavalmente outros 50 de velhas montagens.
Mas ao chegarem as rochas tive uma surpresa, regra geral as rochas novas, que nunca viram água são de um cinzento muito claro, quase esbranquiçado, algo que se nota ligeiramente mas não muito, e com o tempos debaixo de algo desaparece.
Ora estas rochas que recebi são muito mais esbranquiçadas do que as outras seiryu que cá tenho, o que complicou bastante a minha montagem, pois limitou o meu uso das rochas antigas, pois a diferença entre elas em textura e cor é notória e tenho receio que seja uma diferença que não desapareça debaixo de água.
Optei por usar ao máximo todas as rochas novas e apenas usar as mais antigas quando não tinha mais nada. Mas é possível que notem a diferença na foto entro às rochas.
Nunca me tinha acontecido com seiryu, mas que fazer, há que trabalhar com aquilo que há disponível, não vou reclamar.
Para a próxima se calhar é preferível ir pessoalmente escolher em vez de mandar vir.
 
Durante a última semana tenho andado em experiências com o hardscape, a primeira e as suas variações foi desastrosa.
 
 
13b2cd4fd4a12ac0feef144a05a432d9.jpg
 
e6a1fe60249a7decd86116e5dfaafe36.jpg
 
Está primeira tentativa estava horrível, não me agradou, sinceramente estou habituado a trabalhar com aquarios mais pequenos e por isso neste projecto sinto-me um pouco peixe fora de água.
 
De qualquer maneira dias depois comecei nova tentativa fiz primeiro o lado esquerdo e a dada altura pensei que poderia ter aqui algo.
 
b9a4b3d680791e83cdef8fd2d7620080.jpg
 
Como tal fui aos poucos continuando o projecto
 
a0be3c781bf07a306742975dbbe56888.jpg
 
3866137216d53aba3ba331ec6ef82363.jpg
 
Hoje andei um pouco mais de roda dele e de momento ele está assim.
 
a2192ec4ca5cde7d4dea5ac314901917.jpg
 
Não sei se este será o projecto final, eu gosto dele, mas não queria decidir sem algumas opiniões. Por isso decidi postar já o layout aqui.
Que acham?
 
Estou aberto a sugestões e agradeço desde já as vossas opiniões.
Pessoalmente acho que o lado esquerdo está mais forte que o direito, mas isso deveu-se mais ao facto que começou a faltar-me rochas, se repararem nesse lado tenho mais rochas cinzentas, mas tive que improvisar, quem sabe posso ter sorte e depois de submergidas as rochas adquirirem o mesmo tom, mas por agora umas são cinzentas outras um branco com ligeiros tons de castanho amarelado.
 
Devo manter, ou recomeçar?
Este projecto será para o iaplc do próximo ano, nao consigo ter pronto para este ano, e gosto de montar os meus projectos com tempo.
 
Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk
 
 
 

  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente, parece um pouco exagerado, o quantitativo de rocha usada. Talvez se deva ao facto de serem peças de menores dimensões e terem que ser conjugadas tipo Tetris. Outro fator limitante é a presença visível do azulejo em pano de fundo. Uma cor lisa seria menos distractiva... Talvez depois seja mais fácil emitir uma opinião mais fundamentada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Rui Assunção

Tenho que colocar um fundo para fazer desaparecer aqueles azulejos. Nisso tem toda a razão, em relação as rochas, elas com as plantas desaparecem, estão lá para dar corpo ao layout e entre aquelas rochas há muito substrato, não se consegue é ver na foto frontal, mas eu depois coloco uma foto do aquário visto de cima.

77907babf64a06f1f95445cf00e28bdd.jpg

85dfafddf56489580f9c143525700471.jpg

decf6ac55777af5188c0b7ec5a8dcc44.jpg

Este é o meu layout do ano passado, também estava cheio de rochas, mas como vê na foto final a maioria não está visível e as que se vê estão bem integradas com as plantas.

Mas obrigado pela opinião, o layout ainda não está fechado, até pode ser que desmonte tudo e comece de novo, por isso todas as opiniões são válidas.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk







Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naturalmente, o layout ainda está muito nu. Eu estava a pensar usar as caixas de gelado, com furos no fundo, invertidas e bem lavadas, livres de tudo o que possa contaminar o tanque para poupar no substrato extra do layout mas ainda me falta o principal: o próprio tanque!

