canhao Posted December 2, 2022 Posted December 2, 2022 Olá a todos. Após muito tempo, uma vez que tem corrido bem esta aventura, hoje verifiquei que uma fêmea de barbo cereja está muito gorda e com escamas eriçadas. Assim, fiz teste à água e os resultados são: Ph - dentro dos parâmetros habituais Nitritos 0 Amónia 0 Nitratos acima dos 50mg e abaixo dos 100mg. Acredito que esteja nos 75mg. As plantas estão a ficar mais fracas, nota-se algumas algas. Fiz TPA na semana passada. O que poderá ser e como posso resolver? Obrigado e tudo de bom
Rui Assunção Posted December 2, 2022 Posted December 2, 2022 Quando fez a tpa, lavou o filtro? Com água do aquário ou da torneira?
canhao Posted December 2, 2022 Author Posted December 2, 2022 há 1 minuto, Rui Assunção disse: Quando fez a tpa, lavou o filtro? Com água do aquário ou da torneira? Olá... Desta vez, sim, fiz limpeza do filtro mas sempre com água do aquário. Aproveito sempre a água da tpa
Rui Assunção Posted December 2, 2022 Posted December 2, 2022 Se tivesse sido com água da torneira, poderia ser a causa. Sendo com água do aquário, é melhor aguardar por alguém com mais experiência 1
canhao Posted December 3, 2022 Author Posted December 3, 2022 Bom dia. Há mais alguém que queira ajudar? Obrigado
Vera Santos Posted December 4, 2022 Posted December 4, 2022 On 02/12/2022 at 14:57, canhao disse: Olá a todos. Após muito tempo, uma vez que tem corrido bem esta aventura, hoje verifiquei que uma fêmea de barbo cereja está muito gorda e com escamas eriçadas. Assim, fiz teste à água e os resultados são: Ph - dentro dos parâmetros habituais O que é o ph em parâmetros habituais??? Nitritos 0 Amónia 0 Nitratos acima dos 50mg e abaixo dos 100mg. Acredito que esteja nos 75mg. Que testes está a utilizar?? De gotas??? As plantas estão a ficar mais fracas, nota-se algumas algas. Fiz TPA na semana passada.... Depois faltam todas as informações sobre o aquário.... Fotos do dito peixe... É como ir ao médico dizer, Dr. sinto-me mal, e só com esta informação ser diagnosticado. Posto isto era bom fazer um copy/paste do questionário abaixo com todas as respostas às perguntas para se puder ajudar. Até arriscava dizer-lhe a doença do peixe em questão, mas já agora.... 😉 https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250841-formulário-para-a-descrição-detalhada-em-caso-de-doença-no-teu-aquário/ Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
canhao Posted December 4, 2022 Author Posted December 4, 2022 há 7 horas, Vera Santos disse: Depois faltam todas as informações sobre o aquário.... Fotos do dito peixe... É como ir ao médico dizer, Dr. sinto-me mal, e só com esta informação ser diagnosticado. Posto isto era bom fazer um copy/paste do questionário abaixo com todas as respostas às perguntas para se puder ajudar. Até arriscava dizer-lhe a doença do peixe em questão, mas já agora.... 😉 https://www.aquariofilia.net/forum/topic/250841-formulário-para-a-descrição-detalhada-em-caso-de-doença-no-teu-aquário/ Bom dia. Agradeço a sua resposta. Contudo, entendeu mal a minha questão. Neste momento, o que me preocupa mais, não é o peixe (pois infelizmente o que provavelmente tinha era hidropsia. Sim tinha porque já morreu.) Preocupa-me o que poderá ter causado o enorme aumento de nitratos, sendo a amónia e os nitritos 0. Obrigado e tudo de bom
