O meu aquário...


Hekotez

Recommended Posts

Antes de mais um Olá a todos!

Hn75Hwx.jpg

Este não é o meu primeiro aquário, mas agora sei que chamar uma "bola" de aquário não é muito correto!!! xD

Comprei este aquário usado a bom preço acho eu, com ele veio bomba de ar eheim e um filtro tipo cascata eheim 130... Que não dava para aplicar no aquário porque tem tampa e é fechado :s um pouco de diy e recortei a tampa para poder colocar o filtro e abrir fechar a tampa sem tocar no filtro.

Acho que como todos queria ter um aquário bonito e aqueles enfeites de plástico..... UGH... E vendo fotos de aquários plantados pensei, porque não tentar... Queria fazer a coisa sem gastar muito dinheiro e digamos que a primeira e segunda tentativa correram espetacularmente... Mal... Como prova aquela planta que penso ser anubia? Que está com um bocadinho de mau aspeto 😞 talvez deva ser podada?

Entre as várias tentativas nunca coloquei peixes, não queria tortura-los com as minhas tentativas de quem percebe muito pouco disto. 

Comprei umas podas de plantas que julgo serem low tech, que espero que cresçam para poder replantar.

O único inquilino é um pequeno caracol (não sei dizer que tipo é) que parece adorar as folhas daquela planta xD (tem algumas algas a cobrir as folhas) e penso que ficará assim pelo menos para já.

Gostaria de ouvir opiniões, conselhos e já agora caso o setup não corra mal que peixes recomendam que eu coloque?

Obrigado!

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite... Não é o melhor aquário?! Não... Mas está a começar bem! O facto de não colocar peixes para não "tortura-los", é um muito bom princípio! Leia muito... Existem muitos tópicos de como começar um aquário para o ajudar. Em caso de dúvida, é perguntar no fórum...

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem-vindo...

Duas ou três dicas para melhorar:

1- Termostato na vertical. mais pratico e menos impacto visual.

2 - Arranja uma cartolina branca ou preta (conforme o teu gosto) e substitui esse papel de fundo.

3- As plantas em vez de pés espalhados agrupa-as fazendo uma moita (todos os pés juntos). Vais ver que dá logo um aspeto melhor. 

4 - Arranja mais umas pedras e tenta fazer qualquer coisa. Desde que tenha aspeto natural ficará sempre melhor que assim despido.

 

Vai dando notícias. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Bem vindo e basicamente já te disseram tudo o que poderia ser dito. Em relação à planta, melhores fotos ajudam na identificação. Se se confirmar ser Anúbia, verifica os rizomas. Estes não devem estar enterrados no substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos, irei fazer essas alterações. Não sabendo o que é o rizoma Google is your friend! E acho que também aí fiz asneira. Irei reposicionar e assim que possível posto novas fotos. Mais uma vez obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas HeKotez

Ata a anubias a uma pedra ou tronco,se tiveres o rizoma enterrado a planta acaba por morrer,antes de as atares corta as raízes por metade e depois atas a rocha ou tronco,e corta as folhas velhas e podres.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Obrigado por todas as dicas! Ora então cá vai um update:

HIgMzE7.jpg

O aquário já tem alguns habitantes mas poucos (penso).

Ainda não retirei o papel de parede, mas pretendo tirar assim que acabar umas "decorações" que estou a fazer com xisto. A ideia parece boa, ver se a concretização também o é xD HIgVLOJ.jpg

 

HIgVQDv.jpg

 

Aproveito para perguntar o que está colado a esta planta... Vou ter uma epidemia de caracóis?

HIgji1p.jpg

 

Editado por Hekotez
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eh pá... não conhecia este tópico, mas noto aqui uma evolução tremenda. Isso aconteceu tudo em dois meses!? 

