Aquário 34-20-24cm dúvidas de principiante.


Some Guy

Recommended Posts

Tenho um aquário de 14 litros e o filtro é um eco-filter 300 com uma air pump acoplada (o fluxo de água do filtro e a air pump são reguláveis). Em termos de plantas, tenho uma morimo ball (dentro de um mini cesto ornamental). Até há pouco tempo tinha peixinhos dourados, mas soube depois que o meu aquário não era propriamente indicado para aquele tipo de peixe porque faziam muito lixo e cresciam bastante. Um acabou por morrer, enquanto que outro eu consegui meter num tanque de maiores dimensões de uma pessoa amiga. Mudei 90 % da água (com ajuda de um water syphon), mas deixei o filtro intacto (ainda com um pouco de dejetos dos peixes anteriores) para que ainda houvesse nitrato e amónia para o ciclo de azoto. Adicionei uma Java moss e  um termoestato de 25W (calibrado para 24 graus) e repuz o aquário com água da compania tratada com condicionador e deixada 3 dias a repousar (coimbra, ph 7-8 e dureza à volta dos 30 mg-CaCO3/L). Também inseri algumas gotas de bactérias para ajudar no ciclo.

Estou muito indeciso no peixe que comprar e em que quantidade, ouvi falar muito bem do peixe balão anão mas são difícieis de arranjar e a comida igualmente difícil. Estou muito inclinado para comprar um neon tetra, ou um green neon tetra (mais pequeno) ou um black neon tetra. Porque supostamente são bons peixes para a dureza da minha água (o ph eu posso tentar baixar com alguma solução ou com CO2, mas como disse, pouco ou nada entendo de aquários), para além disso são moderadamente resistentes e considerados "bons para principiantes". No entanto supostamente o número aconselhado é de 5/6 peixes ou mais porque são peixes de cardume e o meu aquário não é propriamente um palácio.

 

No presente contexto, agradecia imenso qualquer tipo de orientação, especialmente recomendações de peixes e rotinas para os manter o mais saudáveis possíveis nestas condições. Sei da existência de camarões e de lesmas aquáticas, mas sinceramente preferia nem ter aquário se não puder colocar peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao hobby! Na minha opinião, acho que um cardume de 6 neons (a escolha da espécie depende do teu gosto) e alguns camarões, seriam o ideal. Dá para colocar algumas imagens do tanque, para ver do que estás a falar? Não conheço esse filtro…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

https://imgur.com/a/h8csoJG

O aquário é este, é uma foto antiga ainda no ínicio, entretanto o filtro está no mesmo canto só que apontado para a parede anterior (achei que a água não ficasse tão agitada desta forma). Dentro do cesto está a bolinha de morimo, à esquerda está a java moss. Agora também está equipado com o termoestato de 25W no canto posterior esquedo. Não consigo mandar foto mais recente neste momento, assim que conseguir envio. O filtro é um filtro de esponja que dá 300 litros por hora de 8 W de potência.

 

Desde já muito obrigado pela resposta! Eu ando um bocado confuso com o que tenho pesquisado na internet, a informação é muito contraditória e a melhor fonte que consegui encontrar é muito elaborada e com parâmetros muito ríspidos em quase todos as espécies. Eis um exemplo Paracheirodon innesi – Neon Tetra (Hyphessobrycon innesi, Cheirodon innesi) — Seriously Fish

Editado por Some Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conheço esse filtro, mesmo depois de ver a imagem. Mas para o tamanho do aquário parece-me mais que suficiente. Ia acoscelhar-te a colocar umas plantas naturais. Já vi que o teu substrato é inerte, portanto teriam que ser plantas que se alimentem da coluna de água, mas pelo que dá para perceber, não tens nenhuma calha de iluminação. Ou tens? Plantas sem luz, não aguentam.

Em relação aos peixes, há realmente alguma informação contraditória. Eu mesmo, quando andava à procura de informação para comprar os meus, encontrei muita, principalmente em relação ao tamanho que atingem. Mas regra geral, os neon tetra (os mais vulgares, os black, os cardinal e por aí) são os mais pequenitos. Pessoalmente acabei por escolher os black, mas isso porque queria peixes mais discretos. Também são super-baratos, e muito resistentes. De qualquer forma, tu é que tens que perceber o que queres para o teu tanque.

