Pink Anubis


João Pedro Palma

Recommended Posts

Boa noite malta,

Finalmente publico as fotos referentes à montagem de 9 de Outubro, para a 3ª edição do Concurso de Aquascape para a PetFestival 2023.

E depois de participar no segundo/último, o objectivo deste é não cometer os mesmos erros do anterior. Que foram uma má gestão da fertilização/CO2 e devido a questões profissionais, andar com o aquário atrás entre Lisboa - Algarve - Alentejo.

Assim, desta vez fiz uma escolha de plantas mais resistentes e low maintenance, bem como o apetrecho de um sistema de CO2 profissional.

O objectivo é um aquário à imagem das plantas escolhidas, que não dê trabalho a médio/longo prazo e onde a Anubia é rainha. A intenção é a de conseguir fazer uma montagem onde as Anubias sejam o foco principal, criando uma espécie de floresta.

Desafios da montagem (além do óbvio, conseguir montar um aquário com o hardscape que nos dão):

  • Não cair nos mesmos erros;
  • Contrariar a lentidão do desenvolvimento das plantas escolhidas e conseguir criar o efeito pretendido.

Assumo desde já que, infelizmente, não tirei muitas fotos e as que vou colocar hoje são as primeiras. O aquário em si já está um pouco mais maturado mas mais à frente já explicarei.

Então Setup:

Aquário: ILA 45x30x30cm - 40L brutos

Iluminação: Twinstar W/RGB Twinstar 450CC II

Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini (e posteriormente o anterior Hailea bio filter cascata SL-306)

Termostato: Resun 50W - 26ºC

Sistema de CO2: Pressurizado 1 bps 8h/dia

Fertilização: Por enquanto nada mas mais tarde o 2hr aquarist apt1 

Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L

Hadscape: Relief Stones da Strideways e Red moor wood

(Aqua)Flora: Eleocharis sp.'Minima'; Anubias Barteri; Anubia Hastifolia; Anubia barteri glabra; Anubia bartei gold coin; Cryptocoryne petchii 'pink; Cryptocoryne wendtii 'Flamingo; Hydrocotyle verticillata; Vesicularia Dubyana (Christmas Moss)

Fauna: Futuramente receberá um casal de Badis Badis, casal lésbico de Góbios azuis (Stiphodon sp. Undio Blue) que de azul não têm nada, Amanos, Otocinclus e os Babaulti Tiger.

Foto frontal:

large.1685306278_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_59.jpg

large.1598866382_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_57.jpg

Lateral esquerda:

large.231489831_ImagemWhatsApp2022-10-23s19_39_59.2.jpg

Update: Já retirei as pedras por cima dos troncos, o que já deixa percecionar o efeito de copa suposto naquele lado.

Comprei mais um vazinho de Eleocharis e plantei metade (não tive paciência para encontrar mais espacinhos para o restante), bem como mais uma Anubia Barteri e hastifolia. As Cryptos, depois de meltaram uma ou 2 folhas, já estão a germinar folhas rosa.

Como não tenho estado em Lisboa, há coisa de uma semana que não vejo o aquário... Esta semana volto e tentarei actualizar! 😄

Ps- Vocês têm de me ensinar a tirar fotografias aos aquários...

Bom resto de fim-de-semana!

Editado por João Pedro Palma
completar introdução
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a ver que nunca mais... Uma pessoa aqui carregada de ganas para detonar o trabalho do jovem... E nada...

Mas então vamos lá ver por onde é que começo...

Este é sem dúvida o layout mais minimalista de todos... Um tronco, uma mão cheia de rocha e bate-lhe as palmas... Com tão pouco, fazer um brilharete, está só ao alcance dos mais audazes... Das duas uma, ou vais surpreender e rebentas com aquilo tudo; ou vais levar um "pontapé na boca", que vais precisar de anos para te reabilitares psicologicamente...

As Anubias são plantas famosas por sobreviver a tudo, até a Tozés, o que por si só pode parecer uma aposta inteligente e segura... MAS crescem muitoooo lentamente... Logo, para se deixar de ver esse substrato todo, vais ter que investir em mais uns vasinhos... Ah vais, vais... Se vais... Oh, oh... Hummm, hummm... Vais mesmo!!! #descapitaliza-tetodo

Em relação ao nome do projeto... Estava à espera de algo tipo "Peste, carbúnculo, mal rubro e urticária"... Mas decidiste inovar, e homenagear a famosa casa de luz vermelha sevilhana... Tem o seu valor, não critico!!!

 

On 23/10/2022 at 20:24, João Pedro Palma disse:

um casal de Badis Badis

3 fêmeas para um macho... Se não quiseres ter um assassino viúvo em pouco tempo... 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/10/2022 at 19:59, Pedro Mendanha Dias disse:

 "Peste, carbúnculo, mal rubro e urticária"... 

Mendanha, o escorbuto ficou na gaveta, ou estás a guardar para algum trabalho teu?  😂

 

João Pedro, 

Dá para perceber o quanto relax e descontraído esse aquário é para ser, mas isso vai precisar de um tempinho para maturar!

  • Gosto 2

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, ismael_figueira disse:

Mendanha, o escorbuto ficou na gaveta, ou estás a guardar para algum trabalho teu?  😂

Isso tens que perguntar aos veteranos veterinários, que escolheram estas 4 maleitas para grito de guerra do curso......... continuando o cântico......

"não há malta mais porreira que a malta de Veterinária"... 

  • Obrigado(a) 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá mais uma vez companheiros!