Tenta dar um jeito ao fundo... não está com nada. Tenta raspa-lo e colar um papel autocolante branco ou preto. Ganharias muito em termos visuais. E Continua a falar sobre o que tens feito... o crescimento das plantas é mesmo impressionante. Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho feito updates pois o trabalho tem sido imenso e não tenho tido tempo :s

H1uWoRj.jpg

H1uWzDQ.jpg

H1uWxOx.jpgH1u8qQa.jpgAs plantas parecem estar a crescer muito bem, entretanto já fiz algumas podas que replantei, e já dei algumas.

Os caracóis também xD comecei com 1... Já são dezenas :x

 Coloquei também alguns camarões com os peixes, e parece estarem a dar-se muito bem, algumas fêmeas estão quase a rebentar com ovos! Vamos a ver como corre e se nasce alguma coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito, o teu aquário. Estudaste bem a lição, e parece-me teres escolhido as plantas certas para aquilo que pretendes. O crescimento das mesmas, como já disse, é fantástico. Tens substrato fértil, ou fazes algum tipo de fertilização? É impressão minha, ou já noto uma diferença no fundo?

Em relação às podas, se puderes ajudar o nosso parceiro @Carlos Dourado, aposto que ele ficaria grato. Parece-me que as plantas que ele procura são muitosemelhantes às espécies que tens. Lê o post dele, aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/260133-nova-tentativa-de-recomeço-de-low-tech/?do=findComment&comment=1446383

Vai continuando o bom trabalho... e vê se tiras umas horas para limpar esses vidros. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois estão a precisar de uma limpeza, mas o tempo têm sido muito pouco.

O fundo finalmente segui a vossa recomendação e coloquei um autocolante preto.

Quanto ao que usei, foi tudo muito diy, é um hobby que estou a gostar muito, mas pode tornar-se muito dispendioso.

Após algumas tentativas MUITO falhadas de meter um fundo fértil (não vamos falar disso.... Parecia que alguma coisa tinha morrido lá dentro lol)

Para o fundo depois de falhar desastrosamente lá tive que comprar substrato fértil um pote que traz uma espécie de pedras 20 e QQ coisa euros 1/2kg.

Depois precisava selar aquilo da coluna de água, pelo que li aqui deve-se usar areão, manado ou algo do género... Mas vi os preços e até me assustei... como a coisa ia ficar muito cara... inventei... 

H1cNw4s.jpg dá para ver as "pedras" parece mais um aglomerado de terra duro.

Por cima para selar usei "areia" que na realidade é areia com conchas do mar e outros trituradas (os caracóis devem agradecer o cálcio extra). Uso para as gaiolas dos pássaros. E comprei 2 sacos de 1kg cada por 1 euro e pouco cada. Sei que deveria ter usado algo mais adequado... Mas não queria gastar dinheiro lol

Por cima tem aquelas pedrinhas que já vieram com o aquário que comprei usado com uma série de coisas por 50€.

Quanto a fertilização, no início usei injecção de CO2 home made, uma coisa ligeira mesmo só para ajudar, e usei também um fertilizante líquido semanal aquoss D3, tampinha meio cheia 1x por semana.

Filtro... Uso um que comprei nos chineses com promoção 50% de desconto.

A iluminação do aquário... Tinha quando o comprei uma lâmpada de rosca led, mas a luz parecia-me insuficiente e a lâmpada era curta e a luz nem ficava centrada, acabei por comprar uma barra de LED's que ficava ao comprimento da tampa fiz uns recortes a medida nas laterais e ficou lá "enfiada" e vai exatamente de um lado ao outro da tampa. 14,98€ nos chineses xD

aXn8Fa.IMG-20230131-205731.jpg

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Hekotez said:

O fundo finalmente segui a vossa recomendação e coloquei um autocolante preto.

E fizeste muito bem. As plantas ganham logo outra cor.

1 hour ago, Hekotez said:

Quanto ao que usei, foi tudo muito diy, é um hobby que estou a gostar muito, mas pode tornar-se muito dispendioso.

