Remodulaçao do meu Aqua


Guacsini

Recommended Posts

Bem após algumas chatices com a sump interna resolvi mudar o meu aquario desmontei a sump e acrescentei algumas coisas no entanto temho tido alguns problemas com bba's

Aquario 49x39x40 

Filtro oase smar thermo 200

Midias neo + matrix

Co2 strideways

Lili pipes neo com co2

Luz chihiros rgb2 slim

Plantas :

Monte carlo

Rotala sp green

Rotala hra

Bucephalandra kedang

Alternanthera rosanervig

Altetnanthera reineckii mini

Harscape 

Ryuoh stone

Substrato fertil neo

Fauna: neocaridina red, carbon rili e blue dream(nao sei bem a quantidade)

4 amanus

5 clython corona

4 otocinclus

4 corydoras sterbay

9 tetra cardinais

9 rasboras mosquito

3 swellia lineolata

 

 

Gostava de algumas sugestoes para anular as bbas nao sei se sera a luz que se encontra ligada 6h com o co2 a ligar uma hora antes da luz se acender e desligar uma hora antes da luz.

Ou talvez fauna a mais, neste momento nao me encontro a dar fertelizante devido as bbas

Foto antes e depois da remodelacao

large.20221231_131655.jpglarge.20221231_131738.jpglarge.20221231_131711.jpglarge.20220417_174803.jpg

Editado por Guacsini
Adicionar fotos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo dois "problemas" neste tanque. A altura do substrato... acho que exageraste... e a quantidade de peixes que meteste lá dentro. Mas a tua pergunta era outra... as BBA. Os Oto e os Amano deviam tratar delas, mas estão e número reduzido dentro do teu tanque. Aconselharia mais Otos, mas com tanto peixe dentro do aquário não acho indicado. A alternativa é fazeres um tratamento com Excel. Em poucos dias acho que consegues resolver a situação. Não deixes de fertilizar. Corres o risco de haver uma falta de nutrientes nas plantas e aí tens o caldo todo entornado, porque elas podem começar a definhar. A ideia é que as plantas cresçam saudáveis para consumirem os nutrientes que agora alimentam as algas. Com tantos peixes, aconselho-te também uma troca de água de 4 em 4 dias, por exemplo, acompanhada por uma limpeza do substrato. Tantos peixes a produzir detritos... tens que te precaver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu vejo dois "problemas" neste tanque. A altura do substrato... acho que exageraste... e a quantidade de peixes que meteste lá dentro. Mas a tua pergunta era outra... as BBA. Os Oto e os Amano deviam tratar delas, mas estão e número reduzido dentro do teu tanque. Aconselharia mais Otos, mas com tanto peixe dentro do aquário não acho indicado. A alternativa é fazeres um tratamento com Excel. Em poucos dias acho que consegues resolver a situação. Não deixes de fertilizar. Corres o risco de haver uma falta de nutrientes nas plantas e aí tens o caldo todo entornado, porque elas podem começar a definhar. A ideia é que as plantas cresçam saudáveis para consumirem os nutrientes que agora alimentam as algas. Com tantos peixes, aconselho-te também uma troca de água de 4 em 4 dias, por exemplo, acompanhada por uma limpeza do substrato. Tantos peixes a produzir detritos... tens que te precaver.

Vou iniciar fertelizacao entao quanto ao substrato, nao tinha sido esta a ideia, a ideia era uma altura maior atras e depois bastante menos na frente, mas nao sei brm como acho que goi a plantar o substrato veio parar ca a frente.

Quanto a quantidade de peixes possivrlmente vou transferir um dos cardumes para outro aquario e talvez adicionar mais uns 2 ou 3 ottos e comecar a fertelizar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tando outro aquário, a coisa torna-se mais fácil. Podes fazer isso que disseste. Mas começa a fertilização com valores abaixo dos recomendados... vai devagar e vai vendo o que acontece. Os Otos devem estar sempre em cardume. 6, no mínimo. Se tiveres essa possibilidade, óptimo. Quanto à altura do substrato não há muito a fazer 🙂 . Para a próxima já sabes...

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está a ficar muito bonito. Os meus parabéns! Não sei se devias ter mexido no substrato. Podes ter problemas por destabilizar toda a montagem. Está atento ao comportamento dos peixes e faz testes, se conseguires. Mas desejo-te a melhor das sortes. Tens aí um aquário e pêras!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Está a ficar muito bonito. Os meus parabéns! Não sei se devias ter mexido no substrato. Podes ter problemas por destabilizar toda a montagem. Está atento ao comportamento dos peixes e faz testes, se conseguires. Mas desejo-te a melhor das sortes. Tens aí um aquário e pêras!

