O meu primeiro aquário


Verissima

Recommended Posts

Olá pessoal,

Decidi aventurar-me na aquariofilia e com ajuda de muitos foruns etc... lá fiz o meu aquário e decidi partilhar o mesmo.

AQUÁRIO:

Feito à medida 75Lx40Px40A, espessura do vidro 6mm

+/- 90L? (neste momento com água a 26ºC)

Filtro Externo - Oase BioMaster Thermo 250 (substitui as biobolas que eram de plástico por 500ml de Matrix da seachem), com a entrada e saída de água regulados para metade.

Substrato - JBL Manado 5L

Areia - JBL Sansibar white 5kg

LED - Twinstar 60B (6h por dia de iluminação com regulador automatico das 14h às 20h)

PLANTAS:

2 x Anubias hastifolia

2 x Anubias nana mini

2 x Anubias nana Coin

PEIXES:

5 x Tetras neons

6 x Guppies ( 2 x machos e 4 x femeas)

3 x Corydoras (1 x prata e 2 x albinas)

2 x Otos

Todos os peixes foram introduzidos por especie nesta mesma ordem com 1 semana de intervalo.

Já faz 1 mês que tenho o aquário, todas as semanas insiro 12L de agua nova sem cloro porque é evaporada, e também 8 ml de Ultra Bioguard da Azoo Plus.

FOTOS

Aquário

Bactérias Ultra Bioguard

Alimentação

O meu aquário de momento está um pouco vazio, prentendo inserir mais plantas porque quando encomendei pensei que fosse o suficiente e não tinha ideia do tamanho das plantas. São plantas que não necessitam tanto ou nada de CO2 e são de crescimento lento.

A areia branca ao inserir a agua com ajuda de um pires começou a descobrir o manado e é como estão a ver agora mas até gosto de ver assim 🙂

Peixes, posso inserir mais uns quantos? O que recomendam e que sejam compativeis com os que ja tenho?

Estava também a pensar em meter umas pedras, o que recomendariam?

Obrigada.

 

 

 

Editado por Verissima
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vera. Antes de mais, bem-vinda ao hobby! Prepara-te para molhar muitas vezes as mãos. Eheh.

Não percebi muito bem pela descrição se chegaste a fazer o ciclo do azoto. Depois de tudo montado (e deixa-me dar-te os parabéns pela escolha de todo o equipamento... mostra que fizeste bem o trabalho de casa) deixaste o aquário a circular durante o tempo suficiente ou introduziste logo os primeiros peixes?

A água a 26º parece-me um bocadinho quente demais. No teu lugar reduzia para os 24. Ou tens alguma razão para a manter assim tão quente?

Não tenho a certeza que os 5 litros de Manado sejam suficientes para o teu tanque. Para as Anubias, chega perfeitamente... até porque elas não devem ter as raizes enterradas... mas se quiseres usar plantas que se alimentem pela raiz, devias ter optado por colocar pelo menos mais um saco de substrato. É a minha opinião, claro. A tua ideia pode ser utilizar apenas essas plantas mais simples (recomendo-te os fetos de java, por exemplo... que são muito bonitos e também, não precisam de muito substrato) e nesse caso chega perfeitamente. Mas optava por comprar mais plantas. Muitas mais! Eheh. O aquário está muito vazio, e os peixes gostam de muita vegetação pra terem por onde "passear" e sítios onde se esconder. Com o passar do tempo, mesmo as Anubias vão começar a crescer, e podes propaga-las. Mas caso pretendas uma aparência mais "natural" devias apostar em mais plantas, algumas rochas e até alguma madeira. Procura exemplos e estuda bem o que queres antes de avançares para a compra. Metade da piada está em tentar replicar no nosso aquário aquilo que queremos ter dentro de casa. Se achares que as lojas de aquariofilia vendem as rochas a preços demasiado altos (é o que acontece, geralmente... e para um aquário desse tamanho aconselho-te a comprar uns 20 ou 30 kg de rocha - até para poderes "experimentar" o Look final) faz uma pesquisa junto de hortos locais. Geralmente vendem pedra decorativa a 20 ou 30 cêntimos por quilo... tens que ter apenas atenção à lista de pedras que podes colocar num aquário de água doce. Há listas na Internet, mas qualquer rocha de lava, por exemplo, é uma óptima opção (se corresponder à aparência que pretendes).