Resumindo e baralhando: Gostas? Avança. Não gostas? Refaz. Nós cá estaremos para acompanhar e atirar bitaites 😛

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o tópico! Tinha-me passado ao lado. Eu gosto da colocação das rochas. Acho que ultrapassaste bem o facto de teres pedras de várias cores (se é que chegaste a utilizar alguma das que tinhas guardadas). Mas gosto bastante. Já consigo ver ali alguns pontos onde vais ter mais "dramatismo", e muitos sítios onde, com as tuas mãozinhas, podes fazer maravilhas com as plantas. Regra geral, tens uma excelente base. Agora deixa de ser preguiçoso e começa a plantar. Vou acompanhar este tópico com toda a atenção. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Que tipo de plantas vais introduzir no aquário? 

Quanto ao hardscape gostei do que fizeste, com excepção das rochas do lado direito/frente. Acho que destoa um pouco do resto, e quebra a profundidade, mas se é esse o objectivo meia bola e força.👍

Vou acompanhar!

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,
Que tipo de plantas vais introduzir no aquário? 
Quanto ao hardscape gostei do que fizeste, com excepção das rochas do lado direito/frente. Acho que destoa um pouco do resto, e quebra a profundidade, mas se é esse o objectivo meia bola e força.
Vou acompanhar!
Ainda não comecei a pensar nas plantas para isto.
Em relação ao lado direito, era mesmo isso dramatismo, a ideia era ter um dos lados a parecer muito mais perto que o outro.
E ao mesmo tempo não ter dois lados completamente simétricos.
No fim de tudo o resultado final ficou um pouco limitado pela diferença de cor entre as novas seiryu e as que já cá tinha, tive que dar bastante a volta a carola para conseguir completar o lado direito,
A falar a sério não estou 100% certo em relação a esse lado, daí ter colocado o tópico nesta fase prematura do layout,tenho mais dúvidas no lado direito mas é mais atrás, vamos a ver, vou vendo as opiniões e ao mesmo tempo todos os dias olho para o aquário para ver se vem alguma ideia de como melhorar.
Eu gosto de perder o meu tempo com o layout.

102c61a135034dcd67f3fe297b62e7e6.jpg

Acho que no lado direito a continuidade entre essas duas zonas não está bem conseguida, e tou da dúvida se não terei que arranjar mais rochas.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer uma barbaridade daquelas que fazem a Terra tremer de medo mas... Se colocares as pedras mais claras uns tempos de molho em taninos, para escurecer?
Sei que isso acontece com a areia. No entanto não sei quanto tempo demoraria para acontecer com pedras inteiras.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso estar a dizer uma barbaridade daquelas que fazem a Terra tremer de medo mas... Se colocares as pedras mais claras uns tempos de molho em taninos, para escurecer?
Posso ter enganado mas a primeira vez que eu escovasse as pedras para remover algas voltavam aí normal, ao fim ao cabo é o que acontece sempre que escovo as pedras, elas mudam de cor debaixo de água, seja por sujidade, ou algas elas mudam sempre de cor, mas assim que foi escovadela com a escolha de metal, voltam a cor original.


Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Posso ter enganado mas a primeira vez que eu escovasse as pedras para remover algas voltavam aí normal, ao fim ao cabo é o que acontece sempre que escovo as pedras, elas mudam de cor debaixo de água, seja por sujidade, ou algas elas mudam sempre de cor, mas assim que foi escovadela com a escolha de metal, voltam a cor original.

É verdade. Falo por experiência própria. Tenho pedras no meu aquário que pareciam mais claras e no fim da primeira escovadela revelaram ser mais escuras. No geral, não me incomoda, muito porque são as que ficam mais perto do vidro de trás. Se dividires as rochas por cores, dessa forma, consegues até criar alguma profundidade... aprendi isso com o Adam Paszczela. Mas é um exercício um pouco arriscado de fazer. Podes ter o azar delas revelarem outras cores depois de estarem debaixo de água algum tempo.

