Garden of Stone v1.3


indian_joe

Recommended Posts

Boas, 

Tenho novidades deste aquário 😃

@JoseCarlosMarques não resisti, aconselhei-me com o dono da loja que frequento e acabei por adicionar um Betta Halfmoon à fauna do meu aquário, como aquele peixe que marca a diferença e se destaca de tudo o resto. O peixe é lindo 🤩.

Não liguem à sujidade das mangueiras e vidros, amanhã é dia de limpezas.

Nenhum problema de interacção entre o Betta e os restantes peixolas 😜😜😜

large.IMG_20230211_200012.jpglarge.IMG_20230211_200134.jpg

Editado por indian_joe
  • Gosto 3

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, indian_joe said:

Boas, 

Tenho novidades deste aquário 😃

@JoseCarlosMarques não resisti, aconselhei-me com o dono da loja que frequento e acabei por adicionar um Betta Halfmoon à fauna do meu aquário, como aquele peixe que marca a diferença e se destaca de tudo o resto. O peixe é lindo 🤩.

Não liguem à sujidade das mangueiras e vidros, amanhã é dia de limpezas.

Nenhum problema de interacção entre o Betta e os restantes peixolas 😜😜😜

Eheheh. Desejo-te a melhor das sortes, sinceramente. Espero que corra tudo bem e que consigas manter todos os peixes que desejas. O aquário é teu, portanto põe ordem nisso.

Está lindíssimo, o tanque. Fico à espera de o ver depois da manutenção. E vá... tenho que admitir que o Betta é muito bonito, e fica muito bem aí dentro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eheheh. Desejo-te a melhor das sortes, sinceramente. Espero que corra tudo bem e que consigas manter todos os peixes que desejas. O aquário é teu, portanto põe ordem nisso.

Está lindíssimo, o tanque. Fico à espera de o ver depois da manutenção. E vá... tenho que admitir que o Betta é muito bonito, e fica muito bem aí dentro!

Hoje tiro uma foto mais logo😜

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, Sofia Correia disse:

O aquário tá lindissimo!!!

O Betta é maravilhoso e fica muito bem! Espero que corra bem a experiência!

 

Obrigado Sofia. O betta é belíssimo!

A única dificuldade que tive ontem foi na hora de alimentá-lo porque os Tetras são autênticas setas ao ir atrás da comida.

  • Gosto 1

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Deixo aqui o link de um pequeno vídeo em que tive de remover o som porque estava a ouvir Música, mas que dá para ver a beleza do Betta e dos restantes companheiros de aquário 🐟🐟🐟.

Espero que gostem.

https://youtu.be/xyX-0EfceEw

 

  • Gosto 1

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, indian_joe disse:

Boas, 

Deixo aqui o link de um pequeno vídeo em que tive de remover o som porque estava a ouvir Música, mas que dá para ver a beleza do Betta e dos restantes companheiros de aquário 🐟🐟🐟.

Espero que gostem.

https://youtu.be/xyX-0EfceEw

 

Lindo! Parecem estar todos super harmoniosos! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Sofia Correia disse:

Lindo! Parecem estar todos super harmoniosos! 🙂

Sem dúvida. ☺️

  • Gosto 1

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito!!! O teu aquário está perfeito. Diria que mais uma ou duas podas e está pronto para ser fotografado. Depois continuas as manutenções… e vais fotografando de mês a mês. Em Maio escolhes a melhor imagem e envias para o iaplc 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Muito bonito!!! O teu aquário está perfeito. Diria que mais uma ou duas podas e está pronto para ser fotografado. Depois continuas as manutenções… e vais fotografando de mês a mês. Em Maio escolhes a melhor imagem e envias para o iaplc 😉 .

Obrigado José. Ainda não estou satisfeito com ele, creio que ainda vai levar com alguns tweaks 😄

As fotos com o meu Tlm não saem grande coisa. As plantas ainda não estão maturadas, na próxima poda já vão estar mais densas (espero). 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, indian_joe said:

Obrigado José. Ainda não estou satisfeito com ele, creio que ainda vai levar com alguns tweaks 😄

As fotos com o meu Tlm não saem grande coisa. As plantas ainda não estão maturadas, na próxima poda já vão estar mais densas (espero). 

Sim, eu percebo. Mas podes ir tirando fotografias, para te precaveres caso alguma coisa de mal venha a acontecer. Espero muito sinceramente que não, e pela experiência que já mostraste ter, duvido que aconteça. De qualquer maneira, mais vale prevenir. Continuação de excelente trabalho! Está lindíssimo, o teu tanque.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá 

Que aquário bonito que conseguiste montar, desde já os meus parabéns, seria um layout ótimo teres concorrido ao CPA 2022, mas fica já aqui o repto para que não deixes de participar na edição deste ano.

