Millenium Canyon


Carlos Carvalheira

Recommended Posts

Aqui fica a minha primeira participação num evento e logo com um desafio deveras complicado, eu que sou um picuinhas com o planeamento meto-me numa cena onde, tenho que escolher as plantas antes, nao faço ideia que hardscape me vai sair enfim só coisa boas para deixar fluir e siga a marinha 😄 ... adorei simplesmente adorei a forma como ultrapassamos todos estes desafios, adorei estarmos rodeados por pessoas com a mesma paixão ou "vicio" como nós, adorei a incansável paciencia do Tozé, tiro-te o chapéu, deixo-te o meu pessoal "parabens" e muito obrigado, extensivel aos patrocinadores que sem eles provavelemente isto nao acontecia ... agora é esperar e ver isto exposto na FIL 😄.

Bom resumindo e concluindo, foi muito bom, foi excelente recomendo e já estou a pensar no póximo assim que este termine lolll  agora é deixar este crescer e esperar que corra tudo como planeado 😄

 

Data da montagem: 09/10/2022

Aquário: ILA Europa 45X30X30 cm extra claro

Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L

Iluminação: Calha W/RGB Twinstar 450CC II 8h/dia

Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini

Hardscape: Oceania da Strideways + alguns apontamentos de Red Moor

Flora da Aquaflora:

  • Anubias barteri var. nana 'Pangolino'
  • Bucephalandra 'Deep Purple' 
  • Didiplis diandra 
  • Eleocharis sp.'Minima' 
  • Ceratopteris thalictroides 
  • Hydrocotyle cf. tripartita 
  • Micranthemum species 'Monte Carlo' 
  • Rotala walichii 

Fauna: A decidir - Provavelmente Shrimps

Fertilização: ainda sem fertilização e a decidir posteriormente 

Co2: pressurizado 1/2 bps durante o periodo de luz iniciando 2 horas antes das luzes

large.IMG_1573.JPG.a628e714d5d2492a90df8

 

 

antes de inundado

large.IMG_1522.JPG.e3f6083de210d13f72f4f

 

Alguns detalhess 😉

large.IMG_1590.JPG.f800825815c7c44e999e7

As rotalas cá em casa acho que fazem magia 😄

large.IMG_1575.JPG.e195163c1e0f613506d4e

large.IMG_1581.JPG.d6e83a28856413cc7e086

 

large.IMG_1582.JPG.f390900068b43150bd5f6

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah pois é! No Desafio de aquascaping aquariofilia.net as coisas não são tão "fáceis" 😁! É  um pouco mais tipo blindscaping 😅.

O hardscape está muito bom. Agora no que toca à escolha de plantas é que vejo aí um verdadeiro desafio. A Ceratopteris thalictroides é enorme! Vai ser difícil molda-la ao tamanho do aquário. E por falar em moldar, escolheste uma erva daninha 🤣🤣🤣 para colocar no plano traseiro! Tesoura nisso! Acho que devias colocar aí outra planta de caule para criar altura e para equilibrar com o lado direito com esse feto que tens!

Se achavas que o desafio era montar um layout sem ver o hardscape, imagina agora cuidar dessa vegetação toda para não esconder o hardscape!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Blind ou not dou.te os meus sinceros parabens a ti e a todos os que te ajudaram a montar isto ...

Se quisermos introduzir mais malta neste nosso hobby e ter mais representação nos concursos internacionais este é o caminho .. try & error, houvir quem sabe muito disto, ver como se faz, partilhar o que se fez como e se correru bem ou nao  ... é uma comunidade muito pequena e só em conjunto é que se vai mais longe.

Em relacção ás tesouradas ... td controlado 😄 a única que me arrependo é mesmo a Ceratopteris mas tlvz com uma tesoura sempre a funcionar até dê um efeito jeitoso a ver vamos ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava à espera de ver este post desde o início da tarde...

Boa montagem, Carlos! Sem querer agoirar, com os teus conhecimentos em fertilização espero grandes resultados da tua parte. Vou acompanhar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Estava à espera de ver este post desde o início da tarde...

Boa montagem, Carlos! Sem querer agoirar, com os teus conhecimentos em fertilização espero grandes resultados da tua parte. Vou acompanhar...

