Primeira aventura com um Betta ( e uma grande necessidade de ajuda para o mesma)


Jorge Pesqueira

Recommended Posts

Boas noites.

Á cerca de duas semanas, durante as compras natalícias lembrei-me de dar um salto na loja de animais do centro comercial e deparei-me pela primeira vez com um grupo de bettas moribundos em pequenas caixas. Esta situação causou-me tamanha impressão, que não consegui sair de lá sem trazer um comigo.

Auxiliado pela funcionária da loja, acompanhado com o betta, trouxe um pequeno globo de 10l, um termóstato de 8w e condicionador para àgua.. mal eu sabia...

Após muita leitura e pesquisa e com cada vez com mais pânico a acumular da tamanha asneira que tinha acabado de fazer, resolvi 'molhar as mãos' e tentar fazer o melhor possível em prol do peixe com aquilo que tinha a mão.

Instalei o "aquário" com uma camada de argila expandida e areão a cobrir, tudo muito bem lavado. instalei o termostato, e rezei pelo melhor pois nem um termómetro para confirmar a temperatura tinha. E as minhas opções para adquirir o que precisava estavam bastante limitadas a encomendas online.

A primeira semana fiz mudanças de  agua diárias, alternando entre 2 litros, e aproximadamente 50%. Uma dessa mudanças experimentei fazê-la com àgua do poço, arejada e condicionada antes de  a introduzir no aquário, no dia seguinte para agravar as minhas novas linhas capilares desde a aquisição do peixe, este encontrava-se com a barbatana traseira parcialmente "mordiscada" nas pontas, a partir daí, fiz as mudanças todas com agua da torneira, não sei se houve correlação, mas preferi evitar.

Consegui adquirir um bom conjunto de fauna para acompanhar o peixe graças as fantásticas lojas online que temos : Tiger Lotus, Microsorum Pteropus, red root floater, um bocado de java moss, e uma anubia nana estranhamente desenvolvida (e repleta de algas) que tive de dividir em porções menores. Juntamente com as plantes arranjei também uma neritina pulligera, um filtro de esponja e um termómetro. Passou-se assim a primeira semana.

Segunda semana, realizei mudanças de agua de 2 litros todos os dias e passou-se sem grandes sustos, recebi hoje os teste de agua, e para minha surpresa os parâmetros da àgua parecem estar todos dentro das medidas aquém do GH e do KH que se encontram bastante baixos. Li que esmagar corais poderia ajudar a aumentar estes valores, mas não o queria fazer sem confirmação pois pode também aumentar o PH. Adicionei 2.5ml de Ferropol da JBL, aumentei temporariamente o fluxo da bomba de ar para ajudar a homenagear a agua, e amanhã voltarei a testar-lá para ver os valores.

 

 

Nisto, o meu objectivo não é manter o peixe vivo, mas que ele prospere e seja saudável, o que ao meu ver, o primeiro passo, é arranjar um aquario adequado as necessidades dele.

Tenho em olho um Kubos de 54l da Aquatlantis, mas tenho medo que este seja demasiado alto e pouco comprido para o peixe, daí e precisar urgentemente de recomendações.

A primeira configuração que me agradou foi o kit em si, pronto a usar.

A segunda, foi combiná-lo com o filtro Tidal 35, um termostato de 50w da Eheim, e uma Twinstar30B.

A terceira, e aquela para qual estava mais inclinado, era a Twinstar30b com FiltoSmart Thermo 100 da Oase ( Caso este não seja muito forte para o Betta).

Não tenho nenhuma experiência ou conhecimento com nenhum dos equipamentos, por isso gostava de umas recomendações.

Qualquer opinião e melhoria que possa fazer, é mais que bem vinda e antes de mais agradecida.

Amanhã deixo aqui umas fotos da minha nova "dor-de-cabeça". Obrigado, e boas festas.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo...

Parabéns estás a ir no bom caminho.

Efetivamente de início não tiveste a escolha acertada, mas a culpa em grande parte é das lojas que literalmente se estão a "(palavra censurada)", desde que dê dinheiro.

Quanto ao gH/kH estar baixo não te preocupes muito... É a água que tens e para já não é nada de grande preocupação.

Continua a fazer as manutenções regulares, mas também podes usar água de torneira caso queiras 3 usar acondicionador.

O mais importante é que estás a tentar melhorar, o cubo em si n tem nada demais e serve perfeitamente, tlv seja é mais limitativo se algum dia quiseres diversificar em termos da disposição visual das plantas dos matérias ( rochas ou troncos) que poderás colocar.

A opção 3 é uma boa escolha.

Vai dando notícias.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.