Quanto ao Betta é um animal muito bonito, transmitem uma grande serenidade e são um foco de atenção fantástico que ganham um grande relevo neste tipo de setup.

Ressalvo na escolha de um Half-Moon, são animais com mais dificuldade no nado, mas tendo essas moitas perto da superfície, acredito que se possa sentir confortável a descansar nelas pousado. A escolha de um Plakat seria sempre mais segura. 

Mais uma vez parabéns pelo layout e saúde nas plantas.

Abraço,

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Sim, eu percebo. Mas podes ir tirando fotografias, para te precaveres caso alguma coisa de mal venha a acontecer. Espero muito sinceramente que não, e pela experiência que já mostraste ter, duvido que aconteça. De qualquer maneira, mais vale prevenir. Continuação de excelente trabalho! Está lindíssimo, o teu tanque.

Olá José,

Vou tentar ir tirando umas fotos. ☺️

Obrigado 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Nuno M. disse:

Olá 

Que aquário bonito que conseguiste montar, desde já os meus parabéns, seria um layout ótimo teres concorrido ao CPA 2022, mas fica já aqui o repto para que não deixes de participar na edição deste ano.

Quanto ao Betta é um animal muito bonito, transmitem uma grande serenidade e são um foco de atenção fantástico que ganham um grande relevo neste tipo de setup.

Ressalvo na escolha de um Half-Moon, são animais com mais dificuldade no nado, mas tendo essas moitas perto da superfície, acredito que se possa sentir confortável a descansar nelas pousado. A escolha de um Plakat seria sempre mais segura. 

Mais uma vez parabéns pelo layout e saúde nas plantas.

Abraço,

Olá Nuno,

Muito obrigado pelos teus comentários.

O Betta faz exactamente como descreves, descansa pousado nas moitas e deita-se no tapete de Monte Carlo 😄.

A dificuldade que tinha em alimentar o Betta também já foi ultrapassada, ele já se sente mais à vontade para vir comer à tona de água onde é mais fácil alimentar o menino. 

Realmente os Bettas não são grandes nadadores, no seu habitat natural vivem praticamente em poças de água ☺️Concordo, um Plakat seria mais seguro, mas um Halfmoon tem outro "brilho" 😜

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 26/11/2022 at 19:27, indian_joe disse:

Boas,

Depois de 15 anos sem tocar em aquários decidi voltar ao hobby recentemente. 

O aquário ainda está a completar o ciclo do azoto, e faz amanhã 3 semanas. As algas já começam a chatear 😡 e tenho de andar sempre em cima do aquário nesta fase inicial, com muita TPA à mistura.

A Monte Carlo e a Repens nas primeiras semanas fez "Melt", e ainda se encontram em fase de recuperação. No início tinha também acrescentado a Hemianthus Micranthemoides que derreteu por completo. 😩

A Monte Carlo não se propagou como desejava, mas devagar vai melhorando. A H'ra está a crescer mais lentamente que as outras rotalas, por ser In Vitro e ter um crescimento mais lento.

Obrigado ao Mestre Rui "Ramirezi" pela orientação. 

Equipamentos:

Móvel ADA 90x45x70cm

Aquário ADA 90x45x45xm

Iluminação Chihiros WRGB II 900

KIT CO2 2Kg

Filtro Eheim Professional 4+ 350T

Fauna:

Caridinas Japonicas 

Otocinclus Affinis

Neritinas Clinthon Corona 

Flora:

Rotala Green 

Rotala Rotundifolia

Rotala H'ra

ELeocharis Acicularis Mini 

Monte Carlo 

Staurogyne repens 

Hidrocotyle Tripartida 

Lilaeopsis Brasiliensis 

Blixa Japonica 

Espero que gostem.

large.IMG_20221126_183545.jpg

large.IMG_20221126_183648.jpg

large.IMG_20221126_183731.jpg

 

No fundo è algum areão ou substrato ?

Estou a montar um segundo aquario com xistos e no fundo estou a planear colocar substrato , a minha dúvida è se na base do aquario e no intervalo dos xistos coloco um areão fino para prencher espaços e depois preencho com substrato ou coloco unicamente substrato .                         O objectivo è colocar olantas resteiras essencialmente que num aquario com areão as raizes não chegam ao substrato.

Nao sei o que me aconselham .

Obrigado 

Augusto Cabral

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Augusto Cabral said:

No fundo è algum areão ou substrato ?