Thanks ... a montagem continua a ser para mim um desafio mas penso que está melhorzinho tb o meu compincha do lado deu uma ou outra dica (thks Vasco) foi mutuo, aliás era engraçado a malta ir rodando e dar palpites e dicas e dps a cereja no topo do bolo imagina-te lá ouvires .... Carlos esses apontamento nas rochas ficaram bem giros .. e eu .... obrigado Vera ... e a minha filha a dizer-me pai aquela senhora é a que ficou nos 100 melhores do mundo nao é lolllll   acho que havia uma sincera forma de estar em que toda a gente estava pouco importada se ganha ou nao mas sim no compto geral todos termos trabalhos que representassem o Aquascaping na FIL  --- Só temos que pensar assim se ficarem maravilhosos chama a atenção na FIL pois pouco se vê disto para o publico em geral ... corre bem os patrocinadores ficam felizes ... para o ano há mais e melhor e assim crescem as coisas 

Aos poucos a coisa vai é a minha segunda montagem nestas lides mais Aquascaping style, ainda muito para aprender, estudar, ver e crescer o conhecimento.

 

Não vai ser tão facil 😄 ... não vou aldrabar a coisa,  tivemos o sponshorship da 2HR Aquarist  e vou honrar esse compromisso acredito que traga bons resultados malta de topo usa e os seus aquarios falam por si em termos saúde da flora e cores ... já ando a ler a coisa e a enviar uns emails pelo site para me explicarem um bocadinho mais detalhado o framework deles de fertilização aquilo como está no site está muito pela rama preciso de saber um pouco mais ... por exemplo o APT 1 nao trás F's nem N's o que facilita no inicio para quem inunda logo (diminiu a probabilidade de alguedo uma vez que as algas consomem e proliferam com os N's e os F's em excesso remember José 😉 ...)  mas por outro lado a flora para estar em equilibrio irá necessitar destes elementos para crescerem saudáveis e utilizarem todos os nutrientes aquando a fotosintese, depois entra a peixarada mas essa variavel eu nao controlo porque nao sei o xixi e cocó que aquela malta faz lollllll e tb só temos 3 mesitos para isto estar impec .... 

Mas Desafio é Desafio e eu meti-me nisto também para aprender e olha que só de estar lá enfiado 1 dia aprende.se muitoooooo 😄 

 

Perguntaste noutro tópico em relacção ao solo ... para já o que te posso dizer na montagem a gralometria é mais uniforme aquilo nao vem com tanto pó como o que usei na minha outra montagem o que para mim já é uma vantagem pois permite-te plantar em modo humido mais facilmente  agora em termos de nutrientes wise só mesmo mais tarde 😄

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 minutes ago, Carlos André said:

Mas Desafio é Desafio e eu meti-me nisto também para aprender e olha que só de estar lá enfiado 1 dia aprende.se muitoooooo 😄 

É esse o espirito. Não tinha pensado nisso quando escrevi o texto anterior, mas realmente faz sentido o que dizes... desafio é desafio, e sempre dá para aprenderes mais um bocadinho (para o bem ou para o mal). Ainda te convertes à fertilização da marca. Eheh.

17 minutes ago, Carlos André said:

Perguntaste noutro tópico em relacção ao solo ... para já o que te posso dizer na montagem a gralometria é mais uniforme aquilo nao vem com tanto pó como o que usei na minha outra montagem o que para mim já é uma vantagem pois permite-te plantar em modo humido mais facilmente  agora em termos de nutrientes wise só mesmo mais tarde 😄

Ficarei à espera para ouvir a tua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alerta tesoura!!!

Vais passar os próximos meses com ela na mão... Há aí muita planta que adora descontrolar-se toda e crescer como uma desavergonhada... Mas se é para ser desafio, então que assim seja!!!

Quanto ao layout poderia estar 1 cm mais próximo do vidro da frente, para conseguires ganhar mais profundidade... De resto está bastante agradável, e consoante o desenvolvimento das plantas, podes conseguir um resultado final bem fixe!

Quanto ao nome... Uma dúvida... Trabalhas no banco??? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thanks Pedro,

 

Sim de facto e muito provavelmente derivado na minha inexperiencia nestas lides as plantinhas escolhidas foram mais pelo aspecto do que como é que crescem lolllllllll

Millenium Canyon porque o Hardscape é essencialemente Millenium Stone da Strideways assim ficou alusive ao tipo de rocha que utilizei ... enfim sou péssimo com nomes também lol

2 hours ago, Pedro Mendanha Dias said:

Alerta tesoura!!!

Vais passar os próximos meses com ela na mão... Há aí muita planta que adora descontrolar-se toda e crescer como uma desavergonhada... Mas se é para ser desafio, então que assim seja!!!

Quanto ao layout poderia estar 1 cm mais próximo do vidro da frente, para conseguires ganhar mais profundidade... De resto está bastante agradável, e consoante o desenvolvimento das plantas, podes conseguir um resultado final bem fixe!

