Montar o primeiro aquário - 45L (50x30x35)


marco Aurelio

Recommended Posts

Boa tarde

 

Comecei recentemente neste mundo, tive alguns contratempos e erros de iniciante. Tenho neste momento um aquário de 45L com 2 kinguios que me deram. Ao pesquisar e aprender percebi que kinguios precisam muito mais espaço, então optei por da-los e ja tenho um novo dono para eles, que tem condições para eles. n~~ao vou deixar foto de como esta atualmente ja que vou reconstruir tudo de raiz, aproveitando o que ja tenho e adquirindo o que for necessário

Estou neste momento para tentar não cometer tantos erros criar um plano do que vou desenvolver, criei um exel onde vou organizando as ideias.

Vou deixar aqui como esta de momento

Projeto de aquário Aquário comunitário de 45L (50x30x35)
Objetivos do projeto Aproveitar o material existente - Aquário, filtro, led e hardscape
Colocar algumas plantas naturais
Colocar um comunidade de peixes - Tendo como peixe principal o betta macho
Manter um aquário mais ou menos simples em termos de manutenção
conjugar elementos naturais com artificiais (plantas ao fundo e hardscape e plantas menores na frente)
Complemento Ter um aquário reserva de 8L para caso ter de retirar algum peixe ou peixes recém nascidos
Tipo de ambiente
Temperatura entre 24º e 26º
pH da agua  entre 6,8 e 7,2
movimentação da agua agua mais parada sendo a movimentação apenas feita pelos filtros
hardscape colocar algumas pedras, troncos e esconderijos 
substrato fértil na zona plantada de cor escura e cascalho de cor clara decorativo (ambus redondos)
Plantas Colocar um misto entre plantas naturais, de preferência que vão ate a superfície 
Cuidados a ter com a manutenção
Temperatura colocar um termómetro para verificar a mesma
Ph da agua  Verificar o Ph pelo menos 2 vezes por semana
Limpeza do aquário Limpar as paredes todas as semanas, trocar 25% da agua 2 em 2 semanas e trocar a agua a 60% 4 vezes por ano
Alimentação Alimentação carnívora (ter em conta com restante comunidade). Alimentar 2x por dia (manha e noite) pensar em adquirir alimentador automático  (verificar o funcionamento do mesmo) 
Plantas podar as plantas a cada TPA se necessário
Equipamentos
Sistema de filtragem 2 filtros de mochila 
capacidade de filtragem conjunta - 580L/h
Área útil de filtro - (10cm*3cm*12cm)+(5cm*5cm*10cm) esponja, la e carvão
Termostato Aquecedor de aquário bps 6086 - 200w - regulável entre 20º a 34º
Medidor de ph Caneta digital de teste de pH
Led não sei qual e a potencia do que tenho
condicionadores  condicionador de agua de torneira, acelerador biológico, fertilizante e controlador de ph
após o tratamento deixar duas semana em ciclagem pelo menos
Seleção dos peixes
Peixe Prós Contras Quant. min.
Peixe de fundo/limpeza coridoria peixes de fundo, come de tudo, pouco oxigénio e movimentação Caso de confronto tem espinhos que podem ferir outros peixes mínimo 6
Otocinclus peixes de fundo e superfícies de objetos necessita de uma alimentação vegetal e agua mais agitada mínimo 4
Cardumes ( tenho preferencia por neons) Tetra peixes pequenos, ágeis e de cardume Cores vibrantes podem agitar o betta, podem algumas espécies atacar o betta e gruppis mínimo 6
rasbora peixes pequenos, ágeis e de cardume necessita de um grupo grande o que pode agitar o betta e outros peixes mín 6 a 10 (deppende a especie)
Tanictis peixe de fundo maiotariamente gosta de aguas mais frias mínimo 6
Peixes complementares (tenho preferencia em betta ou lebiste) ramirezi peixe de fundo maiotariamente quando forma casal pode ser um pouco agressivo, agua mais agitada ???
Betta  quer apostar nesta espécie. sao bastante bonitos fêmeas podem ser agressivas entre elas. macho pode ser agreciso com a fêmea e outros peixes 1 macho ou um grupo de 3
platy bons para iniciantes e resistentes. ótimo para aquários comunitários podem se reproduzir facilmente. podem ser perseguidos pelo betta 1 macho para 2 fêmeas
molinesia adaptável ao ambiente preferência de alimentação vegetal, pode comer as plantas. gosta de aquários grandes ???
Lebiste Bastante bonitos e sociaveis Nao aconcelhavavel ter com betta macho. reproduz muito rapido (ter aquario juvenil) 1 macho para 2 fêmeas
Colisa Bastante bonitos e sociaveis Nao aconcelhavel ter com betta e outros da mesma especie (assedio forte nas femeas ???
Objetivo e colocar 1/2 grupos de fundo, 1/2 cardumes e 1 a 3 peixes complementares, tendo no máximo 20 membros (depende o tamanho dos peixes)
Outra espécies melanoides tuberculata ajuda na fertilização e oxigenação das raízes das plantas, comem algas e resto de comida podem virar praga ???
Plantas no aquário
Vallisneria ou Elódea  cresce rápido e flutua na superfície boas para usar no fundo do aquário
anubia ana crescimento lento e baixas, ótimas para usar na frente
musgo de java ótimo efeito visual e fácil de manter

 

Gostaria de saber opinião do que alteravam, que combinações de peixes aconselham e quantidades dos mesmos.

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, bem vindo Marco...

tudo ok tirando a fauna.

As trocas de água, principalmente em aquários pequenos deverão ser semanais. 25% está ok.

Ph pode ser só medido uma vez por semana.

Faltará também a fertilização das plantas. O substrato poderá ser todo por igual... aqueles que se comprar nas lojas da especialidade tanto são adequados para as plantas como para a fauna. vê fotos dos aquário que por aqui andam.

Um aquário dessa dimensões, levará um cardume de rasboras, pequenos tetras, ou guppies, ou tacnictis de no máximo 10 -12 elementos. juntando a isso uns cardume de 6-8 ottocinculos. A mais que isso é a medio prazo asneira. 

Vai dando noticias. Abraço. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

Obrigado pela resposta

Em relação a troca de agua e ph vou programar para ser todas as semanas

o substrato penso mesmo colocar grande parte em areia escura de preferência, o cascalho sera apenas em algumas zonas pequenas mais em efeito decorativo (por exemplo em volta do hardscape em pequena quantidade) ja que penso ter coridorias e caracóis que precisam revoltar o substrato 

em relação a fauna tenho na ideia adquirir inicialmente 6 coridorias e 6 tetras e apos algum tempo colocar 4 ottos e 6 rasboras, quando o aquário estiver ambientado se ver que ha margem para adicionar algo muito bem, se tiver um aspeto muito lotado deixo por ai. depende do tamanho dos peixes que colocar e o ambiente no aquário e que tomo essa escolha mas no máximo poderei adicionar uns gruppies de tamanho pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A corydoras são peixes que facilmente atingem 6 a 8 cm. Não são adequadas para esse aquário, a não ser que compres as anãs.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.