Pois pode! Mas tudo pode ser construído por uma fração do preço, se tiveres algum jeito para a bricolage. O filtro é que convém ser comprado, para não teres surpresas... tudo o resto pode ser feito com materiais de uma qualquer Loja China. Falo por mim... o meu primeiro aquário era iluminado com focos flood, e nunca mais tive um crescimento tão acentuado de plantas como nesse. Claro que, com o passar do tempo, vamos querendo outras coisas, mais práticas de usar (ligações a telemóveis, temporizadores mais avançados, até materiais mais "bonitos à vista" como os lily-pipes), mas na prática a função de tudo é muito básica, num aquário. Basta acertares as intensidade e as doses certas.

1 hour ago, Hekotez said:

Para o fundo depois de falhar desastrosamente lá tive que comprar substrato fértil um pote que traz uma espécie de pedras 20 e QQ coisa euros 1/2kg.

Depois precisava selar aquilo da coluna de água, pelo que li aqui deve-se usar areão, manado ou algo do género... Mas vi os preços e até me assustei... como a coisa ia ficar muito cara... inventei... 

Não consigo ver a imagem...

1 hour ago, Hekotez said:

Por cima para selar usei "areia" que na realidade é areia com conchas do mar e outros trituradas (os caracóis devem agradecer o cálcio extra). Uso para as gaiolas dos pássaros. E comprei 2 sacos de 1kg cada por 1 euro e pouco cada. Sei que deveria ter usado algo mais adequado... Mas não queria gastar dinheiro lol

Também já fui à zona dos pássaros buscar conchas trituradas para aumentar o PH da água. Dependendo dos casos, pode ser uma mais valia, mas pelo que percebi, perdem qualidade com o tempo e podem ter que ser substituídas. E trocar o substrato de um aquário é uma verdadeira dor de cabeça.

 

2 hours ago, Hekotez said:

Quanto a fertilização, no início usei injecção de CO2 home made, uma coisa ligeira mesmo só para ajudar, e usei também um fertilizante líquido semanal aquoss D3, tampinha meio cheia 1x por semana.

Também já usei o método de CO2 caseiro. Eheh. Já experimentei de tudo, neste hobby. E a coisa funciona. Porque deixaste de usar e de fertilizar? As plantas podem vir a sofrer com isso. Onde vão buscar os nutrientes?

2 hours ago, Hekotez said:

Filtro... Uso um que comprei nos chineses com promoção 50% de desconto.

Externo? O pessoal subestima o equipamento das Lojas China... tem uma aqui na minha zona que tem muito material de qualidade para aquários. O dono também deve ter um em casa 🙂 . Mas já montei um aquário pequeno (25 litros) por menos de 50€ com coisas dessa loja e coisas que apanhei na natureza (plantas inclusive, em riachos).

2 hours ago, Hekotez said:

A iluminação do aquário... Tinha quando o comprei uma lâmpada de rosca led, mas a luz parecia-me insuficiente e a lâmpada era curta e a luz nem ficava centrada, acabei por comprar uma barra de LED's que ficava ao comprimento da tampa fiz uns recortes a medida nas laterais e ficou lá "enfiada" e vai exatamente de um lado ao outro da tampa. 14,98€ nos chineses xD

Usei uma dessas no tal aquário dos 50€. Não é grande charuto, mas no teu caso parece estar a resultar. As plantas estão com muito boas cores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Boas Hekotez

Essa areia do mar vai-te com o tempo fazer subir o ph , toma atenção a isso.

 

Saudações

Em alguns casos pode ser benéfico. Eu cheguei a experimentar por algumas cascas no filtro para ver se subia o meu PH, mas não tive grande sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a usar o fertilizante líquido, meia tampita 1x por semana, o CO2 ainda está em funcionamento, mas já borbulha mesmo muito pouco. Tenho que fazer um novo mix na garrafa de coca cola xD para já acho que não vou fazer, até porque como são plantas low tech não necessitam assim tanto. E tenho algum receio que como agora tenho lá os camarões eles não gostem muito do CO2.