Ainda em relação ao filtro... não precisas de o colocar contra a parede. É bom que o aquário tenha circulação, para que a mesma chegue a todos os cantos do mesmo. Caso tenhas alguma zona do aquário sem circulação, podes ter problemas. O que podes fazer, caso vejas que a potência do filtro é muita, é diminuir o caudal.

Fico à espera de ver essas novas imagens. Tenta coloca-las através do site... há por aí um tópico que te ensina a fazer isso - "Como colocar imagens no site". Dessa forma são mais fáceis de visualizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz não tenho 😕 como eram plantas que vivem no fundo do rio onde há pouca luz e como o meu quarto tenho uma janela muito grande com sol nascente (com muita luz indireta)  achei que não era necessário. Se não for eu posso tentar ver uma e colocar em cima da cobertura (uma metade é de vidro). Eis as fotos do filtro e do aquário em si. Queria também aproveitar para perguntar se o termômetro que comprei recentemente não estará estragado, deixei submerso no frigorífico dois dias e a temperatura não sai dos 20 graus (desceu dos 22/23).

As plantas são o morimo dentro do cesto e no chão à esquerda tenho um conglomerado de Java fixo por fio a uma plataforma para não ficar preso ao filtro.

Editado por Some Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Some Guy said:

Luz não tenho 😕 como eram plantas que vivem no fundo do rio onde há pouca luz e como o meu quarto tenho uma janela muito grande com sol nascente (com muita luz indireta)  achei que não era necessário. Se não for eu posso tentar ver uma e colocar em cima da cobertura (uma metade é de vidro).

Sem ovos não fazes omeletes. E confiar na luz solar para teres crescimento de plantas no aquário é estar a pedir que as algas tomem conta disso num instante. Eu aconselhava-te a comprar uma calha... nem que seja na Loja China. O problema que vais ter é que essas calhas são feitas para veres os peixes, e não para fazerem crescer plantas. São geralmente muito fracas. Poderias manter umas Anubias, uns Fetos de Java ou umas Egerias, mas pouco mais do que isso. Talvez os musgos que tens no aquário. tens que perceber que o teu setup é muito low-tech... não podes querer meter qualquer coisa lá dentro. De qualquer forma, porque havias de ter um aquário sem luz? Não queres ver os peixes, pelo menos?

13 hours ago, Some Guy said:

Eis as fotos do filtro e do aquário em si.

Continuo sem conhecer o filtro, mas parece-me suficiente para manter a tua água limpa.

13 hours ago, Some Guy said:

Queria também aproveitar para perguntar se o termômetro que comprei recentemente não estará estragado, deixei submerso no frigorífico dois dias e a temperatura não sai dos 20 graus (desceu dos 22/23).

Pode ter esse limite, dos 20º. Não ens um termómetro por casa, daqueles que se usam para medir a febre, para comparares as leituras desse que compraste com o outro? Não sei se meter um termómetro no frigorifico terá sido a melhor ideia!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto já vi que afinal o termómetro funciona! chega até aos 30 graus em alguns minutos entre os meus dedos. Adquiri a lampada!! Não foi nada barato xD custou tanto como o aquário. Mas mando agora as fotos. Comprei umas tiras teste (GH No2 No3 KH pH e CL2), mas infelizmente as tiras de amónia estavam esgotadas 😕 vou tentar inferir pelos níveis de nitrato e nitrito se o aquário está ciclado. Comprei a calha numa loja de aquários e é de 5W, dá luz azul vermelha e branca.large.20230213_173236.jpglarge.20230213_173240.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Some Guy said:

Entretanto já vi que afinal o termómetro funciona! chega até aos 30 graus em alguns minutos entre os meus dedos. Adquiri a lampada!! Não foi nada barato xD custou tanto como o aquário. Mas mando agora as fotos. Comprei umas tiras teste (GH No2 No3 KH pH e CL2), mas infelizmente as tiras de amónia estavam esgotadas 😕 vou tentar inferir pelos níveis de nitrato e nitrito se o aquário está ciclado. Comprei a calha numa loja de aquários e é de 5W, dá luz azul vermelha e branca.

Fizeste bem. Diz lá se não fica muito mais bonito assim 🙂 ? A calha é das coisas mais caras, neste hobby, em conjunto com o filtro. Mas há razões para isso... são eles que ajudam a manter tudo estável. 

