Hanging gardens


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts


Ora boas
 
Lá estámos naquela altura do ano, o 3° desafio de aquascaping, o meu histórico na competição é um pouco tímido, não participei no primeiro por desistência de última hora e no segundo nem me lembro que lugar fiquei, mas lembro que não foi nada de encher o olho.
 
Sinto passei ao lado de uma grande carreira, mas como enquanto há vida há esperança cá temos o terceiro desafio para me redimir, já não dá para Cristiano Ronaldo, nas sinto que dá para Paulinho, e se começar aos mergulhos lá para dentro até chego a Taremi.
 
Uma coisa é certa o segundo desafio ficou marcado na minha vida para sempre, era para não participar pois estava a atravessar um mau momento pessoal, até que o Tozé me disse que o que eu tava a precisar para animar era um desafio de aquascaping.
 
O Serrenho ganhou o concurso mas o prêmio levei eu, faz 2 anos e 8 meses que eu e a Susana começamos a namorar, e tudo começou na pet. Tás a ver Tozé, se o negócio de organizar desafios for por água abaixo podes sempre começar a organizar casamentos
 
Mas as coisas este ano não começaram bem, a pré-poca foi um desastre, mudança de casa, filhos e mulher doente, fui para o desafio com pouca ou nenhuma preparação, sem ideia do que montar
E para piorar na noite antes do desafio vou preparar o aquário do primeiro desafio que ia usar e dou com ele partido, pensei cá para mim, já deu buraco.
Onde vou agora arranjar outro aquário?
 
Mas homem prevenido vale por dois, e tipo Jürgen klopp ou Guardiola, olhei para o banco e lá estava um suplente de luxo.
O aquário do segundo desafio, sem qualquer aquecimento entrou em campo para salvar o dia.
 
Mas pera lá, tu.disseste que não entraste no primeiro desafio? Como raio tinhas um aquário do primeiro para partir?
 
Epá isso é uma história complicada, sem elaborar muito digamos que o aquário que foi rifado na primeira edição do desafio acabou nas minhas mãos há uns dois anos atrás.
Comparo-me eu ao klopp e Guardiola, mas devo ser mais um Fernando Santos a enterrar jogadores, neste caso a partir aquários.
 
De qualquer maneira domingo de manhã lá me meti a caminho com a Maria e o bebé, a caminho da Fil.
Sim o bebé, é a minha última esperança, de quatro filhos só me sobra este para seguir os caminhos do pai, até agora a coisa vai bem encaminhada.
 
Entre mãozinhas marcadas no vidro, calhas desligadas e chegar a casa e encontrar ele a mexer nos CO2 tipo "pai não percebes nada disto, deixa lá que eu é que sei, vez já resolvi o problema" a coisa ainda lá vai.
 
Bom chegamos à FIL a tempo de ver o Ismael, o verdadeiro campeão do desafio, o único campeão que ganhou sem se inscrever, bom digamos que chegamos a tempo de ver ele ganhar outro prêmio para o qual não se tinha inscrito.
Pneu furado, o pobre do Ismael a trabalhar e o pessoal a todo a volta dele a dar apoio moral, o Tozé ajudou tanto que ficou cansado, e depois o Ismael para retribuir o favor foi lá dar uma ajudinha e montou-lhe o aquário, porque raio não pensei eu nisto.
 
Bom a conversa já vai longa e ainda não chegamos ao que interessa aqui vai:
 
Aquário: ILA 45x30x30 vidro extra claro
Actualmente todos os aquários que tenho são ILA, para bom entendedor meia palavra basta.


Filtro: hmmm qualquer coisa da aquael ( oh Tozé qual é a marca do filtro do desafio? É para um amigo)

Luz: twinstar série II 450 CC
Hardscape: relief stones ( ou como eu lhes chamo a salada de rochas, já explico porquê)
Substrato: Help advanced soil plants + areia de filtro de pisicina
CO2: strideways com difusor twinstar M
 
Plantas:
Monte Carlo
Anubias petite
Anubias pangolino
Criptocoryne parva
Bucephalandra deep purple
Rotala h'ra
Rotala orange juice
 Rotala yao yai
Rotala green
 
Bom quando olho para este aquario só pergunto a mim próprio, que raio me passou pela cabeça, de onde veio a ideia, ou que raio esperava atingir, sinceramente não sei. Comecei a colar pedras e quando dei conta tinha isto, não tou a dizer que é feio, mas é daqueles layouts que destoa, difícil perceber qual é era a ideia até para mim que o montei.
 