 

17 hours ago, Verissima said:

Peixes, posso inserir mais uns quantos?

Podes, sim! Mas antes de pensar em misturar mais espécies, aumentava a quantidade das que já tens. 2 Otos, por exemplo, são pouco. Eles sentem-se bem em grupos de 6 para cima. Vais ver que o seu comportamento muda drásticamente.

 

17 hours ago, Verissima said:

Já faz 1 mês que tenho o aquário, todas as semanas insiro 12L de agua nova sem cloro porque é evaporada, e também 8 ml de Ultra Bioguard da Azoo Plus.

Aqui deixaste-me com outra dúvida... geralmente o que se faz é uma mudança de água semanal (há quem faça de 30 ou de 50%), e nessa altura aproveitas para limpar vidros e o que mais seja necessário. Tu só repões a água evaporada? Não retiras nenhuma do aquário? E esse Bioguard... é um produto que acrescenta bactérias, certo? Isso usa-se no início do ciclo. Nas mudanças de água deves optar por um bom condicionador, que é o que te vai retirar da água da torneira aquilo que não interessa ao aquário, como o cloro, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Manado é realmente muito leve e, ou muito me engano, isso vai passar por cima da areia em breve. E as Corys vão ajudar nisso 😄 
Sobre as pedras depende do teu gosto e da qualidade da água. As Dragon Stone ou as Lava por exemplo são inertes, mas se forem umas Ryuoh Stone já são mais calcárias. É uma questão de pesquisar e ver o que melhor serve.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2022 at 09:19, JoseCarlosMarques disse:

Não percebi muito bem pela descrição se chegaste a fazer o ciclo do azoto. Depois de tudo montado (e deixa-me dar-te os parabéns pela escolha de todo o equipamento... mostra que fizeste bem o trabalho de casa) deixaste o aquário a circular durante o tempo suficiente ou introduziste logo os primeiros peixes?

Eu ia fazer isso mas a senhora da loja de animais disse que ao meter o AZOO Plus Bioguard e esperar +1 dia, que poderia meter já os peixes. Fiz muitos testes (fitas da JBL 7 em 1) e estava tudo bem, levei também uma amostra de água para a loja, na qual, fizeram dois testes e estava tudo bem.

 

On 02/11/2022 at 09:19, JoseCarlosMarques disse:

Aqui deixaste-me com outra dúvida... geralmente o que se faz é uma mudança de água semanal (há quem faça de 30 ou de 50%), e nessa altura aproveitas para limpar vidros e o que mais seja necessário. Tu só repões a água evaporada? Não retiras nenhuma do aquário? E esse Bioguard... é um produto que acrescenta bactérias, certo? Isso usa-se no início do ciclo. Nas mudanças de água deves optar por um bom condicionador, que é o que te vai retirar da água da torneira aquilo que não interessa ao aquário, como o cloro, por exemplo.

Acerca da mudança de água, pensei que se fazia mensalmente juntamente com a limpeza do pré-filtro do filtro externo. Mas sendo assim passo a fazer semanalmente.

Reponho, sim, só a água evaporada. Tenho um balde de 12L que é perfeito para repor a agua que é evaporada do aquário na totalidade. O que faço é encher outra vez o balde depois de repor a água e deixar descansar a água para que o cloro evapore para que na próxima semana volte a repor novamente. Mas já percebi, agora que terei que semanalmente retirar mais água e terei que comprar um bom condicionar.

Mais uma vez a senhora da loja disse que com este Bioguard serviria também para manter o aquário "vivo" de bactérias (acho que posso dizer assim), acrescentando a medida certa para a litragem do meu aquário uma vez por semana ou de duas em duas semanas.

 

Em relação ás rochas, pelo que li terei que ter cuidado com rochas com arestas afiadas, certo? Por causa de que os peixes se podem magoar e apanhar doenças. É escolher as mais lisas possíveis, certo?