Por experiência própria, as tiras de amónia são muito difíceis de encontrar. Mas estudando os níveis de nitrato e nitrito, como dizes, chegas lá. Agora é pensar numas planilhas de baixos requisitos 😉 . Vai dizendo coisas. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto usei umas tiras teste no aquário e na água da torneira para tentar ver em que fase do ciclo estou. Como tinha dito, depois de me desfazer do último peixe dourado, retirei 90% da água, mas não fiz nada ao filtro nem limpei as pedras ou nenhum outro objeto dentro do aquário, isto foi feito na sexta feira passada.

Não sei ao certo em que fase do ciclo estarei, pelo que vejo, parece que tenho uma pequena quantidade de nitratos na água e talvez uma pequena quantidade de nitritos, mas tenho bastantes dúvidas em relação aos nitritos.

large.20230213_201356.jpg

Editado por Some Guy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, bem vindo... pareces eu quando comecei há 1 ano atrás... e tive um aquário igualzinho a este, também com um filtro 300 e em pouco tempo mudei de tamanho de aquário para 50cm e passado pouco tempo mudei para um de 80cm e este ultimo já o tenho há uns 7 meses.

Ainda estou numa fase de aprendizagem muito inicial, mas, da forma que tens o filtro não faz muita agitação? Apesar de ter redução de caudal... E ponderaste um filtro de mochila? o aquário tem 20cm de largura, o Eheim liberty 75 tem 10cm de largura, sempre irias ter o filtro fora do aquário e mais espaço para os peixes.

Editado por KoD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Fico feliz por saber que não sou o único a aventurar-me por estes caminhos xD

Em relação ao filtro, como é um filtro para aquários de até 60 litros, mesmo com o caudal no mínimo causa uma corrente bastante forte que se estiver direcionada ao comprimento do aquário cria uma corrente que arrastava muito os peixes. Nesta configuração a maior parte do fluxo abranda ao bater na parede da frente e noto uma corrente mais branda ao longo do restante aquário. Faz mais agitação nesta configuração, mas como é um aquário tapado as gotículas acabam por não escapar do aquário. Mas esta agitação é reparada se eu reduzir o fluxo de bolhas de ar.

O filtro externo nunca considerei mais por uma questão de preço e por achar que era filtros para aquários de maior dimensão... Mas lá está, sou novo no hobby xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 24 minutos, Some Guy disse:

Olá! Fico feliz por saber que não sou o único a aventurar-me por estes caminhos xD

Em relação ao filtro, como é um filtro para aquários de até 60 litros, mesmo com o caudal no mínimo causa uma corrente bastante forte que se estiver direcionada ao comprimento do aquário cria uma corrente que arrastava muito os peixes. Nesta configuração a maior parte do fluxo abranda ao bater na parede da frente e noto uma corrente mais branda ao longo do restante aquário. Faz mais agitação nesta configuração, mas como é um aquário tapado as gotículas acabam por não escapar do aquário. Mas esta agitação é reparada se eu reduzir o fluxo de bolhas de ar.

O filtro externo nunca considerei mais por uma questão de preço e por achar que era filtros para aquários de maior dimensão... Mas lá está, sou novo no hobby xD

https://www.amazon.es/-/pt/dp/B000260FVG/ref=sr_1_1?crid=5GZHIX1S3D61&keywords=aquaclear+20&qid=1676380718&sprefix=aquaclear+20%2Caps%2C110&sr=8-1

Se quiseres mudar de filtro aconselho-te este! É o que tenho no meu aquário de 30 l e nunca tive qualquer problema com a água! Não é muito caro e de vez em quando há promos na Amazon. Eu comprei o meu por 20 €.

Um filtro de mochila não é um filtro externo 🙂 e é bastante melhor que um filtro interno!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 51 minutos, Some Guy disse:

Olá! Fico feliz por saber que não sou o único a aventurar-me por estes caminhos xD