Quanto ao nome... Uma dúvida... Trabalhas no banco??? 

 

Agora vamos a updates e rotinas que tenho utilizado e alguns feedbacks que é isso que a malta gosta, quem já me conheçe por aqui sabe bem que acredito acima de tudo na partilha de informação.

 

Especificações do setup acima descrito.

Luz a 100% cerca de 6horas e meia mais coisa menos coisa,

CO2 desde o ínicio com o drop checker a ficar verdinho clarinho talvez acima do recomendável caso tivesse peixes o que não é o caso, o porquê disto porque algumas das plantas vieram de estagio emerso, logo para a adaptação de submerso carrega-se no CO2 para garantir que existe CO2 disponivel na água e facilitar a aquisição por parte das plantas, filtro com materia filtrante da Biohome (recomendo vivamente) cerca de 8 rolinhos.

A água que introduzi veio do meu tanque principal um dia após a TPA e antes de introduzir a minha fertilização, a agua é agua da torneira tratada com Prime e duas colheres de chá de Equilibirum e introduzo cerca de 100 Litros no aquario

Dias 11 de Outubro - Inundação do aquario até aqui esteve em método "DryStart" desde a sua montagem com todas as plantas acima mencionadas, Com água do aquario principal(ver acima) carrego com uma dose de bacterias mais ou menos de 3 em 3 dias.

Sabado dia 14 - Introduzo os primeiros habitantes uns Neocaridina Blue para irem comendo alguns detritos da Monte Carlo e da Buce, cerca de 4

                           Começo a fertilizar com 1ml de 2HR APT 1 todos os dias

Dia 16 - Conto a camaronagem e está tudo ok pimba meto mais 6 lá para dentro total agora 10

Dia 18 - Dia da primeira TPA sim nao fiz TPA's todos os dias ou nem sequer dia sim dia nao, olhava para ele todos os dias estava td OK um teste aqui outro ali para nao descambar e siga a marinha, mesmo processo acima descrito (retirei água do meu aqua principal).

Resultados até á data Água super cristalina, tanto o hardscape como o solo nao libertaram nada de nada em termo de poeiras e afins deveras impressionado com o solo, nao fosse o CO2 aquilo mais pareçe que nao está lá nada dentro do aquario, um filmezito protaico na superficie mas isso é porque nao tenho skimmer, o crescimento das plantas TOP a combinação solo e ferts funciona, zero diatomaceas e zero alguedo ... IMPRESSIONADO.

Aqui ficam alguma imagens que falam por si:

large.215264964_WhatsAppImage2022-10-20a

large.523520944_WhatsAppImage2022-10-20a

large.836528490_WhatsAppImage2022-10-20a

large.1968738632_WhatsAppImage2022-10-20

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/10/2022 at 12:12, Carlos André disse:

Hardscape: Oceania da Strideways + alguns apontamentos de Red Moor

há 2 horas, Carlos André disse:

Millenium Canyon porque o Hardscape é essencialemente Millenium Stone da Strideways assim ficou alusive ao tipo de rocha que utilizei ...

🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Carlos André disse:

 

large.1392840043_WhatsAppImage2022-09-21

 

Hmmmm... Continuo a achar que deve haver para aí um patrocínio secreto do BCP... Umas ligações menos claras... Mas pronto... Não crítico!!! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Pedro Mendanha Dias said:

Hmmmm... Continuo a achar que deve haver para aí um patrocínio secreto do BCP... Umas ligações menos claras... Mas pronto... Não crítico!!! 

nao era mal pensado 😄

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Carlos André disse:

 

large.1392840043_WhatsAppImage2022-09-21

 

Esclarecido! Tantos nomes para definir um tipo de pedra!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Esclarecido! Tantos nomes para definir um tipo de pedra!

Se fores procurar então aqueles que definem a "seiryu"... eu conheço pelo menos quatro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos, bem te vi empenhado e concentrado no aquário, no meio daquela azáfama (berbequim, música popular e afins) é complicado manter o foco e ainda assim consegues uma obra destas. 

 

No entanto estavas tão concentrado, que de certa forma empurraste mentalmente a estrutura para o fundo do aquário e deixaste espaço livre nas extremidades frontais do aquário. Espaço esse que te daria mais profundidade e por sua vez mais espaço para plantio. 

 

Vagos aguardar pela capacidade de poda dessas plantas!