Mas acho que isso já é normal em mim, todos os que me conhecem sabem que eu não bato bem da marmita, e que já me faltam alguns parafusos.
De qualquer maneira se pudesse descrever a ideia, acho que era fazer algo diferente, queria algo com algumas sombras nas laterais e linhas diagonais bem definidas, se esse objectivo foi atingido, quem sou eu para apreciar arte, isso deixo para os entendidos
 
Neste layout queria experimentar a espuma de poliuretano pela primeira vez, a ideia era só usar a espuma para impedir o substrato de rolar para a frente, mas como foi a primeira vez acho que abusei e acabei com um aquário que se ficar bonito de frente decididamente não o é visto de lado, mas em termos de preencher os espaços entre as rochas é bastante eficiente.
 
Tirando isso aceitei usar as relief Stone, andava demasiado ocupado com a mudança para andar na guerra pelas Oceania Stone e ao mesmo tempo queria tentar algo diferente.
Mas tenho mixed feelings as relief stones não são um tipo de rocha, são dois, no meu lote tenho lá umas rochas que são claramente rochas de lava extremamente porosas, e outra Rocha de cor semelhante lisa, são bonitas, mas tenho a certeza que não são a mesma Rocha pois ao parti-las com o berbequim era claramente visível que além da textura, a composição das pedras era diferente, gosto bastante das relief stones mais lisas, não desgosto da versão de rocha de lava, mas para mim essa versão é meramente uma rocha de lava como as outras.
 
As plantas usadas não foi nada de radical, como não tive tempo para mais mandei ao Tozé a lista base que eu uso em quase todas as minhas montagens, claro de layout para layout há variações mas diria que a maioria das que usei aqui são a espinha dorsal dos meus layouts.
Ou seja nada de muito excêntrico ou espectacular, sem preparação joguei pelo seguro e escolhi um leque de plantas que me serviria em quase todo o tipo de layout.
 
Bom isto há vai muito longo, o dia foi bem passado, embora eu desta vez me tenha deixado levar pelo layout e não tenha passado tanto tempo a conversar e confraternizar com os meus companheiros de jornada.
 
O aquário foi para casa e aqui vai um update, faço TPA de dois em dois dias de 50%, falhei uma vez ou outra por causa dos problemas de saúde familiares que já são conhecidos, infelizmente não me deixaram levar o aquário para o hospital e fazer a TPA lá, até que tinha dado jeito para distrair que isto nos hospitais está pela hora da morte
 
Coloquei um dimmer daqueles sem ser Wi-Fi, tem que se programar manualmente, nada de telemóveis, mas é bastante eficiente. A calha, tinha as minhas reservas em relação a esta calha, apenas a pedi pois embora aqui tivesse ainda as 300C de outros desafios acreditei que ficava em desvantagem se as usasse contra as 450CC, mas não esperava nada de especial delas, tenho aqui uma 450E e não esperava que as CC conseguissem algo semelhante.
 
Até agora estou impressionado, para uma calha budget tem boas cores e parece competente. Não em lembro agora dos settings, depois coloco. O CO2 liga 2 horas antes da luz e coloquei um timmer do chinês que chega bem.
 
O filtro é um aquael versamax FZN- Mini, para um aquário deste tamanho até que não se porta mal, é pequeno e silencioso que é uma das maiores reclamações que se fazia ao filtros de edições anteriores, mas em termos de performances não esperem milagres, é competente.
 
Fora disso, as plantas estão a crescer bem, tenho algum melt na monte Carlo, mas é normal, não vou perder a cabeça por causa disso. Tenho fertilizado com APT, usei o completo no meu aquário do IAPLC e fiquei satisfeito .
Fora disso já tive que podar as rotalas.
 
Epá o testamento já vai longo o pessoal já me acha maluco que chegue, aqui fica uma foto do aquário hoje.
 
d32fd7e155fcf5d5c5b8772a60bc42ad.jpg
 
 
 
 
 
Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk
 
 





  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora deixa cá ver por onde começo...

 

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Aquário: ILA 40x30x30

Começas logo mal nas medidas! É 45x30x30!!! Extra claro! Com a qualidade na colagem da ILA Europa! 

 

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Filtro: hmmm qualquer coisa da aquael ( oh Tozé qual é a marca do filtro do desafio? É para um amigo)

O filtro é o Aquael Versamax FZN-Mini!