Vera Santos Posted December 4, 2022 Posted December 4, 2022 há 11 horas, canhao disse: Bom dia. Agradeço a sua resposta. Contudo, entendeu mal a minha questão. Neste momento, o que me preocupa mais, não é o peixe (pois infelizmente o que provavelmente tinha era hidropsia. Sim tinha porque já morreu.) Preocupa-me o que poderá ter causado o enorme aumento de nitratos, sendo a amónia e os nitritos 0. Obrigado e tudo de bom Não entendi mal não, para saber o que se passa de errado com o aquário que é o mais importante para não ter baixas na fauna e na flora é preciso saber um todo contexto do aquário, senão não passamos da adivinhação... Se não está disposto a dar as informações que lhe pedi, pronto é uma opção., não o posso ajudar.... 🤷♀️ Uma coisa é certa, o aquário está desiquilibrado... Nao respondeu sequer às perguntas que lhe fiz na citação, assim é difícil... Abraço Tanganyika's Peebles - O relato de um projecto em mutação; Aqua - Invictus aquaprojeckto.blogspot.pt;
santos1 Posted December 4, 2022 Posted December 4, 2022 Boa noite , pelo que vejo niguem o pode ajudar sem dar todos os promenores do aquario ,assim sendo é sempre um tiro no escuro , diz que tem os parametros de nitratos e e nitritos a 0. . Gh como esta , amonia como anda , como faz os tpas e com que regularidade ??? Sobre o peixe com escamas vou dar um tiro no escuro "vermes ou obstipado, e cuidado pois pode tambem ser uma doenca contagiosa e vai tudo a vida . Plantas tem co2 , tem reposto nitrientes , a luz é indicada , quantas horas por dia . Sem informacoes é tudo um tiro no escuro , uns acertam outros nao .
Vasco Ferreira Posted December 6, 2022 Posted December 6, 2022 Viva Canhão... Acho que a melhor maneira de diagnosticar esses valores de nitratos é: 1 - Medir a água da torneira 2- Medir os nitratos no aquário antes de uma TPA 3 - Realizar uma TPA de 50% e medir os nitratos umas horas após. 4 - Nos dias após a TPA ir medido diariamente os nitratos para verificar se eles sobem e em que proporção. 5 - Será que o teste está bom...pode acontecer. Vai dando notícias Abraço ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
canhao Posted December 10, 2022 Author Posted December 10, 2022 Olá a todos... Só agora tive oportunidade para voltar. Entretanto voltei a fazer testes à água e os resultados são os seguintes: Os nitratos baixaram, estando agora a rondar os 50mg Fiz TPA de cerca de 25% (costumo fazer 2 vezes por mês) sempre com a temperatura do aquário e com prime Nitritos e amónia 0 Ph 6,8 Temperatura 27º Os testes estão dentro das validades. Tenho algumas plantas anubias e cryptocorine. O aquário é de 80l mas tem 65 l de água. Tenho 2 garra flavatra, 8 barbos cereja, 3 corydora bronze e 4 nariz de bêbedo. Entretanto, pensava que a minha esposa tinha tirado a barbo cereja, mas foi erro meu. Afinal não morreu e voltou ao normal. A comida que lhes dou é variada. Desde flocos de alho, dafnias, tropical, pastilhas, etc. Por norma damos muito pouco e 2 vezes por dia. Eles comem tudo o que lhes dou e não fica nada. Acho que já está a voltar tudo ao normal, apenas os nitratos estão um pouco acima do costume. Obrigado
Vasco Ferreira Posted December 12, 2022 Posted December 12, 2022 Mesmo assim esse valor é bastante elevado. Devias mm tentar ir fazendo os testes antes de depois das TPAS para ver se após baixava consideravelmente. ----------------- Ptuga --------------- The Green One; Uma espécie de aquascaping; Cornucópia Verde; Entropia Verde; O Reino da Muralha
luisfraposeiro Posted December 12, 2022 Posted December 12, 2022 penso que deverias aumentar o numero de TPA's, 2 por mês é pouco. Com os melhores cumprimentos, Luís Raposeiro
simoesp Posted February 5, 2023 Posted February 5, 2023 Boas, Barriga inchada escamas levantadas costuma ser hidropsia, costuma ocorrer devido a diferenças de temperatura e/ou qualidade da água principalmente quando os peixes estão em stress.
Recommended Posts