Tesoura sem medos! 👍

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ismael,

 

thanks allways learning, poderia talvez ter chegado um pouco mais para a frente mas tlvz nem 1cm este fds lá fiz a TPA do costume e a para limpar a parte frontal nao é assim tao simples 😄 a coisa está apertadinha, acho que pelo facto de tirar uma foto com o tele e colocar em modo angular fica a parecer que tem uma imensa praia na parte frontal quando na realidade nao tem lol ... uma coisa é certa foto final com esta abertura "Jamais" lol 

e sim já tive que andar a dar tesouradas ... um desafio de cada vez 😄 manter a coisa saudavel, hardscape e escolha de plantas .... o primeiro já esta bem encaminhado no geral nao neste em particular (isto só para nao agoirar lol ) Harscape já percebo pelo menos os porquês e as intenções agora concretiza-las ainda falta um longo caminho, escolha de plantas em termos estéticos ainda não cheguei  a tocar nisso nem por sombras falta experiencia in loco de como a planta fica e nao guiar-me somente numa ou outra foto que vi  na net e pensar olha que forma de planta tão gira 😄 ... senão nunca tinha colocado aquele mamarracho á direita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas no aquário são como que as tintas numa tela, fazem parte do uso criativo e das formas que lhes queremos dar, no enanto o relógio está a contar tic-tac, tic-tac! Sem pressão Carlos, sem pressão!

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Muito bom, Carlos! Está tudo com óptimo aspecto. Até o verde das rochas (não estou a.brincar... gosto mesmo!).

E com isto, já se passou quase um mês do desafio. Irra...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

um update e algumas fotos da fauna actual

large.IMG_1850.JPG.3179846f13bb7fbe3ad78

Antes da tesoura e escova de dentes.

large.IMG_1881.JPG.a8ddfda99266fd7822ee0

Depois ainda me falta tesourar a walichi e a erca daninha ... a parte frontal retirei a areia pois alguma pequenas pedras estava a ficar verdes irei colocá-las mais próximo do evento...

 

large.IMG_1806.JPG.fba2d6427a8446effd048

Recém chegados ....

 

large.IMG_1887.JPG.9802c1bb9eee2db1d78b8

o Couraçado mangenta 

large.IMG_1885.JPG.40180c72471d20b9ce939

estou carregada

 

large.IMG_1822.JPG.5016b832da91301e2610d

large.IMG_1811.JPG.de053f49f2fff6740e8be

large.IMG_1807.JPG.57cbdba77b72bdc02866b

Olhem só as minhas Riscas ... Babulti Shrimps from ShrimpBox ...

A minha preferida que mais pareçe pintada á mão

large.IMG_1803.JPG.494ed93dc8863eee7665a

 

Outra maravilha a côr dos olhos ficou brutal 

Wally Likes ILA 😄

large.IMG_1808.JPG.09c2e952ffb4c229e3e7c

 

 

 

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma semaninha mais um update 😄

No fds introduzi mais alguns elementos desta vez fauna com o patrocinio da Soluções Aquaticas a quem agradeço a disponibilidade para aturarem um indeciso como eu lolllllll lá segui uma das recomendações e lá foram eles para o tanque ...

large.IMG_1955.JPG.c8027c4dfcc86682ec771

large.IMG_1960.JPG.93e224d6cdab2bc82aa87

Uns caracolinhos que fizeram milagres nesta rocha

large.IMG_1961.JPG.539f85a31ab14f7d26abe

e o look final até ao momento do conjunto ....

large.IMG_1973.JPG.a68a6bc28d9f284d6b8f7

 

Já agora alguem me sabe dizer onde é que posso arranjar uma daquelas escovinhas pequenitas, acho que vi isso num post qq mas já nao me lembro qual, já corru 3 chineses e népia nao teem nada disso

 

 

Editado por Carlos André
update
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos! O tanque está excelente, mas acho que está na altura de começares a podar essas plantas de forma a defini-las. Neste momento a "mistura" dá-lhe um ar confuso. Com umas aparadelas aqui e ali, para definir as zonas de crescimento de cada uma, acho que vais ter um óptimo resultado.

Os caracóis fizeram realmente um milagre nessa rocha. Se continuarem a trabalhar assim, não vais precisar de escovas para nada. Eheh. De qualquer maneira, e como disse o Rui, devias encontrar essas escovas em qualquer loja china, na zona das ferramentas. Aqui na minha terra encontrei em todas as que fui. São muito baratas, e desde que as comecei a usar já nem quero saber da elétrica. Têm uma desvantagem... as pedras devem estar minimamente estáveis, e tens que ter muito cuidado a escova-las, porque se calhas de colocar força a mais em cima delas, corres o risco de dar cabo de toda a montagem. 

Em relação aos peixes... acabas-te por não dizer qual é a espécie, e porque os escolheste.

Continua o bom trabalho!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.