Não és o único, nem o primeiro, nem o ultimo... é um processo que todos passam. O que te aconselho é tentares ver as opções que tens disponíveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Venho só dar um update acerca do meu aquário nano!! Inseri 6 neons e adicionei uma nova planta flutuante para ajudar mais um bocadinho nos resíduos! Tenho usado uma seringa para dar comida aos neons, mas apesar de ser comida específica para eles alguns não conseguem engolir tudo, pelo que tenho de as esmagar um bocadinho! large.20230217_193947.jpglarge.20230217_193903.jpglarge.20230217_193836.jpglarge.20230217_193824.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa Salvinia não está com muito bom aspecto. E nessa quantidade não vai servir de grande coisa. O melhor será deixares a planta andar "livremente" pelo aquário. Mas a planta não se alimenta de resíduos! Alimenta-se de nutrientes que estejam na água. Se não introduzires fertilizante, elas não vão ter muito que "comer".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente na foto não parece 😅 mas elas são verdes, só que estão por baixo de um led vermelho. Eu tenho mais, mas tinha medo que fossem demasiadas. Sou capaz de as libertar e adicionar mais algumas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Some Guy said:

Realmente na foto não parece 😅 mas elas são verdes, só que estão por baixo de um led vermelho. Eu tenho mais, mas tinha medo que fossem demasiadas. Sou capaz de as libertar e adicionar mais algumas

OK. Não precisas acrescentar mais. Deixa-as soltas e daqui por um mês tens o aquário cheio. Eu costumo retirá-las de 2 em 2 semanas, mais ou menos. Deixo 20 pés e em 15 dias já me estão a ocupar o aquário todo. Mas também tenho uma dose de fertilização diária muito alta, bem como CO2 e bastante luz. Uma vez experimentei colocar só 1 planta, para ver quanto tempo demorava a encher o aquário, e o número de dias não variou muito. Depois de começarem a reproduzir-se, aquilo é exponencial. É uma das minhas plantas preferidas... acho que me tem ajudado bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Some Guy said:

Podes dizer qual é o fertilizante em questão? CO2 não consigo mas se calhar o fertilizante posso adicionar em baixa dose

Há muitos, de muitas marcas. Depende do quanto queres gastar. Mas num aquário com as tuas dimensões, um frasco de Tropica Specialized de 300 ml deve durar-te muito tempo. É um all-in-one, como se costuma dizer, para não teres que andar a fertilizar um elemento de cada vez. No teu caso, acho que se justifica, até porque tens plantas de muito baixa exigência, e uma luz de muito baixa intensidade. Se fosse a ti, até começava a fertilizar muito por baixo... talvez metade do indicado pelo fabricante, ou até menos... para evitar as algas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.20230220_083226.jpgPor falar em algas, tenho notado um crescimento muito muito rápido delas no aquário, em 3 dias notei que a água tem ficado cada vez mais verde. Será que estou a deixar a lâmpada do aquário ligada por demasiado tempo? Tenho deixado ligado das 8-10 horas da manhã às 7-9 horas da noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me que estas a receber luz da rua e depois com a luz da calha... Quando tive o aquário ao pé da janela, havia um período de talvez 30 min em que apanhava sol... ficava tudo verde. tive de o esconder mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse o @KoD... essa janela ao lado do aquário não é nada bom se queres evitar as algas. Os tanques devem ser mantidos em lugares mais recatados, onde sejas tu a controlar a luz. Já agora, aconselhava-te a comprar um temporizador para a tua calha. Quando dizes que a ligas entre as 8 e as 10 da manhã e a desligas entre as 7 e as 9 da noite, isso quer dizer que não tens um fotoperiodo definido. E se calhas de a ligar às 8 e desligar às 21, isso quer dizer que a podes ter ligada 13 horas por dia! É um exagero. Mesmo tendo uma calha mais fraquita, não devias ultrapassar as 8, e sem essa luz direta da janela. Caso contrário está o caldo entornado. Outra coisa que tens que fazer, é ires limpando essas algas que vão aparecendo. Com uma escova de dentes, antes das TPA's e com o filtro desligado, para evitar que elas fiquem dentro dele. Tens aí muita coisa para fazer 😉 . Mãos à obra!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As paredes limpo com uma escova magnética que comprei a metade do preço, amanhã vou efetuar a primeira mudança de água, tendo em conta que tenho os peixes no aquário desde a quarta passada, estou receoso em limpar o filtro, ainda não sei se só deva fazer a mudança da água para já e limpar o filtro na próxima semana. Vou passar a ligar a luz umas 6-7 horas por dia durante a tarde e manter as persianas mais fechadas, a minha preocupação é matar as plantas flutuantes, mas eu vou vendo o aspeto delas. Deste lado do quarto o aquário nunca leva com luz direta da janela. Muito obrigado pela ajuda malta!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.