Quis fazer uma coisa o mais barato possível e diverti-me imenso ao mesmo tempo a fazer, claro que material mais pro têm outra qualidade e outra apresentação. Mas para começo acho que não está muito mau xD

Estranhamente a barra de LED's até parece boazinha. LED's brancos vermelhos e azuis e ainda dá para alternar azul+vermelho que parece ao entardecer, branco e azul ou todas. Pena não ser automático, mas pelo preço não posso pedir tanto

 

Editado por Hekotez
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Carlos  as conchas não começam logo que se coloca no aquário a dar algum resultado numa semana, pode demorar um mês ,como pode demorar duas semanas para o resultado ser visto,ate porque as mesmas estão debaixo do substrato logo demora mais a ver algum resultado.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Hekotez

Essa areia do mar vai-te com o tempo fazer subir o ph , toma atenção a isso.

 

Saudações

Sim eu entendo tive o cuidado de lavar e ferver muito bem o que talvez ajude. Montei o aquário talvez 1 mês antes de o começar a plantar e pelo meio fui testando o ph e não tive alterações muito notórias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Hekotez said:

Continuo a usar o fertilizante líquido, meia tampita 1x por semana, o CO2 ainda está em funcionamento, mas já borbulha mesmo muito pouco. Tenho que fazer um novo mix na garrafa de coca cola xD para já acho que não vou fazer, até porque como são plantas low tech não necessitam assim tanto. E tenho algum receio que como agora tenho lá os camarões eles não gostem muito do CO2.

Eu, mesmo com camarões, tinha aquilo sempre a bombar. Fazia novas mistas todas as semanas. Eheh. Mas eu andava a tentar cultivar uma carpete de Monte Carlo. De qualquer forma acho que os camarões não se ressentem com o CO2. O meu aquário debita 3 bolhas por segundo e os Amano nunca se queixaram.

28 minutes ago, Hekotez said:

Quis fazer uma coisa o mais barato possível e diverti-me imenso ao mesmo tempo a fazer, claro que material mais pro têm outra qualidade e outra apresentação. Mas para começo acho que não está muito mau xD

Está até muito bom!!! 

28 minutes ago, Hekotez said:

Estranhamente a barra de LED's até parece boazinha. LED's brancos vermelhos e azuis e ainda dá para alternar azul+vermelho que parece ao entardecer, branco e azul ou todas. Pena não ser automático, mas pelo preço não posso pedir tanto

🙂 O problema não é aquilo que vês... é o espetro que ela passa para o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Alvaro Silva said:

José Carlos  as conchas não começam logo que se coloca no aquário a dar algum resultado numa semana, pode demorar um mês ,como pode demorar duas semanas para o resultado ser visto,ate porque as mesmas estão debaixo do substrato logo demora mais a ver algum resultado.

Saudações

As minhas estavam no filtro, Álvaro. Esperei 3 semanas e não vi resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já consigo ver as imagens. O filtro que tens é igual a um que comprei para o aquário dos 50€. Quantos litros tem o teu tanque? Parece-me pouca filtragem... mas os resultados dizem o contrário. Se bem que na fotografia do substrato já se começam a ver alguns sinais de algas. Espero estar errado, mas acho que devias apostar num filtro mais capaz. Não conheço esse substrato que tens por baixo da areia. Parece-me rocha de lava. Será isso? Ou compraste media de filtro a pensar que era substrato!? Tem vantagens, mesmo dentro do aquário, mas não é substrato fértil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu, mesmo com camarões, tinha aquilo sempre a bombar. Fazia novas mistas todas as semanas. Eheh. Mas eu andava a tentar cultivar uma carpete de Monte Carlo. De qualquer forma acho que os camarões não se ressentem com o CO2. O meu aquário debita 3 bolhas por segundo e os Amano nunca se queixaram.

Está até muito bom!!! 

🙂 O problema não é aquilo que vês... é o espetro que ela passa para o aquário.

Estou a perceber. Uma barra de LED's com mais qualidade emite luz em espectros não visíveis mas úteis para as plantas...

Estava com medo de prejudicar os camarões, assim sendo assim que puder, refazer o mix xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.