Que tal como o nome indica é Mini! Cá em casa funciona bem e só coloquei um skimmer para sugar o co2 à superficie aumentando a distribuição de circulação de água! E olha que o meu cascata está carregadinho de materias porosas biológicas!!!

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Luz: twinstar 450B

Calha W/RGB Twinstar 450CC II !!!!

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Substrato: aplica-se o que foi dito para o filtro

Nem o nome do substrato usado sabes dizer???

É o Help Advanced Soil Plants 8L !!!

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Bucephalandra red

Bucephalandra deep purple

Elocharis sp. minima

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Rotala Vietname ou yao yai ( sinceramente não me lembro de qual pedi)

Pediste a Yao Yai

 

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Cuba

Nope!

 

 

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

A calha, tinha as minhas reservas em relação a esta calha, apenas a pedi pois embora aqui tivesse ainda as 300C de outros desafios acreditei que ficava em desvantagem se as usasse contra as 450B, mas não esperava nada de especial delas, tenho aqui uma 450E e não esperava que a B conseguisse algo semelhante.

Já disse que não é uma 450B mas sim uma 450CC II??? Logo tu que não és nenhum totó vais confundir alhos com bugalhos?? Até parece que não sabes que a série B apenas usa leds brancos e azuis??? Não viste a cor desta calha???

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Até agora estou impressionado, para uma calha budget tem boas cores e parece competente.

Tivemos duas edições com as calhas brancas e com apenas 300mm e dali sairam montagens brutais com as plantas em óptimo estado e cor! Ah e tal a calha é fraca...

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Tenho fertilizado com o APT, mas em vez de ser o complete, para evitar as algas tou a usar o ouro verde quem tem a dose mais fraca, sei que não foi o que nos deram, mas eu tenho esse aqui, a medida que o aquário estabiliza logo vejo se passo para o completo, usei o completo no meu aquário do IAPLC e fiquei satisfeito .

Ouro verde? Tá tudo bem contigo? 

Também não percebeste que o fertilizante da apt é incompleto? O apt1 é para usar em aquários novos quando o substrato fertil está na máxima força, daí não trazer N nem P? Tu disseste ouro verde mesmo???

Em relação às pedras, é normal no meio de uma caixa vor umas pedras diferentes digo eu. Provavelmente vem todas da mesma pedreira e como tudo na vida pode haver umas mais maciças que outras. O que fazemos é selecionar as mais bonitas para ficar na frente e as mais feias esconder ou por baixo ou depois com a vegetação! Osto para não falar que sobrou algumas pedras noutras caixas de outros concorrentes! Era só perguntar, digo eu!

há 1 hora, Bruno R. Carvalho disse:

Mas acho que isso já é normal em mim, todos os que me conhecem sabem que eu não bato bem da marmita, e que já me faltam alguns parafusos.

Ao menos admites! 😆

Agora dá é uso às mãozinhas que talento não te falta!!!!

 

P.s era só ir ver outros tópicos do desafio e copiar o setup!!! E abrir o excel com a tua escolha de plantas que me enviaste!

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé nunes é do cansaço
Tava mesmo com ideia que estás se chamavam 450B, não sei de onde tirei a ideia, agora que li a tua resposta é que me lembrei que existe uma calha só para peixes e essa é que é a B.

O resto depois corrijo, não disse ouro verde, queria dizer o outro que é verde, o complete é laranja, o autocorrect é que gostou de ouro verde.

Cuba? Tens razão, tou a confundir com a outra montagem que tenho aqui em casa.

Mas agradeço a ajuda, para o ano para agradecer monto eu o teu aquário.

E o Tozé a pensar

"Livra-te ainda ficava em último"





Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk



  • Haha 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno gosto da tua montagem...

Acho que é daquelas que só a com a flora é que vai mostrar o seu verdadeiro potencial. Quando esta ocupar alguns espaços vazios é que tudo vai ficar totalmente harmonioso e com um enorme potencial para uma foto final decente.

 

AHHHH e por falar em fotos...que m***a de foto é essa. Está minúscula. até eu que não vejo cores muito bem consigo fazer melhor com um telemóvel.  🙂

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que não percebo nada... Já me ri aqui sozinho várias vezes e é o que fazemos melhor. Acho que devia fazer mais comentários/descrições... o que me ri.

Desejo o melhor para a tua família e que tudo se recomponha.

Em relação ao Aquário, está impecável e quando fazemos as coisas a "correr" tem tendência a sair melhor.