Estou a montar um segundo aquario com xistos e no fundo estou a planear colocar substrato , a minha dúvida è se na base do aquario e no intervalo dos xistos coloco um areão fino para prencher espaços e depois preencho com substrato ou coloco unicamente substrato .                         O objectivo è colocar olantas resteiras essencialmente que num aquario com areão as raizes não chegam ao substrato.

Nao sei o que me aconselham .

Obrigado 

Augusto Cabral

Essa pergunta também gostava eu de ver respondida, Augusto. Vamos ver se alguém com mais conhecimento nos responde. Isto porque também tenho em mente montar um aquário com Xisto e areia, mas não sei se, com o tempo, a areia poderá "escapar-se" por entre os grãos do substrato. Talvez o @Alvaro Silva nos consiga elucidar sobre isso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas  :default_alberteinstein:

É sabido que a areia tem tendências a ficar compacta,o que para certas plantas se torna muito difícil as raízes conseguirem chegar a algum substrato onde possam estrair alimento,logo ai acabam por definhar.

Se bem comprendi,querem colocar xisto no fundo do aquário,ate aqui tudo bem,mas depois terá que ter algum sustrato onde as plantas possam criar raizes.mesmo que depois coloquem areia ou areão ou outra coisas,as plantas tem sempre por baixo o substrato onde se ficção,só que a areia colocada directamente em cima do substrato vai sempre ter tendência a misturar com o substrato, e pior vai ter tendêcia a sufucar as raizes por compactar,o melhor mesmo é haver uma devisão entre o substrato e a areia,ou seija areia num local,e substrato noutro.

Penso que era esta a duvida

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas  :default_alberteinstein:

É sabido que a areia tem tendências a ficar compacta,o que para certas plantas se torna muito difícil as raízes conseguirem chegar a algum substrato onde possam estrair alimento,logo ai acabam por definhar.

Se bem comprendi,querem colocar xisto no fundo do aquário,ate aqui tudo bem,mas depois terá que ter algum sustrato onde as plantas possam criar raizes.mesmo que depois coloquem areia ou areão ou outra coisas,as plantas tem sempre por baixo o substrato onde se ficção,só que a areia colocada directamente em cima do substrato vai sempre ter tendência a misturar com o substrato, e pior vai ter tendêcia a sufucar as raizes por compactar,o melhor mesmo é haver uma devisão entre o substrato e a areia,ou seija areia num local,e substrato noutro.

Penso que era esta a duvida

Saudações

Era essa a dúvida, sim. E agradeço o teu comentário. A minha ideia era ter substrato fértil por todo o aquário e depois cobri-lo com areia, mas já vi que vai ser quase impossível. Também é uma ideia para futuro... para a minha próxima montagem. Vou ter tempo para estudar uma alternativa, que pode passar pela utilização de musgos, por exemplo, em vez de plantas. Vamos ver... 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era essa a dúvida, sim. E agradeço o teu comentário. A minha ideia era ter substrato fértil por todo o aquário e depois cobri-lo com areia, mas já vi que vai ser quase impossível. Também é uma ideia para futuro... para a minha próxima montagem. Vou ter tempo para estudar uma alternativa, que pode passar pela utilização de musgos, por exemplo, em vez de plantas. Vamos ver...  .
Depende sempre do tempo que pretendes ter a montagem. Por exemplo na minha montagem mais antiga utilizei o método "el Natural" da Diana Walstad que foi abordado e detalhadamente explicado no livro "Ecology of the Planted Aquarium.”

Muito resumidamente, coloquei uma base de pedra vulcânica depois foi terra com fertilizantes de jardim e no final pus uma camada de areia com uns bons 2 centímetros.

As plantas agarraram bem. Furavam a camada da areia e facilmente as raízes desciam até a parte com substrato fértil.

Em relação a misturar-se com a areia, se estivesse a replantar por exemplo uma Cryptocoryne, ao tirar do substrato convém ir com calma. No entanto como a areia era preta e o substrato fértil também, não se notava muito.

No entanto o objetivo do aquário era diferente. Não era tão focado em estética mas sim no equilíbrio de um ecossistema.

Para montagens de 1 ano não vais notar muita mistura de substratos se tiveres cuidado. Agora se for a longo prazo. Eventualmente vão-se misturar.

P.S: este aquário é o tal que está montado desde 2018 e que vai ser desmontado no fim de semana. Tive que adiar mais uma semana enquanto recolho mais hardscape para a nova montagem.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

41 minutes ago, Loukitos said:

Depende sempre do tempo que pretendes ter a montagem. Por exemplo na minha montagem mais antiga utilizei o método "el Natural" da Diana Walstad que foi abordado e detalhadamente explicado no livro "Ecology of the Planted Aquarium.”