A temperatura já baixei para 24º, tinha nos 26º porque li que seria dentro do ideal. Nada melhor que partilhar num forum e obter as informações correctas 😛

Mais uma pergunta, é verdade que se cortar um pé com folha e plantar noutro lado, ela cria raiz na mesma?

Mais uma vez, obrigada.

Editado por Verissima
mais uma pergunta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Emejet disse:

O Manado é realmente muito leve e, ou muito me engano, isso vai passar por cima da areia em breve. E as Corys vão ajudar nisso 😄 
Sobre as pedras depende do teu gosto e da qualidade da água. As Dragon Stone ou as Lava por exemplo são inertes, mas se forem umas Ryuoh Stone já são mais calcárias. É uma questão de pesquisar e ver o que melhor serve.
 

O que vale é que metade do aquario é manado (atrás) e a outra é Areia (Frente), é só plantar mais umas plantas e meter uma rocha aqui e ali e disfarça bem 🙂

Irei pesquisar essas rochas sim. Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Verissima said:

Eu ia fazer isso mas a senhora da loja de animais disse que ao meter o AZOO Plus Bioguard e esperar +1 dia, que poderia meter já os peixes. Fiz muitos testes (fitas da JBL 7 em 1) e estava tudo bem, levei também uma amostra de água para a loja, na qual, fizeram dois testes e estava tudo bem.

Pois... a senhora da loja de animais disse...

Claro que disse. Ela quer é vender. E se os peixes entretanto morrerem (espero que não seja o caso) ela vende mais alguns.

 

3 hours ago, Verissima said:

Acerca da mudança de água, pensei que se fazia mensalmente juntamente com a limpeza do pré-filtro do filtro externo. Mas sendo assim passo a fazer semanalmente.

O pré-filtro pode ser limpo todas as semanas também. Todos os dias até, se tiveres paciência para isso. Já o filtro aguenta meses sem ser limpo. Até não convém que o seja, porque é lá que estão guardadas todas as bactérias benéficas ao aquário. Vê alguns videos sobre isso. Há quem passe 6 meses sem o limpar.

 

3 hours ago, Verissima said:

Mais uma vez a senhora da loja disse que com este Bioguard serviria também para manter o aquário "vivo" de bactérias (acho que posso dizer assim), acrescentando a medida certa para a litragem do meu aquário uma vez por semana ou de duas em duas semanas.

E entretanto a senhora também vende esse tal bioguard 🙂 .

 

3 hours ago, Verissima said:

Em relação ás rochas, pelo que li terei que ter cuidado com rochas com arestas afiadas, certo? Por causa de que os peixes se podem magoar e apanhar doenças. É escolher as mais lisas possíveis, certo?

Não necessariamente. Tens é que escolher entre rochas que podem alterar ou não o PH, o KH e o GH do teu aquário. Por exemplo... o meu PH tem andado em níveis muito baixos, e eu preciso que ele suba. Tenho usado Casca de Ostra (e nem sei se vai funcionar). Casca de Ostra é o que se usa nos aquários marinhos...

Tens que pesquisar e ver quais são as rochas inertes. E, dentro dessas, escolher as que melhor se enquadram com o que queres para o teu aquário em termos de aparência.

 

3 hours ago, Verissima said:

Mais uma pergunta, é verdade que se cortar um pé com folha e plantar noutro lado, ela cria raiz na mesma?

Depende muito da planta. O meu conselho é que escrevas no Youtube "How to propagate ...". E no lugar dos 3 pontinhos pões o nome da tua planta. Não faltam vídeos a explicar como se propaga cada uma das plantas de aquário. O método mais comum é deixar que a planta cresça e depois dividir o bolbo em dois, três ou quatro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Bem vinda ao hobby! 🙂

Gosto da simplicidade do aquário!

Em relação à manutenção do mesmo, como o @JoseCarlosMarques já disse: trocas parciais de agua semanalmente com um bom condicionador (aconselho o Seachem Prime). É também nesta altura que deves sifonar os dejectos dos peixinhos.