Tenho pena de não ter ido a FIL.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom ontem já cansado talvez não tenha me explicado bem, em relação as calhas, não tenho nada a dizer excepto que estou bastante surpreendido, eu enganei-me e disse 450B, que é um modelo budget para quem apenas quer peixes com melhores cores e não indicada para crescer plantas.

A calha que temos é a twinstar W/ RGB série II 450 CC, a calha para mim é bastante boa, não ao nível das 450E, tenho cá uma, mas surpreendentemente não anda longe.
Agora para o Tozé não ficar chateado, não critiquei as calhas 300CC de outras edições, e sei que elas tiveram bastante bons resultados, prova disso é que enquanto muitos despacharam as 300CC que tinham eu ainda cá tenho as minhas, dizer que as calhas de este ano são superiores às 300CC não é crítica, é sim admitir que as calhas deste ano são tecnicamente mais evoluídas que as anteriores e que sim, apesar de conseguir ter resultado com elas, estaria em desvantagem tecnológica face a quem usa as novas calhas.
E se disserem que não vou já buscar a minha 450E, ainda me lembro de no último desafio ter sido feito muito barulho porque um concorrente estava a usar uma 450E em vez da 300CC e todos se queixaram que era batota.
Daí que acho que a twinstar fez um bom trabalho ao conseguir apresentar uma calha bem competente e finalmente com RGB na sua gama mais baixa, salientando que as 300CC são bastante competentes para quem preferir esse modelo.

Em relação as rochas, não foi queixa ou crítica, foi uma constatação, eu usei os dois tipos no meu layout e não acho que o layout tinha perdido impacto por isso.
Só constatei que as diferenças de texturas e composição entre as rochas existiam, achei-as bonitas, olha gostei mais delas que das Oceania.

Em relação ao substrato que pouco referi ontem, não tenho nada a dizer, as plantas estão a crescer, não tenho tido algas ou melt por aí além, por isso é uma boa opção para quem procura um bom substrato, isto com base no que tenho visto até agora.

Já agora uma referência aos kits de CO2 da strideways, tirando a garrafa, pois tenho extintores de sobra para valer a pena o investimento, já cá tenho dois e estou bastante contente com eles, já faz um ano que tenho um, o meu layout to IAPLC usou um strideways, o ajuste fino é muito bom que acho que é aquilo que mais me chateia em redutores de qualidade mais baixa.
Bem como a facilidade de usar em garrafas de rosca frontal como nas de enroscar no topo, isso então é um must.

Em relação a foto que o Vasco referiu, tirei a foto a pressa, peço desculpa logo tento outra, mas este telemóvel faz de propósito, é para se vingar de já o ter deixado cair mais de 100x e de tar todo partido.
Tenho a DSLR mas o carregador morreu por isso por agora tem que ser telemóvel.

Tozé corrigi o que apontaste no tópico original, em relação ao talento de sobra, talvez, mas como no futebol, talento sem trabalho e consistência não serve de nada.
A mim as vezes falta-me a parte do trabalho, mas a falta de consistência já tem mais a ver com a minha personalidade, como já referi, não bato bem da marmita.
Mas vou tentado melhorar esses pontos como posso, mas tento não deixar que o hobby volte a tomar conta da minha vida como no passado.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm... A foto não está de acordo com o tamanho da prosa... Assim é difícil avaliar a coisa... Mas pelo que vi ao vivo, não estava nada mal...

Fico a aguardar mais fotos para o julgamento final!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, mixed feelings acerca desta montagem, há ali opostos que não se atraem e creio que nem o indiana Jones se punha debaixo daquelas pedras, soberba a forma como asquelas pedras parecem estar suspensas. Percebo o teu jogo de sombras mas a similaridade de ambas as sombras pode transportar-nos para um mundo do género "Inception".

A aguardar expectante pela forma como vais dominar/moldar a flora nesse layout! 

Abraço 

 

 

 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Bruno, mixed feelings acerca desta montagem, há ali opostos que não se atraem e creio que nem o indiana Jones se punha debaixo daquelas pedras, soberba a forma como asquelas pedras parecem estar suspensas. Percebo o teu jogo de sombras mas a similaridade de ambas as sombras pode transportar-nos para um mundo do género "Inception".
A aguardar expectante pela forma como vais dominar/moldar a flora nesse layout! 
Abraço 
 
 
 
 
Entendo o que dizes, eu tenho mixed feelings em relação a ele, não sei que me passou pela cabeça, gostava de dizer que havia um plano grandioso, mas nem por isso, quando dei por mim era isto que tinha.