Quanto à tua montagem, não acho que tenhas que mexer muito. A parte direita, à frente, está bem. Compreendo as duvidas em relação à parte de trás, e aí dou-te uma dica... consegues recriar aquilo que tinhas na primeira imagem que apresentaste? Aquela espécie de aglomerado que parece uma pedra maior pode resultar, para conseguires a tal assimetria de massas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade. Falo por experiência própria. Tenho pedras no meu aquário que pareciam mais claras e no fim da primeira escovadela revelaram ser mais escuras. No geral, não me incomoda, muito porque são as que ficam mais perto do vidro de trás. Se dividires as rochas por cores, dessa forma, consegues até criar alguma profundidade... aprendi isso com o Adam Paszczela. Mas é um exercício um pouco arriscado de fazer. Podes ter o azar delas revelarem outras cores depois de estarem debaixo de água algum tempo.
Quanto à tua montagem, não acho que tenhas que mexer muito. A parte direita, à frente, está bem. Compreendo as duvidas em relação à parte de trás, e aí dou-te uma dica... consegues recriar aquilo que tinhas na primeira imagem que apresentaste? Aquela espécie de aglomerado que parece uma pedra maior pode resultar, para conseguires a tal assimetria de massas.
Ontem estava a ver um filme com a Maria, e o aquário está a minha direita e volta na volta ia dando uma olhada a ver que posso mudar, tenho uma ideia que sou capaz de tentar, acho que ia ganhar ainda mais dramatismo, a minha preocupação é que depois o lado direito pareça muito diferente do lado esquerdo, o lado direito mesmo a frente está bom, não vou mexer, nas atrás aí é que sinto que está fraco, ao tentar fazer a ligação entre os dois lados do aquário falhei, mas a ideia que tenho não é muito diferente do que sugeriste, vou tentar se resultar é capaz de criar ainda mais perspectiva, a questão é, se consigo fazer a ligação entre o lado esquerdo e o lado direito e se a cor ligeiramente diferente das rochas se nota.
E não ponho de lado que depois de estarem um tempo debaixo de água estás rochas fiquem com cores exactamente iguais, há sempre uma diferença entre seiryu novas e usadas, mas regra geral as novas são de um cinzento mais claro, estas que recebi não é só uma questão de ser mais clara, são claras esbranquiçadas e tem uns tons acastanhados.
Gosto das rochas, por isso as usei, só me lixou porque não combinam bem com as que já tenho, se soubesse que iam ter esta diferença tinha mandado vir mais.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para dar uma ideia

04063a339862bbd2147237676a15af45.jpg

Essa zona aí, a minha ideia para o topo do lado direito é fazer algo semelhante com rochas, mas em vez de estar virada completamente para a lateral, vou tentar que siga a linha das rochas na parte de baixo numa diagonal apontada para a frente e a descer até encontrar as rochas atrás, a ideia é não só criar dramatismo mas perspectiva, como se o lado direito do aquário estivesse mais ao perto e o lado esquerdo muito mais longe.
A ideia é essa. Agora se resulta na prática e se consigo executar da maneira que vejo na minha ideia, a ver vamos.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk



  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Bruno R. Carvalho disse:

Essa zona aí, a minha ideia para o topo do lado direito é fazer algo semelhante com rochas, mas em vez de estar virada completamente para a lateral, vou tentar que siga a linha das rochas na parte de baixo numa diagonal apontada para a frente e a descer até encontrar as rochas atrás, a ideia é não só criar dramatismo mas perspectiva, como se o lado direito do aquário estivesse mais ao perto e o lado esquerdo muito mais longe.
A ideia é essa. Agora se resulta na prática e se consigo executar da maneira que vejo na minha ideia, a ver vamos

Agrada-me essa ideia. Jogar com a perceção de estar mais próximo.   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Essa zona aí, a minha ideia para o topo do lado direito é fazer algo semelhante com rochas, mas em vez de estar virada completamente para a lateral, vou tentar que siga a linha das rochas na parte de baixo numa diagonal apontada para a frente e a descer até encontrar as rochas atrás, a ideia é não só criar dramatismo mas perspectiva, como se o lado direito do aquário estivesse mais ao perto e o lado esquerdo muito mais longe.
A ideia é essa. Agora se resulta na prática e se consigo executar da maneira que vejo na minha ideia, a ver vamos.

Percebo. Por isso te dei aquela sugestão... porque na tal primeira imagem que apresentaste, essa parte mais próxima do vidro traseiro levava-me para essa ideia que queres criar. Acho que não deves mesmo mexer na parte da frente. Deves tentar esse efeito que pretendes e, caso não consigas essa relação com o lado esquerdo, preferia mexer no lado esquerdo.

As Seiryu já não são todas iguais porque já encontras no mercado "black seiryu", "white seiryu"... sei lá. Devem vir de rochas diferentes, ou até de zonas diferentes. Regra geral, e com um bocadinho de algas em cima, elas acabam por se integrar umas nas outras... não te preocupes muito com isso. Na natureza as pedras também não são todas iguais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo. Por isso te dei aquela sugestão... porque na tal primeira imagem que apresentaste, essa parte mais próxima do vidro traseiro levava-me para essa ideia que queres criar. Acho que não deves mesmo mexer na parte da frente. Deves tentar esse efeito que pretendes e, caso não consigas essa relação com o lado esquerdo, preferia mexer no lado esquerdo.
As Seiryu já não são todas iguais porque já encontras no mercado "black seiryu", "white seiryu"... sei lá. Devem vir de rochas diferentes, ou até de zonas diferentes. Regra geral, e com um bocadinho de algas em cima, elas acabam por se integrar umas nas outras... não te preocupes muito com isso. Na natureza as pedras também não são todas iguais.