Em principio não vai acontecer nada de errado com os teus peixinhos, dado que já passou um mês que os tens e como adicionaste bactérias o teu ciclo de azoto já tá completo, certamente. No entanto fica a nota que numa próxima vez deverás deixar "maturar" o aquário até introduzires os peixes. Tens um monte de informação sobre o ciclo de azoto aqui no fórum 🙂

Em relação às bactérias e à adição de bactérias a cada vez que fazes a troca de água semanalmente. Em teoria não é necessário...no entanto, por uma questão de segurança eu também o faço. Eu hoje em dia vejo essas bactérias como um "seguro de vida"...imagina que por algum motivo quando fazes a troca parcial de água perturbas de alguma forma a biologia do aquário?! Se isso acontecer, e puseres as bactérias, estás segura. Se não, pode dar origem a mortes desnecessárias. Acho que neste ponto não há uma forma mais correta que a outra. Tem sempre em conta que as lojas o que querem é vender e por isso se lhes perguntares eles vão sempre aconselhar o que os faça vender mais. Se isto não te incomoda, se te sentes mais segura a colocar bactérias e se tens essa disponibilidade financeira a minha opinião é: Go for it 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

39 minutes ago, Sofia Correia said:

Em teoria não é necessário...no entanto, por uma questão de segurança eu também o faço.

Nunca tinha lido tal coisa, mas faz algum sentido. Se bem que faz mais sentido nos dias em que limpas o filtro... aí sim, poderás perder algumas bactérias. Nas TPA's "normais", não vejo a necessidade, a não ser que pares o filtro por muito tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Nunca tinha lido tal coisa, mas faz algum sentido. Se bem que faz mais sentido nos dias em que limpas o filtro... aí sim, poderás perder algumas bactérias. Nas TPA's "normais", não vejo a necessidade, a não ser que pares o filtro por muito tempo.

Concordo com isto sim 🙂 eu é que acabo por fazer sempre, mas o meu aquário também é pequeno...então nunca é uma fortuna que gasto em bactérias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/11/2022 at 11:41, Sofia Correia disse:

Olá!

Bem vinda ao hobby! 🙂

Gosto da simplicidade do aquário!

Olá, obrigada, mas neste momento o aquário está mais completo com mais plantas, duas rochas dragon e um bonsai. Irei partilhar mais tarde com fotos como é que está. Só falta mesmo uns acabamentos.

Eu fiz mudanças de água, e mais até porque no sábado tive um pequeno descuido com o filtro, queria inspecionar o pré-filtro se estava tudo bem, voltei a ligar o filtro e pensando que estava a correr (até porque ao ligar expeliu umas coisas transparentes) lá fui à minha vida. No dia a seguir (domingo) as corydoras, especialmente a prata foi o que salvou o aquário porque era a unica com comportamento estranho, não parava quieta, estava sempre ofegante e sempre aos saltos no topo da água como se alguém se estivesse a afogar. Decidi fazer outra troca de água, até que deparei que o filtro não estava a correr como deve de ser, simplesmente saia muita pouca água ou quase nada. Caiu-me tudo! Os animais a sofrer e eu descansada da vida 😔 Então o que faltava fazer depois de ligar o filtro era bombear o filtro e lá começou a circular a água como deve de ser, adicionei tb uma bomba de ar para oxigenar a água durante a noite toda mais um filtro interno pequeno com carvão activado para ajudar tb a mexer a suprifice da água. Hoje de manhã as corydoras já estavam no fundo a fazer o seu serviço e mais calmas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Verissima

Sendo o filtro o pulmão e o coração do aquário,sempre que se tenha que mexer ter sempre o cuidado de ver se esta tudo bem,e só depois vamos há nossa vida.

Tivestes sorte que com o esforço do filtro não ter partido a (hélice)

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como o José diz... é ir tirando os enfeites de plástico e substituindo por elementos naturais, plantas e troncos e rochas.

Está com muito bom aspecto.

continua.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá novamente, para não estar abrir outro tópico, decidi perguntar aqui mesmo.

Lá de vez em quando aparecem me estas minhoquinhas brancas a passear no aquário, provavelmente vindas ou da areia ou das rochas (ambos foram lavadas com agua corrente antes de inserir). É algo que me deva preocupar ou é comida grátis para os meus peixes?

https://www.aquariofilia.net/forum/gallery/image/52818-white-worm2gif/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.