Os peixes têm estado bem fiz testes depois e tudo ok para já deicha ver depois se for necessario faço mais uma tpa

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Quando aquelas plantas de trás estiverem todas mais crescidas, vais ficar com um belo aquário. É normal o tapete demorar algum tempo a pegar, mas com a fertilização correcta, eventualmente a coisa pega e depois acaba por fechar.  Qual é a tua rotina de fertilização? E os problemas com as algas, desapareceram? Gostava de ver uma foto de frente, do aquário, porque tenho algumas dúvidas se devias ou não colocar uma planta ali ao fundo, à frente das pedras. Para fazer a transição entre a Monte Carlo e as plantas mais altas. Mas é uma questão de melhorar um bocadinho o que já está feito. Também estou curioso para ver as Bucephalandras mais crescidas. Continua o bom trabalho. Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Quando aquelas plantas de trás estiverem todas mais crescidas, vais ficar com um belo aquário. É normal o tapete demorar algum tempo a pegar, mas com a fertilização correcta, eventualmente a coisa pega e depois acaba por fechar.  Qual é a tua rotina de fertilização? E os problemas com as algas, desapareceram? Gostava de ver uma foto de frente, do aquário, porque tenho algumas dúvidas se devias ou não colocar uma planta ali ao fundo, à frente das pedras. Para fazer a transição entre a Monte Carlo e as plantas mais altas. Mas é uma questão de melhorar um bocadinho o que já está feito. Também estou curioso para ver as Bucephalandras mais crescidas. Continua o bom trabalho. Um abraço!

Tenho fertelizado todos os dias, as algas ainda tenho algumas mas já nem metade daquilo que tinha, segue foto de frente do aquario, eu ja tinha pensado adicionar mais plantas mas não sei bem o quêlarge.20230207_133623.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, Guacsini said:

Tenho fertelizado todos os dias

Com que produtos, e em que quantidades?

57 minutes ago, Guacsini said:

eu ja tinha pensado adicionar mais plantas mas não sei bem o quê

Visto de frente, acho que precisa mesmo ali de qualquer coisa. Que tal Staurogyne repens? São muito parecidas com as Altetnanthera, mas são verdes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/02/2023 at 14:40, JoseCarlosMarques disse:

Com que produtos, e em que quantidades?

Visto de frente, acho que precisa mesmo ali de qualquer coisa. Que tal Staurogyne repens? São muito parecidas com as Altetnanthera, mas são verdes.

Estou a fertelizar com masterline carbo e masterline all-in-one soil 2ml todos os dias

Decidi seguir o conselho e coloquei a staurogyne repens atras, agora é esperar se desenvolverlarge.20230212_133311.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Guacsini said:

Estou a fertelizar com masterline carbo e masterline all-in-one soil 2ml todos os dias

Decidi seguir o conselho e coloquei a staurogyne repens atras, agora é esperar se desenvolver

Mais um a usar a Masterline. Estás contente? As tuas plantas parecem estar. eheh.

Quanto à Staurogyne... tenta mante-la curtinha. Não deixes que suba muito em altura!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JoseCarlosMarques disse:

Mais um a usar a Masterline. Estás contente? As tuas plantas parecem estar. eheh.

Quanto à Staurogyne... tenta mante-la curtinha. Não deixes que suba muito em altura!

Sim vou mantelas curtas mas do as plantei ontem, vou deichar enraizar bem antes de começar as podas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
4 minutes ago, Guacsini said:

Mais uma foto as algas voltarama a atacar mas vou talvez esperar o tapete fechar para tentar eleminalas de vez

As algas de que falas são as verdes, das rochas? Isso é relativamente normal... nada que uma boa escova com dentes metálicos (encontras muito barato numa qualquer Loja China) não resolva. Se notas outras, podes sempre começar a ataca-las com Seachem Excel. As plantas até agradecem. De resto, as coisas até me parecem muito bem. Estão com boas cores e bom aspecto, as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JoseCarlosMarques disse:

As algas de que falas são as verdes, das rochas? Isso é relativamente normal... nada que uma boa escova com dentes metálicos (encontras muito barato numa qualquer Loja China) não resolva. Se notas outras, podes sempre começar a ataca-las com Seachem Excel. As plantas até agradecem. De resto, as coisas até me parecem muito bem. Estão com boas cores e bom aspecto, as plantas.

Nao estou a falar nas rochas tenho tanto no tapete como em algumas plantas , depois tiro melhor uma foto para mostrar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Guacsini said:

Nao estou a falar nas rochas tenho tanto no tapete como em algumas plantas , depois tiro melhor uma foto para mostrar

Excel, então. Não as deixes ganhar muito terreno!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda estás com diactomaceas pelo menos nos tubos o que indicia um aquario novo e ou com a ciclagem ainda não completa não deves ter carga microbiológica suficiente para fazer face á carga biológica que está no aquario 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
21 minutes ago, Guacsini said:

So para actualisar o estado do aquario quase a acabar o tratamento das algas uma vez que estão quase estintas

Está com muito bom aspecto! As plantas parecem muito bem, e o tapete está quase fechado. Quando as plantas lá atrás começarem a crescer em altura, acho que vais ficar aí com um bonito aquário.

O que fizeste para combater as algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.