Ando a brincar com as pedras, até agora nao tou com muita fé, consegui alguns que ao vivo parecem bem, mas depois em foto não me parecem a mesma coisa.

b5972ab72443e3572838f0a4a6b0f4df.jpg

51bd9b27224338bf88e50e5030ca4bdf.jpg

Bom de volta para as rochas, com tempo e paciência chego lá.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk



Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Bom de volta para as rochas, com tempo e paciência chego lá.

Vai lá... vai lá... e vai mostrando os resultados. Nesta última imagem já se nota alguma melhoria, mas não gosto muito da pedra mais à direita, em cima, nem daquela pequenita, que parece não pertencer ao conjunto. Continua o bom trabalho. Vais no bom caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai lá... vai lá... e vai mostrando os resultados. Nesta última imagem já se nota alguma melhoria, mas não gosto muito da pedra mais à direita, em cima, nem daquela pequenita, que parece não pertencer ao conjunto. Continua o bom trabalho. Vais no bom caminho.
cef9a2ae085e0f634266fd6245d1a403.jpg

Acho que já se vê algo.
A pedra pequena era ali a suportar a maior, até colar, senão cai. Depois é para remover.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


  • Gosto 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Acho que já se vê algo.

Sim. Sem dúvida. Começas a chegar a algum sitio. E mais uma vez, com as sombras, consegues adicionar dramatismo. Quase fico a pensar se agora não deves mexer no lado esquerdo. Desculpa se estou a causar confusão na tua cabeça. Eheh. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim. Sem dúvida. Começas a chegar a algum sitio. E mais uma vez, com as sombras, consegues adicionar dramatismo. Quase fico a pensar se agora não deves mexer no lado esquerdo. Desculpa se estou a causar confusão na tua cabeça. Eheh. 
Por agora vai ficar assim, vou olhar para ele uns dias. O lado esquerdo é o meu problema, porque eu acho que está muito bem conseguido e não queria tocar-lhe, mas ai reside o problema, aquele lado esquerdo está a limitar bastante o que posso fazer com o direito.
Mas sim, possivelmente terei que rever esse lado também.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Por agora vai ficar assim, vou olhar para ele uns dias. O lado esquerdo é o meu problema, porque eu acho que está muito bem conseguido e não queria tocar-lhe, mas ai reside o problema, aquele lado esquerdo está a limitar bastante o que posso fazer com o direito.
Mas sim, possivelmente terei que rever esse lado também.

Acho que fazes bem. Afasta-te agora dele um bocadinho e guarda a imagem no telefone, para ires espreitando de vez em quando. Foi o que fiz muitas vezes para chegar ao resultado da minha última montagem, e acabou por resultar muito bem (para mim). Continua a dar notícias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que fazes bem. Afasta-te agora dele um bocadinho e guarda a imagem no telefone, para ires espreitando de vez em quando. Foi o que fiz muitas vezes para chegar ao resultado da minha última montagem, e acabou por resultar muito bem (para mim). Continua a dar notícias!
Devia ter afastado, mas as vezes a teimosia também ganha, logo fui mexer no lado esquerdo, agora tenho que recomeçar o lado esquerdo, porque dei cabo dele.
Talvez tenha sido melhor assim, estava a ter muita dificuldade em conciliar dois lados com conceitos diferentes.
Agora vou mesmo afastar-me e depois com calma volto a ele.
Costumo trabalhar com calma e paciência, mas às vezes a teimosia também ganha, e nem sempre sai algo de jeito.
Não estou com pressa, não é para concursos deste ano.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Devia ter afastado, mas as vezes a teimosia também ganha, logo fui mexer no lado esquerdo, agora tenho que recomeçar o lado esquerdo, porque dei cabo dele.

☹️ Deixa lá. Como bem dizes… por vezes é melhor assim. Há de correr tudo pelo melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Devia ter afastado, mas as vezes a teimosia também ganha, logo fui mexer no lado esquerdo, agora tenho que recomeçar o lado esquerdo, porque dei cabo dele.
Talvez tenha sido melhor assim, estava a ter muita dificuldade em conciliar dois lados com conceitos diferentes.
Agora vou mesmo afastar-me e depois com calma volto a ele.
Costumo trabalhar com calma e paciência, mas às vezes a teimosia também ganha, e nem sempre sai algo de jeito.
Não estou com pressa, não é para concursos deste ano.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

 

Concordo ctg, o lado esquerdo estava porreiro, mas limitava-te o lado direito.

É um processo de construção/desconstrução contínua, com frustração à mistura justamente pelo que descreveste, destruímos o que achávamos estar bem e que alterarmos piorou o layout. 😜

Tenho a certeza que o layout final será o melhor 👍

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.