As sombras, não é uma questão de alguém se por lá debaixo, é mais de que nem as plantas gostam de lá estar, vou provavelmente ter que arranjar anubias petite ou pangolino, pois a crypt parva que até nem é uma planta muito necessitada de luz, não parece gostar do local.
Mas por agora vou dar uma chance á parva a ver se ela muda de ideias.

Em relação ao resto, e aproveito aqui já para fazer um update, o aquário não está nada de especial, daí não ter havido mais updates, no entanto aos poucos as rotalas tem crescido e a medida que as corto e espalho elas vão tomando conta do layout.
No entanto a nossa senhora do alguedo falhou-me e as desgraçadas vieram em força, diatomáceas, por todo o lado e cianobactérias, mas essas só em duas pedras, as relief stones que coloquei aqui que não se parecem rochas da lava, não sei porquê, mas só gostam dessas duas rochas, e verdade seja dita aquando esfrego as mesmas com a escova elas fartam-se de largar porcaria, não é para chatear ninguém, mas mantenho a minha opinião, nas relief stones vieram dois estilos diferentes de rocha.

Por falta de tempo e alguma preguiça á mistura as algas tomaram mesmo conta, a dada altura não se via nada dentro do aquário e vidro estava todo castanho, as diatomaceas filamentosas eram tantas que quando flutuavam arrancavam as rotalas do substrato.
Resolver não foi problema, remoção manual, escova nas rochas, limpei os vidros e adicionei alguns camarões ( espécies misturadas) e caracóis que vieram do aquário do IAPLC que ainda estava na casa dos meus pais abandonado e foi finalmente desmontado.

As diatomaceas já não voltaram em força, mas também não desapareceram completamente, hoje fiz mais uma TPA e limpeza do aquário.
Fui á soluções aquaticas e trouxe:

8 simulans
2 ottos
3 amanos
2 caracóis clithon Corona
2 caracóis juttiengae ( acho que se escreve assim, senão depois verifico e altero)

O patrocínio claro que não cobriu tudo, mas já foi uma boa ajuda. Aproveitei também para trazer 2 potes de 1-2 grow de Monte Carlo, no dia da montagem só tinha um pote e infelizmente não chegou para cobrir as rochas como eu desejava, o layout estava bastante despido de verde, por isso colei monte Carlo nas rochas, agora é só esperar que sobreviva a fase de adaptação.

Eu sei que as fotos não tem grande qualidade, o telemóvel não está no melhor estado e o fotógrafo sempre foi uma desgraça quando se trata de fotografar aquários, mas aqui ficam fotos do aquário hoje após a manutenção.

6efa69078c4ea022dfcdc282cdd2af0d.jpg

ff5e4f240e2d477b99c32bcbf1375480.jpg

5c366efa4659090ff523041a9a06257f.jpg

a53863cbb6f806d8e8c47616c662c049.jpg

E agora não sei se repararem mas os dois layouts como que se complementam,não foi planeado, mas a verdade é que o layout parece continuação do aquário de 60 cm que tenho ao lado.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Boas, este projecto já não existe.
Infelizmente não tive uma boa experiência com este aquario, por razões pessoais não consegui dedicar-lhe o tempo necessário que ele merecia, levei o aquário a petfestival onde esteve exposto com os seus irmãos do desafio, mas não estava ao nível deles.
De qualquer maneira deixo aqui foto final tirada na Pet pelo Nuno Matos, não está grande coisa, mas fica aqui para a posteridade e para fechar este tópico, o layout saiu da pet e não voltou a levar água tendo sido desmontado dias depois.

af3e8b3d06a41632512919cea3fafaad.jpg

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Boas, este projecto já não existe.
Infelizmente não tive uma boa experiência com este aquario, por razões pessoais não consegui dedicar-lhe o tempo necessário que ele merecia, levei o aquário a petfestival onde esteve exposto com os seus irmãos do desafio, mas não estava ao nível deles.
De qualquer maneira deixo aqui foto final tirada na Pet pelo Nuno Matos, não está grande coisa, mas fica aqui para a posteridade e para fechar este tópico, o layout saiu da pet e não voltou a levar água tendo sido desmontado dias depois.

Deixa lá... já tens mais com que te entreter. Eheh. Esquece este a anda para a frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.