Muito resumidamente, coloquei uma base de pedra vulcânica depois foi terra com fertilizantes de jardim e no final pus uma camada de areia com uns bons 2 centímetros.

As plantas agarraram bem. Furavam a camada da areia e facilmente as raízes desciam até a parte com substrato fértil.

Em relação a misturar-se com a areia, se estivesse a replantar por exemplo uma Cryptocoryne, ao tirar do substrato convém ir com calma. No entanto como a areia era preta e o substrato fértil também, não se notava muito.

No entanto o objetivo do aquário era diferente. Não era tão focado em estética mas sim no equilíbrio de um ecossistema.

Para montagens de 1 ano não vais notar muita mistura de substratos se tiveres cuidado. Agora se for a longo prazo. Eventualmente vão-se misturar.

P.S: este aquário é o tal que está montado desde 2018 e que vai ser desmontado no fim de semana. Tive que adiar mais uma semana enquanto recolho mais hardscape para a nova montagem.

Conheço esse método. Já vi vários vídeos sobre isso, mas é como dizes... segue mais a ideia de teres um ecossistema completo com uma duração mais longa. A ideia é muito interessante. É quase como recriar aquilo que encontramos em alguns ambientes naturais. 

Já o meu objectivo não é esse. Não queria adiantar muito, até porque nem sei se vou avançar para essa montagem, mas gostava de criar uma coisa mais dramática, com pedras de Xisto, e não queria ter um tapete, desta vez... preferia areia de rio. Acho que funciona melhor com os amarelados e avermelhados das pedras de Xisto que encontro aqui na minha zona. De qualquer forma, quero ter plantas. Tenho que pensar bem no assunto, até porque estou a pensar numa coisa com muitas sombras e a vegetação terá que se adequar a isso. Talvez os musgos sejam mesmo as plantas adequadas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas malta,

 

O meu Betta morreu ontem, deixou de se alimentar correctamente e num curto período sucumbiu à doença. 

Creio que tenha sido afectado por parasitas internos, confesso que não tinha conhecimento que os Bettas pudessem ser afectados por esta maleita. 😞

 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, indian_joe said:

Boas malta,

 

O meu Betta morreu ontem, deixou de se alimentar correctamente e num curto período sucumbiu à doença. 

Creio que tenha sido afectado por parasitas internos, confesso que não tinha conhecimento que os Bettas pudessem ser afectados por esta maleita. 😞

Xiii... que coisa. Imagino aquilo pelo que estás a passar porque já me aconteceu o mesmo e é desolador. Os Bettas são os peixinhos que mais se assemelham a animais de estimação. Facilmente nos afeiçoamos a eles. A minha namorada não quis mais nenhum, desde que o nosso morreu, e eu desmontei o aquário que tinha feito para ele. Espero que consigas ultrapassar a tua perda rapidamente. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, indian_joe disse:

O meu Betta morreu ontem, deixou de se alimentar correctamente e num curto período sucumbiu à doença. 

Creio que tenha sido afectado por parasitas internos, confesso que não tinha conhecimento que os Bettas pudessem ser afectados por esta maleita. 😞

Ish...Tadinho! 

Eu não percebo bem porque vendem Bettas como peixes super resistentes...eu não tenho nada esta sensação! É sempre triste perder um Betta porque é mesmo um peixe muito interactivo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/03/2023 at 16:42, JoseCarlosMarques disse:

Xiii... que coisa. Imagino aquilo pelo que estás a passar porque já me aconteceu o mesmo e é desolador. Os Bettas são os peixinhos que mais se assemelham a animais de estimação. Facilmente nos afeiçoamos a eles. A minha namorada não quis mais nenhum, desde que o nosso morreu, e eu desmontei o aquário que tinha feito para ele. Espero que consigas ultrapassar a tua perda rapidamente. Um abraço.

Obrigado José. Realmente os Bettas têm bastante personalidade. Acho que não estava preparado para manter um Betta. Vou ter de arranjar um pequeno aquário hospital com termostato num futuro muito próximo.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/03/2023 at 17:45, Sofia Correia disse:

Ish...Tadinho! 

Eu não percebo bem porque vendem Bettas como peixes super resistentes...eu não tenho nada esta sensação! É sempre triste perder um Betta porque é mesmo um peixe muito interactivo...

Devia ter retirado o peixe do aquário comunitário para um aquário hospital, e elevado a temperatura da água juntando um pouco de sal marinho. Fica a experiência, que por sinal adorei, todos cá em casa gostavam muito do bettinha. Quando estiver preparado irei comprar outro.

  • Gosto 1

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.