Vou responder aos simpáticos críticos (e amigos) primeiro. Depois vou actualizar.

Querido @Pedro Mendanha Dias eu não sei se a montagem é tão simples assim. Não que não goste da ideia, porque gostava de fazer um brilharete com pouco. Ou porque se calhar não arrisquei tanto como outros concorrentes, não saindo tão fora da minha zona de conforto, usando só pedra. Mas espero um dia, talvez numa próxima, fazê-lo. Eu acho que a montagem é algo simples sim mas tem várias camadas. Bem como vários pormenores, eu dou muito valor aos detalhes, mas é algo que só vais reparar a observar de perto ou se eu os fotografar especificamente (coisa que ainda não fiz).

 

As anubias desenvolvem-se lentamente sim. E é um dos desafios da montagem. Embora estejam a lançar uma folha nova a cada 2 semanas mais ou menos. Eu também arranjei uma maneira de remediar isso mais ou menos mas já vou falar mais à frente. O Eleocharis, eu acho que o segundo vaso, deu conta do recado. Mas "detona" aí à vontade ahah

 

Quanto aos Badis, vou seguir o conselho. E, como assim tu sabes esse grito de Veterinária?? ahah lindo. Grito que não podia ser mais verdadeiro ahah

 

Espero chegar perto das expectativas 🤞

 

Amigo @ismael_figueira! Acho que captaste bem o objectivo do aquário ahah É mesmo esse. Relax e consequentemente não dar ele também muito trabalho. Acho fantástico que o tenhas percebido com as parcas fotos que aqui estão. Espero (e acho) que as novas já sustentam um pouco mais a filosofia 😊😉

Ora então vamos à actualização. Eu não sei se o Tozé vai repetir o que fizemos no ultimo desafio, de imprimir o tópico para a PetFil mas acho que vou também editar o primeiro post para o mesmo ficar mais integro (feito meio à pressa) e pronto para tal.

Vou colocar primeiro fotos que ficaram em falta de há um mês e depois mais actuais.

No primeiro post eu já tinha referido que as pedras já tinham sido retiradas e eu já tinha colocado também mais um pote de Eleocharis para acelerar o tapete. Retirei algumas das anubias, uma da esquerda que eu acho que me estava a desiquilibrar o layout. E outra da direita que substitui por uma heterophylla mais pequena.

Fiz também uma batota, adicionei isto:

  • 2 pés de Hygrophila pinnatifida que estavam a flutuar da montagem anterior e ainda não decidi se mantenho porque estão a crescer demasiado e a enviar runners para tudo o que é lado;
  • Blyxa japonica na parte de trás. Penso que não influencie em nada ou quase nada o layout mas preciso das mesmas para servirem de esconderijo para os camarões, uma vez que tenciono adicionar 3 ou 4 badis;
  • Bolbitis heudelotii. E aqui, algo que falo no primeiro post, assumo o primeiro fracasso da montagem. Anubias é giro mas deixam a montagem em si algo despida. Não oferecem volume. As anubias continuam a ser o prato principal mas funcionam melhor como completemento ou COM complemento. Anubias e fetos, name a better duo.

Assim deixo as fotos, onde considero que o aquário está a 30% do objectivo:

large.IMG_20221203_180230.jpg

large.IMG_20221203_180420.jpg

large.IMG_20221203_180610.jpg

 

E assim passo a colocar as mais actuais:

large.IMG-20221203-WA0022.jpg

 

large.IMG_20221203_174454.jpg

large.IMG_20221203_174035.jpg

large.IMG_20221203_173708.jpg

large.IMG_20221203_173851.jpg

large.IMG_20221203_173510.jpg

Mais maturado. Mais perto do objectivo. Considero que o mesmo esteja a 55-60%.

Sugestões? Eu sempre fui fã de fundos pretos nos aquários. Acho (ou achava) que dão uma maior profundidade e mistério ao layout, mas não ponho de parte a hipótese de, desta vez, se calhar substituir por uma fundo mais claro. Branco.

Opiniões? 😄

 

 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a gostar de ver o fundo preto por acaso... Está a evoluir muito bem o aquário. 💪🏻👌🏻

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bolbitis ainda está com as folhas em estado emerso! O teu aquário com a escolha de plantas que crescem muito mais devagar dificilmente estará "pronto" a tempo da foto final o que é uma pena porque isto a longo prazo vai ficar muito fixe. Que deve ser mesmo a tua ideia, certo?

 

há 2 horas, João Pedro Palma disse:

Eu não sei se o Tozé vai repetir o que fizemos no ultimo desafio, de imprimir o tópico para a PetFil mas acho que vou também editar o primeiro post para o mesmo ficar mais integro (feito meio à pressa) e pronto para tal

Foi o @Ricardo Gil que imprimiu e plastificou essas folhas. É coisa para repetir-se certamente 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, João Pedro Palma disse:

E, como assim tu sabes esse grito de Veterinária?? ahah lindo. Grito que não podia ser mais verdadeiro ahah

A pergunta que deverias fazer é: o que é que este jovem talento, capa de revista, não sabe???

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bela montagem. Ainda não tinha visto esta, mas é mais uma para dificultar a decisão do júri. Parabéns!

Como se porta esse substrato? E os produtos da 2HR? Vejo que também usas os da Tropica... notas grande diferença entre as duas marcas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O homem anda atualizado no que os juízes da ADA gostam.

Está top...gosto muito deste aquário. Diferente dos restantes. Parabéns

Mais um mês e meio e tlv esse consigas que fique concluído. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.